Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

LEÕES MOSTRAM-SE INVENCÍVEIS EM CASA

Sporting CP venceu o Gil Vicente por 2-1, com tentos marcados por Wendel e Gonzalo Plata. Reveja aqui os golos da partida

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

01 Jul 2020 | 23:13 |

Icon Comentário0

Ao final da noite desta quarta-feira, estava tudo preparado para o jogo que encerrava a 29.ª jornada da Liga NOS. Os leões receberam e venceram o Gil Vicente FC por 2-1, conquistando mais três pontos importantes na sua caminhada, encontrando-se, agora, em terceiro lugar com 55 pontos.


Dia de estreias


Rúben Amorim mudou apenas uma peça, por obrigação, colocando Rafael Camacho no lugar de Jovane Cabral no onze titular, uma vez que o segundo ainda se encontra a recuperar de lesão. Não nos foquemos, inicialmente, nessa questão. Lembremo-nos que é dia de aniversário, o Sporting CP festeja o seu 114.º ano e existiam muitas para mostrar.


Em dia de aniversário, nova pele. As novas camisolas, apresentadas esta madrugada, foram estreadas em campo pelos jogadores leoninos. Com uma versão comemorativa dos 114 anos e com os atletas a trazerem nas costas nomes de várias glórias do Clube como homenagem. Balakov, Damas, entre outros, estivem “em campo” esta noite.

Início repartido e com alguns sustos


A partida não começou da melhor forma para os leões, com os forasteiros mesmo a marcarem, mas tendo sido assinalado fora de jogo (3’). Rúben Ribeiro seria o autor, o ex-jogador leonino que rescindiu contrato após o ataque a Alcochete.

Vai-se vendo e ouvindo fogo de artifício em Alvalade. Afinal, é uma festa, os Sportinguistas também merecem festejar, uma vez que estão todos de parabéns, ainda que fora do Estádio, mas a apoiar ao seu lado.

À passagem pelo minuto sete, Ristovski, é lançado em profundidade por Eduardo Quaresma, tendo Dênis ficado a meio caminho, valendo o corte da defesa gilista quando a bola ia na direção de Sporar que tinha, na sua frente, a baliza totalmente aberta.

O Gil Vicente surgiu em Alvalade bem organizado e concentrado, sem medo destes novos leões de Rúben Amorim. Aos 11 minutos, uma boa mancha de Maximiano impediu o golo de Sandro Lima, que surgiu em velocidade pelo corredor esquerdo.

Pouco depois, Sporar foi o protagonista da perda da noite. Com um canto batido pela direita (14’), por Gonzalo Plata, ninguém chegou para o desvio ao primeiro poste e, por sua vez, Sporar chegou atrasado por muito pouco junto ao segundo poste. Esteve à espreita o primeiro golo dos leões.

Viu-se samba em Alvalade

Ouviu-se rugir ao minuto 21. Depois de um belo trabalho de Plata, do lado direito, Sporar não chegar ao cruzamento na zona do castigo máximo, mas a bola sobrou para a entrada da área, onde apareceu Wendel. Sem hesitar, o brasileiro rematou à baliza e estava feito o 1-0.

Neste golo, Wendel marcou naquele que foi o primeiro remate enquadrado do Sporting CP com a baliza, sendo que este é o terceiro tento consecutivo que os leões marcam nestas condições (Tondela, Belenenses SAD e Gil Vicente). Uma eficácia total nas últimas partidas.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1278428300646514691

‘Max’ bem que representa Damas

Se nos primeiros minutos o Gil Vicente já tinha assustado, ao 28.º mais um golo anulado por fora de jogo. Desta vez, seria de Sandro Lima que, depois de cruzamento de Rúben Ribeiro, desviou para o fundo da baliza leonina.

O Gil continuava a ameaçar. No entanto, Luís Maximiano, mantinha-se atento e com uma missão: honrar o nome que trazia nas costas, o de Damas.

À passagem pelo minuto 35, Lourency na esquerda, mas o cruzamento foi parar às mãos de Max que, logo de seguida, num remate à queima-roupa de Baraye, mostrou bons reflexos e presenteou os Sportinguistas com mais uma grande defesa.

Plata para dilatar a vantagem

No regresso dos balneários, os leões entraram mais fortes e, diga-se, mais eficazes.

Logo aos 49 minutos, o Sporting CP ampliou a vantagem para 2-0, pelo pé de Gonzalo Plata que, depois de falha de Claude – a fazer passe errado para o centro da área – recuperou e rematou de pé esquerdo para o fundo das redes da baliza gilista. Golo de Balakov... ah, esperem, é Plata a fazer suar essa camisola com tanta história.

