Modalidades
Oficial! Frederico Varandas apresenta vice-campeão para reforçar o Sporting
08 Jan 2026 | 09:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
10 Jan 2020 | 11:14 |
Jorge Fonseca foi, esta quinta-feira (9 de janeiro), condecorado com a ordem de mérito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Recorde-se que o atleta leonino se sagrou, em 2019, Campeão do Mundo de judo na categoria de -100kg.
Após receber a condecoração, Jorge Fonseca confessou que esta distinção era algo que já ambiciona há bastante tempo: “Agradeço ao Presidente da República pela homenagem. Não vou negar que queria muito estar aqui hoje porque mereço, porque trabalhei para o merecer e porque queria partilhar com a minha mãe, com o meu treinador, com todos os que acreditaram e com os que não acreditaram”.
O judoca verde e branco lembrou ainda a vitória mais importante que teve em toda a sua vida: “Com o cancro, aprendi a viver hoje e agora. Talvez, por isso, queria muito estar aqui hoje e agora. Perguntei-me muitas vezes quando seria o dia. Hoje é o dia e estou aqui muito feliz”.
Por sua vez, Marcelo Rebelo recordou os feitos de Jorge Fonseca e agradeceu as conquistas alcançadas pelo mesmo: “O que nos junta aqui hoje é um gesto de agradecimento nacional por vários méritos do condecorado. O primeiro, o mais óbvio, é o mérito desportivo. Foi uma vitória num Mundial nunca obtida por nenhum atleta português. Portugal não pode deixar de estar grato pelo que significa essa vitória. (...) A mensagem fundamental é a mensagem dirigida à juventude. Vale a pena lutar e trabalhar para depois poder vencer”.
O Presidente da República enalteceu também a vertente humana de Jorge Fonseca: “Para além do mérito desportivo, que é excecional, há o mérito humano. Não sei se esse mérito humano não será ainda mais importante do que o desportivo. Os atletas são pessoas de carne e osso. Só chegam onde chegam tendo como base um percurso de vida, um esforço de formação e de persistência e um acompanhamento pelos que são essenciais nesse processo. Há sempre um lado humano ao lado da componente desportiva. E o lado humano, neste caso, é muito especial. O condecorado enfrentou, em simultâneo, o desafio desportivo e o desafio da própria saúde sem poder separar um do outro. Fazia tudo ao mesmo tempo. Venceu ambas as batalhas, o que foi o mais difícil. Há ainda um terceiro mérito que torna esta condecoração ainda mais especial. É o mérito de nunca ter deixado de ser pai ao mesmo tempo que enfrentava a luta pela saúde e prosseguia a carreira desportiva. Encontrou no filho uma razão para vencer as duas outras batalhas. Isto tem um valor pedagógico que é único. É um exemplo”.
Informação chegou aos Sócios e adeptos do Clube de Alvalade na última quinta-feira, dia 8 de janeiro, através de um comunicado
09 Jan 2026 | 09:30 |
Rúben Freire vai deixar o Sporting a título de empréstimo para representar o FK Osijek, da Croácia. A saída do ala de 27 anos foi oficializada esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, pelo clube leonino, que deixou uma mensagem de agradecimento ao jogador.
"O Sporting agradece a Rúben Freire todo o empenho e profissionalismo demonstrados ao serviço do Clube e deseja-lhe as maiores felicidades neste período de empréstimo", pode ler-se na nota publicada pelos verdes e brancos no seu site oficial.
O futsalista ruma assim ao atual quarto classificado da Liga Croata, depois de ter apontado nove golos em 47 jogos pelo Sporting. No currículo leonino, Freire soma ainda a conquista da Taça da Liga e da Taça de Portugal na última temporada, além da Supertaça já na presente época.
Por esta altura, os comandados de Nuno Dias encontram-se no segundo lugar da tabela classificativa, com 39 pontos. O Benfica é primeiro classificado com 45. O pódio fica completo com os Leões de Porto Salvo, que ainda bem afastados somam o total de 27.
