Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

João Pereira: Das dificuldades ao sucesso no Sporting

Novo treinador do Sporting cresceu numa das zonas mais perigosas de Lisboa, mas isso não o impediu de ter uma carreira bem-sucedida no desporto

João Pereira, novo treinador do Sporting , é um caso de sucesso
João Pereira, novo treinador do Sporting , é um caso de sucesso

  |

Icon Comentário0

João Pereira, o novo treinador do Sporting, é uma figura conhecida por um temperamento forte dentro de campo. Embora seja descrito por muitos como alguém com "um coração de ouro", ninguém nega que tem uma aversão a perder, mesmo "a feijões". Cresceu no Casal Ventoso, um bairro problemático de Lisboa, mas sempre se esforçou para fazer os pais, Adelino e Fernanda, sentirem orgulho. Hoje, tenta proporcionar-lhes uma vida melhor, após terem perdido uma filha precocemente.


Aos 40 anos, João Pereira assume a responsabilidade de treinar o Sporting, ocupando o lugar deixado por Ruben Amorim. Os colegas de profissão afirmam que a idade lhe trouxe "calma e sabedoria", qualidades que, por vezes, lhe faltaram fora do campo. Sempre muito competitivo, o novo treinador nunca se contentou com a derrota e demonstrava sempre uma enorme emoção, especialmente quando sentia que a justiça não estava do seu lado.


A carreira de João Pereira começou cedo, aos nove anos, quando entrou para as camadas jovens do Benfica, o seu clube de coração. A sua paixão pelo futebol ajudou-o a manter o foco, mesmo vivendo no Casal Ventoso, um bairro difícil. "Cresci a dois passos do lugar onde nasceu João Pereira", escreveu Luís Osório, recordando as dificuldades do bairro e a luta pela sobrevivência, que não desviaram o foco do jogador. João sabia que "tinha de tirar boas notas para continuar a jogar", e nunca desiludiu os seus pais, mantendo uma excelente relação com eles.


João Pereira manteve uma grande amizade com Ruben Amorim. Mais tarde, quando a carreira de jogador do próprio João chegou ao fim, foi Amorim quem o aconselhou a assumir o cargo de treinador no Sporting. "O João Pereira fora de campo é um paz de alma, dentro de campo é um mete nojo", disse Rúben Amorim, referindo-se à sua personalidade contraditória. Fora de campo, João é descrito como calmo e afável, mas no jogo, a sua intensidade e agressividade eram notáveis.

Essa personalidade explosiva de João Pereira também se refletiu em episódios controversos ao longo da carreira. Um dos momentos mais marcantes aconteceu em 2021, quando foi expulso num jogo contra o Tondela e reagiu com palavras duras para com os árbitros, dizendo-lhes "Vão para o c..., vão se f...!". Embora tenha sido suspenso e multado, a sua atitude fora de campo era completamente diferente. "Fora de campo, ele era uma pessoa demasiado exigente, com ele próprio e com os colegas", contou Domingos Paciência. Apesar da sua explosividade, João Pereira sempre foi muito estimado pelos colegas, que lhe atribuem "um coração de ouro" e reconhecem a sua lealdade à família e aos valores que defende.



Futebol

Harder atira-se aos adeptos do Sporting

Clube de Alvalade perdeu frente ao Club Brugge (2-1) na sexta jornada da Liga dos Campeões; Duelo na Bélgica terminou de forma tensa

Harder atira-se aos adeptos do Sporting
Harder atira-se aos adeptos do Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting sofreu a quarta derrota seguida contabilizando todas as provas, agora diante do Club Brugge (2-1). Os jogadores dirigiram-se aos seus adeptos para agradecer o apoio durante o jogo e foram contestados com tochas e petardos arremessados para o relvado para os ultras.


A admiração dos futebolistas leoninos foi tal que Conrad Harder, revoltado, até disse "o que é isto"? em direção aos adeptos. Lembrar que a UEFA ameaçou recentemente os leões com interdição parcial do Estádio José Alvalade. A sanção, devido ao uso de pirotecnia, está suspensa por dois anos e num cenário de reincidência os leões arriscam a que a pena seja efetiva.


Esta terça-feira, diante da turma de Nicky Hayen, os leões voltaram a não conseguir vencer. Desde que assumiu o novo cargo, após a saída de Ruben Amorim, João Pereira ainda só venceu por uma vez, diante do Amarante (6-0), mas perdeu os quatro jogos seguintes.


Neste momento, os comandados por João Pereira continuam com 10 pontos na Liga dos Campeões e podem ser ultrapassados na tabela por vários emblemas. O próximo jogo na prova milionária da UEFA está marcado apenas para quarta-feira, dia 22 de janeiro de 2025, frente ao Leipzig, na Alemanha, às 17h45.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 14 de dezembro, frente ao Boavista, em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Cristiano Bacci jogar-se-á pelas 20h30, em Alvalade.



