
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Mário Jardel é admirador de Viktor Gyokeres. Para o antigo avançado do Sporting, o sueco tem lugar em qualquer equipa da Europa, com papel ativo no onze inicial. Já retirado dos relvados, o brasileiro garantiu ainda que, no lugar de Frederico Varandas, tentava segurar o 'camisola 9' mais uma temporada.
"Na época passada, muita gente falava dele. Comecei a acompanhá-lo mais nesta e é realmente um futebolista que dispensa comentários. Na minha opinião, joga em qualquer emblema do mundo, tal como Inter, Bayern Munique, Barcelona, Real Madrid, Arsenal e Manchester United. Cabe fácil em qualquer um e como titular, nada de banco", disse, à agência Lusa.
"Gyokeres surpreendeu-me pela positiva"
Jardel admite ter ficado "surpreendido pela positiva", visto que Gyokeres "é um jogador diferenciado, com muita força e técnica, que protege bem a bola e tem uma capacidade de finalização impressionante". "Assisti ao embate de estreia do Sporting na Liga dos Campeões com o Lille e [vê-lo no Estádio] foi ainda mais surpreendente. Muito dificilmente o Sporting vai conseguir segurá-lo", atirou o ex-avançado, que, se dependesse de si, não desistia de tentar manter o goleador.
"Dependerá do bolso do Sporting. Se fosse Presidente, arriscaria mais um ano. Agora, ninguém é insubstituível. Na minha época, diziam a mesma coisa sobre mim, mas chegou outro jogador, que tem feito quase o mesmo. A vida segue, aparecem jovens e o Sporting tem bons analistas. Se o Gyokeres sair - como confirmou Matheus Reis -, encontrarão outro avançado", afirmou.
"Dificilmente alguém o derruba, só na porrada"
Para terminar, Mário Jardel, abordou o facto de o sueco ter escrito o nome num lote restrito de jogadores que repetiram o prémio de melhor marcador do campeonato com a Listada verde e branca, garantindo que tal "deve-se ao grande trabalho de equipa, aos treinos e à exploração das habilidades" do sueco. "Dificilmente alguém o derruba, só na porrada. Há que parabenizar o Gyokeres por esta excelente campanha, além de toda a Direção e equipa técnica do Sporting pela conquista do bicampeonato".
Clube de Alvalade prepara-se para ver entrar nos cofres valor muito significativo entregue pelo organismo que tutela o futebol europeu
|
Com a conquista do bicampeonato, o Sporting garantiu presença na fase de liga da Liga dos Campeões, na próxima temporada. No plano financeiro, o Clube de Alvalade tem em vista um encaixe significativo que, ultrapassa os 30 milhões de euros.
Pela entrada direta, os leões já têm garantido um valor-base de 18,62 milhões de euros, atribuído a todos os 36 clubes que garantem vaga na prova milionária. Adicionalmente, os verdes e brancos vão receber uma quantia entre os 5,88 e os 7,26 M, decorrente da ‘Non-European Part’ do denominado ‘Value Pillar’. O valor concreto depende da classificação do Clube de Alvalade no ranking da UEFA a 10 anos, que se fixará entre o 16.º e o 20.º lugar. Na temporada passada, por exemplo, o Sporting arrecadou 7,26M, dado o 16.º lugar neste ranking.
Já a parcela ‘European Part’ do ‘Value Pillar’ é calculada a partir de dois fatores – o ranking da UEFA a cinco anos e o do ‘Media Value’ (relativo ao mercado televisivo). No primeiro fator, o Sporting ficará classificado entre o 18.º e os 25.º lugar, enquanto, no segundo, os leões estarão colocados entre a 25.ª e 32.ª posição. Calculando a média entre os dois rankings, o mais provável é o Clube de Alvalade ocupar o 25.º ou 26.º lugar, o que permitiria um encaixe entre os 10,28 e os 11,22 milhões de euros.
