
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sporting e Benfica defrontam-se no Estádio da Luz, para decidir o novo campeão nacional. Caso vá a jogo, Matheus Reis irá fazer a partida 200 com a Listada verde e branca, mostrando ser um dos jogadores mais consistentes dos últimos tempos em Alvalade.
Este será o último ano do 'camisola 2' no Sporting, depois de ter chegado do Rio Ave, a custo zero, em janeiro de 2020/21. O contato do brasileiro termina no próximo mês de junho e, para já, não há luz verde nas negociações de renovação e tudo aponta para a saída.
O Sporting ainda tentou, nos últimos meses, estabelece contactos com os representantes de Matheus Reis, mas todas as abordagens terão sido sem grande sucesso. Assim, ao fim de quatro temporadas e meia, o canhoto vai despedir-se de Alvalade e poderá levar consigo o terceiro campeonato nacional.
Esta temporada, Matheus Reis - avaliado em 7 milhões de euros - soma 43 partidas, tendo disputado 2.194 minutos e feito duas assistências para os companheiros de equipa. Apesar do pouco tempo que passou dentro de campo este ano, o brasileiro foi o quinto utilizado pelos em 2022/23 e o sexto em 2021/22. Esta época, é o décimo.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo este sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação - , diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.
Rui Borges vai apostar no retorno de dois jogadores, numa partida que será decisiva para as contas finais do campeonato nacional
|
O Sporting desloca-se ao Estádio da Luz, numa partida decisiva para as contas do campeonato. Rui Borges vai apostar num onze 'de gala' com Morten Hjulmand e Ousmane Diomande a regressarem às escolhas iniciais do treinador verde e branco frente ao Benfica.
O capitão dos leões começou a partida frente ao Gil Vicente no banco de suplentes, uma vez que estava a apenas um cartão amarelo de pode falhar o dérbi. Para minimizar a possibilidade de perder o 'camisola 42', Rui Borges optou por lançar o dinamarquês apenas aos 64 minutos.
Já o central costa-marfinense regressa após cumprir castigo diante dos gilistas. Diomande viu cartão amarelo na deslocação ao Bessa e ficou fora do duelo contra a formação de Barcelos. Com folha limpa, o 'camisola 26' volta para comandar a defesa leonina no dérbi.
A escolha do onze inicial foi algo complicada para Rui Borges, que tem, neste momento da época, o maior número de jogadores disponíveis desde que chegou a Alvalade. A decisão mais complicada prendeu-se com o parceiro de Hjulmand no meio-campo, mas já está definido.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo este sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.
Treinador dos leões tinha escolha a fazer quanto ao onze inicial a apresentar no Estádio da Luz, mas técnico já tem tudo decidido
|
Rui Borges já tomou uma decisão! Zeno Debast será um dos médios titulares no dérbi com o Benfica. A luta do belga era com Hidemasa Morita, com ambos a procurarem fazer dupla com Morten Hjulmand. No entanto, o treinador do Sporting vai lançar o 'camisola 6' de início.
Na escolha de Rui Borges pesa o facto de Zeno Debast ter respondido à altura quando foi chamado a desempenhar um papel para o qual não foi contratado. Além do mais, a forma física de Morita não está no nível máximo e, num encontro deste calibre, poderá sentir-se.
O japonês, começando no banco de suplentes, também dá ao treinador do Sporting uma maior variedade de jogadores caso precise de mexer na partida. Morita trará muita experiência, caso seja necessário entrar para corrigir algum posicionamento ou pressão.
Debast ganha também vantagem pelas bolas paradas, visto que tem, nos últimos tempos, sido escolhido para executar pontapés de canto e alguns livres mais longos ou em zona lateral, uma vez que tem uma grande técnica e oferece garantias aos leões - como considera André Cruz.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo este sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.
Referência do Clube de Alvalade e um dos jogadores com mais jogos de leão ao peito, fez antevisão ao dérbi em declarações ao nosso jornal
|
O Sporting defronta o Benfica no próximo sábado, dia 10 de maio, em jogo a contar para a 33ª, e penúltima, jornada da Liga Portugal Betclic. O Leonino falou, em Exclusivo, com Carlos Xavier, um dos jogadores com mais jogos na história dos leões, para a antevisão ao dérbi que pode decidir o campeonato nacional. O ex jogador, referência verde e branca, começou por explicar que as equipas estão muito equilibradas e uma possível vantagem poderá ser "jogar em casa".
Para o antigo jogador, é difícil apontar um favorito para o jogo, e para o título. "São jogos especiais", explicou Carlos Xavier, que adiantou ainda que a equipa que ganhar não parte em vantagem para a Final da Taça de Portugal, por se tratarem de "jogos diferentes". Destacou, ainda "o primeiro dérbi de Lisboa" no jogo decisivo da prova rainha "em muitas décadas", o que lhe dá um caráter especial.
Campeão nacional pelo Sporting na época 81/82, Carlos Xavier também falou os tempos em que "o futebol era diferente, mais técnico mas menos atlético". Lembrou uma equipa constituída maioritariamente por jogadores portugueses, onde algumas lendas do Clube, como Rui Jordão, "resolviam metade dos jogos".
Rui Jordão que é, de resto, "o melhor jogador" com quem jogou. Foi o único nome que Carlos Xavier encontrou para comparar a Viktor Gyokeres, o avançado que poderia jogar "em qualquer altura". Em relação à possibilidade dos leões perderam o ponta de lança no verão, explicou que o Sporting "deveria pegar no dinheiro que conseguir, e contratar um ou dois jogadores de qualidade, que sejam capazes de render" o sueco. Explicou que é difícil encontrar jogadores com a mesma qualidade, e que o sueco foi "um grande investimento, um tiro certeiro", que deve render muitos milhões aos cofres de Alvalade. Também já tinha deixado elogios a Geny Catamo.
De volta à Liga Portugal Betclic, Carlos Xavier abordou o tema das arbitragens. O antigo médio defensivo começou por dizer que "todos choram", concordando com a ideia de que o Sporting foi prejudicado, mas relativizando, sendo da opinião que tal também aconteceu aos rivais. No entanto, segundo o antigo leão, "quando se perde, fica mais fácil reclamar".
Por último, lembrou alguns dos dérbis que defrontou contra o Benfica. Carlos Xavier destacou o primeiro encontro contra o rival de Lisboa, que venceu por 3-1, e também uma vitória que deu "muito gozo", no estádio da luz, que impediu as águias de serem campeãs nesse ano, depois do triunfo verde e branco.