![Há quem queira Israel fora da baliza do Sporting: "Rui Silva está preparado"](/storage/media-items/images/2025/01/franco-israel-rui-silva-sporting_20250117081949.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Paul Robinson, antigo futebolista do Tottenham, colocou, esta quinta-feira, em declarações ao portal britânico ‘FootballInsider’, o seu olhar sobre Rúben Amorim, treinador do Sporting, numa fase em que este tem sido fortemente apontado ao comando técnico do Liverpool, bem como Marcus Edwards e Gonçalo Inácio.
"Penso que há um risco enorme em contratar esses jogadores. Também há o risco de ir para outro clube e tentar recriar exatamente aquilo que se fez noutro lado. E também há o risco de chegar ao Liverpool e tentar ser como Klopp", começou por considerar o antigo guarda-redes.
E prosseguiu: "Se Amorim for para o Liverpool, terá uma oportunidade rara, porque não é comum os treinadores conseguirem empregos nos quais as coisas estão a correr bem para os clubes. Ele poderá chegar a uma das melhores e mais históricas equipas num bom período".
"Vimos muitos treinadores confiar nos jogadores com quem trabalharam anteriormente, mas vejam como correu para Erik ten Hag, no Manchester United. Trouxe jogadores de campeonatos inferiores, como Antony, e o campeonato português é inferior à Premier League", completou.
As três peças do Sporting têm sido fortemente apontadas para reforçar a turma da Premier League com especial enfoque para Rúben Amorim que é visto como o principal sucessor de Jurgen Klopp que vai abandonar o comando técnico dos ingleses no final da atual temporada.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico realizou 206 encontros, tendo vencido 144, empatado 32 e perdido 31, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.
Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou quatro títulos: um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões para emblemas estrangeiros e 20 para clubes nacionais.
Atitude de jogador do emblema verde e branco foi determinante para definir futuro; Técnico não perdoou postura do atleta leonino
|
Marcus Edwards não vai continuar no Sporting. O extremo inglês continua sob alçada disciplinar no Sporting, sendo que a atitude do jogador numa conversa com Rui Borges foi determinante para definir o futuro do atleta. Depois do atraso na Taça da Liga, o futebolista mostrou-se descomprometido e o técnico leonino não perdoou.
Segundo avança o jornal 'A Bola', clubes como o Besiktas e emblemas italianos querem contar com o jogador já neste defeso. Em conferência de imprensa, Rui Borges abordou o caso do jogador verde e branco e confessou o atleta não está convocado para o embate frente ao Rio Ave.
Inicialmente, o treinador dos leões foi questionado sobre se contava com Edwards. Claro na resposta, atirou: "Está fora do jogo para manhã, é uma questão interna", respondeu Rui Borges aos jornalistas, voltando a ser questionado sobre o mesmo tema: "O Edwards está fora por opção técnica".
Por uma terceira vez, o treinador do Sporting voltou a receber uma questão sobre Marcus Edwards. Desta feita, Rui Borges foi questionado sobre se o inglês teria treinado. Respondeu o seguinte: "Está fora do jogo por opção técnica. Ponto. Não vou especificar jogadores. É jogador do clube, tem contrato, se sai ou não é uma questão do clube. Não tenho de dizer se treinou".
Relembrar que, ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Vitória de Guimarães, Marcus Edwards realizou 120 encontros, marcou 24 golos, fez 18 assistências e conquistou uma Liga Portugal Betclic (2023/24). O extremo tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O inglês custou 7,5 milhões de euros por 50% do passe, tendo os verdes e brancos assegurado mais 15%, aquando da venda de Pedro Porro ao Tottenham.
Futebolista do plantel orientado por Rui Borges tem apresentado problemas físicos nos últimos dias e tem sido gerido com pinças
|
Viktor Gyokeres está "em dúvida" para o jogo do Sporting frente ao Rio Ave, no próximo sábado, da 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, revelou, nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro, o treinador dos leões, Rui Borges, na antevisão do encontro frente à equipa vilacondense.
"O Viktor estará em dúvida até à hora do jogo" foram as primeiras palavras do técnico verde e branco em relação ao goleador dos leões. Rui Borges confirma, assim, os problemas físicos que vinham a ser relatados nos últimos dias sobre o ponta de lança sueco, atirando, então, a decisão para a hora do jogo.
Mais à frente, o treinador do Sporting voltou a mencionar o sueco: "O Viktor é um jogador importante, acredito que possamos contar com ele, mas se não for possível temos de arranjar maneira de sermos competitivos e ganhar", atirou o técnico que se juntou ao Clube de Alvalade a 26 de dezembro, depois do despedimento de João Pereira.
Para terminar o tema, disse o seguinte: "São 11 contra 11 e no campo é que se vê quem é melhor. Não me agarro a quem não está mas sim a quem está, esses é que vão correr e lutar. Foco-me na solução e não no problema", rematou o novo timoneiro do Clube de Alvalade.
Relembrar que Viktor Gyokeres - avaliado em 75 milhões de euros – foi utilizado em 30 encontros (2.570 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 32 golos e fez seis assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Lateral de 21 anos do Levante era dado como praticamente certo no Clube de Alvalade, mas emblema da Premier League antecipou-se e ganhou corrida
|
Está fechado: Andrés García vai mesmo ser jogador do Aston Villa. O clube da Premier League levou a melhor sobre o Sporting na corrida pela contratação do defesa do Levante. que estava a ser dado como certo no Clube de Alvalade. A SAD liderada por Frederico Varandas terá agora de encontrar novas soluções.
Segundo o jornal de Valência "Superdeporte", o emblema orientado por Unai Emery paga 7 milhões de euros, mais 2,25 milhões de euros em variáveis, com o Levante a ficar ainda com 15% de uma futura venda de Andrés García. O atleta nem treinou hoje, uma vez que era esperado em Lisboa nas próximas horas, mas entretanto, o Aston Villa intrometeu-se no negócio e fechou a contratação do atleta
O emblema verde e branco também estava na disposição de pagar os sete milhões de euros, mas colocou apenas dois milhões de euros em variáveis, sendo que o emblema de Valência ficaria ainda 15% de mais valias de uma futura transferência do jogador.
Sendo assim, o Levante e o Aston Villa estão a ultimar os últimos detalhes, nomeadamente a documentação necessária para a transferência do jovem espanhol, de 21 anos, para a Premier League, onde vai rumar ao atual sétimo classificado na tabela classificativa.
Andrés García, de apenas 21 anos, soma números interessantes nesta época: três golos e três assistências em 23 jogos, com 1959 minutos de utilização. Apesar de estar avaliado em 1,2 milhões de euros no mercado, a sua cláusula e o contrato válido até 2027 refletem a importância do jogador para o Levante.