
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Maximiliano Javier Araújo Vilches, conhecido como Maxi Araújo, completou 25 anos no sábado passado, dia 15 de fevereiro. Depois de se destacar no futebol mexicano, assinou pelo Sporting no verão de 2024, tornando-se uma das grandes apostas de Ruben Amorim e, agora, de Rui Borges, para a presente temporada.
O jogador iniciou a sua carreira profissional no Montevideo Wanderers, onde se estreou em 2018, aos 18 anos. O seu talento rapidamente chamou a atenção de clubes estrangeiros e, no final de 2019, assinou pelo Puebla, do México. A sua versatilidade e capacidade ofensiva fizeram-no destacar-se na Liga MX, o que levou à sua transferência para o Toluca, em 2023, por 5,6 milhões de euros.
Apesar de jogar numa liga menos conhecida, Araújo conquistou a confiança do selecionador Marcelo Bielsa e, em junho de 2023, foi chamado pela primeira vez para a seleção principal do Uruguai. A sua presença consolidou-se, tendo sido titular na Copa América de 2024, onde ajudou a equipa a alcançar o terceiro lugar.
A sua evolução não passou despercebida ao Sporting, que investiu 13,6 milhões de euros na sua contratação. O jogador assinou um contrato válido por cinco temporadas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. Chegou a Alvalade como alternativa a Nuno Santos, que teve uma grave lesão no início da época, mas com ambição de conquistar um lugar no onze titular.
A estreia europeia de Maxi Araújo não podia ter sido mais marcante. A 5 de novembro de 2024, foi decisivo ao apontar um dos golos na vitória por 4-1 do Sporting sobre o Manchester City, em jogo da fase de liga da Liga dos Campeões.
Com um início promissor de temporada, Araújo soma já 31 jogos pelos leões e dois golos e duas assistências. A sua polivalência permite-lhe atuar como lateral ou como extremo, dando a Rui Borges mais opções para a ala esquerda.
*Atualizado a 17 de fevereiro de 2025
Treinador do Manchester United vê urgência em reforçar o plantel dos red devils no verão, mas montante do negócio está a dar que falar
|
Ruben Amorim está ciente de que reforçar o ataque do Manchester United é prioridade para o mercado de verão. Viktor Gyokeres é um dos desejos do técnico, que tenta negociar com Frederico Varandas, Presidente do Sporting, uma saída por valores inferiores aos da cláusula de rescisão.
A informação está a ser avançada pelo Fichajes - portal espanhol especializado em transferências - garantindo que os red devils não vão além dos 75 milhões de libras (90M de euros), menos 10% do valor total presente no contrato que liga o ponta de lança internacional sueco ao Clube de Alvalade.
A mesma fonte revela que, além do emblema de b, depois de ter noticiado que o Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, terá colocado um plano em marcha para juntar Gyokeres e Kylian Mbappé.
Recentemente, foi avançado que Viktor Gyokeres não tinha quaisquer intenções de se juntar ao Manchester United e reencontrar Ruben Amorim, uma vez que a terrível classificação dos red devils na Premier League (atualmente 15.º classificado) não permitia ao goleador disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 36 encontros: 21 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.847 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 34 golos e fez sete assistências.
Depois de ver os três pontos da ordem de trabalhos serem aprovados, o então Presidente dos leões fez um discurso marcante e em muito polémico
|
A 17 de fevereiro de 2018, o Pavilhão João Rocha acolheu a sua primeira Assembleia Geral do Sporting, passando esta a ser, até esse momento, a mais participada da história do Clube. Aos mais de 6.000 Sócios que conseguiram marcar presença juntaram-se, ainda, muitos outros através de uma videoconferência feita a partir do Multidesportivo.
A ordem de trabalhos, composta por apenas três pontos, focou-se na votação da alteração dos estatutos e dos regulamentos, mas, também, na continuidade dos órgãos sociais em funções, com Bruno de Carvalho a ver aprovada a sua permanência como Presidente leonino, com 89,5% dos votos, resultado dos 28.508 votos atribuídos aos 5.392 Sócios.
