Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

LEÕES DESLOCAM-SE A GUIMARÃES NO REGRESSO DA LIGA NOS

Campeonato está de volta e os leões começam a fase final da Liga NOS em Guimarães, frente ao Vitória SC. Os vimaranenses estão neste momento no 6.º lugar com 37 pontos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

03 Jun 2020 | 14:50 |

Icon Comentário0

O futebol português está de regresso, quase três meses depois, esta quarta-feira. A turma de Alvalade só sobe ao relvado na quinta-feira, dia 4 de maio, frente ao Vitória SC, pelas 21h15, no Estádio D. Afonso Henriques.


Em Guimarães, o campeonato tem sido marcado por altos e baixos. A equipa orientada por Ivo Vieira estabeleceu como objetivo para esta temporada a qualificação para as competições europeias, mas ainda assim os vimaranenses estão no sexto lugar. Com 24 partidas realizadas até ao momento, o Vitória SC venceu 10 e registou o mesmo número de derrotas e empates: sete. Com uma equipa bastante concretizadora, o Vitória de Guimarães é o quarto melhor ataque do campeonato. Normalmente num sistema de 4-3-3, quem tem contribuído muito para estes números são Marcus Edwards, Davidson e Léo Bonatini: os três jogadores mais utilizados no setor ofensivo da equipa. E muito provavelmente serão estes os escolhidos por Ivo Vieira para o jogo desta quinta-feira. Quanto às ausências, Sacko, o lateral direito minhoto, vai cumprir castigo por acumulação de cartões amarelos.


Para marcarem presença nas competições europeias, os rapazes do Minho têm de alcançar o Sporting CP, que se encontra no quarto lugar - último lugar que dá acesso às competições europeias da próxima temporada. E nada melhor do que o primeiro jogo, desde a paragem forçada devido à pandemia, coloque frente a frente dois históricos do futebol português.


Quanto aos leões, agora com Rúben Amorim na frente da equipa, os 42 pontos mantêm a esperança de ascender, pelo menos, ao 3.º lugar do campeonato, ocupado pelo SC Braga. Tal como aconteceu em Guimarães, para os lados de Alvalade a época também tem sido uma verdadeira montanha russa. Com vários treinadores, vários jogadores e algumas polémicas internas, o Clube ficou aquém das expetativas em termos desportivos. No entanto, nesta fase final o grande objetivo dos leões – não há troféus em disputa - passa por preparar o plantel para a próxima temporada. Os resultados têm sido muito inconstantes e o plantel leonino soma 13 vitórias, três empates e oito derrotas. As oito derrotas sofridas este ano para a Liga NOS é um sinal de dificuldades, principalmente no setor defensivo. O Sporting é a pior defesa dos quatro primeiros classificados. Nesse sentido, uma das apostas de Rúben Amorim (que apenas orientou a equipa em Alvalade frente ao Desportivo das Aves, na 24.ª jornada) tem sido uma formação com três defesas centrais e dois alas. Para a partida de quinta-feira, o técnico não conta com Luiz Phellype e Wendel, que se lesionou recentemente.

O duelo entre Vitória SC e Sporting CP é um clássico do futebol português e um espetáculo que diz muito que falar. Na primeira volta, no Estádio José Alvalade, os leões bateram os minhotos por 3-1. Nos últimos duelos entre ambas as formações, o Sporting CP tem levado a melhor, mas quase sempre no reduto do leão. Já fora de portas e perante os fervorosos adeptos vimaranenses, o Vitória é sempre um adversário muito complicado. No entanto, desta vez os adeptos não vão marcar presença, devido às medidas de segurança impostas pelo Governo e no seguimento da pandemia do Covid-19. O jogo está marcado para as 21h15 de quinta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques e vai ser transmitido em sinal aberto, pela Sport TV.



Futebol

Choque no Jamor! Sporting perde final da Taça de Portugal frente ao Torreense

No Estádio Nacional, em Oeiras, equipa de Rui Borges teve uma exibição muito desinspirada e não conseguiu conquistar 19.ª prova rainha do seu palmarés

Sporting perdeu a final da Taça de Portugal frente ao Torreense (2-1, após prolongamento), este domingo, no Estádio Nacional
Sporting perdeu a final da Taça de Portugal frente ao Torreense (2-1, após prolongamento), este domingo, no Estádio Nacional

24 Mai 2026 | 20:10 |

Icon Comentário0

O Sporting perdeu a final da Taça de Portugal frente ao Torreense (2-1, após prolongamento), este domingo, dia 24 de maio. Os leões tinham a oportunidade de conquistar a 19.ª prova rainha do seu palmarés, mas tiveram uma exibição muito desinspirada.


No Estádio Nacional do Jamor, a equipa da Segunda Liga conseguiu adiantar-se no marcador logo aos 4 minutos. Na sequência de um pontapé de canto, Léo Azevedo ganhou nas alturas numa primeira instância e Kévin Zohi aproveitou um erro de Hidemasa Morita, que está de saída, para fazer o primeiro na partida.


A partir desse momento, a formação de Torres Vedras foi resistindo às constantes iniciativas do Clube de Alvalade, que foi fazendo de tudo para desmontar a estrutura contrária, mas esbarrou na muralha Lucas Paes, que foi mantendo o 1-0 no marcador.


Na segunda parte, o empate surgiu aos 56 minutos. Numa jogada de insistência junto à grande área contrária, Luis Suárez aproveitou um ressalto para se colocar em posição de finalização e rematou rasteiro sem hipóteses de defesa para o guardião brasileiro. Até aos final dos 90 minutos, o encontro não sofreu mais alterações e o duelo foi para prolongamento.

Numa altura em que os comandados de Rui Borges procuravam segundo golo, foi o Torreense a marcar. Maxi Araújo agarrou um adversário na grande área e viu o cartão vermelho direto. Da marcação da grande penalidade, Stopira (106') bateu Rui Silva e marcou o golo do triunfo.


Veja o golo de Luis Suárez:


Futebol

Sporting prepara acontecimento especial após final da Taça de Portugal

Verdes e brancos defrontam Torreense este domingo, dia 24 de maio, em jogo da final da prova rainha, no Estádio Nacional do Jamor

Após a final da Taça de Portugal, o Sporting preparará um jantar de convívio para reunir jogadores, equipa técnica e restante estrutura
Após a final da Taça de Portugal, o Sporting preparará um jantar de convívio para reunir jogadores, equipa técnica e restante estrutura

24 Mai 2026 | 17:02 |

Icon Comentário0

O Sporting encerra oficialmente a temporada este domingo, no Jamor, diante do Torreense, naquela que será a última partida dos leões em 2025/26. Depois de uma época longa e exigente, marcada por altos e baixos, o grupo orientado por Rui Borges pretende terminar da melhor forma, conquistando a Taça de Portugal e fechando o ano com mais um troféu no palmarés.


Apesar do final da competição, o plantel ainda terá um compromisso antes das férias. Os responsáveis leoninos preparam um jantar de convívio para reunir jogadores, equipa técnica e restante estrutura numa ocasião mais descontraída, mas que deverá também servir para algumas despedidas dentro do grupo.


A nova temporada ainda não tem data oficial para arrancar em Alcochete. O regresso aos trabalhos dependerá da definição do calendário europeu do Sporting e da eventual entrada direta na Liga dos Campeões, cenário este que continua ligado às contas finais da Premier League e ao percurso do Aston Villa nas competições europeias.


Além da data de reaparecimento, também a pré-temporada continua em fase de planeamento. Nos últimos anos, o Sporting escolheu Lagos, no Algarve, para preparar a nova época e poderá repetir-se novamente, embora ainda não exista qualquer confirmação oficial por parte da SAD leonina.

Recorde-se a equipa verde e branca entra em campo neste domingo, dia 24 de maio, diante do Torreense. O encontro, válido para a final da Taça de Portugal diante da turma orientada por Luís Tralhão, tem início marcado para as 17h15, no Jamor.



Futebol

Há um clube português a 'fazer figas' para que Pedro Gonçalves saia do Sporting

Internacional português de 27 anos tem sido associado a vários mercados, com a Arábia Saudita a surgir como um dos destinos em cima da mesa

Pedro Gonçalves é apontado à saída do Sporting no mercado de transferências do Sporting, cenário que pode beneficiar o Famalicão
Pedro Gonçalves é apontado à saída do Sporting no mercado de transferências do Sporting, cenário que pode beneficiar o Famalicão

24 Mai 2026 | 16:34 |

Icon Comentário0

O Famalicão está atento ao mercado de verão não apenas pelas possíveis vendas de jogadores do atual plantel, mas também pelos encaixes que poderá garantir através de percentagens negociadas em anteriores transferências. Entre os casos está o de Pedro Gonçalves, cuja saída do Sporting tem ganho força nas últimas semanas.


O internacional português tem sido associado a vários mercados, com a Arábia Saudita a surgir como um dos destinos mais prováveis caso deixe Alvalade neste verão. O ciclo do atleta nos leões poderá aproximar-se do fim, cenário que é acompanhado com especial atenção pelos responsáveis minhotos.


Isto porque, aquando da transferência de Pote para o Sporting, em 2020, o clube famalicense salvaguardou 10% de uma transferência futura, o que significa que um negócio milionário poderá traduzir-se num encaixe relevante para os cofres do emblema liderado por Miguel Ribeiro.


Caso os leões avancem para uma venda elevada, sobretudo para mercados com maior capacidade financeira como o Médio Oriente, o Famalicão poderá arrecadar vários milhões de euros sem necessidade de qualquer envolvimento direto nas negociações.

A valorização de Pote ao longo das últimas temporadas em Alvalade aumentou consideravelmente o potencial retorno financeiro para o Famalicão. Apesar de ter renovado recentemente contrato até 2030, mantendo uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, o Sporting mostra-se disponível para negociar (Saiba mais AQUI).



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Negócio fechado! Lateral de 22 anos ruma ao Mónaco e Sporting faz encaixe financeiro
Futebol

Negócio fechado! Lateral de 22 anos ruma ao Mónaco e Sporting faz encaixe financeiro

24 Mai 2026 | 16:01

Icon Comentário0
Além do Benfica, também Braga e Famalicão 'torcem' por uma vitória do Sporting na Taça
Futebol

Além do Benfica, também Braga e Famalicão 'torcem' por uma vitória do Sporting na Taça

24 Mai 2026 | 15:22

Icon Comentário0
Nuno Santos de luto; Jogador do Sporting despede-se de familiar próximo
Futebol

Nuno Santos de luto; Jogador do Sporting despede-se de familiar próximo

24 Mai 2026 | 12:09

Icon Comentário0