Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Jun 2020 | 13:50 |
O futebol português está de regresso, quase três meses depois, esta quarta-feira. A turma de Alvalade só sobe ao relvado na quinta-feira, dia 4 de maio, frente ao Vitória SC, pelas 21h15, no Estádio D. Afonso Henriques.
Em Guimarães, o campeonato tem sido marcado por altos e baixos. A equipa orientada por Ivo Vieira estabeleceu como objetivo para esta temporada a qualificação para as competições europeias, mas ainda assim os vimaranenses estão no sexto lugar. Com 24 partidas realizadas até ao momento, o Vitória SC venceu 10 e registou o mesmo número de derrotas e empates: sete. Com uma equipa bastante concretizadora, o Vitória de Guimarães é o quarto melhor ataque do campeonato. Normalmente num sistema de 4-3-3, quem tem contribuído muito para estes números são Marcus Edwards, Davidson e Léo Bonatini: os três jogadores mais utilizados no setor ofensivo da equipa. E muito provavelmente serão estes os escolhidos por Ivo Vieira para o jogo desta quinta-feira. Quanto às ausências, Sacko, o lateral direito minhoto, vai cumprir castigo por acumulação de cartões amarelos.
Para marcarem presença nas competições europeias, os rapazes do Minho têm de alcançar o Sporting CP, que se encontra no quarto lugar - último lugar que dá acesso às competições europeias da próxima temporada. E nada melhor do que o primeiro jogo, desde a paragem forçada devido à pandemia, coloque frente a frente dois históricos do futebol português.
Quanto aos leões, agora com Rúben Amorim na frente da equipa, os 42 pontos mantêm a esperança de ascender, pelo menos, ao 3.º lugar do campeonato, ocupado pelo SC Braga. Tal como aconteceu em Guimarães, para os lados de Alvalade a época também tem sido uma verdadeira montanha russa. Com vários treinadores, vários jogadores e algumas polémicas internas, o Clube ficou aquém das expetativas em termos desportivos. No entanto, nesta fase final o grande objetivo dos leões – não há troféus em disputa - passa por preparar o plantel para a próxima temporada. Os resultados têm sido muito inconstantes e o plantel leonino soma 13 vitórias, três empates e oito derrotas. As oito derrotas sofridas este ano para a Liga NOS é um sinal de dificuldades, principalmente no setor defensivo. O Sporting é a pior defesa dos quatro primeiros classificados. Nesse sentido, uma das apostas de Rúben Amorim (que apenas orientou a equipa em Alvalade frente ao Desportivo das Aves, na 24.ª jornada) tem sido uma formação com três defesas centrais e dois alas. Para a partida de quinta-feira, o técnico não conta com Luiz Phellype e Wendel, que se lesionou recentemente.
O duelo entre Vitória SC e Sporting CP é um clássico do futebol português e um espetáculo que diz muito que falar. Na primeira volta, no Estádio José Alvalade, os leões bateram os minhotos por 3-1. Nos últimos duelos entre ambas as formações, o Sporting CP tem levado a melhor, mas quase sempre no reduto do leão. Já fora de portas e perante os fervorosos adeptos vimaranenses, o Vitória é sempre um adversário muito complicado. No entanto, desta vez os adeptos não vão marcar presença, devido às medidas de segurança impostas pelo Governo e no seguimento da pandemia do Covid-19. O jogo está marcado para as 21h15 de quinta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques e vai ser transmitido em sinal aberto, pela Sport TV.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 15 de fevereiro, no Estádio José Alvalade, frente ao Famalicão
13 Fev 2026 | 09:41 |
O Sporting regressou ontem de manhã ao trabalho, após um dia de folga, e Rui Borges começou a preparar as soluções para colmatar a ausência de Luis Suárez na receção ao Famalicão, agendada para domingo, às 20h30. Suspenso para a 22.ª jornada da Liga, o avançado colombiano deixa o treinador privado da principal referência ofensiva, obrigando a ajustes na frente de ataque.
Uma das alternativas foi chamada da equipa B. Gabriel Silva, avançado de 18 anos que treina pontualmente com o plantel principal, voltou a integrar os trabalhos dos “graúdos”. O facto ganha relevância adicional, uma vez que foi o único ponta de lança de raiz presente na sessão.
Internacional jovem por Portugal, o jovem soma esta temporada três golos, repartidos entre a equipa B (14 jogos), os sub-23 (dois encontros) e os sub-19 na UEFA Youth League (cinco partidas). Produto da geração de 2007 - a mesma de Geovany Quenda e João Simões -, Gabriel Silva é apontado internamente como um dos talentos mais promissores da formação de Alcochete, onde ingressou em 2016.
