
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Leeds United parece cada vez mais próximo de regressar à Premier League e, em jeito de preparação para a próxima época - e a contar que a mesma já será passada no principal escalão -, o clube inglês equaciona a contratação de Hidemasa Morita. O médio japonês tem contrato válido com o Sporting até 2026 e, nesse sentido, o verão poderá ser a altura perfeita para que os leões lucrem com o jogador.
Segundo o jornal 'Record', os responsáveis pelo emblema de Alvalade já terão desistido da renovação, tendo em conta as várias investidas feitas nos últimos tempo, o que significa que a saída é o cenário mais provável. O jogador, por outro lado, está em vias de completar 30 anos, celebrando o seu aniversário a 10 de maio, e também a idade o leva a querer aventurar-se num outro campeonato.
De acordo com a mesma fonte, o Leeds só está à espera de garantir a subida à Premier League para avançar, de facto, com uma proposta formal por Morita. Atualmente na liderança do Championship, o segundo escalão do futebol inglês, o clube de Elland Road encontra-se em posição privilegiada para assegurar a promoção já na época 2025/26 e só a mesma desbloquearia os recursos e a atratividade necessárias para convencer o ainda jogador do Sporting
Contratado ao Santa Clara em 2022, a troco de 3,45 milhões de euros, Morita foi uma aposta certeira no meio-campo leonino. No entanto, a possibilidade de poder sair a custo zero no verão de 2026 vai preocupando o Sporting, que ainda pretende conseguir algum dinheiro por um jogador importante e que neste momento se encontra avaliado em 15 milhões de euros.
Os últimos meses da carreira de Morita, vale lembrar, têm sido marcados por alguma instabilidade. Lesionado, o jogador enfrenta a quinta paragem consecutiva por problemas físicos desde o final de 2023 e está, assim, afastado das opções de Rui Borges. Conta, no entanto, com 111 jogos com a Listada verde e branca, no total de 10 golos e 11 assistências em 7.378 minutos em campo pelo Sporting.
Antigo treinador dos leões, agora ao serviço do Manchester United, concedeu uma nova entrevista e destacou os tempos recentes vividos em Alvalade
|
A poucas horas de um embate crucial frente ao Lyon, a contar para os quartos-de-final da Liga Europa, Ruben Amorim deu uma entrevista à DAZN e fez um balanço dos primeiros meses ao serviço do Manchester United, conversa na qual não ficaram de fora as saudades que o técnico admitiu ter de Alvalade.
Depois de destacar que o ambiente em Old Trafford é "inacreditável", acima de tudo tendo em conta o difícil momento do clube, Amorim aproveitou para recordar a passagem pelo emblema verde e branco: "Sempre tive sorte com os adeptos portugueses, e sinto falta dos adeptos do Sporting".
Ainda acerca do passado, o antigo timoneiro dos verdes e brancos relembrou uma das temporadas mais marcantes da sua carreira, a de 2020/21, tendo a mesma contado com uma eliminação precoce da Liga Europa, às mãos do LASK Linz, e mais tarde terminado com o título de campeão nacional.
"Tudo aqui me faz lembrar esse tempo. O processo é semelhante, mas a pressão mediática é incomparável. No Sporting, mesmo quando não jogávamos tão bem, havia jogos em que sabíamos que íamos ganhar. Aqui, cada partida é uma batalha. É tudo mais exigente", assinalou.
Ruben Amorim fez notar, ainda, que sempre gostou de "arriscar" e destacou que em Portugal já é bem conhecida essa sua postura. "O sofrimento de hoje é o que nos permite perceber rapidamente o que precisamos para o futuro", completou, em jeito de antevisão ao encontro desta quinta-feira, que o irá opor ao compatriota Paulo Fonseca na prova europeia. A bola começa a rolar às 20h, em Old Trafford, depois de uma primeira mão que terminou empatada a dois golos.
Futebolista do Clube de Alvalade não entra nos planos de Rui Borges para 2025/26, pelo que os verdes e brancos já procuram colocação para o canhoto
|
Koba Koindredi não vai voltar a jogar pelo Sporting e, dessa forma, a Direção - liderada por Frederico Varandas - está a tentar convencer o Lausanne a acionar a cláusula de compra pelo futebolista, sabe o Leonino. Os leões não têm interesse em voltar a integrar o jogador no plantel da equipa principal num futuro próximo, pelo que já preparam a próxima época.
Ao que o nosso Jornal apurou, a intenção dos responsáveis leoninos é mesmo a de vender o jogador a título definitivo no próximo mercado de verão, contudo a falta de propostas aliciantes que cubram o investimento feito pelo jogador deixa a SAD verde e branca com um problema em mãos.
A contratação do jogador ao Estoril foi feita numa altura em que os leões tinham poucas opções no centro do terreno, mas o jogador canhoto nunca caiu nas graças de Ruben Amorim e teve muito tempo de jogo, o que complicou a sua afirmação no Clube de Alvalade.
Koba Koindredi – avaliado em 3,5 milhões de euros – somou apenas oito jogos no Sporting, num total de 138 minutos, tendo custado cerca de 4,25 milhões de euros, valor que pode chegar aos seis milhões, mediante o cumprimento de objetivos (1,75 milhões)
O médio de 23 anos tem sido presença habitual no emblema helvético, que ocupa o sétimo lugar do campeonato suíço. O jogador - que tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros - leva 29 jogos, com um golo e duas assistências (1.570 minutos).
Corredor esteve em destaque e impressionou ao segurar a vantagem até ao final; No momento da celebração, mostrou ser fã do goleador sueco
|
Ivo Oliveira ganhou a segunda etapa do Giro D’Abruzzo. O português da UAE Emirates XRG, vice-campeão europeu de pista em 2025, já tinha realizado um grande trabalho na primeira tirada, que resultou na vitória do companheiro de equipa Alessandro Covi. No momento da celebração, o ciclista festejou à Viktor Gyokeres - que continua no topo do mundo.
Atacando do pelotão a 1,5 km do fim, numa subida a 5,1% de inclinação média, o corredor português impressionou ao segurar a vantagem até ao fim, exibindo as suas capacidades de perseguição. Ainda ofegante devido ao esforço, Ivo Oliveira, fã do atacante do Sporting, exprimiu a sua enorme satisfação.
"Ainda estou sem palavras"
“Ainda estou sem palavras. Depois de tanta indefinição e de trabalhar para a equipa, tinha que agarrar essa vitória, a oportunidade. Era supostamente para o Covid… Falei-lhe quatro vezes para atacar, mas que só ficasse na roda, e eu tentaria antecipar-me. Tínhamos duas cartas para jogar. Ele é super forte e excelente companheiro. E disse-me, ‘vai, vai para a vitória, sem problemas’”.
"É um dos melhores momentos da minha carreira”
“Pensei, nos últimos 500 metros que estava muito curto de força, mas, sim, foi o suficiente, não posso acreditar. Estou tão emocionado. Acho que foi a minha primeira vitória na equipa, estou super orgulhoso”, continuou o corredor da UAE Emirates. “A equipa acredita em mim, tal como a minha família, a minha namorada… Isto é para eles. Obrigado a eles. É um dos melhores momentos da minha carreira”, disse.
O ciclista ocupa a 23.ª posição da geral, a 30 segundos do novo líder, o italiano Filippo Fiorelli (Bardiani). “A nossa equipa é muito forte, trabalhamos como família e temos tantas opções. Sim, fiz um bom ataque, esta fase de final de etapa agradava-me. Estou super orgulhoso, super feliz, super emocionado. Não acredito que fiz isto!”, concluiu.
Veja a publicação: