MEMÓRIA LEONINA: TAÇA CERS, A ÚNICA QUE FALTAVA
Neste dia, em 1984, o Sporting CP conquista mais um título europeu para o seu palmarés de hóquei em patins
Maria Pinto Jorge
Texto
7 de Julho 2020, 12:17
summary_large_image

Os homens do stick em Alvalade, já haviam conquistado a Taça dos Campeões Europeus (1977) e a Taça das Taças (1981), no entanto, existia uma que teimava em escapar para preencher o palmarés internacional dos leões: a Taça CERS, mas neste dia, em 1984, o Sporting CP conseguiu-o.

Comandados por António Livramento, na época de 1983/84, os verdes e brancos disputaram a tão desejada Taça. No seu plantel, um quartel de luxo: Ramalhete (gr), José Rosado, Carlos Realista, Pedro Trindade, Luís Nunes, Campelo, Sérgio Nunes, Camané, Fernando Gonzada, Carlos Serra (gr) e Parreira (gr).

Pelo caminho, o Clube de Alvalade não teve a vida facilitada, e apanhou, após sorteio, equipas muito fortes, mais que foi eliminando pelo caminho. Noia (Espanha), Gujan Mestras (França), Voltregá (Espanha) e, por fim, o Novara, de Itália.

Numa final disputada a duas mãos, o primeiro encontro jogou-se a 30 de junho, ou seja, uma semana antes da segunda mão e grande final. Nesta primeira partida, jogada na casa do adversário, o Sporting CP inaugurou o marcar, no entanto, o Novara, numa partida bastante violenta e com muito apoio dos seus adeptos, acabaria por vencer por 4-1, uma vantagem muito confortável para o último jogo.

Mesmo com a necessidade de uma (grande) reviravolta, os Sportinguistas deixaram o Pavilhão de Alvalade a rebentar pelas costuras. Na primeira parte, com os leões a fazer um excelente jogo, já venciam por 4-0, mas, assim que a partida recomeçou, o Novara marcou um golo, que empatava a final a 5-5.

Os homens de verde e branco não vergaram. Com dois golos de Sérgio Nunes de rajada, todos começaram a acreditar que o caneco ficaria em Alvalade, e assim foi. O resultado final da partida acabaria por ser 11-3, com um total de 12-7 para a equipa leonina.

Devido a esta conquista, o Sporting CP tornava-se o primeiro Clube da Europa a vencer as três Taças europeias de hóquei em patins. Mais um feito histórico para as modalidades leoninas.

Fotografia de WikiSporting.

  Comentários