Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 10 de dezembro, num jogo relativo à sexta jornada da Liga dos Campeões contra o Club Brugge. No entanto e, apesar dos últimos resultados menos positivos, é um facto que os leões levam uma sequência de 16 jogos a marcar nas competições europeias.
Esta série impressionante de golos começou frente à Juventus, na Liga Europa, em 2022/23, numa partida que ficou igualada a 1-1. Já na temporada 2023/24, no mesmo campeonato, os leões marcaram em todos os 10 jogos realizados e, esta época, 2024/25, não ficaram em branco em nenhum dos cinco encontros da Champions League.
Feitas as contas, e seguindo a tendência dos últimos tempos, são esperados golos frente ao Club Brugge, apesar das últimas três derrotas incluírem uma na Liga dos Campeões, por 5-1, na receção aos ingleses do Arsena. Atualmente, o Sporting ocupa o décimo lugar na fase de liga da Champions, com três vitórias, um empate e uma derrota em cinco jogos.
Com um total de 10 pontos, resultantes de um triunfo sobre o Lille (2-0), o Sturm Graz (2-0) e o Manchester City (5-2), além de um empate na Holanda contra o PSV (1-1) e um desaire frente ao Arsenal (5-1). Com estes resultados, os leões estão em posição para disputar o playoff da prova milionária da UEFA.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 10 de dezembro, frente ao Club Brugge, em jogo relativo à sexta jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Nicky Hayen jogar-se-á às 20h00, na Bélgica.
Antigo lateral dos leões fez antevisão ao duelo da Liga dos Campeões e diz estar a torcer pelo triunfo dos verdes e e brancos na sexta jornada da prova
|
0Flávio Nazinho, antigo jogador do Sporting e atual futebolista dos belgas do Cercle Brugge, assistiu à vitória dos sub-19 do Clube de Alvalade diante do Club Brugge (1-0), na Youth League, que permitiu à equipa leonina fechar a primeira fase no segundo lugar. Em declarações à Sporting TV, o lateral fez a antevisão ao duelo da Liga dos Campeões e elogia João Simões e Henrique Arreiol.
"Acompanho sempre os jogos do Sporting, principalmente na Champions. Tenho também visto os últimos jogos da Youth League. Vai ser um jogo muito difícil para ambas as equipas. Espero que o Sporting possa ganhar, como é óbvio, mas vai ser disputado. O ambiente será fervoroso, com muitos adeptos. É um belo estádio", atirou o jogador de 21 anos.
"Youth League? É uma bela competição. Aproveitei-a da melhor maneira. Muitos jovens dão o salto e são depois lançados na equipa principal. Esse é o ADN do Sporting. Henrique Arreiol e João Simões são jovens que apanhei enquanto estive no Clube. Com o tempo e o trabalho certo acredito que vão demonstrar a muita qualidade que têm".
No último verão, o Cercle Brugge acionou a opção de compra de Flávio Nazinho. O defesa formado no Sporting saiu de Alvalade em definitivo, num negócio que rendeu 2 milhões de euros aos cofres verdes e brancos. O Clube leonino tem direito a 15% da mais-valia futura.
Em 2023/23, ao serviço do Cercle Brugge por empréstimo do Sporting, Flávio Nazinho disputou 23 encontros – 22 no Campeonato Nacional e um na Taça –, nos quais realizou 1.221 minutos. O ala formado na Academia Cristiano Ronaldo somou uma finalização certeira. Em 2024/25, o lateral soma 21 jogos e três assistências.
Cronista assinou mais um artigo, onde fala da postura do novo treinador do Clube de Alvalade, bem como de Vítor Bruno no emblema azul e branco
|
0Miguel Sousa Tavares dedicou parte da sua mais recente crónica no jornal Record a João Pereira. O cronista apontou diversas falhas ao novo treinador do Sporting, bem como a Vítor Bruno, nomeadamente na "dificuldade comunicacional" que ambos têm apresentado
"Não, não há milagres: treinadores adjuntos ou vindos das equipas B dos clubes grandes, como Vítor Bruno ou João Pereira, quando postos, sem mais, à frente das equipas principais, até podem safar-se bem, mas essa não é a expectativa mais provável (...)"
"Outra coisa que os adjuntos promovidos a treinadores principais de Sporting e Porto partilham é a dificuldade comunicacional. Diria mesmo a inutilidade comunicacional, que é o que resulta quando se usa a palavra para dizer banalidades ou coisas sem sentido. Que sentido achará João Pereira que faz afirmar que "basta os golos entrarem e vamos começar a ganhar jogos"? Primeiro, não são os golos que têm de entrar, são as bolas que têm de entrar para serem golos".
"E, segundo, o que quer isso dizer – que o treinador do Sporting acaba de descobrir a regra nº1 do jogo? Já Vítor Bruno, na véspera de ir a Famalicão, declarou, que não tinha visto o jogo do Sporting em Moreira de Cónegos e que, e que embora lhe dissesse "alguma coisa um adversário direto perder pontos", não podiam "começar a olhar muito para a frente porque desviamo-nos daquilo que é o nosso pensamento principal e podemos tropeçar".
"Fantástico! E nós a imaginar que o tropeção do Sporting era um motivo de motivação adicional e, afinal, era ao contrário...como se viu. E um treinador profissional que se dá ao luxo, e quase se orgulha, de não ver os jogos dos adversários diretos, dá que pensar! O que fará ele quando o Benfica e o Sporting estão a jogar - estará a jogar à sueca com o staff? Terá sido por isso que levou 4-1 do Benfica e 2-0 do Sporting, sem tugir nem mugir?", concluiu.
Com a má classificação do emblema brasileiro, técnico Renato Gaúcho foi despedido e já há opções em cima da mesa para a sucessão
|
0Afinal, Pedro Caixinha, ex-treinador adjunto de José Peseiro no Sporting, pode mesmo continuar no campeonato brasileiro na próxima temporada. Renato Gaúcho foi despedido do comando técnico do Grèmio, equipa de Porto Alegre, e o ex-leão é um dos candidatos ao lugar.
"O Grêmio comunica a saída do técnico Renato Portaluppi. O clube agradece por toda dedicação e empenho durante esta passagem e seguirá a torcer pelo seu sucesso", pode ler-se no comunicado, sem qualquer comentário ao possível sucessor do treinador. No entanto, há quem considere que o técnico português é uma das opções em cima da mesa.
Vale a pena frisar que Caixinha está atualmente sem clube, depois de ter abandonado o comando técnico do Bragantino em outubro. Na temporada 2023/2024, do campeonato brasileiro, o clube terminou colocado na 16.ª posição, com 44 pontos acumulados. Já o Grêmio, terminou no 14.º posto, com 45 pontos.
Relembrar que Pedro Caixinha treinou no Brasil, entre janeiro de 2023 e outubro de 2024, naquela que foi a sua última experiência profissional à frente do Red Bull Bragantino. Na América do Sul, o técnico orientou 124 jogos, tendo ganho 50, empatado 36 e perdido 38.
O técnico português começou como treinador adjunto de José Peseiro, com quem esteve no Sporting. Como treinador principal, estreou-se no Leiria e esteve no Nacional, antes de rumar ao Santos Laguna, no México. Seguiu-se o Al-Gharafa, do Qatar, e o Rangers, na Escócia, antes de voltar ao México para orientar o Cruz Azul. Esteve ainda no Al-Shabab, na Arábia Saudita, e voltou ao Santos Laguna antes de rumar aos argentinos do Talleres, a sua última aventura antes do Brasil.