Futebol
Sporting tem vaga disponível, mas prefere adiar jogo da Taça de Portugal: saiba o motivo
09 Jan 2026 | 15:58
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Jun 2020 | 13:50 |
O futebol português está de regresso, quase três meses depois, esta quarta-feira. A turma de Alvalade só sobe ao relvado na quinta-feira, dia 4 de maio, frente ao Vitória SC, pelas 21h15, no Estádio D. Afonso Henriques.
Em Guimarães, o campeonato tem sido marcado por altos e baixos. A equipa orientada por Ivo Vieira estabeleceu como objetivo para esta temporada a qualificação para as competições europeias, mas ainda assim os vimaranenses estão no sexto lugar. Com 24 partidas realizadas até ao momento, o Vitória SC venceu 10 e registou o mesmo número de derrotas e empates: sete. Com uma equipa bastante concretizadora, o Vitória de Guimarães é o quarto melhor ataque do campeonato. Normalmente num sistema de 4-3-3, quem tem contribuído muito para estes números são Marcus Edwards, Davidson e Léo Bonatini: os três jogadores mais utilizados no setor ofensivo da equipa. E muito provavelmente serão estes os escolhidos por Ivo Vieira para o jogo desta quinta-feira. Quanto às ausências, Sacko, o lateral direito minhoto, vai cumprir castigo por acumulação de cartões amarelos.
Para marcarem presença nas competições europeias, os rapazes do Minho têm de alcançar o Sporting CP, que se encontra no quarto lugar - último lugar que dá acesso às competições europeias da próxima temporada. E nada melhor do que o primeiro jogo, desde a paragem forçada devido à pandemia, coloque frente a frente dois históricos do futebol português.
Quanto aos leões, agora com Rúben Amorim na frente da equipa, os 42 pontos mantêm a esperança de ascender, pelo menos, ao 3.º lugar do campeonato, ocupado pelo SC Braga. Tal como aconteceu em Guimarães, para os lados de Alvalade a época também tem sido uma verdadeira montanha russa. Com vários treinadores, vários jogadores e algumas polémicas internas, o Clube ficou aquém das expetativas em termos desportivos. No entanto, nesta fase final o grande objetivo dos leões – não há troféus em disputa - passa por preparar o plantel para a próxima temporada. Os resultados têm sido muito inconstantes e o plantel leonino soma 13 vitórias, três empates e oito derrotas. As oito derrotas sofridas este ano para a Liga NOS é um sinal de dificuldades, principalmente no setor defensivo. O Sporting é a pior defesa dos quatro primeiros classificados. Nesse sentido, uma das apostas de Rúben Amorim (que apenas orientou a equipa em Alvalade frente ao Desportivo das Aves, na 24.ª jornada) tem sido uma formação com três defesas centrais e dois alas. Para a partida de quinta-feira, o técnico não conta com Luiz Phellype e Wendel, que se lesionou recentemente.
O duelo entre Vitória SC e Sporting CP é um clássico do futebol português e um espetáculo que diz muito que falar. Na primeira volta, no Estádio José Alvalade, os leões bateram os minhotos por 3-1. Nos últimos duelos entre ambas as formações, o Sporting CP tem levado a melhor, mas quase sempre no reduto do leão. Já fora de portas e perante os fervorosos adeptos vimaranenses, o Vitória é sempre um adversário muito complicado. No entanto, desta vez os adeptos não vão marcar presença, devido às medidas de segurança impostas pelo Governo e no seguimento da pandemia do Covid-19. O jogo está marcado para as 21h15 de quinta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques e vai ser transmitido em sinal aberto, pela Sport TV.
Clube de Alvalade tem plano bem definido em relação ao jogador e, ao que tudo indica, fará parte do plantel principal dos leões na próxima época
10 Jan 2026 | 03:00 |
O Sporting está a ponderar contar Diogo Travassos em Alvalade para 2026/27, sabe o Leonino. O jogador dos quadros verdes e brancos encontra-se emprestado ao Moreirense e a Direção dos leões está bastante impressionada com a temporada que tem vindo realizar.
Segundo pode avançar o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, a equipa técnica de Rui Borges está a acompanhar atentamente a evolução do jovem lateral direito e, caso continua assim na segunda metade da temporada, o futuro poderá trazer-lhe a oportunidade de ingressar na equipa principal dos verdes e brancos.
