Futebol
Exclusivo Leonino - Amorim e Varandas perdem esperança por médio que custou milhões ao Sporting
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Miguel Sousa Tavares recordou o já encerrado caso Cashball para atacar o Sporting. O jornalista utilizou as palavras de Frederico Varandas, na mais recente entrevista do líder máximo dos leões, e apontou o dedo ao Clube de Alvalade.
"Falou no título do Boavista – que atribuiu à influência de Paulo Gonçalves, então no Bessa – também eu e todos os portistas, creio, ficámos muito desconfiados daquele título, da suposta excecional preparação física dos jogadores do Boavista e da arbitragem de Vítor Pereira no Boavista - Porto, determinante nas contas do título. Mas, sabe que mais? Como foi o Porto que perdeu o campeonato para o Boavista (por 1 ponto), e não o Benfica ou o Sporting, tudo se passou pacificamente e a nossa imprensa exultou com o título do Boavista", disse, ao jornal Record.
"Já que estamos a lavar roupa suja, acha que o arquivamento do ‘cashball’ convenceu alguém? Ou que aquele episódio em que um vice-presidente do Sporting foi depositar dinheiro na conta de um árbitro antes de ele apitar um jogo do Sporting, para depois o poder acusar caso as coisas corressem mal, também não deveria ter comprometido o Sporting, assim como, ou por maioria de razão, as ações do Sr. Paulo Gonçalves deveriam ter comprometido o Benfica, tal como afirma e eu concordo?", atirou.
Na mesma crónica, Miguel Sousa Tavares recordou os tempos de Bruno de Carvalho enquanto Presidente do Sporting e voltou a atacar Frederico Varandas, algo que tem sido comum ao longo dos últimos tempos, em que o Sporting vai vencendo vários títulos.
Vale lembrar que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu encerrar permanentemente o caso Cashball, a 17 de novembro de 2023, que remontava a 2018 e que tinha como base suspeitas de corrupção ativas em jogos de andebol do Sporting.
Conhecido adepto do Porto apontou dedo à entrevista dada pelo Presidente do Clube de Alvalade e não esqueceu tempos antigos nos verdes e brancos
|
0Miguel Sousa Tavares voltou a atacar o Sporting. O jornalista é useiro e vezeiro em apontar o dedo aos leões, tendo, em diversas ocasiões, usado Frederico Varandas como alvo. Desta feita, o adepto do Porto recordou os tempos de Bruno de Carvalho em Alvalade.
"Segundo Frederico Varandas, o período de hegemonia do Porto no futebol português, que vai do final dos anos 70 até há poucos anos atrás, só se justifica porque "o jogo estava viciado à partida", com "a teia toda montada por Pinto da Costa", como o Apito Dourado terá demonstrado. E, embora reconhecendo erros próprios do Sporting, foi isso, essencialmente, que, segundo ele, justificou os longos 19 anos que o seu Clube esteve afastado do título", disse, ao jornal Record.
"De facto, passei longos anos a ouvir cantar este fado de embalar – de embalar tolos e ilusões. E só me admira que alguém que sucedeu ao inacreditável Bruno de Carvalho e que fez o que devia ter sido feito de há muito no Sporting, com o sucesso que está à vista de todos, ainda recorra a esse fado de calimero e ao Apito Dourado como desculpa de mau perdedor", admitiu.
"Como é que Frederico Varandas justifica que durante esse período o Porto tenha sido duas vezes campeão europeu, duas vezes campeão do mundo, duas vezes vencedor da agora chamada Liga Europa e uma vez vencedor da Supertaça Europeia, enquanto que o Sporting nem a uns quartos-de-final de qualquer competição europeia conseguiu chegar?
"A tese de Varandas é implicitamente insultuosa paras as equipas e o clube português que por diversas ocasiões conseguiu projetar lá fora e ao mais alto nível o futebol português, e de que o Sporting, por via dos pontos acumulados pelo Porto no ranking europeu, beneficiou várias vezes", terminou.
Avançado sueco somou mais um golo na sua conta pessoal e segue num ritmo frenético, bastante superior ao da temporada passada
|
0Viktor Gyokeres marcou um dos golos da vitória do Sporting, por 2-0, diante do Sturm Graz. O sueco teve várias oportunidades, mas mostrou-se algo perdulário. Rúben Amorim, já após o apito final, comentou a evolução do seu pupilo e a cobiça do estrangeiro.
"Creio que ele entrou muito tarde neste nível. Mas ele ainda é muito jovem, tem 26 anos, é um avançado muito bom, muito forte. Falhou dois golos, o que não é muito normal", começou por dizer o técnico verde e branco, em declarações à DAZN Áustria.
"Mas sabemos que não é muito fácil manter na equipa este tipo de jogadores. Vai ter uma grande carreira. Ele esteve muito bem no jogo e merecemos todos a vitória", assumiu Rúben Amorim, apontando a uma eventual saída do avançado sueco.
Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 13 encontros (1.121 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 13 golos e fez quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Treinador dos leões vem sendo apontado ao lugar de Pep Guardiola, caso o técnico do Manchester City acabe por não renovar contrato
|
0O Sporting voltou a triunfar na Liga dos Campeões ao bater o Sturm Graz, por 2-0. No final do encontro, Rúben Amorim foi novamente questionado sobre uma possível mudança para a Premier League. O técnico leonino mostrou não fazer intenções de deixar Alvalade.
"Não sei. Estou muito feliz aqui. Desfruto muito do meu staff e do meu país, o que é muito importante para mim. Portanto, veremos", garantiu Amorim - que vem sendo muito apontado como sucessor de Pep Guardiola no Manchester City - à DAZN Áustria, já depois do apito final.
Sobre o encontro, o técnico revelou: "Termos tanto a bola ajudou-nos. Depois também penso que controlámos muito bem os avançados do Sturm Graz, fomos muito fortes nos duelos, aquele que é um dos pontos fortes do Sturm Graz. Creio que devíamos ter marcado mais golos, mas foi um jogo muito completo da nossa parte",
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 226 encontros, tendo vencido 159, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.
Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.