Este foi o segundo golo de Plata na Liga NOS e o terceiro na época. Antes desta partida, o avançado equatoriano apenas tinha marcado frente ao Boavista, também em Alvalade.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1278440191330582535

Aos 62 minutos, mais um bom ataque leonino. Canto batido por Plata, Coates ganha nas alturas, mas a bola sai um pouco ao lado da baliza do Gil.

Por sua vez, Maximiano continuava a sua senda de defesas impossíveis. Rúben Ribeiro tenta marcar de canto direto e o guarda-redes leonino teve de se esforçar para defender, mas estava atento e manteve intacta a sua baliza.

Rúben Amorim começou a ver as linhas a apertar. Então, para sua primeira substituição, trocou Rafael Camacho por Doumbia (69’).

A partida resfriou, assim como a temperatura no Estádio José Alvalade. Ainda que frente a uma formação de Barcelos sempre combativa, os leões mantinham-se bem defensivamente, não permitindo que estes pudessem diminuir a desvantagem.

Os meninos da noite

No entanto, houve mais uma estreia esta noite. Tiago Tomás, ao fim de três jogos em campo, estreou-se em Alvalade, com a saída de Matheus Nunes. Mais um jovem da cantera leonina a quem o míster deu a oportunidade de se mostrar.

Enquanto Max continuava a demostrar a sua agilidade, o Gil trazia algum perigo. Aos 82 minutos, tudo isto contribuía para que os leões chegassem aos 500 minutos sem sofrer um golo em casa, mais uma marca importante para o Clube de Alvalade.

Aos 90 minutos, grande penalidade para o Gil Vicente. Depois de livre estudado dos barcelenses: Rúben Ribeiro cruza atrasado, Hugo Vieira antecipa-se a Doumbia, que faz falta. Rúben Ribeiro marcou, então o golo de honra do Gil Vicente. 2-1 em Alvalade. 510 minutos depois, o Sporting CP sofre um golo em casa.

Se Tiago Tomás já tinha sido uma estreia interessante, Rúben Amorim trouxe uma que já era há muito esperada pelos Sportinguistas: Joelson Fernandes, que ainda aproveitou para fazer a marcação de um livre, acabando por sair ao lado. Mais um momento de confiança dos jovens leoninos.

A 30.º jornada joga-se já no próximo dia 6 de julho, frente ao Moreirense, fora de portas, pelas 21h00.


Futebol

87 golos depois, imprescindível do Sporting renova, mas mantém cláusula de 80M

Ao serviço do Clube de Alvalade, jogador já conquistou três campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e duas Taças da Liga

Craque do Sporting renovou até 2030 e disse que o tricampeonato é o grande objetivo para esta temporada dos leões
Craque do Sporting renovou até 2030 e disse que o tricampeonato é o grande objetivo para esta temporada dos leões

06 Out 2025 | 22:36 |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves renovou contrato com o Sporting até 2030. O anterior vínculo do futebolista de 27 anos era válido por mais duas temporadas e tinha fixada uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, que agora se mantém, apesar do novo acordo agora assinado.


Pote: "É sempre um momento de orgulho renovar pelo Clube do coração e continuar a jogar pelo Sporting"


"É sempre um momento de orgulho renovar pelo Clube do coração e continuar a jogar pelo Sporting. Tenho sentido que o Clube, o Presidente e toda a gente envolvida gosta que faça parte desta história. Fico muito orgulhoso, é um Clube que adoro", referiu aos meios de comunicação dos leões.


O jogador contou que o caminho traçado em Alvalade foi muito melhor do que imaginava: "Não esperava, sequer, chegar a um Clube tão grande como o Sporting. Fico contente por fazer a minha história e o meu caminho. O mais importante é trazer troféus para o Clube e, um dia mais tarde, ir ao Museu Sporting e ver lá o meu nome".

Pote: "O Sporting tem de ser um dos melhores clubes de Portugal e da Europa"


Pote destacou a evolução que se registou em diversas áreas ao longo dos últimos cinco anos: "Sentimos que está um Clube estável. Houve mudanças no Estádio José Alvalade, obras na Academia Cristiano Ronaldo. Mudou muita coisa, estou a ver o Clube a crescer e isso é o mais importante, até porque o Sporting tem de ser um dos melhores clubes de Portugal e da Europa", afirmou.

O 'camisola 8' - que foi chamado à Seleção Nacional - disse que o tricampeonato é o grande objetivo para esta época: "Vamos dar o nosso máximo para ganhar (...) Individualmente, tem sido uma boa época e um dos meus melhores arranques. Vou dar o meu melhor para continuar assim", referiu, deixando uma mensagem aos adeptos: "Que nos continuem a apoiar como têm feito até hoje. Que acreditem na equipa porque vão ser muito importantes ao longo da época. Precisamos de toda a gente connosco. Os adeptos são o lado mais forte do Clube", concluiu.