Também em relação aos outros dois pontos em análise, os adeptos do Sporting responderam afirmativamente. A alteração aos estatutos contou com 5.381 Sócios, o que correspondeu a 28.500 votos e a uma aprovação de 87,3%. Já a alteração dos regulamentos foi aprovada com 87,8%, resultado dos 28.541 votos dos 5.389 Sócios que responderam ao repto.
Num discurso que ficou célebre nesta mesma Assembleia Geral, Bruno de Carvalho deixou um pedido inusitado aos Sócios: “Ponto 1: A partir de hoje, não comprem nenhum jornal desportivo nem aquele outro que vocês sabem. Ponto 2: não vejam nenhum canal português de televisão a não ser a Sporting TV. No dia em que fizermos isto, vão começar a olhar e a respeitar o Sporting de outra forma. Já não vai ser preciso ser o Presidente do Sporting a atacar A, B ou C porque há 3,5 milhões de pessoas que não lhe vão ligar pevides".
Contudo, o então Presidente do Sporting foi ainda mais longe: “Ponto 3: que todos, mas todos os comentadores afetos ao Sporting abandonem de imediato os programas e que mais nenhum sportinguista aceite porque não podemos estar ao lado daquela gente. Chega de programas que é só difamar e caluniar. Só assim podemos ser diferentes daquela vergonha de ‘cartilheiros’ e ‘paineleiros'”.
Lembre-se que, uns meses depois, e na sequência do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho haveria de ser destituído de Presidente do Sporting, com uma larga maioria dos Sócios a votar para que o mesmo abandonasse a liderança do Clube de Alvalade.
Inaugurado a 21 de junho de 2017, 15 anos depois da inauguração da Academia Sporting, em Alcochete, o Pavilhão João Rocha, localizado junto ao Estádio José Alvalade, foi construído graças à "Missão Pavilhão", uma iniciativa lançada a 10 de julho de 2014 pelo então presidente Bruno de Carvalho.
O objetivo principal passava pela angariação de 10 milhões de euros para a edificação do novo pavilhão e renovação do edifício Multidesportivo. Esta campanha mobilizou 22.957 sportinguistas e teve fim a 10 de junho de 2016, atingindo a meta financeira estabelecida.
Nova derrota dos red devils, desta feita perante o Tottenham (1-0), voltou a valer muitas críticas ao antigo treinador do Sporting, que tem vida complicada
|
O Manchester United voltou a perder. Desta feita, os red devils saíram derrotados, por 1-0, na visita ao terreno do Tottenham, de Pedro Porro. Gary Neville voltou à carga e deixou duras críticas a Ruben Amorim, culpando o antigo treinador do Sporting de mais um resultado negativo para o emblema de Old Trafford.
"A distância entres dois médios do United é completamente errada. Vejam onde estão o Bruno Fernandes e o Casemiro. Isto quebra todas as regras do futebol. É uma loucura absoluta. A estrutura da equipa é horrível, os dois médios estão separados. É embaraçoso, não se vê isto nem nos sub-9. Vejam aquele espaço no meio-campo. Chocante", disse, à Sky Sports.
O golo de James Maddison deixou o antigo treinador do Sporting muito irritado, mas Gary Neville coloca todas as culpas no técnico, explicando que Ruben Amorim "está a gritar com quem está no banco. Mas não entendo porquê, o maior problema que vejo é a forma como ele montou a equipa...".
As críticas do antigo lateral-direito têm sido constantes, com a lenda inglesa a repreender Amorim ainda antes do encontro, devido à comparação com o técnico adversário. "Acho que era desnecessário. É demasiado óbvio que o Manchester United é maior que o Tottenham, nem é preciso dizê-lo.... "O Postecoglou está a lutar pela vida dele [no Tottenham], portanto não precisava daquele tipo de comentários vindos de outros treinadores".
A derrota complicou ainda mais as contas do Manchester United na Premier League, com os red devils a caírem para o 15.º posto da classificação, o pior da história do clube. De momento, a equipa de Ruben Amorim soma 29 pontos conquistados em 25 jornadas disputadas, mais 12 que o Ipswich (17), primeiro clube em zona de despromoção.
Assista ao golo que valeu a vitória ao Tottenham: