Modalidades
Sporting 'despacha' gigante europeu e já pensa na próxima fase da Liga dos Campeões
30 Out 2025 | 17:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
15 Fev 2020 | 19:47 |
Novo objetivo: Taça de Portugal. Os leões deslocaram-se, este sábado, até ao Fundão, para discutirem um lugar nos quartos-de-final da prova rainha. A equipa de Nuno Dias acabou por vencer por 4-2, já no prolongamento, passando à próxima etapa da competição.
A turma de Alvalade entrou forte na partida e com boa rotação de bola. As escolhas de Nuno Dias para o cinco inicial foram esclarecedoras: Gonçalo Portugal, Léo, Pany Varela e Cavinato. Com muitas ausências - Merlim, Deo, Cardinal e Guitta - a presença no banco era marcada pelos mais novos: Sévio, Zicky e os gémeos Paçó.
No entanto, as facilidades não eram, tal como o treinador antecipou, nenhumas. Com Edgar Varela a jogar as cores da equipa adversária, o ala formado no Sporting CP (na AD Fundão por empréstimo) encontrava-se a alto nível e a defender a equipa da casa.
A equipa leonina começou a atacar desde cedo, aos dois minutos, Pauleta fez um roubo de bola que quase resultava no primeiro golo verde e branco. Logo de seguida (4’), triplo remate: Pauleta, Cavinato e Pany Varela; todos para defesa do guarda-redes dos homens do Fundão, Júlio César.
O primeiro grande momento de perigo para a baliza do Sporting CP foi mesmo protagonizada por Edgar Varela, que fez a bola embater com força na trave.
Depois disso, surgiu o primeiro golo da partida: Aos 7 minutos, rotação de Rocha, para remate forte, em posição de canto curto, de pé esquerdo, servido por Taynan . Estava feito o primeiro.
As bolas ao poste continuaram, tanto de um lado como de outro: primeiro Mário Freitas e, na resposta, Cavinato (10’). O jogo mantinha-se aceso e equilibrado e, dessa forma, os fundanenses chegaram mesmo ao empate.
Aos 18 minutos, foi a vez de Péleh fazer o gosto ao pé e destronar a muralha defensiva leonina, levando o 1-1 para o intervalo.
No regresso dos balneários, os leões estavam por cima do jogo. No primeiro ataque (22’) um remate forte de Taynan voltou a dar defesa do guardião da AD Fundão. Logo de seguida (24’), Alex acerta na trave - algo que se tornou uma tendência na partida - depois de grande jogada individual de Pany Varela.
À passagem pelo minuto 26, chegou o bis de Rocha. Alex, novamente, levou a bola ao poste e, na recarga, o número 11 leonino fez o segundo golo.
A vantagem estava feita, mas, a sete minutos do final do tempo regulamentar, os leões já tinham cinco faltas acumuladas, o que acabou por condicionar a tática imposta por Nuno Dias e a própria atitude dos jogadores. Dessa forma, aos 38 minutos, Juninho empatou o duelo, levando o jogo para prolongamento, nesta que foi a primeira jogada em 5 para 4.
Como o objetivo da Taça estava bem definido, o Sporting CP acertou agulhas e não facilitou mais. Nos primeiros cinco minutos adicionais foram os leões que tentaram, ao máximo, evitar as grandes penalidades. João Matos a dar o exemplos com duas grandes oportunidades de seguida e o golo acabou mesmo por surgir.
Aos 43 minutos, hat-trick de Rocha. O brasileiro voltou a não vacilar e colocou os leões em vantagem, de onde não voltariam a sair. Já aos 45 minutos, Alex - desta vez sem os postes a incomodar - sentou os adversários para resolver a partida antes da segunda parte do prolongamento.
Nos últimos cinco minutos, a equipa do Fundão apostou, novamente, no guarda-redes avançado, com Mário Freitas, mas a defesa leonina não vacilou e o resultado final não se alterou, tendo o Sporting CP vencido por 4-2, passando, assim, aos quartos-de-final da Taça de Portugal.
Guardião internacional brasileiro dos verdes e brancos termina contrato no final da presente temporada e tem perdido espaço nas escolhas de Nuno Dias
03 Nov 2025 | 12:11 |
Henrique Rafagnin não tem tido vida fácil no futsal do Sporting, tendo caído nas escolhas de Nuno Dias. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal revela que o guardião internacional pelo Brasil não deverá continuar no Clube de Alvalade para lá do final do contrato, que termina esta temporada.
