
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting venceu, no passado domingo, 26 de novembro, a equipa do Dumiense, no Estádio José Alvalade, para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, por 8-0. Luís Neto, central verde e branco, abriu o marcador à passagem do oitavo minuto e quebrou um jejum que durava há mais de dez anos.
Um feito que não deixou indiferente alguns jogadores do plantel, bem como de outros que já não constam na equipa. Rochinha, atualmente cedido ao Al-Markhiya, reagiu, no Instagram, ao feito do seu antigo colega de equipa, publicando o golo do camisola 13 verde e branco com uns ‘emojis’ de felicidade.
A cumprir um ano de empréstimo no Catar, Rochinha conta, até ao momento, com 11 jogos disputados, onde já concretizou uma assistência. Recorde-se que o português se transferiu para o Sporting no verão de 2022, proveniente do Vitória de Guimarães. Depois de uma temporada irregular em Alvalade, o camisola 16 rumou ao Al-Markhiya para somar mais minutos.
Já Luís Neto, que chegou a Alvalade em 2019, oriundo do Zenit, contabiliza 98 encontros, uma finalização certeira, dois passes para golo e quatro títulos conquistados: um Campeonato Nacional, duas Taças da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira
Com os oitavos de final da Taça de Portugal garantidos, o Sporting vira agora atenções para a Liga Europa. Os leões de Rúben Amorim entram, esta quinta-feira, em campo, em Bérgamo, para defrontar a equipa da Atalanta, num duelo referente à quinta jornada do grupo D da competição europeia. O pontapé de saída está marcado para as 17h45.
https://twitter.com/Sporting_CPAdep/status/1728844745945051393
Frederico Varandas, Presidente dos verdes e brancos, não tem gostado do desenrolar das negociações e por isso procura começar a fechar o dossiê
|
As negociações entre o Sporting e o Panathinaikos por Georgios Vagiannidis encontram-se atualmente em ponto morto. Apesar do forte interesse no lateral-direito de 23 anos, o Clube de Alvalade começou a explorar outras opções no mercado para reforçar esta posição, segundo informação divulgada pelo jornal 'Record'.
A 'assustar' a Direção de Frederico Varandas está, de acordo com o que se sabe, o elevado valor exigido pelo emblema grego, que terá fixado o passe do jogador nos 14 milhões de euros. Para além deste montante, a entrada em cena de outros clubes interessados, como é o caso do Benfica, contribuiu para arrefecer o ímpeto das conversas, bem como o afastamento recente do presidente Giannis Alafouzos, devido a motivos pessoais, o que reduziu a disponibilidade para acelerar as negociações.
Enquanto isso, o Panathinaikos concentra-se exclusivamente na reta final da época, isto depois de ter perdido, matematicamente, a corrida pelo título, para o Olympiacos. A equipa orientada pelo português Rui Vitória tem pela frente três partidas decisivas que determinarão a presença na próxima edição da Liga dos Campeões, objetivo prioritário do clube nesta fase.
Vale lembrar que Georgios Vagiannidis tem vindo a ser observado pelo Sporting desde o passado mês de janeiro, isto depois do emblema de Alvalade ter tentado negociar, também com o Panathinaikos, o avançado Fotis Ioannidis. O clube ateniense dificultou, no entanto, a vida à SAD verde e branca e a escolha acabou por recair sobre Conrad Harder.
Ainda assim, nas últimas semanas voltou a falar-se numa possível contratação do ponta de lança grego, num negócio que poderá ser feito em simultâneo com o de Georgios Vagiannidis. Ou seja, o Sporting está a estudar a possibilidade de comprar os dois alvos de uma só vez, a troco de 30 milhões de euros, valor que a imprensa deste país considera ser suficiente para levar a cabo a dupla transferência.
Craque leonino que custou 13,8 milhões ao Clube de Alvalade pode atingir um feito inédito esta sexta-feira frente, na receção ao Moreirense
|
Maxi Araújo está a viver o ano mais intenso da sua carreira e pode fazer história já esta sexta-feira, diante do Moreirense. O internacional uruguaio do Sporting soma atualmente 39 jogos esta época, igualando o número máximo que já alcançou numa só temporada, e está agora a apenas uma partida de ultrapassar esse registo. Um feito marcante que sublinha a importância crescente do camisola 20 na equipa de Rui Borges.
