
Futebol
Nuno Saraiva defende peça nuclear do Sporting e diz que Portugal é "um país de escritores de novela"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa B do Sporting derrotou esta quarta-feira, dia 10 de julho, por 2-1, o Alverca, equipa que milita na Segunda Divisão, em jogo de preparação das duas equipas realizado à porta fechada, na Academia Cristiano Ronaldo. A turma de João Pereira esteve melhor no encontro e bateu a formação liderada por Zé Pedro, antigo braço direito de Silas no Sporting.
Luís Gomes, aos 10 minutos, apontou o único golo da primeira parte e Lucas Anjos ampliou o resultado para a turma secundária verde e branca, aos 47 minutos. O médio Ricardo Dias, de 33 anos, marcou o único golo da equipa ribatejana, à passagem dos 61 minutos, quando estes já perdiam por 2-0.
A equipa forasteira aproveitou para utilizar todo o plantel à disposição e, nesse sentido, integrar os reforços para a nova temporada, que ascendem já a um total de 12 contratações. O emblema do Ribatejo, recém-promovido à II Liga, volta a jogar, novamente à porta fechada, no domingo, diante do Al Nassr, de Cristiano Ronaldo. Já o Sporting B tem novo duelo amigável marcado próximo sábado, dia 13 de julho, frente ao Estrela da Amadora, na Reboleira.
Zé Pedro, enquanto jogador, representou o Vitória de Setúbal entre a temporada 2010/2011 e 2012/2013, numa altura em que a equipa era presença habitual no principal escalão do futebol português. No Sporting, Zé Pedro foi técnico adjunto de Silas, mas a estadia em Alvalade foi curta, durando apenas 28 jogos, nos quais os verdes e brancos triunfaram em 17 encontros.
Já João Pereira, depois de ter visto o seu desempenho recompensado e após três épocas na equipa sub-23, que culminou com um 2.º lugar na Liga Revelação em 2023/24, com 29 pontos conquistados, assumiu o comando técnico da formação secundária nesta temporada que agora se inicia e será cúmplice de Rúben Amorim no processo de preparar e selecionar jogadores.
Comentador diz não ter gostado da postura adotada por figura essencial do emblema verde e branco após dérbi eterno no Estádio da Luz
|
Pedro Henriques critica Rui Borges pelas declarações que fez sobre os jogadores do Vitória de Guimarães após o empate na Luz frente ao Benfica (1-1). De acordo com o comentador, o treinador do Sporting não tinha nada que se meter com o emblema vimaranense e refere que o mesmo já havia acontecido na semana anterior diante do Gil Vicente.
“Começa a ser difícil. Já nem é essa questão do pôr-se a jeito. Ele não tem nada que se meter no assunto, até porque é uma coisa perfeitamente normal”, admitiu na SIC Notícias. Nesse sentido, o antigo futebolista do Benfica deixou uma questão no ar sobre Morten Hjulmand.
"Isto é um problema da gestão do Luís Freire com os seus jogadores"
“Porquê que o Rui Borges não meteu o Hjulmand a jogar de início com o Gil Vicente? Isto é um problema da gestão do Luís Freire com os seus jogadores. O Rui Borges tem que se preocupar com os jogadores do Sporting”, aconselhou. Por outro lado, Pedro Henriques lembrou que não é a primeira vez, nas últimas semanas, que Rui Borges faz considerações sobre adversários.
“Já tinha cometido um erro grave com o Gil Vicente"
“Já tinha cometido um erro grave com o Gil Vicente. E a motivação e a entrega até com o jogo parado. Não conseguiu aprender”, lamentou. Assim, Pedro Henriques entende que Luís Freire pouco precisará de dizer aos seus jogadores para entrarem motivados em Alvalade.
“Se fosse treinador do Vitória de Guimarães punha isto tudo só assim um poster grande no balneário. Eles nem prémio de jogo precisam os jogadores do Vitória”, sentenciou Pedro Henriques. O encontro entre leões e minhotos jogar-se-á no sábado, dia 17 de maio, às 18h00.
Ex futebolista relembra título há 25 anos e deixa recado aos sportinguistas, acreditando que Campeonato pode ser conquistado, de novo, na última jornada
|
Há precisamente 25 anos, o Sporting quebrou um jejum de 18 anos sem vencer o campeonato nacional, numa tarde inesquecível em Paranhos, frente ao Salgueiros. Nessa partida, André Cruz foi figura de destaque ao apontar dois dos quatro golos da vitória leonina por 4-0. Agora, às portas de um possível novo título decidido na última jornada, o antigo defesa-central recorda esses momentos e acredita na conquista do bicampeonato.