Henrique Rafagnin chegou ao Sporting para substituir Guitta, na temporada 2023/24, assumindo a titularidade. No entanto, o desempenho do ex-Jaén levantou algumas questões, tendo em conta que os leões tinham, nos últimos largos anos, o melhor guarda-redes do mundo.
Ainda durante a época passada, Henrique Rafagnin perdeu lugar para Bernardo Paçó. O brasileiro também sofreu uma lesão que o impossibilitou de jogar, mas, mesmo totalmente recuperado, o 'camisola 16' vem sendo a escolha principal de Nuno Dias.
Assim sendo e visto que Henrique Rafagnin ocupa uma vaga de jogador Não Formado Localmente - NFL - na ficha de jogo, o Sporting poderá deixar sair o guardião, de modo a reforçar outras posições mais adiantadas do terreno, com atletas estrangeiros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Henrique Rafagnin leva cinco jogos, tendo marcado um golo, diante do Novo Vrijeme, na Liga dos Campeões. No total, desde que chegou ao Pavilhão João Rocha, o guarda-redes fez 76 jogos e ajudou a conquistar um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.
Responsáveis verdes e brancos estão a avaliar situação do jogador, uma vez que espaço na equipa ficou reduzido nos últimos tempos
03 Nov 2025 | 03:00 |
Henrique Rafagnin pode deixar o Sporting no final da temporada. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, o 'camisola 92' da equipa de futsal dos verdes e brancos poderá estar a cumprir a última época no plantel de Nuno Dias.
Henrique chegou ao Sporting para substituir Guitta, na temporada 2023/24, assumindo a titularidade. No entanto, o desempenho do ex-Jaén levantou algumas questões, tendo em conta que os leões tinham, nos últimos largos anos, o melhor guarda-redes do mundo.
Ainda durante a época passada, Henrique perdeu lugar para Bernardo Paçó. O brasileiro também sofreu uma lesão que o impossibilitou de jogar, mas, mesmo totalmente recuperado, o 'camisola 16' vem sendo a escolha principal de Nuno Dias.
Assim sendo e visto que Henrique ocupa uma vaga de jogador Não Formado Localmente - NFL - na ficha de jogo, o Sporting poderá deixar sair o guardião, de modo a reforçar outras posições mais adiantadas do terreno, com atletas estrangeiros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Henrique Rafagnin leva cinco jogos, tendo marcado um golo, diante do Novo Vrijeme, na Liga dos Campeões. No total, desde que chegou ao Pavilhão João Rocha, o guarda-redes fez 76 jogos e ajudou a conquistar um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.
Clube de Alvalade disputou o terceiro, e derradeiro jogo da fase de grupos da competição continental, e voltou a vencer, tal como já tinha feito por duas vezes
01 Nov 2025 | 20:38 |
A equipa de futsal do Sporting venceu frente ao Novo Vrijeme (4-0), este sábado, dia 1 de novembro, em jogo da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Num duelo disputado na Croácia, os leões deram seguimento à vitória frente ao Kairat Almaty, e garantiram o primeiro lugar do seu grupo na prova continental.
O jogo começou da melhor forma para o Sporting. Os leões viram o guardião Henrique inaugurar o marcador logo à passagem do segundo minuto do encontro. Depois disso, Allan Guilherme, aos 13', e Bruno Pinto, aos 15', dilataram a vantagem verde e branca para 3-0. O encontro chegou ao intervalo com esse resultado no marcador.
A etapa complementar foi de gestão para o Sporting, que estava prestes a completar a fase de grupos da Liga dos Campeões apenas com vitórias. Alex Merlim ainda marcou mais um golo para os leões, aos 31', para fechar o resultado final em 4-0.
Com esta vitória – a oitava em nove jogos nesta temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias somam o terceiro triunfo em três jogos nesta edição da Liga dos Campeões, e garantem a passagem à próxima fase da competição, no primeiro lugar do seu grupo.
O emblema verde e branco vira, agora, atenções para o campeonato nacional de futsal. O Clube de Alvalade vai defrontar o Fundão. O encontro diante da turma orientada por Nuno Couto está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, às 20h15, no Pavilhão João Rocha.
Sporting 'despacha' gigante europeu e já pensa na próxima fase da Liga dos Campeões
30 Out 2025 | 17:28
Sporting 'espeta' goleada das antigas na estreia na Liga dos Campeões
29 Out 2025 | 17:30
UEFA Futsal Champions League | Sporting - Prishtina (Jornada 1) ao minuto
29 Out 2025 | 15:44