Modalidades
Exclusivo Leonino - Sporting vai ao mercado por um guarda-redes para 2026/27
26 Nov 2025 | 11:19
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
15 Fev 2020 | 19:47 |
Novo objetivo: Taça de Portugal. Os leões deslocaram-se, este sábado, até ao Fundão, para discutirem um lugar nos quartos-de-final da prova rainha. A equipa de Nuno Dias acabou por vencer por 4-2, já no prolongamento, passando à próxima etapa da competição.
A turma de Alvalade entrou forte na partida e com boa rotação de bola. As escolhas de Nuno Dias para o cinco inicial foram esclarecedoras: Gonçalo Portugal, Léo, Pany Varela e Cavinato. Com muitas ausências - Merlim, Deo, Cardinal e Guitta - a presença no banco era marcada pelos mais novos: Sévio, Zicky e os gémeos Paçó.
No entanto, as facilidades não eram, tal como o treinador antecipou, nenhumas. Com Edgar Varela a jogar as cores da equipa adversária, o ala formado no Sporting CP (na AD Fundão por empréstimo) encontrava-se a alto nível e a defender a equipa da casa.
A equipa leonina começou a atacar desde cedo, aos dois minutos, Pauleta fez um roubo de bola que quase resultava no primeiro golo verde e branco. Logo de seguida (4’), triplo remate: Pauleta, Cavinato e Pany Varela; todos para defesa do guarda-redes dos homens do Fundão, Júlio César.
O primeiro grande momento de perigo para a baliza do Sporting CP foi mesmo protagonizada por Edgar Varela, que fez a bola embater com força na trave.
Depois disso, surgiu o primeiro golo da partida: Aos 7 minutos, rotação de Rocha, para remate forte, em posição de canto curto, de pé esquerdo, servido por Taynan . Estava feito o primeiro.
As bolas ao poste continuaram, tanto de um lado como de outro: primeiro Mário Freitas e, na resposta, Cavinato (10’). O jogo mantinha-se aceso e equilibrado e, dessa forma, os fundanenses chegaram mesmo ao empate.
Aos 18 minutos, foi a vez de Péleh fazer o gosto ao pé e destronar a muralha defensiva leonina, levando o 1-1 para o intervalo.
No regresso dos balneários, os leões estavam por cima do jogo. No primeiro ataque (22’) um remate forte de Taynan voltou a dar defesa do guardião da AD Fundão. Logo de seguida (24’), Alex acerta na trave - algo que se tornou uma tendência na partida - depois de grande jogada individual de Pany Varela.
À passagem pelo minuto 26, chegou o bis de Rocha. Alex, novamente, levou a bola ao poste e, na recarga, o número 11 leonino fez o segundo golo.
A vantagem estava feita, mas, a sete minutos do final do tempo regulamentar, os leões já tinham cinco faltas acumuladas, o que acabou por condicionar a tática imposta por Nuno Dias e a própria atitude dos jogadores. Dessa forma, aos 38 minutos, Juninho empatou o duelo, levando o jogo para prolongamento, nesta que foi a primeira jogada em 5 para 4.
Como o objetivo da Taça estava bem definido, o Sporting CP acertou agulhas e não facilitou mais. Nos primeiros cinco minutos adicionais foram os leões que tentaram, ao máximo, evitar as grandes penalidades. João Matos a dar o exemplos com duas grandes oportunidades de seguida e o golo acabou mesmo por surgir.
Aos 43 minutos, hat-trick de Rocha. O brasileiro voltou a não vacilar e colocou os leões em vantagem, de onde não voltariam a sair. Já aos 45 minutos, Alex - desta vez sem os postes a incomodar - sentou os adversários para resolver a partida antes da segunda parte do prolongamento.
Nos últimos cinco minutos, a equipa do Fundão apostou, novamente, no guarda-redes avançado, com Mário Freitas, mas a defesa leonina não vacilou e o resultado final não se alterou, tendo o Sporting CP vencido por 4-2, passando, assim, aos quartos-de-final da Taça de Portugal.
Clube de Alvalade entrou em campo, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, para jogar a segunda mão dos oitavos-de-final da competição internacional
04 Dez 2025 | 22:01 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o AEK de Atenas por 8-3, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, em jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões da modalidade. Depois da vitória no fim-de-semana, para o campeonato, os leões garantiram presença na fase seguinte da competição internacional.
O Sporting entrou com tudo, e inaugurou o marcador logo no primeiro minuto, por Bruno Pinto. Os leões mantiveram a pressão, e aos 3' já lideravam por 3-0 (Bruno Pinto e Allan Guilherme fizeram os golos). Aos 13', o AEK conseguiu reduzir, e deixou o marcador com 3-1 ao intervalo, a favor dos verdes e brancos.
