Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Ministério Público acusa Álvaro Sobrinho de falcatrua milionária na SAD do Sporting

Antigo presidente do Banco Espírito Santo Angola está metido em confusão das grandes, que remete aos tempos em que detinha parte do capital da sociedade desportiva

Álvaro sobrinho acusado de crime agravado na Sporting SAD
Álvaro sobrinho acusado de crime agravado na Sporting SAD

  |

Icon Comentário0

Álvaro Sobrinho está a ser acusado de um crime de branqueamento de capitais agravado. O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) revelou esta segunda-feira que o antigo presidente do BES Angola terá entrado na SAD do Sporting com dinheiro que desviou do banco.


Sobrinho terá, segundo a acusação, transferido 20 milhões de euros do BES Angola para a SAD leonina, convertendo essa quantia em ações, que lhe permitiram ficar na posse de 29,85% da Sociedade Anónima Desportiva do Clube de Alvalade.


De acordo com o Correio da Manhã, o investimento inicial foi de 16 milhões de euros, que permitiram ao empresário receber parte do valor do passe em transferências de jogadores, proporcional à percentagem que detinha na SAD leonina. Mais tarde, Sobrinho terá desviado mais 4 milhões de euros, de modo a aumentar o poder que tinha no Sporting. 


O MP argumenta que as operações conduzidas pelo bancário terão sido feitas para “encobrir o rasto das referidas quantias monetárias”, visto que os tais 20 milhões de euros foram desviados do BES Angola, sem qualquer tipo de registo oficial.

Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%. De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social. 



Clube

Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026

Ex presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade referiu que Plano Estratégico apresentado "não pode ser deixado a meio"

Jaime Marta Soares quer Varandas na presidência do Sporting para lá de 2026
Jaime Marta Soares quer Varandas na presidência do Sporting para lá de 2026

  |

Icon Comentário0

Jaime Marta Soares quer que Frederico Varandas continue como Presidente do Sporting. O mandato do atual líder máximo dos verdes e brancos termina em 2026, mas o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade explica que o recente Plano Estratégico apresentado "não pode ser deixado a meio".


"Esse Plano Estratégico tem de ser assumido e continuado. Se é um projeto estudado e sustentado em propostas com cabeça, tronco e membros e as pessoas têm capacidade e então não o vão deixar para outros fazerem ou abdicarem dele", disse, ao jornal A Bola.


"Esta Direção, que apresentou agora esse Plano Estratégico, não o pode deixar a meio, é o mínimo que se exige a uma pessoa responsável. Sabe o custo, onde vai buscar as verbas, a forma de pagamento sem endividamento futuro… Algumas coisas não me parecem de extrema urgência, embora por exemplo no estádio a questão do fosso parece-me que sim", terminou Marta Soares.


Frederico Varandas foi eleito pela primeira vez em 2018, arrecadando 42,32% dos votos. O segundo posto, com 36,84% pertenceu a João Benedito, antigo guardião do futsal verde e branco, com José Maria Ricciardi a fechar o pódio - 14,55%. No total, votaram 22.510 mil Sócios.

Em 2022, o Presidente verde e branco foi reeleito, com uma maioria esmagadora. Frederico Varandas arrecadou 85,8% dos votos, contra os 7,3% de Nuno Sousa e 2,95% de Ricardo Oliveira. A afluência às urnas baixou, registando-se apenas 14.795 Sócios votantes.



Clube

Ex defesa do Benfica fala de decisão que pode mudar futuro do Sporting: "Seria muito interessante"

Antigo lateral do clube da Luz comentou novo plano estratégico apresentado por André Bernardo, vice-presidente do emblema leonino

Diogo Luís, ex Benfica, fala de novo investidor no Sporting
Diogo Luís, ex Benfica, fala de novo investidor no Sporting

  |

Icon Comentário0

André Bernardo, vice-presidente do Sporting, confirmou esta semana que o Clube de Alvalade vai abrir "o capital da SAD de forma minoritária a um parceiro estratégico". Diogo Luís, antigo jogador do Benfica, concorda com a visão dos verdes e brancos para o futuro.


"Após a reestruturação financeira alcançada, o Sporting ficou com uma posição reforçada no capital da SAD. Isto permite-lhe desenvolver várias estratégias com vista a tornar o clube mais capaz. Uma das soluções apresentadas foi o desenvolvimento de conversações para a procura de um investidor/parceiro estratégico", começou por dizer, ao jornal A Bola.


"Tendo em conta o nosso reduzido mercado interno, este poderá ser um passo muito importante e diferenciado. O ideal será encontrar não só um investidor, mas sobretudo um parceiro que possa acrescentar valor, não só financeiro, mas também noutras áreas", prosseguiu.


"Visto de fora, parece-me que seria muito interessante ter um parceiro que tivesse a capacidade de projetar o Sporting noutros mercados, de forma a poder ser um auxílio na valorização da marca Sporting e, consequentemente, na geração de mais receitas", garantiu.

"Num mundo global, as marcas têm mais concorrência, mas também têm muito mais oportunidades que devem e têm de ser exploradas", assegurou Diogo Luís, mostrando apoiar a medida tomada pela SAD dirigida por Frederico Varandas. Vale recordar que, recentemente, o ex-futebolista criticou a "vaidade" do Presidente leonino.



Clube

BRONCA! HOLDIMO DE ÁLVARO SOBRINHO NÃO MARCA PRESENÇA NA ASSEMBLEIA GERAL DA SAD DO SPORTING E CULPA FREDERICO VARANDAS

Empresa é a segunda maior acionista da sociedade anónima desportiva do Clube de Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Na passada segunda-feira, dia 2 de outubro, realizou-se a Assembleia Geral da SAD do Sporting, e uma das notas de destaque foi a ausência da Holdimo, de Álvaro Sobrinho, segunda maior acionista da sociedade anónima desportiva dos leões.


Acontece que, de acordo com o diário desportivo 'Record', a Holdimo culpa Frederico Varandas, argumentando que não recebeu qualquer convocatória por correio eletrónico, algo que, apesar de não ser obrigatório, costumava ser prática recorrente.


Recorde-se que, depois da recompra das VMOC's, por parte do Sporting ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.


De resto, no passado, a Holdimo, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo - na altura, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a empresa de Álvaro Sobrinho não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social.

Ao longo da reunião magna do clube de Alvalade, foram discutidos vários temas, entre os quais, por exemplo, uma eventual entrada do Chelsea no capital social da SAD, algo que, quando questionado, Frederico Varandas negou prontamente.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Já há um candidato às próximas eleições do Sporting
Clube

Já há um candidato às próximas eleições do Sporting

 

Icon Comentário0
Ex dirigente do Sporting aprova entrada de investidor: "Faz sentido"
Clube

Ex dirigente do Sporting aprova entrada de investidor: "Faz sentido"

 

Icon Comentário0
Sporting vai abrir capital da SAD e já se fala do Chelsea para acionista externo
Clube

Sporting vai abrir capital da SAD e já se fala do Chelsea para acionista externo

 

Icon Comentário0