Contas feitas, o valor total que entrará nos cofres do Sporting vai se fixar entre os 34,78 e os 37,1 M. Para a quantia se aproximar do limite máximo, há um conjunto de fatores que pode beneficiar os leões. Um deles é o Bolonha ficar em quarto lugar na Serie A italiana e, consequentemente, garantir presença direta na Liga dos Campeões. De resto, também interessa ao Clube de Alvalade que Aston Villa, Newcastle e Nottingham Forest garantam as última cinco vagas da Premier League, além de Benfica, Club Brugge, Rangers, Feyenoord e Nice sejam eliminados nas pré-eliminatórias.
No que diz respeito ao ranking do ‘Media Value’, o Sporting também espera que os clubes da Polónia, Noruega (Bodo/Glimt e Brann ), Escócia (Celtic e Rangers), Suécia (Malmo), Dinamarca, Áustria e Suíça (Basileia) falhem o apuramento, nas eliminatórias que antecedem a fase de liga da Liga dos Campeões.
Futebolista do plantel comandado por Rui Borges não ficou satisfeito com escolha da marca norte-americana, apesar de admitir gostar do equipamento
|
No passado sábado, o Sporting sagrou-se bicampeão nacional ao vencer o Vitória de Guimarães por 2-0, com golos de Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres. A celebração foi intensa, com milhares de adeptos a encherem as ruas de Lisboa. Durante os festejos, Daniel Bragança criticou o equipamento principal utilizado esta temporada.
"O nosso equipamento deste ano é um bocadito mais preto e estes (dos festejos) são pretos, ficaram bem. O Sporting é verde e branco. Apesar de gostar, acho que ficava bem se calhar, para um segundo equipamento, este. O Sporting é verde e branco", afirmou o médio leonino.
A camisola em questão foi apresentada como o equipamento principal para a época 2024/25, destacando-se pela introdução de riscas pretas juntamente com as tradicionais verdes e brancas. A estreia, diante do Chaves no final de 2023/24, levantou muita polémica, principalmente por ser uma homenagem a Francisco Stromp.
A opinião de Daniel Bragança estende-se à grande maioria dos adeptos, que criticou a escolha da Nike em utilizar uma camisola principal que não fosse apenas Listada verde e branca. Ainda assim, os leões tornaram a fazer grandes números em vendas.
Desta feita, os leões ainda não apresentaram a camisola para a temporada que se segue. A oficialização deverá ser feita no próximo 1 de julho, dia em que o Clube de Alvalade celebra o 118.º aniversário da história. Até lá, deverão começar a circular as primeiras imagens e/ou esboços.
Comandados de Sérgio Conceição deslocaram-se ao Estádio Olímpico no último domingo, no último jogo da carreira de Claudio Ranieri
|
O Milan perdeu 3-1 na visita ao terreno da Roma e está fora das competições europeias na próxima temporada. Rafael Leão e companhia terminam a Serie A fora dos seis primeiros lugares, que dão acesso às provas da UEFA. No entanto, o ex Sporting ainda tem uma réstia de esperança.
A partida começou a favor dos comandados de Claudio Ranieri, que fez o último jogo da carreira como treinador. Aos 3' minutos, o emblema da capital italiana já vencia, com golo de Gianluca Mancini. A situação dos rossoneri complicou-se quando Santiago Giménez foi expulso, aos 27'. No entanto, João Félix ainda empatou antes do término da primeira parte (39').
No segundo tempo e a jogar em casa, a Roma carregou o adversário e Leandro Paredes fez o 2-1 aos 58'. Rafael Leão começou no banco, sendo lançado por Sérgio Conceição aos 66'. Apesar das mudanças, o Milan, com menos uma unidade, viria a sofrer o 3-1, por Bryan Cristante (87').
Apesar de o emblema de San Siro estar oficialmente fora das provas da UEFA, o ex Sporting vem sendo cobiçado no mercado por alguns clubes europeus. Em Inglaterra, há quem aponte a mira ao extremo, que, com uma eventual mudança já poderá disputar a Liga dos Campeões.
Ao serviço do Sporting, antes de rescindir contrato, após a invasão à Academia de Alcochete, Rafael Leão - avaliado em 75 milhões de euros - realizou apenas cinco jogos, marcando dois golos. O internacional português estreou-se com a Listada verde e branca diante do Oleiros, tendo feito um dos golos do triunfo por 4-2, tendo o outro sido obtido no Estádio do Dragão.