Futebol
Carlos Barbosa da Cruz aponta medo do VAR em decisão que prejudicou o Sporting
08 Jan 2026 | 15:26
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Mar 2025 | 19:08 |
Louis Saha não quer que o Manchester United contrate Viktor Gyokeres ao Sporting. O agora comentador defende que os 'red devils' não podem repetir os erros do passado e defende a contratação de um avançado com créditos firmados, como por exemplo Harry Kane.
O jogador, antigo ponta de lança do Manchester United, não acredita que o sueco seja o tipo de jogador que o clube precisa. Apesar da parceria que já funcionou entre o sueco e Amorim, a referência do ataque dos Red Devils não parece estar interessado em ver o Viking de Alvalade a jogar em Old Trafford, tal como partilhou em declarações ao portal britânico Genting Casino.
"As exibições dele dariam confiança a jogadores como Rasmus Hojlund ou Joshua Zirkzee, e a outros em redor que precisam de quem os guie, que precisam de garantias, que precisam de liderança. É esse o tipo de jogadores que queremos", começou por dizer, mencionando os pontas de lança que Amorim já tem à disposição.
Prosseguiu com a mesma ideia: "Gyokeres e Mateta são bons jogadores, estão claramente em forma, mas não têm o calibre suficiente como o de Kane. O exemplo que uso sempre é que eu cheguei a um clube onde joguei com [Ruud] van Nistelrooy. Basicamente, o tipo marcava 30, se não 40 golos por temporada", explicou Saha, indicando, então, o tipo de avançado que pensa ser indicado para o Mnachester United.
Falou, ainda, do que aprendeu com o antigo companheiro de balneário em Old Trafford: "Aprendi com ele e com a pressão que estava sobre os ombros dele. Depois, quando cheguei a um ponto em que já tinha aprendido o suficiente, essa confiança facilitou-me a vida", rematou Louis Saha. Relembrar que também há quem queria Gyokeres longo do Manchester United, mas por motivos diferentes.
Antigo dirigente do Clube e Alvalade aponta as dificuldades atuais da equipa, ao justificar o desaire contra o Vitória SC na Taça da Liga
08 Jan 2026 | 16:44 |
Bruno Mascarenhas: “A equipa está desfalcada de jogadores que fazem muita falta”
Apesar de ter direito a 13,8 milhões de euros pela rescisão com os red devils, o técnico português verá o valor final encolher drasticamente
08 Jan 2026 | 16:20 |
A saída de Ruben Amorim do comando técnico do Manchester United, confirmada na última segunda-feira, ficou marcada não apenas pelo impacto desportivo, mas também por um desfecho financeiro bastante menos favorável do que os números iniciais indicavam. Embora o treinador português ainda tivesse a receber cerca de 13,8 milhões de euros relativos ao que faltava cumprir do contrato, o montante líquido será substancialmente inferior.
De acordo com cálculos divulgados pelo Manchester Evening News, a elevada tributação aplicada no Reino Unido fará com que o antigo treinador do Sporting consiga reter 'apenas' 6,3 milhões de euros. Entre impostos sobre o rendimento e outros encargos obrigatórios, o fisco britânico absorverá uma fatia significativa da compensação, reduzindo de forma drástica o ganho real do técnico.
O impacto financeiro não se limita, no entanto, ao treinador português. O Manchester United também sai penalizado com esta rescisão, uma vez que terá de pagar cerca de 1,7 milhões de euros adicionais em contribuições obrigatórias enquanto entidade empregadora. Assim, a separação representa um processo dispendioso para ambas as partes, num contexto já sensível para o clube inglês.
Este desfecho encerra um ciclo de pouco mais de um ano de Ruben Amorim em Inglaterra. O técnico chegou a Old Trafford em novembro de 2024, após uma passagem altamente bem-sucedida pelo Sporting, onde conquistou títulos e se afirmou como um dos treinadores mais promissores do futebol europeu.
Ao serviço dos red devils, Amorim orientou a equipa em 63 jogos oficiais, somando 25 vitórias, 15 empates e 23 derrotas. Apesar de alguns momentos positivos, a irregularidade dos resultados e a pressão constante acabaram por ditar o seu despedimento.
Avançado senegalês chega a Alvalade em janeiro num acordo milionário e assina vínculo de longa duração protegido por cláusula de rescisão elevada
08 Jan 2026 | 16:13 |
Souleymane Faye vai mesmo ser reforço do Sporting. A informação é avançada pelo jornal Record, garantindo que o negócio está totalmente fechado entre as partes. O jogador prepara-se agora para viajar rumo a Lisboa, realizar os habituais exames médicos e integrar o plantel verde e branco imediatamente.
Segundo a mesma fonte, a operação custa 6 milhões de euros fixos, acrescendo 2 mediante o cumprimento de objetivos desportivos. O Granada salvaguarda ainda uma percentagem numa futura venda. O investimento da SAD leonina reflete a aposta decidida e forte neste talento emergente do futebol vizinho.
O craque senegalês vai rubricar contrato com o emblema de Alvalade válido até 2030. O novo vínculo fica blindado por uma cláusula de rescisão milionária, fixada em 80 milhões de euros. Esta medida robusta visa proteger o ativo valioso contra o possível assédio de tubarões europeus num futuro próximo.
O atleta será assim a primeira cara nova confirmada de inverno no reino do leão. Resta agora perceber se o extremo será o único a chegar ou haverá mais nomes a entrar no mercado de transferências de inverno na turma orientada por Rui Borges para atacar a decisiva segunda metade da época.
Nesta temporada, com a camisola do Granada, Souleymane Faye – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 19 na Segunda División e dois na Copa del Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tinha contrato até 2029, marcou dois golos e fez seis assistências.
Confira alguns momentos do jogador: