Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

HANNAH WILKINSON DEIXA SPORTING

Neozelandesa rescindiu com leões por ter de regressar ao seu país

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Hannah Wilkinson, jogadora da equipa de futebol feminino do Sporting CP, já não é atleta dos leões. A neozelandesa chegou a acordo com os responsáveis verdes e brancos para a rescisão do seu contrato. A decisão prende-se com o facto de a avançada ter de regressar ao seu país no imediato. Em declarações ao site do Clube, Hannah Wilkinson afirmou que “o Sporting CP é um dos clubes mais incríveis que representei e um dos sítios mais profissionais onde estive. Tive o prazer de conhecer pessoas fantásticas e jogadoras talentosas, incluindo muitas dos vários cantos do mundo e algumas das melhores de Portugal. Sinto-me privilegiada por ter jogado ao lado delas”. A neozelandesa confessou ainda estar muito triste pela sua ligação aos leões ter terminado desta forma, mas disse que será sempre uma leoa: “Estou triste e peço imensa desculpa por ter acontecido desta maneira. É desapontante. Obrigada pela experiência, foi simplesmente incrível e nunca a esquecerei. Serei sempre Sportinguista”. A treinador da equipa de futebol feminino do Sporting CP, Susana Cova, referiu que se tratou de uma “situação excecional” e que esta decisão foi tomada apenas “para garantir aquilo que lhe estava a ser pedido pelo seu país”. A diretora do futebol feminino dos leões, Maria João Xavier, defendeu que, por respeito à atleta, esta foi a melhor decisão: “Ela falou connosco e, achámos por bem, também por respeito pela própria, que sempre esteve ao dispor do Clube, e sendo uma decisão dela, revogar o contrato e deixá-la ir para a Nova Zelândia no próprio dia. Foi um processo que resultou deste isolamento social, uma vez que, segundo a informação que ela teve, depois não poderia regressar ao seu país porque os voos iam ser interditados”. Recorde-se que Hannah Wilkinson chegou ao Sporting CP no início da presente temporada e, desde então, vestiu a listada verde e branca em 20 ocasiões, tendo marcado 16 golos.


Fotografia de Sporting CP




Futebol

André Geraldes antevê nova saída do Sporting e atira: “Tem muito de...”

Antigo diretor desportivo do Clube de Alvalade fez a sua análise sobre as mais recentes movimentações na estrutura leonina e não só

André Geraldes comenta saída de Rúben Amorim do Sporting para substituir Guardiola no City
André Geraldes comenta saída de Rúben Amorim do Sporting para substituir Guardiola no City

  |

Icon Comentário0

Desde o passado sábado, dia 12 de outubro, que o universo do Sporting alterou a sua estrutura, quando anunciou oficialmente que Hugo Viana, atual direto desportivo do Clube, sairá para o Manchester City já no começo da temporada 2025/26. Neste contexto, André Geraldes, antigo diretor desportivo do Clube de Alvalade, falou sobre o tema do momento que é a possível saída de Rúben Amorim dos leões.


“O Sporting tem feito efetivamente desde a entrada do Rúben Amorim um percurso desportivo que até então não era muito usual no clube em questão. Conseguiu ganhar o título, verdade que em condições mais complexas por se tratar duma altura de covid, mas agora recentemente ganhou outro e posiciona-se para ser o principal candidato ao título”, começou por dizer, ao jornal A Bola.


“Desde a entrada de Rúben Amorim o Sporting passa a estar na montra da Europa e do mundo, e concretamente aqui no nosso continente, obviamente que com a informação que existe hoje em dia, quer ao nível do recrutamento de jogadores, de scoutting, de treinadores, de dirigentes era normal e natural que a estrutura do Sporting mais ligada à parte técnica suscitasse interesse de outros emblemas europeus”, explicou.


"Já se percebeu que da parte do Manchester City também um plano B, caso Guardiola não fique no cube inglês, que passa muito por Rúben Amorim, e, portanto, ao encontrar a solução Hugo Viana e pela relação que ambos têm não seria de facto, uma alteração grande, ao nível do treino e do que é o ADN do Manchester City nos últimos anos e que passa também muito por Guardiola. Rúben Amorim tem muito de Guardiola”, acrescentou.

Tudo no Sporting está assente numa pessoa, e essa pessoa chama-se Rúben Amorim. Nunca esquecer o que era o Sporting antes da chegada de Amorim já com a atual administração e após a sua chegada. Isto são factos, não é indesmentível. Já tive a oportunidade de dizer que o grande desafio do Sporting vai ser no momento em que tiver que substituir Rúben Amorim”, rematou.


Assista aqui às declarações na íntegra:


Futebol

Trincão representou o Sporting em ranking mundial, mas não foi só ele...