Nos segundos 20 minutos, a formação helénica conseguiu reduzir a vantagem para apenas um golo, aos 23'. No entanto, o Sporting reagiu, e voltou a colocar-se em controlo do marcados. Pauleta fez o 4-2, seguido do hat-trick de Bruno Pinto. Tomás Paçó e Felipe Valério dilataram ainda mais a vantagem verde e branca, que atingiu números expressivos no final da partida. O melhor que o AEK conseguiu foi reduzir, para 7-3, mas Pauleta voltou a atirar a diferença para cinco golos.
Com esta vitória – a 15.ª em 17 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias ultrapassam o AEK de Atenas nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os verdes e brancos avançam, com agregado final de 19-3, e ficam à espera do Benfica, que deve ser o adversário nos quartos-de-final da competição internacional.
O Clube de Alvalade vai, agora, voltar a virar atenções para o campeonato nacional. Os leões recebem o Torreense, numa partida que se vai disputar no Pavilhão João Rocha. O apito inicial está marcado para as 15h00 da próxima segunda-feira, dia 8 de dezembro.
Clube de Alvalade chegou cedo à vantagem; Atleta do emblema verde e branco inaugurou o marcador logo no primeiro minuto de jogo
29 Nov 2025 | 22:23 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o Leões de Porto Salvo por 6-3, este sábado, dia 29 de novembro, em jogo da 11.ª jornada da Liga Placard. Depois da goleada ameio da semana para a Liga dos Campeões, os leões derrotaram agora o terceiro classificado do Campeonato.
Na primeira parte, o Clube de Alvalade chegou cedo à vantagem. Diogo Santos inaugurou o marcador logo no primeiro minuto. O camisola 7 estava endiabrado e bisou logo aos 3'. A equipa forasteira conseguiu reduzir aos 4' por intermédio de Landelino Neto. Num duelo intenso, os leões voltaram a marcar aos 6'. Agora foi Pauleta a aproveitar um erro da defesa contrária e apontar o 3-1. Aos 13', Felipe Valério fez o quarto. Quando os visitados atingiram as seis faltas, o Leões de Porto Salvo não falhou e conseguiu o 4-2 por Isaías Furtado.
Nos segundos 20 minutos, a formação do concelho de Oeiras reduziu para 4-3 aos 24' com golo de Rúben Carrilho. No melhor momento dos visitantes na partida, contudo, o Sporting não tremeu e conseguiu travar o ímpeto adversário. Uma bela jogada coletiva terminou com Wesley a dar para Bruno Pinto fazer o 5-3 aos 30 minutos. Bruno Maior fez o 6-3 aos 38 minutos.
Com esta vitória – a 14.ª em 16 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias estão no segundo lugar da tabela classificativa com 27 pontos. O Benfica é primeiro classificado com 33. Por outro lado, o Leões de Porto Salvo é terceiro classificado com 22.
O Clube de Alvalade vai, agora, receber os gregos do AEK para a segunda mão dos oitavos-de-final da UEFA Futsal Champions League na quinta-feira, dia 4 de dezembro, às 19h30. Fora de casa, o Sporting venceu por uns claros 11-0 e tem pé e meio na próxima fase da competição internacional.
Estrutura do Clube de Alvalade pretende preparar atempadamente todas as contratações da próxima temporada e está atento às necessidades de Nuno Dias
27 Nov 2025 | 14:07 |
Está decido: o Sporting vai fazer mudanças no plantel da equipa de futsal para a temporada 2026/27 e o sector onde se deverá sentir mais é na baliza, sabe o Leonino. A estrutura dos leões pretende garantir a chegada de um novo guarda-redes para a turma de Nuno Dias.
Segundo apurou o nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, a estrutura verde e branca olha para a baliza da modalidade como uma das posições mais deficitárias e acredita que um dos passos para o sucesso possa ser a contratação de um novo guardião que, ao que tudo indica, deverá ser estrangeiro.
Atualmente, Nuno Dias conta com três guarda-redes: Bernardo Paçó, Henrique Rafagnin e Gonçalo Portugal. Enquanto o primeiro tem sido utilizado como titular, o Sporting acredita que poderá melhorar com maior competição no plantel. O internacional português é tido como mais que suficiente para a fase regular, mas os leões pretendem outra experiência para os play-offs, finais e UEFA Futsal Champions League.
Por seu turno, Rafagnin deverá deixar a equipa do Sporting no final da presente temporada, tal como avançou o Leonino, em exclusivo. O brasileiro perdeu o lugar para Paçó na época transata e tarda a agarrar a sua oportunidade em Alvalade. A saída deste não formado localmente (NFL) abre a entrada de outro.
Também Gonçalo Portugal pode colocar um ponto final à sua passagem no Sporting no fim de 2025/26. Depois de praticamente 15 temporadas em Alvalade, o guarda-redes de 33 anos tem cada vez menos utilização por parte de Nuno Dias e sua saída poderá abrir espaço ao regresso de Guilherme Cintra, que está atualmente emprestado à UVPN.
Relembre, aqui, os melhores momentos do Sporting na última final four da Liga dos Campeões de futsal: