Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

LUÍS DUQUE PEDE BICAMPEONATO E REGRESSO DE RONALDO

Antigo dirigente leonino vê Frederico Varandas como “líder incontestado do Clube”, sendo o grande candidato às próximas eleições

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Luís Duque vê Frederico Varandas como o grande candidato para as próximas eleições em Alvalade, após as várias conquistas alcançadas. Em entrevista ao Diário de Notícias, o advogado pede ao atual líder leonino a conquista do bicampeonato, assim como o regresso de Cristiano Ronaldo.


Ecletismo do Sporting


"Para começar é bom lembrar que o Sporting sempre foi conhecido pelo seu ecletismo. Tem 39 título europeus em várias modalidades e só um no futebol [a Taça das Taças, em 1964]. Os títulos europeus de futsal e de hóquei em patins são reflexo dessa aposta de vários anos, agora com maior expressão, tendo em conta a proximidade com o título nacional no futebol", lembrou Duque.


Conquistas determinantes para a reeleição

"O grande candidato nas eleições de 2022 é o Frederico Varandas. Depois de materializar o trabalho em títulos ele é o candidato ideal. É o líder incontestado do clube e merece reconhecimento pelo trabalho que fez. Conseguiu fazer um belíssimo trabalho na SAD e no clube. Nesta altura, ninguém se atreveria a ir a votos com ele e, se o quisesse fazer, teria de começar já a percorrer esse caminho. E, mesmo assim, não será fácil, depois da manifestação de união em torno do Sporting e da direção de Varandas".


Bi Campeonato e regresso de Ronaldo

"O importante é ganhar já o próximo campeonato. Não só porque já não somos bicampeões há mais de 60 anos, mas para criar novos hábitos de vitória. Precisamos de regularidade de títulos, não pode ser de vinte em vinte anos".

"Como eu acredito que Varandas irá a votos, terá mais um mandato para preparar o regresso de Cristiano Ronaldo. Não estou a dizer para já, mas daqui a uns três ou quatro anos seria extraordinário. Gerou-se uma enorme expetativa com essa possibilidade e, se o conseguisse trazer para terminar a carreira no Sporting, seria um feito notável".

Frederico Varandas “herdou um clube partido e com muitas capelinhas”

"Ele emerge no rescaldo desses tristes acontecimentos. Venceu uma eleição muito concorrida e herdou um clube partido e com muitas capelinhas, mas com trabalho discreto conseguiu colocar o clube a falar a uma só voz e uma só vontade".

A Estratégia do Silêncio

"O clube vinha de uma presidência muito mediática, desgastada publicamente e com a cultura do bate boca público e Varandas fez exatamente o contrário. E foi com serenidade e trabalho que uniu os sportinguistas. Não tem nada de andar sempre a falar, deve fazê-lo nas alturas importantes e dar a cara quando tiver de ser, seja na Liga, nas Assembleias Gerais ou nos momentos de decisão. Com a experiência vai aprender a lidar com isso".

Rúben Amorim faz esquecer apostas falhadas

"Essa é uma bela maneira de mostrar como os mandatos devem ser apreciados na globalidade. Não podemos ter eleições e, passados dois meses, já estar a contestar opções e projetos. Ele impôs o seu espaço e o seu tempo. Tinha um prazo legitimado por uma eleição e finalmente acertou", na opinião de Luís Duque.


Clube

Godinho Lopes declara: "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting, exigindo apenas que..."

Antigo Presidente do emblema verde e branco também foi inquirido e confirmou algumas informações ao Ministério Público

Godinho Lopes, ex-presidente do Sporting, inquirido sobre Álvaro Sobrinho
Godinho Lopes, ex-presidente do Sporting, inquirido sobre Álvaro Sobrinho

  |

Icon Comentário0

O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado - para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). São ainda reveladas as declarações de Godinho Lopes.


O antigo Presidente do Sporting e da SAD, entre 2011 e 2013, afirmou ao Ministério Público que "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting Clube de Portugal, exigindo apenas que estivesse garantido por passes de jogadores, sendo que se o SCP vendesse os jogadores e não tivesse dinheiro para saldar o valor em dívida podia substituir os passes destes jogadores pelos passes de outros jogadores", pode ler-se.


De resto, o ex-líder dos leões ainda terá confirmado que o dinheiro que entrou em Alvalade "pertencia à sociedade Holdimo e que, nesta altura [à data dos contactos], com ligação à Holdimo apenas conheceu Álvaro Sobrinho", ainda assim, "anos mais tarde, foi-lhe dito que o dinheiro recolhido para emprestar ao Sporting Clube de Portugal tinha origem em várias pessoas de nacionalidade angolana, não tendo sido identificado qualquer nome", detalha o DCIAP. De resto, Godinho reiterou "desconhecer que o dinheiro pertencia ao BESA, e, no seu entender, este dinheiro pertencia à sociedade Holdimo".


Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.

De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.



Clube

Varandas faz 'ultimato' a Álvaro Sobrinho por ações na Sporting SAD

Presidente dos verdes e brancos terá contactado a Holdimo para recuperar os 9% do capital social detidos pela empresa angolana

Sporting de Varandas quer recomprar parte da SAD detida por Álvaro Sobrinho
Sporting de Varandas quer recomprar parte da SAD detida por Álvaro Sobrinho

  |

Icon Comentário0

O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado -  para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).


"[Francisco Salgado Zenha] Esclareceu também que, ao longo das conversas que manteve com Álvaro Sobrinho manifestou àquele, de forma informal, o possível interesse do Grupo Sporting em adquirir, no futuro, a totalidade da participação social da sociedade Holdimo, se aquela quisesse vender. Contudo, frisou que, não houve nenhuma sequência formal a esta abordagem e, para além desta, não tem conhecimento de mais nenhuma intenção de venda da participação social por parte da sociedade Holdimo", escreve o DCIAP.


"Nesta matéria, esclareceu que, caso a sociedade Holdimo pretenda vender no mercado a sua participação social, face à lei da oferta e da procura, pode obter, por cada ação, um valor superior ou inferior ao valor unitário de €1,00 que atualmente lhe está atribuído", pode ler-se no documento, que conclui o resumo da inquirição a Zenha referindo que o dirigente leonino "disse desconhecer a origem do dinheiro aplicado pela sociedade Holdimo na Sporting SAD e no Sporting Clube de Portugal", pode ler-se no despacho.


Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.

De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.



Clube

Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026

Ex presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade referiu que Plano Estratégico apresentado "não pode ser deixado a meio"

Jaime Marta Soares quer Varandas na presidência do Sporting para lá de 2026
Jaime Marta Soares quer Varandas na presidência do Sporting para lá de 2026

  |

Icon Comentário0

Jaime Marta Soares quer que Frederico Varandas continue como Presidente do Sporting. O mandato do atual líder máximo dos verdes e brancos termina em 2026, mas o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade explica que o recente Plano Estratégico apresentado "não pode ser deixado a meio".


"Esse Plano Estratégico tem de ser assumido e continuado. Se é um projeto estudado e sustentado em propostas com cabeça, tronco e membros e as pessoas têm capacidade e então não o vão deixar para outros fazerem ou abdicarem dele", disse, ao jornal A Bola.


"Esta Direção, que apresentou agora esse Plano Estratégico, não o pode deixar a meio, é o mínimo que se exige a uma pessoa responsável. Sabe o custo, onde vai buscar as verbas, a forma de pagamento sem endividamento futuro… Algumas coisas não me parecem de extrema urgência, embora por exemplo no estádio a questão do fosso parece-me que sim", terminou Marta Soares.


Frederico Varandas foi eleito pela primeira vez em 2018, arrecadando 42,32% dos votos. O segundo posto, com 36,84% pertenceu a João Benedito, antigo guardião do futsal verde e branco, com José Maria Ricciardi a fechar o pódio - 14,55%. No total, votaram 22.510 mil Sócios.

Em 2022, o Presidente verde e branco foi reeleito, com uma maioria esmagadora. Frederico Varandas arrecadou 85,8% dos votos, contra os 7,3% de Nuno Sousa e 2,95% de Ricardo Oliveira. A afluência às urnas baixou, registando-se apenas 14.795 Sócios votantes.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"Uma mensagem em nome do Sporting" - craque dos leões deixa nota em momento duro
Clube

"Uma mensagem em nome do Sporting" - craque dos leões deixa nota em momento duro

 

Icon Comentário0
Ministério Público acusa Álvaro Sobrinho de falcatrua milionária na SAD do Sporting
Clube

Ministério Público acusa Álvaro Sobrinho de falcatrua milionária na SAD do Sporting

 

Icon Comentário0
Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026
Clube

Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026

 

Icon Comentário0