Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirThe Daily Ronaldo
|
0Como o próprio Cristiano Ronaldo já mencionou algumas vezes, a sua ida para a Arábia Saudita marcou um período de mudança para o país do médio oriente, que é cada vez mais um centro mundial do futebol e do desporto.
Desta vez, vai ser a Indian Premier League, maior liga de cricket do mundo – e um dos maiores campeonatos no geral – a fazer a sua ‘mega auction’ em Riade, capital da Arábia Saudita, e cidade do Al Nassr, equipa de Cristiano Ronaldo. O evento baseia-se numa troca de jogadores entre as equipas (em formato de leilão): as equipas escolhem os jogadores dos seus planteis que pretendem manter na sua equipa, e há um leilão pelos restantes que não recebem esta 'proteção'.
O evento, que está marcado para 24 e 25 de novembro, é apenas mais um dos eventos que tem decorrido no país onde joga Ronaldo. Desde alguns dos maiores eventos de Boxe e UFC, a corridas de Fórmula 1, a grandes torneios de exibição de ténis, ao torneio continental de basquetebol em 2025 - tudo eventos que passaram recentemente a decorrer na Arábia Saudita.
Este desenvolvimento, que culmina com a atribuição do Mundial de 2034 à Arábia Saudita, tem sido, em grande parte, devido ao crescimento da liga saudita de futebol. E nesse campo, a figura de Cristiano Ronaldo é incontornável: o português foi o primeiro grande nome do futebol mundial a mudar-se para o campeonato saudita, e rapidamente outros jogadores de renome seguiram as pisadas do português. Este processo tornou a Liga Saudita numa das melhores do mundo, e das mais importantes fora da europa.
O português, um dos melhores marcadores de todos os tempos do futebol, não abrandou desde que chegou ao Al Nassr, apesar de ter chegado já com 37 anos: soma 77 jogos pela equipa saudita, onde marcou 67 golos e fez 18 assistências - média superior a uma contribuição para golo por jogo desde que chegou em janeiro de 2023, quase há dois anos.