Futebol
Treinador do Sporting deixa lamento antes de partida importante: "Aqui nem se respira"
07 Nov 2025 | 21:36
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Abr 2020 | 17:06 |
Hannah Wilkinson, jogadora da equipa de futebol feminino do Sporting CP, já não é atleta dos leões. A neozelandesa chegou a acordo com os responsáveis verdes e brancos para a rescisão do seu contrato. A decisão prende-se com o facto de a avançada ter de regressar ao seu país no imediato. Em declarações ao site do Clube, Hannah Wilkinson afirmou que “o Sporting CP é um dos clubes mais incríveis que representei e um dos sítios mais profissionais onde estive. Tive o prazer de conhecer pessoas fantásticas e jogadoras talentosas, incluindo muitas dos vários cantos do mundo e algumas das melhores de Portugal. Sinto-me privilegiada por ter jogado ao lado delas”. A neozelandesa confessou ainda estar muito triste pela sua ligação aos leões ter terminado desta forma, mas disse que será sempre uma leoa: “Estou triste e peço imensa desculpa por ter acontecido desta maneira. É desapontante. Obrigada pela experiência, foi simplesmente incrível e nunca a esquecerei. Serei sempre Sportinguista”. A treinador da equipa de futebol feminino do Sporting CP, Susana Cova, referiu que se tratou de uma “situação excecional” e que esta decisão foi tomada apenas “para garantir aquilo que lhe estava a ser pedido pelo seu país”. A diretora do futebol feminino dos leões, Maria João Xavier, defendeu que, por respeito à atleta, esta foi a melhor decisão: “Ela falou connosco e, achámos por bem, também por respeito pela própria, que sempre esteve ao dispor do Clube, e sendo uma decisão dela, revogar o contrato e deixá-la ir para a Nova Zelândia no próprio dia. Foi um processo que resultou deste isolamento social, uma vez que, segundo a informação que ela teve, depois não poderia regressar ao seu país porque os voos iam ser interditados”. Recorde-se que Hannah Wilkinson chegou ao Sporting CP no início da presente temporada e, desde então, vestiu a listada verde e branca em 20 ocasiões, tendo marcado 16 golos.
Fotografia de Sporting CP
Técnico verde e branco foi insultado e diminuído em televisão nacional acabando por ter as suas conquistas recentes recordadas
08 Nov 2025 | 08:23 |
José Manuel Antunes, antigo dirigente do Benfica, humilhou Rui Borges em direto, garantindo que o técnico do Sporting "não tem nível intelectual" para treinar um Clube de tal dimensão. A Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) saiu em defesa do líder verde e branco.
ANTF: "Visam colocar em causa a sua competência profissional"
"A Associação Nacional dos Treinadores de Futebol vem, por este meio, manifestar o seu repúdio pelos comentários recentemente proferidos num canal televisivo contra o treinador do Sporting CP, Rui Borges, que visam colocar em causa a sua competência profissional afrontando simultaneamente os valores fundamentais da dignidade e do respeito na nossa profissão", pode ler-se.
A ANTF recorda as palavras do ex Benfica e refere as conquistas de Rui Borges: "'Não é propriamente a figura de taberneiro, mas é uma pessoa que não tem nível intelectual para ser treinador de um grande clube'. A frase, proclamada num programa de crítica especializada em futebol, num canal nacional aberto, vem na sequência de outras semelhantes, de autores diversos, e fez-se a propósito de um treinador campeão nacional, com praticamente dez anos de carreira, que atravessou e respeitou todos os níveis de formação específica exigidos para a prática da sua atividade".
ANTF: "Reduzir o papel de um treinador à falta de 'capacidade intelectual' é faltar ao respeito a toda uma classe profissional"
"O comentador em causa desconhece, porventura, que ser treinador de futebol implica trabalhar com pessoas, gerir emoções e tomar decisões… sob pressão, o que exige elevada capacidade intelectual e emocional. Reduzir o papel de um treinador à falta de 'capacidade intelectual' é faltar ao respeito a toda uma classe profissional, cujo rigoroso processo formativo exige investimento pessoal, conhecimento, estudo permanente e aturada investigação", acrescenta.
Para terminar, a ANTF recorda os grandes elogios de Luciano Spalletti a Rui Borges no final do Juventus - Sporting e "reafirma o seu compromisso na defesa de todos os treinadores, promovendo a excelência técnica, o fair-play e o reconhecimento da função que desempenham. A profissão de treinador merece ser exercida em ambiente de respeito, ponderação e segurança".
Leões estão com alguns problemas no plantel e Rui Borges vai aguardar até ao arranque da partida com o Santa Clara para tomar decisão
08 Nov 2025 | 07:52 |
Eduardo Quaresma poderá ser titular diante do Santa Clara. O central do Sporting será utilizado a lateral-direito, caso Iván Fresneda não esteja apto. Apesar de ter contraído uma lesão que, na teoria, o ia afastar durante algumas semanas, o espanhol foi surpresa na convocatória de Rui Borges.
Se Fresneda estiver apto a ir a jogo, o 'camisola 22' irá começar de início nos Açores. No entanto, se ainda sentir dores e/ou algum desconforto, Quaresma será chamado a titular. Certo é que a alternativa direta ao internacional sub-21 pela la roja - Georgios Vagiannidis - deverá ser suplente.
O grego foi titular diante da Juventus e somou vários erros a nível defensivo, sendo muito massacrado por Kenan Yildiz. No ataque, Vagiannidis também mostrou ainda não estar totalmente ambientado com as dinâmicas incutidas por Rui Borges.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma - avaliado em 17 milhões de euros - soma seis partidas. Neste arranque de época, o jogador disputou um total de 337 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou assistido os companheiros.
O Sporting volta a entrar em campo este sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Médio formado em Alcochete garantiu a titularidade no meio-campo da equipa de Rui Borges com boas exibições e ouve o que não quer
08 Nov 2025 | 07:43 |
João Simões deverá sair do onze do Sporting. O médio foi titular nos últimos dois encontros, frente a Alverca e Juventus, e é expectável que comece no banco diante do Santa Clara, uma vez que, além de Hidemasa Morita estar mais fresco a nível físico, o 'camisola 52' sofreu um toque em Turim.
Ao que tudo indica, o japonês irá regressar à titularidade frente à antiga equipa. Morita destacou-se ao serviço do Santa Clara, tendo despertado cobiça dos responsáveis verdes e brancos, que contrataram o jogador em 2022/23, por 3,45 milhões de euros.
Simões poderá recuperar os índices físicos, depois de ter levado uma pancada na visita à Juventus. O jovem formado em Alcochete terminou a partida a coxear, tendo descalçado uma das botas imediatamente após o apito final do encontro.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 6 milhões de euros - soma sete partidas. O médio formado na Academia Cristiano Ronaldo já contabiliza 376 minutos: 224 na Champions e 152 na Liga Portugal Betclic.
O Sporting volta a entrar em campo este sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.