Na verdade, o plano para Travassos sempre foi o seu regresso ao Sporting. Este segundo empréstimo consecutivo - depois de ter estado no Estrela da Amadora em 2024/25 -, tinha como objetivo primário a sua continuidade numa prova mais competitiva, para a estrutura perceber de que forma o jogador acabaria por reagir.
Apesar de não ter sido aposta de Rui Borges para o arranque de 2025/26, o atleta é visto como uma promessa para o futuro próximo do Sporting. Como prova da confiança depositada no jogador da formação de Alcochete, Frederico Varandas recompensou o defesa com uma renovação de contrato válida até 2030 e com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Neste início de temporada, Diogo Travassos - avaliado em 2,5 milhões de euros - foi emprestado pelo Sporting à formação do Moreirense, em busca de ganhar mais ritmo competitivo. Em Moreira de Cónegos, conta já com 13 partidas realizadas, 1.019 minutos de utilização e três golos.
Central de 22 anos, formado em Alcochete, é um dos vários atletas do Clube de Alvalade indisponíveis para o treinador da equipa
09 Jan 2026 | 17:39 |
Eduardo Quaresma já teve alta hospitalar e encontra-se agora em repouso domiciliário, depois de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica ao osso zigomático da face esquerda, na sequência de uma lesão sofrida Sporting - Vitória de Guimarães, que culminou na eliminação na Allianz Cup.
A cirurgia decorreu sem complicações e permitiu que Eduardo Quaresma recebesse alta pouco depois, iniciando agora um período de repouso fora do hospital, sob vigilância médica, antes de regressar gradualmente à atividade desportiva.
Tal como já tinha sido avançado, o tempo de paragem estimado ronda as três semanas, dependendo da evolução da recuperação e da adaptação às proteções faciais que poderão ser utilizadas no regresso do 'camisola 72' à competição.
Apesar da ausência temporária, a evolução clínica do defesa português tranquiliza o Sporting, que segue atentamente o processo de recuperação de um jogador que tem somado minutos com Rui Borges na temporada, fruto das restantes lesões no plantel.
Eduardo Quaresma - avaliado em 15 milhões de euros - tem 1088 minutos somados em 15 partidas oficiais, com um golo marcado e duas assistências. O jovem central já conquistou três Campeonatos Nacionais, uma taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Chegada do extremo senegalês a Alvalade é vista com bons olhos em Espanha e pode ser opção valiosa para a restante temporada
09 Jan 2026 | 17:07 |
Souleymane Faye, avançado do Senegal, que deverá chegar nas próximas horas em Lisboa para realizar exames médicos e assinar contrato com o Sporting, é elogiado por Rafael Lamas, jornalista do diário espanhol Ideal e profundo conhecedor do Granada, que acredita que o africano tem o perfil certo para vingar em Alvalade.
“É muito rápido e intuitivo”
“É muito rápido, intuitivo e tem uma grande capacidade física, que lhe permite pressionar sem grandes problemas. Gosta de jogar pela esquerda, fazer diagonais para o meio e rematar à baliza. É daqueles que vai para cima do adversário sem medo, faz a diferença no um para um e cruza bem”, explicou o jornalista em declarações ao jornal O Jogo.
Lamas garante que o atacante de 22 anos, avaliado em 1,5 milhão de euros, é uma aposta segura por parte dos leões. “É uma das maiores sensações do Granada. Pagaram 600 mil euros por metade do passe e agora vão vendê-lo por um valor muito superior. Só esse detalhe diz tudo”.
“Trabalha imenso para a equipa”
“É um ótimo rapaz, trabalha imenso para a equipa, faz bom balneário e não foge aos desafios. Dá-se bem com todos e de certeza que será muito bem aceite no Sporting”, concluiu Lamas, reforçando a ideia de que o clube português encontrou um reforço com margem de crescimento e personalidade para singrar.
Faye, que vai custar 6 milhões de euros + 2 por objetivos aos cofres leoninos, tem vindo a destacar-se com a camisola do Granada, da segunda divisão espanhola. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou dois golos e fez seis assistências.