Veja a publicação:


Futebol

Titular do Sporting perdeu a cabeça com Cláudio Pereira nos minutos finais

Uma grande penalidade “descoberta” pela VAR Cláudia Ribeiro, favorável ao Braga, levou à ira de jogador do Sporting, que não aceitou a decisão

Assim que Cláudio Pereira anunciou a decisão de castigo máximo, jogador do Sporting foi admoestado com o cartão amarelo por palavras
Assim que Cláudio Pereira anunciou a decisão de castigo máximo, jogador do Sporting foi admoestado com o cartão amarelo por palavras

06 Out 2025 | 22:25 |

Icon Comentário0

Uma grande penalidade “descoberta” pela VAR Cláudia Ribeiro, favorável ao Braga, quando decorria o quarto minuto do tempo de compensação dado pelo árbitro Cláudio Pereira, foi determinante para que os minhotos conseguissem um empate de Alvalade frente ao Sporting (1-1). A decisão irritou Morten Hjulmand, autor da infração.


Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o ‘camisola 42’ do emblema leonino mostrou-se bastante desagradado com a decisão de Cláudio Pereira, por duas ocasiões diferentes. Assim que o juiz anunciou a decisão de castigo máximo, o capitão verde e branco foi admoestado com o cartão amarelo por palavras.


Já numa segunda instância, Morten Hjulmand sentiu, novamente, a necessidade de mostrar o seu desacordo com a decisão do árbitro já depois do apito final. Até quando a equipa do Sporting fez a sua habitual volta de agradecimento aos adeptos, o ‘camisola 42’ mostrou-se visivelmente frustrado.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand - avaliado em 50 milhões de euros - participou em 10 partidas. O capitão dos verdes e brancos foi titular em todos os encontros disputados pelos leões, tendo marcado um golo em 880 minutos de utilização.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.



Futebol

Especialista diz que Rodrigo Zalazar escapou ao cartão vermelho no Sporting - Braga

Antigo árbitro referiu que jogador uruguaio se excedeu num lance com Maxi Araújo e que a falta poderia ter dado origem a expulsão em Alvalade

Rodrigo Zalazar poderia ter visto o cartão vermelho aos 77 minutos do encontro entre Sporting e Braga (1-1)
Rodrigo Zalazar poderia ter visto o cartão vermelho aos 77 minutos do encontro entre Sporting e Braga (1-1)

06 Out 2025 | 22:17 |

Icon Comentário0

Rodrigo Zalazar poderia ter visto o cartão vermelho aos 77 minutos do jogo entre Sporting e Braga (1-1). Jorge Faustino, especialista em arbitragem, referiu que o jogador uruguaio se excedeu num lance com Maxi Araújo e que a falta "foi despropositada e muito negligente", arriscando assim uma outra admoestação.


J. Faustino: "Rodrigo Zalazar teve entrada despropositada e muito negligente"


"Rodrigo Zalazar teve entrada despropositada e muito negligente ao acertar com a sola da bota na zona do tornozelo de Maxi Araújo. Bem no livre direto e cartão amarelo. Arriscou outra leitura disciplinar", escreveu o antigo árbitro português no jornal 'Record'.


J. Faustino: "Desequilibrou-se no movimento de finta a Debast acabando por se deixar cair"

Ainda antes, aos 62 minutos, Jorge Faustino referiu que o médio uruguaio tentou cavar uma grande penalidade: "Desequilibrou-se no movimento de finta a Debast acabando por se deixar cair. Contacto entre braços dos dois jogadores foi consequência da ação de ambos e sem influência na queda. Sem penálti".


Caso tivesse visto o cartão vermelho, Rodrigo Zalazar já não seria o autor do golo do Braga, que foi marcado no período de descontos, já aos 90+7 minutos, depois de Luis Suárez (19') ter aberto o caminho para os leões se aproximarem do primeiro lugar.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Maxi falha convocatória do Uruguai, mas há um motivo para ala do Sporting não ter sido chamado
Futebol

Maxi falha convocatória do Uruguai, mas há um motivo para ala do Sporting não ter sido chamado

06 Out 2025 | 22:08

Icon Comentário0
Dirigente do oitavo classificado da Liga acusa Sporting de "terrorismo comunicacional"
Futebol

Dirigente do oitavo classificado da Liga acusa Sporting de "terrorismo comunicacional"

06 Out 2025 | 21:22

Icon Comentário0
Melhor futebolista do mês de setembro é do Sporting; Saiba quem
Futebol

Melhor futebolista do mês de setembro é do Sporting; Saiba quem

06 Out 2025 | 21:01

Icon Comentário0