Jogador do emblema verde e branco e craque da formação foram destacados numa listagem que apresenta os melhores futebolistas na execução de dribles

Francisco Trincão, avançado do Sporting, e Rafael Leão foram distinguidos num ranking mundial
Francisco Trincão, avançado do Sporting, e Rafael Leão foram distinguidos num ranking mundial

  |

Icon Comentário0

O CIES Football Observatory dedicou a sua 476.º publicação semanal à apresentação dos 50 melhores jogadores no que toca à execução de dribles. Os resultados foram agrupados em duas categorias, tanto nas cinco principais ligas europeias como noutras 60 à volta do mundo. Quem não ficou de fora foi o Sporting, que viu ser nomeado Francisco Trincão e Rafael Leão, que joga agora no Milan.


O índice de drible foi calculado numa escala de zero a 100, a partir da frequência de dribles bem-sucedidos, corregidos pela taxa de sucesso, ou seja, um drible é bem-sucedido quanto a equipa do jogador mantém a posse de bola e aproxima-se da baliza adversária, ou então, quando o atleta que realiza o drible sofre uma falta. É de realçar que apenas atletas com pelo menos 360 minutos de jogo foram incluídos no ranking.


O antigo jogador do emblema verde e branco, Rafael Leão, de 25.3 anos, foi incluído na listagem dos principais campeonatos europeus, registando um índice de 82.2, com apenas cerca de 10 pontos de diferença do primeiro lugar, ocupado por Mhammed Kudus.


Já Francisco Trincão foi nomeado em relação às outras 60 ligas incluídas na análise, registando um índice superior ao de Rafa, com 84.5 valores e apenas 24.8 anos. No caso do leão a diferença ao primeiro lugar foi ainda menor, especificamente cerca de 6.4.

Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão – avaliado em 23 milhões de eurosleva 111 jogos disputados, ao longo dos quais apontou um total de 26 golos e 18 assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.



Futebol

Afinal, Gyokeres não é o único segredo do Sporting: Há mais um jogador em voga

Rúben Amorim tem tido a possibilidade de contar com vários futebolistas importantes neste arranque dos leões na Liga Portugal Betclic

Francisco Trincão tem estado em grande destaque esta temporada no Sporting, ao lado de Gyokeres
Francisco Trincão tem estado em grande destaque esta temporada no Sporting, ao lado de Gyokeres

  |

Icon Comentário0

Apesar de Viktor Gyokeres ser uma das grandes figuras com mais destaque no início de temporada do Sporting, esse forte desempenho no ataque é complementado por outra figura muito conhecida no plantel de Rúben Amorim: Francisco Trincão, cujas exibições não têm passado despercebidas.


O esquerdino, que recentemente também mereceu um lugar na convocatória de Roberto Martínez, é peça-chave do xadrez do técnico leonino e já foi responsável pela criação de oito dos 27 golos marcados pelos leões na Liga Portuguesa. Como os números não deixam mentir, é considerado o maior criador de tiros certeiros nas oito primeiras jornadas do campeonato e lidera igualmente o pódio de mais assistências feitas.


Com os registos da atual temporada, o atleta de 24 anos pode facilmente vir a ultrapassar os registos feitos no passado, enquanto jogador do Clube de Alvalade. Na sua época de estreia, 2022/23, criou sete golos e fez três assistências, já nos números de 2023/24 consta-se que criou 17 e assistiu seis tiros certeiros.


A capacidade técnica, perspectiva de jogo e irreverência que tanto o caracterizam, já valeram a Gyokeres dois dos seis golos apontados pelo internacional sueco. Outro leão que já se “aproveitou” do 'camisola 17' do Sporting, foi Daniel Bragança que na Liga já soma quatro golos.

Em 2023/24, Francisco Trincão foi uma das peças importantes de Rúben Amorim para a conquista do 24.º campeonato nacional da história do Sporting. O 'camisola 17' realizou um total de 48 jogos (2.999 minutos): 31 no Campeonato Nacional (1.695), oito na Liga Europa (532), seis na Taça de Portugal (502) e três na Taça da Liga (270), nos quais acabou por marcar 10 golos e fazer nove assistências. Em 2024/25, o extremo já leva três golos e cinco assistências em 11 jogos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Na porta de saída, craque lidera tudo e mais alguma e não apenas no Sporting
Futebol

Na porta de saída, craque lidera tudo e mais alguma e não apenas no Sporting

 

Icon Comentário0
Avançado da formação do Sporting relata amor ao Porto, mas atira: "Não cuspo no prato onde comi"
Futebol

Avançado da formação do Sporting relata amor ao Porto, mas atira: "Não cuspo no prato onde comi"

 

Icon Comentário0
Em que ficamos? Caso sério do Sporting pode ficar-se pelo banco de suplentes
Futebol

Em que ficamos? Caso sério do Sporting pode ficar-se pelo banco de suplentes

 

Icon Comentário0