
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
No passado dia 21 de maio, Roberto Martínez elegeu 26 jogadores para representarem a Seleção Nacional no Campeonato Europeu 2024. Desta forma, os convocados vão apresentar-se no próximo domingo, na Cidade do Futebol, para começarem a preparar os particulares com a Finlândia, Croácia e República da Irlanda antes de partirem em direção à Alemanha. Neste lote de jogadores só é possível registar a presença de um jogador do Sporting: Gonçalo Inácio. Neste sentido, com base numa análise divulgada pelo jornal Record, é um facto que os leões têm vindo a perder espaço na formação das quinas.
Morato, antigo jogador do Sporting que participou no Mundial de 1986 no México, mostrou-se “surpreendido” com a convocatória de Martínez. “Infelizmente no Sporting já é uma tradição. Lembro-me que na nossa época o Sporting tinha grandes equipas e não era campeão, e agora mesmo sendo campeão tem poucos jogadores na Seleção Nacional. Estou certo de que se o Benfica ou o Porto tivessem ganho o campeonato teriam mais jogadores convocados”, afirma em conversa com o diário desportivo.
Historicamente, o Sporting sempre foi um dos principais fornecedores das equipas nacionais, juntamente com o Porto e com o Benfica, no entanto, tem perdido influência na equipa principal ao longo dos anos. Por exemplo, no Mundial de 1966 o clube de Alvalade esteve representado por oito jogadores, máximo que esteve perto de ser igualado no Mundial do Japão/Coreia, em 2002. Enquanto no Mundial 2022 no Qatar, Fernando Santos, não levou qualquer jogador do emblema que treinou na época de 2003/04.
A gradual descida do número de jogadores do Sporting na Seleção Nacional pode ser explicada pelo baixo poder económico dos clubes portugueses que, desde o início da década de 90, começaram a sentir dificuldade em segurar os maiores talentos, num primeiro plano para as ligas mais competitivas como a inglesa, espanhol e italiana e, recentemente, para campeonatos como a Arábia Saudita.
Os leões têm sido vítimas da qualidade da sua formação, isto é, anualmente, o Sporting tem sempre de vender um ou dois dos seus principais jogadores. Exemplo disto é o primeiro Mundial 2022, que mesmo não contando com nenhum jogador dos verdes e brancos, no lote de 26 jogadores chamados por Fernando Santos havia oito jogadores com o selo da Academia: Rui Patrício, Nuno Mendes, João Palhinha, João Mário, Matheus Nunes, William Carvalho, Cristiano Ronaldo e Rafael Leão.
Presidente da Direção do Clube de Alvalade informou todos os Associados das alterações que podem esperar para a nova temporada
|
O Sporting anunciou, através de um comunicado, que está concluída a renumeração de Sócios, prevista no artigo 19.º dos estatutos do Clube de Alvalade. A última contagem marcou um número recorde para os verdes e brancos, que assinalaram o feito com distinção.
Sporting: " Esta renumeração apresenta um marco histórico para o Clube"
“Novo cartão de Sócio em formato PDF será brevemente enviado para todos os Sócios. Novo cartão digital em formato Wallet será brevemente enviado para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso”, explica a direção de Frederico Varandas, no site oficial do Clube.
Além dos meios digitais, os verdes e brancos explicam também o procedimento para formato físico: “Os novos Cartões de Sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua Welcome Box”.
De seguida, a Direção de Frederico Varandas não deixou passar em branco o novo recorde, aproveitando para felicitar todos aqueles que contribuíram para os números apresentados nesta nova contagem: “O Sporting congratula todos os seus 179.208 Associados. Esta renumeração representa um marco histórico para o Clube, assinalando o maior número de Sócios registado no final de um processo desta natureza”.
Vale a pena mencionar que, neste processo, não foram remunerados os Associados que tenham sido alvo de expulsão, suspensão, exclusão, e falecidos cujos familiares ou amigos não tenham requerido a manutenção de Sócio ou aqueles que pediram a sua exoneração nos últimos cinco anos.
Sportinguistas correram em peso e Emblema de Alvalade apresentou registo que surpreendeu a direção de Frederico Varandas
|
Esta terça-feira, dia 24 de junho, o Sporting apresentou os resultados finais da renumeração de Sócios, que recentemente ficaram a conhecer os últimos investimentos do Clube. O processo de contagem decorreu entre os dias 21 de abril e 31 de maio e apresentaram números recordes na história dos leões.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o emblema de Alvalade ficou a contar com um impressionante registo de 179.208 mil associados pagantes, que ficaram a conhecer o seu respetivo novo número de membro dos leões. Ainda assim, vale a pena mencionar que na contagem não constam expulsões, exclusões e falecimentos.
O Sporting não deixou esta informação passar sem fazer referência à mesma. A direção liderada por Frederico Varandas deu destaque a esta renumeração de valores recorde, afirmando que este foi: “o maior número de sócios registado no final de um processo desta natureza”.
O próxima passo do Clube de Alvalade passa pelo envio dos respetivos cartões a cada associado e informa a todos os Sportinguista que o novo título será apresentado em formato PDF, anunciando também o novo cartão digital em formato wallet, que será enviado a cada sócio com até 6 meses de cotas em atraso.
Para terminar, o Sporting anunciou, em comunicado, que: “os novos cartões de sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua 'Welcome Box”.
Novas camisolas foram apresentadas através de uma partilha nas redes sociais e têm dividido opiniões no seio dos adeptos do Clube
|
Através de um vídeo partilhado nas redes sociais, o Sporting revelou os equipamentos de treino para a temporada 2024/25, que contam com um detalhe particular. Uma das camisolas tem pormenores a cor-de-rosa nas golas, algo que tem dividido opiniões entre os adeptos.
O vídeo em questão foi publicado na manhã desta segunda-feira, dia 23 de junho, e nele o Clube de Alvalade mostrou os novos materiais de treino para jogadores (cinzento, preto e verde), guarda-redes (branco, preto e dourado) e da equipa técnica (preto, cinzento e rosa).
Quem não ficou indiferente aos detalhes da gola nas camisolas de staff foram os Sportinguistas, que encheram a caixa de comentários da publicação. Apesar da maioria das opiniões serem positivas, existe que mostre o seu desagrado pelo tom escolhido. “Com o colarinho cor-de-rosa? Não, obrigado”, “Que falta de ideias… mas que golas são estas” são apenas alguns exemplos.
O que também mereceu mensagens positivas na publicação foi a equipa de marketing do Clube verde e branco, que utilizou as obras de desnivelamento do terreno de jogo do Estádio de Alvalade como cenário para o vídeo, deixando também um final curioso com o nascer de relva.
Vale a pena recordar que, com o anúncio dos equipamentos de treino, o Sporting fica apenas por revelar outras três camisolas de jogo. Para além da principal, com a tradicional Listada verde e branco, os adeptos esperam por aqueles que deverão ser os kits alternativos, Stromp e o alusivo à Liga dos Campeões.
Confira, abaixo, o vídeo publicado nas redes sociais do Sporting: