Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

LEÕES MOSTRAM-SE INVENCÍVEIS EM CASA

Sporting CP venceu o Gil Vicente por 2-1, com tentos marcados por Wendel e Gonzalo Plata. Reveja aqui os golos da partida

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Ao final da noite desta quarta-feira, estava tudo preparado para o jogo que encerrava a 29.ª jornada da Liga NOS. Os leões receberam e venceram o Gil Vicente FC por 2-1, conquistando mais três pontos importantes na sua caminhada, encontrando-se, agora, em terceiro lugar com 55 pontos.


Dia de estreias


Rúben Amorim mudou apenas uma peça, por obrigação, colocando Rafael Camacho no lugar de Jovane Cabral no onze titular, uma vez que o segundo ainda se encontra a recuperar de lesão. Não nos foquemos, inicialmente, nessa questão. Lembremo-nos que é dia de aniversário, o Sporting CP festeja o seu 114.º ano e existiam muitas para mostrar.


Em dia de aniversário, nova pele. As novas camisolas, apresentadas esta madrugada, foram estreadas em campo pelos jogadores leoninos. Com uma versão comemorativa dos 114 anos e com os atletas a trazerem nas costas nomes de várias glórias do Clube como homenagem. Balakov, Damas, entre outros, estivem “em campo” esta noite.

Início repartido e com alguns sustos


A partida não começou da melhor forma para os leões, com os forasteiros mesmo a marcarem, mas tendo sido assinalado fora de jogo (3’). Rúben Ribeiro seria o autor, o ex-jogador leonino que rescindiu contrato após o ataque a Alcochete.

Vai-se vendo e ouvindo fogo de artifício em Alvalade. Afinal, é uma festa, os Sportinguistas também merecem festejar, uma vez que estão todos de parabéns, ainda que fora do Estádio, mas a apoiar ao seu lado.

À passagem pelo minuto sete, Ristovski, é lançado em profundidade por Eduardo Quaresma, tendo Dênis ficado a meio caminho, valendo o corte da defesa gilista quando a bola ia na direção de Sporar que tinha, na sua frente, a baliza totalmente aberta.

O Gil Vicente surgiu em Alvalade bem organizado e concentrado, sem medo destes novos leões de Rúben Amorim. Aos 11 minutos, uma boa mancha de Maximiano impediu o golo de Sandro Lima, que surgiu em velocidade pelo corredor esquerdo.

Pouco depois, Sporar foi o protagonista da perda da noite. Com um canto batido pela direita (14’), por Gonzalo Plata, ninguém chegou para o desvio ao primeiro poste e, por sua vez, Sporar chegou atrasado por muito pouco junto ao segundo poste. Esteve à espreita o primeiro golo dos leões.

Viu-se samba em Alvalade

Ouviu-se rugir ao minuto 21. Depois de um belo trabalho de Plata, do lado direito, Sporar não chegar ao cruzamento na zona do castigo máximo, mas a bola sobrou para a entrada da área, onde apareceu Wendel. Sem hesitar, o brasileiro rematou à baliza e estava feito o 1-0.

Neste golo, Wendel marcou naquele que foi o primeiro remate enquadrado do Sporting CP com a baliza, sendo que este é o terceiro tento consecutivo que os leões marcam nestas condições (Tondela, Belenenses SAD e Gil Vicente). Uma eficácia total nas últimas partidas.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1278428300646514691

‘Max’ bem que representa Damas

Se nos primeiros minutos o Gil Vicente já tinha assustado, ao 28.º mais um golo anulado por fora de jogo. Desta vez, seria de Sandro Lima que, depois de cruzamento de Rúben Ribeiro, desviou para o fundo da baliza leonina.

O Gil continuava a ameaçar. No entanto, Luís Maximiano, mantinha-se atento e com uma missão: honrar o nome que trazia nas costas, o de Damas.

À passagem pelo minuto 35, Lourency na esquerda, mas o cruzamento foi parar às mãos de Max que, logo de seguida, num remate à queima-roupa de Baraye, mostrou bons reflexos e presenteou os Sportinguistas com mais uma grande defesa.

Plata para dilatar a vantagem

No regresso dos balneários, os leões entraram mais fortes e, diga-se, mais eficazes.

Logo aos 49 minutos, o Sporting CP ampliou a vantagem para 2-0, pelo pé de Gonzalo Plata que, depois de falha de Claude – a fazer passe errado para o centro da área – recuperou e rematou de pé esquerdo para o fundo das redes da baliza gilista. Golo de Balakov... ah, esperem, é Plata a fazer suar essa camisola com tanta história.

Este foi o segundo golo de Plata na Liga NOS e o terceiro na época. Antes desta partida, o avançado equatoriano apenas tinha marcado frente ao Boavista, também em Alvalade.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1278440191330582535

Aos 62 minutos, mais um bom ataque leonino. Canto batido por Plata, Coates ganha nas alturas, mas a bola sai um pouco ao lado da baliza do Gil.

Por sua vez, Maximiano continuava a sua senda de defesas impossíveis. Rúben Ribeiro tenta marcar de canto direto e o guarda-redes leonino teve de se esforçar para defender, mas estava atento e manteve intacta a sua baliza.

Rúben Amorim começou a ver as linhas a apertar. Então, para sua primeira substituição, trocou Rafael Camacho por Doumbia (69’).

A partida resfriou, assim como a temperatura no Estádio José Alvalade. Ainda que frente a uma formação de Barcelos sempre combativa, os leões mantinham-se bem defensivamente, não permitindo que estes pudessem diminuir a desvantagem.

Os meninos da noite

No entanto, houve mais uma estreia esta noite. Tiago Tomás, ao fim de três jogos em campo, estreou-se em Alvalade, com a saída de Matheus Nunes. Mais um jovem da cantera leonina a quem o míster deu a oportunidade de se mostrar.

Enquanto Max continuava a demostrar a sua agilidade, o Gil trazia algum perigo. Aos 82 minutos, tudo isto contribuía para que os leões chegassem aos 500 minutos sem sofrer um golo em casa, mais uma marca importante para o Clube de Alvalade.

Aos 90 minutos, grande penalidade para o Gil Vicente. Depois de livre estudado dos barcelenses: Rúben Ribeiro cruza atrasado, Hugo Vieira antecipa-se a Doumbia, que faz falta. Rúben Ribeiro marcou, então o golo de honra do Gil Vicente. 2-1 em Alvalade. 510 minutos depois, o Sporting CP sofre um golo em casa.

Se Tiago Tomás já tinha sido uma estreia interessante, Rúben Amorim trouxe uma que já era há muito esperada pelos Sportinguistas: Joelson Fernandes, que ainda aproveitou para fazer a marcação de um livre, acabando por sair ao lado. Mais um momento de confiança dos jovens leoninos.

A 30.º jornada joga-se já no próximo dia 6 de julho, frente ao Moreirense, fora de portas, pelas 21h00.


Futebol

COM SPORTING NO HORIZONTE, FENERBAHÇE DE JOSÉ MOURINHO RECEBE NOTÍCIA NADA POSITIVA

Técnico português lidera emblema turco e procura ter sucesso nas competições europeias, mas não terá tarefa fácil

Fenerbahçe de José Mourinho já sabe quem terá pela frente na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, competição para a qual o Sporting já se apurou
Fenerbahçe de José Mourinho já sabe quem terá pela frente na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, competição para a qual o Sporting já se apurou

  |

Icon Comentário0

O Fenerbahçe de José Mourinho, que recentemente anunciou um reforço bomba, enfrentará os franceses do Lille na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, caso vença os suíços do Lugano. O sorteio que determinou os confrontos teve lugar esta segunda-feira na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.


A equipa onde joga o médio português Miguel Crespo – que já esteve na rota do Sporting – terá primeiro de ultrapassar o Lugano na segunda ronda de qualificação do Caminho das Ligas para a Champions de 2024/25, em jogos agendados para os dias 23 e 30 de julho.


Se conseguir apurar-se, a formação orientada por José Mourinho vai defrontar o Lille, que conta com os portugueses Tiago Santos, Rafael Fernandes e Tiago Morais no plantel, também em duas mãos, cujas datas e horários serão anunciados pela UEFA brevemente.


 O apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões – onde já está o Sporting – é um dos grandes objetivos do Fenerbahçe de José Mourinho. Todavia, caso elimine o Lugano, o Lille será um adversário bem mais duro de roer e que pode complicar a vida ao técnico português.

Em 2023/24, José Mourinho esteve ao comando da Roma, mas acabou por não ser bem-sucedido, tendo sido despedido a meio da temporada. O técnico português registou apenas 13 vitórias em 28 encontros e procura, agora, relançar a sua carreira no Fenerbahçe.



Futebol

ANTIGO COMPANHEIRO DE CRISTIANO RONALDO RECUSA AL NASSR E RUMA A ITÁLIA

Atleta que se cruzou com o astro do futebol mundial em Espanha já tem o seu futuro definido

Antigo colega de Cristiano Ronaldo assinou contrato com os italianos do Como
Antigo colega de Cristiano Ronaldo assinou contrato com os italianos do Como

  |

Icon Comentário0

Ao longo das últimas semanas, foram várias as suposições sobre qual seria o destino do internacional francês Raphaël Varane, atleta de 31 anos. Enquanto uns apostavam nos milhões da Arábia Saudita, como o Al Nassr de Cristiano Ronaldo que chegou a fazer uma proposta, outros colocavam as fichas no El Dorado norte-americano e chegou-se mesmo a equacionar um regressou ao convívio com José Mourinho na Turquia. No entanto, o jogador surpreendeu tudo e todos com a sua escolha.