Contratado por 13,73 milhões de euros ao Toluca, do México, Maxi chegou a Alvalade com grandes expectativas e a verdade é que não tem desiludido. Com 2.558 minutos disputados com a Listada verde e branca, o jogador de 25 anos tornou-se uma peça-chave na equipa leonina, mostrando uma versatilidade rara: tanto atua como defesa esquerdo, ala ou até avançado. A sua intensidade, entrega e capacidade de adaptação têm sido fundamentais para a consistência do Sporting ao longo da época.
A época 2023/24 marca também o maior grau de exposição internacional de Maxi. Além dos 39 jogos ao serviço dos leões, o jogador de 25 anos, participou em oito encontros pelas cores da sua seleção, sendo presença assídua nas convocatórias de Marcelo Bielsa para a qualificação sul-americana rumo ao Mundial 2026. O jogador, revelado pelo Montevideo Wanderers, clube do seu país, não para de crescer.
Apesar de ainda não ter atingido os números da sua época mais goleadora (oito golos em 2022/23), Maxi já festejou quatro esta temporada, dois pelo Sporting e dois pelo Toluca. Um deles teve sabor especial: marcou ao Manchester City na goleada histórica por 4-1 na Champions, realizando assim um sonho antigo que confessara publicamente.
Agora, frente ao Moreirense, pode bater um recorde pessoal e assinalar mais um capítulo importante na sua ainda jovem carreira. Um jogo que poderá ficar para a história de Maxi Araújo e dos leões. O Sporting encontra-se em primeiro lugar na tabela classificativa com 69 pontos, os mesmos que o seu eterno rival, Benfica, e lidera a Liga Portugal por ter vencido as águias 1-0 em casa. Faltando poucas jornadas para o final da temporada 2024/25, tudo está em aberto e cada jogador é importante para a corrida para o bicampeonato. Reveja, aqui, a possível saída de uma peça-chave do Sporting.
Avançado internacional sueco continua a somar interessados pela Europa fora, mas há quem já se tenha tentado antecipar à concorrência
|
O Chelsea já deu os primeiros passos formais no processo de tentativa de contratação de Viktor Gyokeres ao Sporting, isto depois ter encetado conversações com os representantes do avançado sueco que tem brilhado em Alvalade. A notícia foi revelada pelo portal britânico Team Talk, que dá conta do interesse concreto dos blues em garantir o jogador já na próxima janela de transferências.
Com 26 anos, Gyokeres está a protagonizar uma época de elevado rendimento, com números que o colocam, inevitavelmente, entre os atacantes mais desejados da Europa. O emblema da Premier League está atento a este dossiê há já algum tempo e pretende assegurar o negócio o quanto antes, até para se antecipar à concorrência.
Apesar de estar vinculado ao Sporting até 2028, o contrato do internacional sueco contempla uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, ainda que o negócio, ao que tudo indica, deva ser concluído por um valor mais baixo. Para já, e segundo se sabe, o Chelsea apontou para uma oferta entre os 70 e os 75 milhões de euros, ainda que não seja certo o que a Direção de Frederico Varandas acha sobre a mesma.
A cobiça por Viktor Gyokeres não é nova e ainda no último verão foram vários os clubes a surgir como interessados. O Arsenal terá sido, de todos, o que apresentou o projeto mais aliciante para o internacional sueco, sendo que por várias vezes o negócio foi dado como praticamente concluído. O jogador, ainda assim, manteve-se em Alvalade, para a alegria de todos os Adeptos e Sócios.
Avaliado em 75 milhões de euros, Viktor Gyokeres segue na sua segunda época ao serviço do Sporting e em 2024/25 leva, para já, 44 golos e 11 assistências em 45 partidas realizadas. O 'homem da máscara', recorde-se, foi contratado ao Coventry City, a troco de 24 milhões de euros.