Futebol

Sporting perde na Champions e mau momento continua

Clube de Alvalade chegou a estar em vantagem no encontro, mas permitiu reviravolta à equipa belga na sexta jornada da prova milionária

Sporting perde com o Club Brugge
Sporting perde com o Club Brugge

  |

Icon Comentário0

O Sporting perdeu frente ao Club Brugge (2-1), esta terça-feira, dia 10 de dezembro, em encontro da sexta jornada da Liga dos Campeões. No reduto da turma belga, os leões somaram a quarta derrota consecutiva em todas as competições Veja AQUI como decorreu a partida.


Numa entrada fulgurante, o Clube de Alvalade chegou ao 1-0 logo ao terceiro minuto de jogo. Viktor Gyokeres serviu Maxi Araújo. O uruguaio atirou rasteiro ao poste da baliza adversária, mas, na recarga, Geny Catamo abriu o ativo perante o desespero de Simon Mignolet.


Aos 24 minutos, Christos Tzolis apareceu solto na grande área leonina e atirou contar. Franco Israel foi traído por um desvio fatal de Eduardo Quaresma e foi restabelecida a igualdade. Na segunda parte, apesar das poucas ocasiões de golo, Casper Nielson, aos 84 minutos, surgiu na cara de Franco Israel e fez o golo da vitória.


Com esta derrota – a quinta em 23 encontros na presente temporada –, os agora comandados por João Pereira continuam com 10 pontos na Liga dos Campeões e podem ser ultrapassados na tabela por vários emblemas. O próximo jogo na prova milionária da UEFA está marcado apenas para quarta-feira, dia 22 de janeiro de 2025, frente ao Leipzig, na Alemanha, às 17h45.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 14 de dezembro, frente ao Boavista, em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Cristiano Bacci jogar-se-á pelas 20h30, em Alvalade.


Golo de Geny Catamo (1-0):


Futebol

Titular do Sporting elogiado na Bélgica: "Muito dotado"

Pupilo de João Pereira assumiu-se no onze titular dos verdes e brancos e soma elogios de antigo guarda-redes do Clube de Alvalade

Filip De Wilde elogia Debast, central do Sporting
Filip De Wilde elogia Debast, central do Sporting

  |

Icon Comentário0

Filip De Wilde, antigo guarda-redes do Sporting, deixou rasgados elogios a Zeno Debast, defesa central dos leões. Em declarações ao jornal Record, o ex-leão fez ainda um prognóstico para o duelo entre verdes e brancos e Club Brugge, atribuindo vantagem aos belgas.


"O Sporting não atravessa uma fase tão boa, com alguns resultados negativos e tem sentido dificuldades. Tem uma margem pontual na classificação da Liga dos Campeões, mas parece-me que o Club Brugge surge com outro moral", começou por dizer o antigo guarda-redes.


"O Brugge tem marcado golos em quase todos os jogos, está num bom momento, é um coletivo forte, não tem grandes individualidades - talvez bons jogadores mais na frente e experientes - mas vale pelo todo. E em casa são muito fortes. O público faz a diferença e mete respeito e pressão. Será um jogo difícil para o Sporting. Dou um pequeno favoritismo ao Club Brugge".


Em análise à evolução do compatriota Zeno Debast, no Sporting, não esconde: "O Zeno é um jogador tecnicamente muito dotado e tem demonstrado o potencial dele no Sporting. Evoluiu muito no capítulo defensivo, principalmente com Ruben Amorim, e até aqui na Bélgica espantou a maioria dos adeptos e analistas. Nunca se pensou que o Debast poderia ter logo tantos minutos de competição no Sporting e isso sente-se também na seleção belga, onde conquistou ainda mais espaço com Tedesco. É um defesa para o futuro do Sporting e da Bélgica, sem dúvida!", frisou.

Recorde-se que De Wilde representou o Sporting em 68 encontros oficiais, mas não somou títulos durante a sua passagem por Alvalade. Ao longo da carreira, vestiu ainda as camisolas do Anderlecht, Sturm Graz, Lokeren e Geel. Pela seleção belga, foi convocado em 33 ocasiões, marcando presença no Mundial de 1998 e no Euro 2000.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Deputado do PS descrente: "João Pereira no Sporting não funcionou"
Futebol

Deputado do PS descrente: "João Pereira no Sporting não funcionou"

 

Icon Comentário0
Palavras de Varandas no Sporting elogiadas: "Comunicação forte"
Futebol

Palavras de Varandas no Sporting elogiadas: "Comunicação forte"

 

Icon Comentário0
João Simões e Arreiol em grande no Sporting: "Acredito neles"
Futebol

João Simões e Arreiol em grande no Sporting: "Acredito neles"

 

Icon Comentário0