O Sporting vai, agora, enfrentar o Valpaços Futsal na primeira fase desta edição da Taça da Liga. O encontro diante da formação que atua na segunda divisão nacional está marcado para o próximo sábado, dia 10 de janeiro, às 16h00, no reduto do adversário.
Clube de Alvalade está ciente do impacto das boas exibições recentes do jogador, mas já tem uma estratégia delineada para o processo
09 Jan 2026 | 03:00 |
Alessandro Verona está a ser cobiçado em Itália, sabe o Leonino. As boas exibições do avançado da equipa de hóquei em patins do Sporting têm sido destaque no seu país e, apesar de ainda não ter chegado qualquer proposta a Alvalade, o jogador está referenciado.
O nosso Jornal avança, neste Exclusivo Leonino, que o hoquista começa a gerar algum burburinho pela Europa e existem emblemas que pretendem garantir o seu regresso a Itália, onde já representou o Amatori Lodi e o Forte dei Marmi. Ainda assim, o emblema liderado por Frederico Varandas está tranquilo e pretende mesmo renovar o contrato do jogador.
Alessandro Verona chegou ao Sporting na temporada 2019/20, representando o Clube de Alvalade há seis anos. Durante esse período, tem sido, de forma consistente, uma das maiores figuras da equipa, e, mesmo com 30 anos de idade, Frederico Varandas continua a olhar para o jogador como uma peça importante para Edo Bosch.
Ao serviço do Sporting, desde 2019/20, Alessandro Verona já disputou um total de 253 partidas. Mais de duas centenas de jogos de leão ao peito, onde o avançado italiano conseguiu o incrível registo de 147 golos apontados, aos quais junta, ainda, 69 assistências.
Nas sete temporadas que leva no Sporting, Alessandro Verona já conquistou oito títulos, tendo sido peça essencial em praticamente todos. A nível nacional, ganhou um campeonato português, uma Taça e uma Supertaça. No plano internacional, conta com duas WSE Continental Cup, duas Ligas dos Campeões, e um campeonato do mundo de hóquei em patins.
Equipa verde e branca não conseguiu superiorizar-se ao eterno rival em partida disputada esta quinta-feira, dia 8 de janeiro
08 Jan 2026 | 22:02 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting perdeu com o Benfica, por 4-1, esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, em jogo a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões da modalidade. Rafael Bessa foi o autor do único golo dos verdes e brancos.
A partida começou quentinha e com oportunidades para ambos os lados. Ainda assim, foi mesmo o Sporting a inaugurar o placard, aos quatro minutos de jogo, com Bessa a precisar apenas de encostar. No entanto, a situação inverteu-se ainda antes do intervalo, com os encarnados a marcarem três golos de uma assentada: Roberto di Benedetto (10’), Diogo Rafael (12’) e Lucas Ordóñez (21’).
No regresso dos balneários, os guardiões de parte a parte tiveram uma palavra a dizer no rumo do encontro, que se mantinha bastante partido apesar da vantagem do Benfica. O Sporting continuou sem conseguir concretizar e as águias dilataram o resultado, com o 4-1 a chegar por Gonçalo Pinto (41’).
Com esta derrota - a quarta em 25 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam sete pontos e estão o terceiro lugar no grupo B da competição. O Benfica é líder com 12. Já o Liceo é segundo classificado com os mesmos pontos dos leões.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 11 de janeiro, frente ao CA Feira. O encontro diante da turma da terceira divisão nacional, a contar para os 16 avos de final da Taça de Portugal, jogar-se-á às 17h00, em Santa Maria da Feira.
Oficial! Frederico Varandas apresenta vice-campeão para reforçar o Sporting
08 Jan 2026 | 09:43
Grande figura de Portugal explica motivo para abdicar de lenda do Sporting
07 Jan 2026 | 16:29
Última hora! Convocatória da Seleção Nacional deixa de fora grande nome do Sporting
07 Jan 2026 | 12:26