Além de “Gabi”, como é conhecido na Academia, Rui Borges pode recorrer a Rafael Nel - titular e autor de um golo na recente vitória da equipa B sobre o Paços de Ferreira (3-0) - ou à versatilidade de Souleymane Faye. Apesar de ser extremo de raiz, o reforço já atuou como referência ofensiva nos tempos em que representava o Granada e o Galaxy Foot, do Senegal, onde se formou.
Tal como foi noticiado, Souleymane Faye parte na frente para assumir o papel de Luis Suárez, mas os jovens da formação mantêm-se como opções válidas na luta por um lugar no onze. A partida disputa-se no próximo domingo, dia 15 de fevereiro, pelas 20h30.
Conheça todos os detalhes do dossiê relacionado com o internacional moçambicano, que se encontra a realizar uma das melhores temporadas da carreira
13 Fev 2026 | 09:24 |
Geny Catamo já terá mesmo assinado a sua renovação com o Sporting. jogador tem sido um dos pilares de Rui Borges em 2025/26, integrando o lote dos dez jogadores mais utilizados, com 27 partidas e 1.620 minutos somados. Contudo, foi a partir do final de dezembro de 2025 que o internacional moçambicano elevou claramente os números de golos e assistências, tanto no clube como na seleção.
Para lá da natural fase de inspiração, há um dado relevante que ajuda a explicar esta subida de rendimento: o extremo renovou contrato por mais uma temporada, ficando ligado aos leões até 2029. Poucos dias antes de viajar para Marrocos para disputar a Taça das Nações Africanas ao serviço de Moçambique, as bases do entendimento estavam alinhadas, faltando apenas a formalização. O acordo foi entretanto concluído, com o jogador a prolongar por um ano o vínculo que terminava em 2028.
A revisão traduziu-se também numa valorização salarial significativa, passando Geny a auferir entre 700 e 750 mil euros por época, face aos anteriores 400 mil. A cláusula de rescisão mantém-se nos 60 milhões de euros, montante fixado na renovação anterior, oficializada em dezembro de 2023. Por se tratar sobretudo de uma atualização contratual ajustada à importância do atleta na equipa, não está prevista a habitual cerimónia pública com Frederico Varandas.
Coincidência ou não, desde então o 'camisola 10' reforçou a influência no último terço. Na CAN apontou dois golos e uma assistência em quatro encontros pelos mambas. De regresso a Alvalade, somou mais três golos e um passe decisivo. Com metade da temporada ainda por disputar, aproxima-se dos melhores registos da carreira: os atuais seis golos estão perto dos sete alcançados em 2024/25 e as quatro assistências quase igualam as cinco de 2023/24.
A renovação de Geny foi assegurada ainda antes do virar do ano, mas não foi caso isolado. Nos últimos meses, a SAD leonina tem trabalhado na continuidade de vários elementos nucleares para Rui Borges. Pedro Gonçalves renovou em outubro, Gonçalo Inácio em dezembro e Ousmane Diomande em janeiro - todos com vínculo até 2030. Está igualmente bem encaminhado o acordo com Francisco Trincão, tal como Record avançou a 4 deste mês.
Técnico do Clube de Alvalade tem agora mais soluções, dificultando a afirmação imediata do jogador no plantel principal dos leões
13 Fev 2026 | 03:00 |
A vida de Salvador Blopa complicou-se no Sporting. Segundo apurou o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, a lesão contraída e a chegada de caras novas no mercado de inverno retiraram espaço ao jovem no plantel de Rui Borges. O técnico tem agora mais soluções, dificultando a afirmação imediata do ala na equipa principal.
As contratações de Luís Guilherme e Souleymane Faye, asseguradas na última janela de transferências, aumentaram a concorrência interna nas alas. Além destes reforços de peso, a recuperação clínica de Nuno Santos também contribui para fechar as portas do onze. O treinador verde e branco gere agora um leque de opções muito mais vasto e experiente.
Para já, Salvador Blopa está perto de recuperar a 100% o ritmo depois da lesão que o afastou dos relvados, mas o regresso à competição está a ser feito de forma cautelosa. O jovem ala, de 18 anos, foi reintegrado na equipa B do Sporting, sob as ordens de João Gião. Aliás, esteve ao serviço do conjunto secundário na última terça-feira, dia 10 de fevereiro, frente ao Paços de Ferreira - e jogou 32 minutos.
O jogador - que renovou recentemente - sofreu o problema físico na véspera do encontro frente ao Gil Vicente, da 17.ª jornada da Liga, disputado a 2 de janeiro, em Barcelos, que terminou empatado a uma bola. Desde então, o ala ficou de fora de vários jogos, nomeadamente Taça da Liga, Liga Portugal Betclic, Liga dos Campeões e Taça de Portugal.
Esta temporada desportiva, Salvador Blopa leva 21 encontros disputados pelo Sporting: 12 na Segunda Liga pela equipa B, três pelos sub-19 na UEFA Youth League e seis no plantel principal. No total, o ala disputou 1.298 minutos, tendo marcado três golos e feito duas assistências.