O central gaulês acabou por assinar um contrato de dois anos com os italianos do Como, que estarão na Serie A com o treinador Cesc Fàbregas sentado no banco de suplentes. Vale destacar que o emblema italiano garantiu, recentemente, as contratações de Pepe Reina, Alberto Moreno, Andrea Belotti e Gabriel Strefezza.


O defesa francês aterra em Itália oriundo do Manchester United, onde não foi capaz de manter o nível que apresentou ao longo da sua carreira, nomeadamente ao serviço do Real Madrid, onde partilhou balneário com Cristiano Ronaldo, tendo disputado 382 jogos, vencendo quatro Ligas dos Campeões, quatro Mundiais de Clubes, três Scudettos, três Supertaças Europeias, três Supertaças de Espanha e uma Taça do Rei. Este currículo extenso e completo inclui ainda um Campeonato do Mundo e uma edição da Liga das Nações com a França.


Apesar da fraca época do Al Nassr de Cristiano Ronaldo - atualmente com 39 anos de idade e avaliado em 15 milhões de euros – o português somou 51 encontros (4.477 minutos), nos quais apontou 50 golos e realizou 13 assistências ao serviço do Al Nassr sob o comando de Luís Castro.

No Euro 2024, o internacional português fechou a sua participação com uma assistência na conta pessoal, diante da Turquia. Várias foram as críticas ao desempenho do 'camisola 7', que não tem o fulgor de outrora. A campanha em Campeonatos da Europa - confirmada pelo jogador como encerrada, após o embate com a França - termina de forma não muito feliz.



Futebol

SPORTING – PORTO? PROTEGIDO DE AMORIM ATIRA: “NÃO TEM IMPACTO NENHUM EM NÓS”

Jogador dos leões abordou o Clássico da próxima segunda-feira, dia 18 de dezembro

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Paulinho foi o porta-voz da equipa do Sporting na antevisão à partida frente ao Sturm Graz. No entanto, quando questionado sobre o Clássico com o Porto, que se disputa já na próxima segunda-feira (18 de dezembro, 20h15), o avançado de Rúben Amorim preferiu voltar as atenções para a competição europeia.


“O jogo com o Porto não tem impacto nenhum para nós. Só nos interessa ganhar, amanhã. Nós, jogadores, temos de estar motivados todos os dias por representar o Sporting, e é isso que vai acontecer, amanhã”, começou por referir em conferência de imprensa.


De seguida, o camisola 20 voltou a vincar o foco no encontro da Liga Europa, deixando para já de lado a partida frente aos dragões, no que toca a poupanças: “Não vamos tentar, vamos meter o pé, amanhã, de certeza absoluta. Vamos dar o nosso melhor, não pensamos em mais nenhum jogo. Não faz sentido. Quem anda aqui há muito tempo, sabe que, independentemente de jogarmos na segunda-feira ou amanhã, isso é mau para o clube. Vamos entrar para ganhar e toda a gente vai estar no limite, sem pensar em mais nenhum jogo”.


O jogador de 31 anos ingressou no Sporting, proveniente do Braga, numa transferência a rondar os 16 milhões de euros, tornando-se, até à entrada de Viktor Gyokeres, como a contratação mais cara de sempre do Clube de Alvalade. De verde e branco, Paulinho já venceu um Campeonato Nacional, uma Supertaça e duas Taças da Liga.

Esta temporada, o canhoto já foi decisivo em várias partidas, tendo tido um arranque de época em grande nível. De momento, soma nove golos e um passe certeiro para os companheiros, em 19 jogos disputados - cerca de 989 minutos.


O Sporting enfrenta, esta quinta-feira, dia 14 de dezembro, a formação do Sturm Graz, para a sexta jornada do grupo D da Liga Europa, pelas 20h00, no Estádio José Alvalade. Com a ausência de Viktor Gyokeres, Paulinho deverá voltar ao onze titular e ser o ponta de lança de serviço.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


HJULMAND A CAPITÃO? PEÇA FUNDAMENTAL DO SPORTING LEMBRA COATES: “ACREDITO QUE…” (COM VÍDEO)
Futebol

HJULMAND A CAPITÃO? PEÇA FUNDAMENTAL DO SPORTING LEMBRA COATES: “ACREDITO QUE…” (COM VÍDEO)

 

Icon Comentário0
INTERNACIONAL MAIS PERTO DO SPORTING? EMPRESÁRIO DÁ LUZ VERDE: "TODOS NÓS AJUDAREMOS"
Futebol

INTERNACIONAL MAIS PERTO DO SPORTING? EMPRESÁRIO DÁ LUZ VERDE: "TODOS NÓS AJUDAREMOS"

 

Icon Comentário0
SPORTING REVELA NOVOS DETALHES SOBRE PRÉ ÉPOCA DA TURMA DE RÚBEN AMORIM
Futebol

SPORTING REVELA NOVOS DETALHES SOBRE PRÉ ÉPOCA DA TURMA DE RÚBEN AMORIM

 

Icon Comentário0