"Consegui realmente marcar um golo muito bonito e importante"
"Tenho uma recordação muito boa desse momento. Consegui realmente marcar um golo muito bonito e importante. Nunca é fácil, num jogo decisivo daqueles bater uma bola de livre. É bastante complicado e difícil concentrarmo-nos num momento como aquele. Tens de marcar, pois pode ser a única chance que tens para fazer golo. Eu já tinha feito isso contra o Porto, e em outros jogos, mas é sempre difícil. Felizmente deu certo. Inaugurámos o marcador, a equipa ganhou mais confiança e fizemos uma segunda parte muito boa. Depois o meu segundo golo fechou o resultado em 4-0, com um golo também de livre. Sinto-me muito honrado e é sempre muito bom reviver aqueles momentos", partilhou ao jornal A Bola.
Para André Cruz, o título de 1999/2000 foi o culminar de um projeto muito bem construído. "Foi muito bom. Para chegar àquele jogo com o Salgueiros, àquele momento, muita coisa aconteceu, A preparação para o título começou muito lá atrás. Mesmo antes de começar o campeonato, com todo o planeamento do Carlos Freitas e do Luís Duque. Depois, a minha chegada, do Mbo Mpenza e do César Prates fortaleceu muito mais uma equipa que já era forte. Esse jogo permitiu-nos completar toda a época com o título. Passei dois anos e meio excelentes. No Sporting consegui atingir um grande momento físico e mental. Consegui realizar tudo aquilo que eu sempre quis".
"Os adeptos vão encher o Estádio e fazer uma pressão muito grande para ajudar o Sporting a ganhar"
O brasileiro acredita que o Sporting tem tudo para repetir a história. "Acreditem, vamos quebrar mais um jejum. Vai ser mais uma experiência na carreira dos jogadores. Será mais um título na carreira de alguns e o primeiro na carreira de outros. Vai ser um jogo muito importante onde os jogadores precisam de trabalhar com calma, tranquilidade, naturalidade e não mudar nada do que têm feito. É um jogo muito importante para consolidar tudo aquilo que foi feito ao longo da época. Acredito que o Sporting tem tudo para conquistar mais um título e quebrar o jejum de 71 anos sem ser bicampeão. Os adeptos vão encher o Estádio e fazer uma pressão muito grande para ajudar o Sporting a ganhar".
Mesmo à distância, André Cruz continua ligado ao clube e à equipa. "Tive bastantes dificuldades em ver o jogo contra o Gil Vicente, mas do que vi lembrei-me de um jogo horrível que também fizemos em casa e depois fomos campeões. Agora é igual. Espero que o final neste último jogo sejamos campeões. Eu aqui no Brasil vou tentar conseguir ver o jogo para poder comemorar mais um título do clube, que é sempre muito importante".
Antigo presidente do emblema verde e branco fala em erros graves cometidos pelo juiz da AF de Braga no duelo da 33.ª jornada da Liga portuguesa
|
A arbitragem do dérbi entre Benfica e Sporting (1-1) ainda dá que falar. Sousa Cintra, antigo presidente do Sporting, acredita que o título ainda não está decidido a favor dos leões por culpa de João Pinheiro que não marcou um “penálti claríssimo” ao Sporting e anulou “um golo limpo”.
"A arbitragem teve influência no resultado"
“Acho que a arbitragem teve influência no resultado. Houve um penálti claríssimo que não marcaram ao Sporting e um golo limpo que João Pinheiro anulou. O que me importa é que o Sporting ganhe ao Vitória de Guimarães”, indicou Sousa Cintra, que falava em declarações na TSF.
De acordo com o ex-líder verde e branco, “o jogo não vai ser nada fácil” porque “o Vitória de Guimarães precisa de ganhar pelos objetivos deles”. Porém, confia nas capacidades dos jogadores do Sporting para vencer a partida e assegurar o título de campeão.
“O Sporting merece ser campeão este ano”
“Os jogadores estão completamente focados, com confiança. Acho que vai ser uma vitória tranquila, embora é de reconhecer que não será nada fácil”, Em síntese, o antigo presidente do Clube verde e branco considera que “o Sporting merece ser campeão este ano”.
O Sporting recebe o Vitória de Guimarães, no Estádio de Alvalade. O embate começa às 18H00 de sábado. Na mesma altura, recorde-se, o Benfica visita o Braga, na Pedreira. Contudo, o Benfica precisa de ter um resultado melhor do que o Sporting para ser campeão.