Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

LEÕES MOSTRAM-SE INVENCÍVEIS EM CASA

Sporting CP venceu o Gil Vicente por 2-1, com tentos marcados por Wendel e Gonzalo Plata. Reveja aqui os golos da partida

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

01 Jul 2020 | 23:13 |

Icon Comentário0

Ao final da noite desta quarta-feira, estava tudo preparado para o jogo que encerrava a 29.ª jornada da Liga NOS. Os leões receberam e venceram o Gil Vicente FC por 2-1, conquistando mais três pontos importantes na sua caminhada, encontrando-se, agora, em terceiro lugar com 55 pontos.


Dia de estreias


Rúben Amorim mudou apenas uma peça, por obrigação, colocando Rafael Camacho no lugar de Jovane Cabral no onze titular, uma vez que o segundo ainda se encontra a recuperar de lesão. Não nos foquemos, inicialmente, nessa questão. Lembremo-nos que é dia de aniversário, o Sporting CP festeja o seu 114.º ano e existiam muitas para mostrar.


Em dia de aniversário, nova pele. As novas camisolas, apresentadas esta madrugada, foram estreadas em campo pelos jogadores leoninos. Com uma versão comemorativa dos 114 anos e com os atletas a trazerem nas costas nomes de várias glórias do Clube como homenagem. Balakov, Damas, entre outros, estivem “em campo” esta noite.

Início repartido e com alguns sustos


A partida não começou da melhor forma para os leões, com os forasteiros mesmo a marcarem, mas tendo sido assinalado fora de jogo (3’). Rúben Ribeiro seria o autor, o ex-jogador leonino que rescindiu contrato após o ataque a Alcochete.

Vai-se vendo e ouvindo fogo de artifício em Alvalade. Afinal, é uma festa, os Sportinguistas também merecem festejar, uma vez que estão todos de parabéns, ainda que fora do Estádio, mas a apoiar ao seu lado.

À passagem pelo minuto sete, Ristovski, é lançado em profundidade por Eduardo Quaresma, tendo Dênis ficado a meio caminho, valendo o corte da defesa gilista quando a bola ia na direção de Sporar que tinha, na sua frente, a baliza totalmente aberta.

O Gil Vicente surgiu em Alvalade bem organizado e concentrado, sem medo destes novos leões de Rúben Amorim. Aos 11 minutos, uma boa mancha de Maximiano impediu o golo de Sandro Lima, que surgiu em velocidade pelo corredor esquerdo.

Pouco depois, Sporar foi o protagonista da perda da noite. Com um canto batido pela direita (14’), por Gonzalo Plata, ninguém chegou para o desvio ao primeiro poste e, por sua vez, Sporar chegou atrasado por muito pouco junto ao segundo poste. Esteve à espreita o primeiro golo dos leões.

Viu-se samba em Alvalade

Ouviu-se rugir ao minuto 21. Depois de um belo trabalho de Plata, do lado direito, Sporar não chegar ao cruzamento na zona do castigo máximo, mas a bola sobrou para a entrada da área, onde apareceu Wendel. Sem hesitar, o brasileiro rematou à baliza e estava feito o 1-0.

Neste golo, Wendel marcou naquele que foi o primeiro remate enquadrado do Sporting CP com a baliza, sendo que este é o terceiro tento consecutivo que os leões marcam nestas condições (Tondela, Belenenses SAD e Gil Vicente). Uma eficácia total nas últimas partidas.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1278428300646514691

‘Max’ bem que representa Damas

Se nos primeiros minutos o Gil Vicente já tinha assustado, ao 28.º mais um golo anulado por fora de jogo. Desta vez, seria de Sandro Lima que, depois de cruzamento de Rúben Ribeiro, desviou para o fundo da baliza leonina.

O Gil continuava a ameaçar. No entanto, Luís Maximiano, mantinha-se atento e com uma missão: honrar o nome que trazia nas costas, o de Damas.

À passagem pelo minuto 35, Lourency na esquerda, mas o cruzamento foi parar às mãos de Max que, logo de seguida, num remate à queima-roupa de Baraye, mostrou bons reflexos e presenteou os Sportinguistas com mais uma grande defesa.

Plata para dilatar a vantagem

No regresso dos balneários, os leões entraram mais fortes e, diga-se, mais eficazes.

Logo aos 49 minutos, o Sporting CP ampliou a vantagem para 2-0, pelo pé de Gonzalo Plata que, depois de falha de Claude – a fazer passe errado para o centro da área – recuperou e rematou de pé esquerdo para o fundo das redes da baliza gilista. Golo de Balakov... ah, esperem, é Plata a fazer suar essa camisola com tanta história.

Este foi o segundo golo de Plata na Liga NOS e o terceiro na época. Antes desta partida, o avançado equatoriano apenas tinha marcado frente ao Boavista, também em Alvalade.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1278440191330582535

Aos 62 minutos, mais um bom ataque leonino. Canto batido por Plata, Coates ganha nas alturas, mas a bola sai um pouco ao lado da baliza do Gil.

