Futebol
Fisco britânico trama indemnização do Manchester United a Ruben Amorim
08 Jan 2026 | 15:27
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Mai 2024 | 14:11 |
Mateus Fernandes e Dário Essugo preparam-se para regressar ao Sporting depois dos seus empréstimos e serem opções para Rúben Amorim na próxima temporada, isto caso o treinador leonino não opte por nova cedência para os dois internacionais sub-21 por Portugal. Ao longo da presente temporada, ambos os jogadores passaram por novas experiências, ainda que se tenham mantido na Liga Portugal Betclic. No caso de Essugo, que esteve ao serviço do Chaves - que acabou por descer de divisão -, o Leonino já havia dado, em exclusivo, tem lugar marcado para a pré-temporada do Sporting, para que possa provar a Amorim que merece ficar na equipa. Por outro lado, Mateus Fernandes, que atuou no Estoril, foi o próprio treinador dos leões que garantiu que o jogador irá fazer parte do grupo verde e branco em 2024/25: "Para o ano vai estar na equipa principal do Sporting. Tem características parecidas às do Pote. Vamos ver se conseguimos fazer o mesmo”, referiu o técnico, antes da visita leonina à Amoreira. De volta a Alvalade, Mateus juntar-se-á a uma realidade distinta daquela que abandonou o verão passado, quando começou a chamar ‘casa’ ao Estádio António Coimbra da Mota. Com contrato em Alvalade até 2027, e cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros, a situação do médio deixa a SAD leonina tranquila. O jovem merecerá um aumento de salário, dado que aufere por enquanto 120 mil euros líquidos por temporada, valor que já não se verifica para nenhum dos elementos da formação de Amorim. Esta temporada, ao serviço do Estoril Praia, Mateus Fernandes – avaliado em 4 milhões de euros – realizou 35 jogos. Ao longo dos 2.756 minutos em que alinhou dentro das quatro linhas, o internacional sub-21 português fez um golo e três assistências. Pelo Sporting, o médio jogou ainda dois minutos de uma vitória frente ao Casa Pia (2-1), o que faz de si também campeão nacional. Por seu turno, Dário Essugo, esta época, - avaliado em 2 milhões de euros – realizou 24 embates (10 no Sporting e 14 no Chaves), registando o total de 1.392 minutos, entre o campeão nacional e a equipa que terminou no 18.º e último lugar da Liga Portugal Betclic, com 23 pontos. O jovem leão jogou pela primeira vez na equipa principal do Sporting na temporada 2020/21, na receção ao Vitória de Guimarães (1-0) no dia 20 de março de 2021 e tornou-se no mais jovem de sempre a estrear-se pela turma A do Clube de Alvalade. Confira aqui os melhores momentos da excelente temporada de Mateus Fernandes:
Matheus Fernandes (Estoril Praia) e Dário Essugo (GD Chaves) terminam os respetivos empréstimos e regressam ao Sporting CP. pic.twitter.com/a6SOPYjxyL
— Diário de Transferências (@DTransferencias) May 22, 2024
Extremo brasileiro teve início fulgurante com a Listada verde e branca, mas rendimento na turma de Rui Borges tem vindo a cair a pique
09 Jan 2026 | 07:15 |
Alisson pode vir a deixar o Sporting a título de empréstimo neste mercado de transferências. A informação é avançada pelo jornal Record, dando conta da provável saída do extremo. A estrutura leonina entende que o brasileiro precisa de jogar com regularidade, algo que não tem acontecido ultimamente na equipa principal.
A chegada de reforços complica a afirmação do atleta no plantel. Luís Guilherme já foi oficializado e Souleymane Faye está a caminho de Alvalade, aumentando a concorrência nas alas. O espaço para o camisola 27 reduziu drasticamente, tornando a permanência em Lisboa muito difícil nesta segunda metade da época.
O empréstimo surge como uma oportunidade para mostrar serviço noutras paragens. A intenção passa por permitir que o jovem ganhe ritmo competitivo e tente garantir um lugar no plantel da próxima temporada. Rodar numa equipa de menor dimensão poderá ser fundamental para o crescimento sustentado do futebolista canarinho.
Após um início fulgurante, o rendimento do atacante foi gradualmente caindo. A perda de fulgor é evidente, visto que o último golo apontado pelos leões aconteceu a 22 de outubro. Esse tento solitário surgiu no duelo europeu diante do Marselha, no triunfo, por 2-1, na Liga dos Campeões.
Nesta temporada, com a camisola do Sporting, Alisson – avaliado em 4 milhões de euros – realizou 26 jogos: 15 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 663 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou dois golos e fez duas assistências.
Treinador português analisou ainda a vaga de lesões no Clube de Alvalade, destacando os principais problemas com que o técnico dos leões se depara de momento
08 Jan 2026 | 18:02 |
O crescente número de lesões no Sporting continua a marcar a atualidade leonina e foi alvo de análise por Paulo Robles, em comentário no canal d’A Bola. O treinador começou por destacar a postura de Rui Borges na conferência de imprensa após a derrota no encontro com o Vitória de Guimarães (2-1).
“Quem assistiu à conferência de imprensa depois do Vitória SC, viu que o semblante do Rui Borges era realmente diferente dos últimos jogos. E quase que, não digo que deu pena, mas compreende-se o novo posicionamento do treinador em relação a esta situação. Realmente leva a que existam muitas dificuldades do ponto de vista de apresentar uma equipa condizente e consistente, porque a consistência também depende da regularidade dos jogadores que jogam”, frisou Robles.
O mesmo fez ainda questão de diferenciar os tipos de problemas físicos que têm afetado o plantel: “Há lesões traumáticas, mas também há lesões musculares e essas lesões musculares, nesse ponto de vista, embora Rui Borges tenha dito que é um caso estudo, é também um caso estudo interno no sentido de perceber o que é que está a acontecer para que estas lesões tenham voltado”.
No plano desportivo, o eixo central defensivo é apontado como o setor que mais preocupa Rui Borges e Paulo Robles não escondeu a realidade, também apontando o nome do jovem brasileiro, Rômulo Júnior: “Acho que o eixo central defensivo é, sem dúvida, neste momento, o setor onde o Rui Borges tem mais preocupações. O Rômulo, que tem feito um bom desempenho na equipa B, não esteve ao nível da exigência, o que é normal. De repente dizemos que o jogador não tem essa qualidade. Há jogadores que são integrados e que demonstram, óbvio e claramente, que têm essa condição e a partir daí ganham um pulso”.
“O Sporting terá tempo para poder-se preparar para o próximo jogo para o campeonato, penso que será também determinante para serenar um pouco os ânimos, para voltar à terra e para não fazer cair as expectativas dos adeptos do Sporting”, Robles concluiu apelando claramente à serenidade no universo leonino.
Antigo dirigente do Clube e Alvalade aponta as dificuldades atuais da equipa, ao justificar o desaire contra o Vitória SC na Taça da Liga
08 Jan 2026 | 16:44 |
Bruno Mascarenhas: “A equipa está desfalcada de jogadores que fazem muita falta”
Fisco britânico trama indemnização do Manchester United a Ruben Amorim
08 Jan 2026 | 15:27
Souleymane Faye vai ser reforço do Sporting! Conheça os detalhes do negócio
08 Jan 2026 | 16:13
Carlos Barbosa da Cruz aponta medo do VAR em decisão que prejudicou o Sporting
08 Jan 2026 | 15:26