Por sua vez, Maximiano continuava a sua senda de defesas impossíveis. Rúben Ribeiro tenta marcar de canto direto e o guarda-redes leonino teve de se esforçar para defender, mas estava atento e manteve intacta a sua baliza.

Rúben Amorim começou a ver as linhas a apertar. Então, para sua primeira substituição, trocou Rafael Camacho por Doumbia (69’).

A partida resfriou, assim como a temperatura no Estádio José Alvalade. Ainda que frente a uma formação de Barcelos sempre combativa, os leões mantinham-se bem defensivamente, não permitindo que estes pudessem diminuir a desvantagem.

Os meninos da noite

No entanto, houve mais uma estreia esta noite. Tiago Tomás, ao fim de três jogos em campo, estreou-se em Alvalade, com a saída de Matheus Nunes. Mais um jovem da cantera leonina a quem o míster deu a oportunidade de se mostrar.

Enquanto Max continuava a demostrar a sua agilidade, o Gil trazia algum perigo. Aos 82 minutos, tudo isto contribuía para que os leões chegassem aos 500 minutos sem sofrer um golo em casa, mais uma marca importante para o Clube de Alvalade.

Aos 90 minutos, grande penalidade para o Gil Vicente. Depois de livre estudado dos barcelenses: Rúben Ribeiro cruza atrasado, Hugo Vieira antecipa-se a Doumbia, que faz falta. Rúben Ribeiro marcou, então o golo de honra do Gil Vicente. 2-1 em Alvalade. 510 minutos depois, o Sporting CP sofre um golo em casa.

Se Tiago Tomás já tinha sido uma estreia interessante, Rúben Amorim trouxe uma que já era há muito esperada pelos Sportinguistas: Joelson Fernandes, que ainda aproveitou para fazer a marcação de um livre, acabando por sair ao lado. Mais um momento de confiança dos jovens leoninos.

A 30.º jornada joga-se já no próximo dia 6 de julho, frente ao Moreirense, fora de portas, pelas 21h00.


Futebol

Paulo Robles visa opção de Rui Borges no Sporting - Vitória SC: "Não esteve ao nível"

Treinador português analisou ainda a vaga de lesões no Clube de Alvalade, destacando os principais problemas com que o técnico dos leões se depara de momento

Paulo Robles abordou a realidade vivida no Sporting e enumerou os problemas atuais de Rui Borges em Alvalade
Paulo Robles abordou a realidade vivida no Sporting e enumerou os problemas atuais de Rui Borges em Alvalade

08 Jan 2026 | 18:02 |

Icon Comentário0

O crescente número de lesões no Sporting continua a marcar a atualidade leonina e foi alvo de análise por Paulo Robles, em comentário no canal d’A Bola. O treinador começou por destacar a postura de Rui Borges na conferência de imprensa após a derrota no encontro com o Vitória de Guimarães (2-1).


“Quem assistiu à conferência de imprensa depois do Vitória SC, viu que o semblante do Rui Borges era realmente diferente dos últimos jogos. E quase que, não digo que deu pena, mas compreende-se o novo posicionamento do treinador em relação a esta situação. Realmente leva a que existam muitas dificuldades do ponto de vista de apresentar uma equipa condizente e consistente, porque a consistência também depende da regularidade dos jogadores que jogam”, frisou Robles.


O mesmo fez ainda questão de diferenciar os tipos de problemas físicos que têm afetado o plantel: “Há lesões traumáticas, mas também há lesões musculares e essas lesões musculares, nesse ponto de vista, embora Rui Borges tenha dito que é um caso estudo, é também um caso estudo interno no sentido de perceber o que é que está a acontecer para que estas lesões tenham voltado”.


No plano desportivo, o eixo central defensivo é apontado como o setor que mais preocupa Rui Borges e Paulo Robles não escondeu a realidade, também apontando o nome do jovem brasileiro, Rômulo Júnior: “Acho que o eixo central defensivo é, sem dúvida, neste momento, o setor onde o Rui Borges tem mais preocupações. O Rômulo, que tem feito um bom desempenho na equipa B, não esteve ao nível da exigência, o que é normal. De repente dizemos que o jogador não tem essa qualidade. Há jogadores que são integrados e que demonstram, óbvio e claramente, que têm essa condição e a partir daí ganham um pulso”.

“O Sporting terá tempo para poder-se preparar para o próximo jogo para o campeonato, penso que será também determinante para serenar um pouco os ânimos, para voltar à terra e para não fazer cair as expectativas dos adeptos do Sporting”, Robles concluiu apelando claramente à serenidade no universo leonino.



Futebol

Bruno Mascarenhas 'desculpa' queda de rendimento do Sporting: "Nesta altura..."

Antigo dirigente do Clube e Alvalade aponta as dificuldades atuais da equipa, ao justificar o desaire contra o Vitória SC na Taça da Liga

Bruno Mascarenhas considera que derrota não deixará marcas nos jogadores do Sporting, depois da derrota na meia-final da Allianz Cup
Bruno Mascarenhas considera que derrota não deixará marcas nos jogadores do Sporting, depois da derrota na meia-final da Allianz Cup

08 Jan 2026 | 16:44 |

Icon Comentário0

A falta de alternativas no plantel de Rui Borges, causada pelo aumento do número de jogadores lesionados, a qualidade da equipa do Vitória SC e a fase da época em que a partida foi realizada ajudam a explicar, segundo Bruno Mascarenhas, ex-dirigente dos leões, em declarações ao jornal Record, a derrota da equipa do Sporting, na terça-feira em Leiria, nas meias-finais da Taça da Liga.
Bruno Mascarenhas: “A equipa está desfalcada de jogadores que fazem muita falta”
"Esta derrota não foi por acaso. A equipa está muito desfalcada, de jogadores que fazem muita falta. Além disso, o V. Guimarães é sempre uma equipa a ter em conta. Não podemos esquecer que já anteriormente eliminara o Porto, no Dragão”, nota o vereador da Câmara Municipal de Lisboa.
“Depois, não podemos ignorar que, nesta altura da época, é costume haver um abaixamento de forma das principais equipas, que começam a temporada em crescendo, têm esta quebra e, depois voltam a crescer rumo à ponta final do campeonato", considera o também ex-comentador televisivo, reforçando ainda um pouco mais o seu ponto de vista.
"É normal que, nesta fase de abaixamento de forma (normal entre dezembro e janeiro), com tantas lesões e perante um adversário que é um adversário respeitável, o Sporting possa claudicar como claudicou. De referir que os 2 golos do Vitória surgem nos descontos, pela crença dos seus jogadores. Dois golos já para lá dos 90 minutos são coisas que acontecem no futebol", frisa.
Quando questionado se a derrota em Leiria pode de alguma forma prejudicar o sucesso da equipa leonina nas restantes competições, Bruno Mascarenhas respondeu: "As derrotas consentidas nestas condições acabam sempre por afetar. Mas, acredito que, quando a equipa estiver na sua plenitude, com os lesionados a regressar e com os reforços contratados neste mercado de inverno, o Sporting continuará a disputar a vitória no campeonato. Até porque, infelizmente, esta é uma liga desequilibrada, em que é raro os clubes grandes perderem pontos”, conclui o antigo vogal do Conselho Diretivo dos leões.



Futebol

Fisco britânico trama indemnização do Manchester United a Ruben Amorim

Apesar de ter direito a 13,8 milhões de euros pela rescisão com os red devils, o técnico português verá o valor final encolher drasticamente

Por intervenção do fisco britânico, a indemnização que o Manchester United pagará a Ruben Amorim, sofrerá drástica diminuição
Por intervenção do fisco britânico, a indemnização que o Manchester United pagará a Ruben Amorim, sofrerá drástica diminuição

08 Jan 2026 | 16:20 |

Icon Comentário0

A saída de Ruben Amorim do comando técnico do Manchester United, confirmada na última segunda-feira, ficou marcada não apenas pelo impacto desportivo, mas também por um desfecho financeiro bastante menos favorável do que os números iniciais indicavam. Embora o treinador português ainda tivesse a receber cerca de 13,8 milhões de euros relativos ao que faltava cumprir do contrato, o montante líquido será substancialmente inferior.


De acordo com cálculos divulgados pelo Manchester Evening News, a elevada tributação aplicada no Reino Unido fará com que o antigo treinador do Sporting consiga reter 'apenas' 6,3 milhões de euros. Entre impostos sobre o rendimento e outros encargos obrigatórios, o fisco britânico absorverá uma fatia significativa da compensação, reduzindo de forma drástica o ganho real do técnico.


O impacto financeiro não se limita, no entanto, ao treinador português. O Manchester United também sai penalizado com esta rescisão, uma vez que terá de pagar cerca de 1,7 milhões de euros adicionais em contribuições obrigatórias enquanto entidade empregadora. Assim, a separação representa um processo dispendioso para ambas as partes, num contexto já sensível para o clube inglês.


Este desfecho encerra um ciclo de pouco mais de um ano de Ruben Amorim em Inglaterra. O técnico chegou a Old Trafford em novembro de 2024, após uma passagem altamente bem-sucedida pelo Sporting, onde conquistou títulos e se afirmou como um dos treinadores mais promissores do futebol europeu.

Ao serviço dos red devils, Amorim orientou a equipa em 63 jogos oficiais, somando 25 vitórias, 15 empates e 23 derrotas. Apesar de alguns momentos positivos, a irregularidade dos resultados e a pressão constante acabaram por ditar o seu despedimento.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Souleymane Faye vai ser reforço do Sporting! Conheça os detalhes do negócio
Futebol

Souleymane Faye vai ser reforço do Sporting! Conheça os detalhes do negócio

08 Jan 2026 | 16:13

Icon Comentário0
Carlos Barbosa da Cruz aponta medo do VAR em decisão que prejudicou o Sporting
Futebol

Carlos Barbosa da Cruz aponta medo do VAR em decisão que prejudicou o Sporting

08 Jan 2026 | 15:26

Icon Comentário0
Rui Borges vê-se obrigado a fazer a 15.ª alteração no Sporting esta época
Futebol

Rui Borges vê-se obrigado a fazer a 15.ª alteração no Sporting esta época

08 Jan 2026 | 14:55

Icon Comentário0