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O Sporting reforçou a sua participação na SAD verde e branca, e passou a ser ainda mais dono do Clube de Alvalade. Esta foi mais uma medida tomada pela Direção de Frederico Varandas, com vista ao futuro dos verdes e brancos, que dá ainda mais garantias aos sócios.
Frederico Varandas garantiu que o Sporting subiu a sua participação para os 88%, sendo essa a fatia da SAD verde e branco que o Clube detém, neste momento. Os leões aproximam-se, cada vez mais, de um cenário onde detêm 100%, o que deixaria os sócios como únicos donos do emblema leonino.
Para conseguir atingir estes valores, Frederico Varandas e a sua Direção converteram Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) em ações ordinárias, aumentando, assim, o nível de participação na SAD para praticamente 88% do capital social.
Quem viu a sua participação na SAD do Sporting diminuir foi Álvaro Sobrinho. O empresário angolano, que há muitos anos detém ações nos leões, é o principal sócio minoritário dos verdes e brancos, mas viu a sua participação reduzir para os 9,901%.
Relembrar que este é sempre um tópico quente em Alvalade, sendo que o facto de deter o Clube sempre foi importante para os adeptos do Sporting. Recentemente, chegaram a surgir algumas notícias de que o Chelsea estaria interessado em comprar uma percentagem da SAD leonina e torna-se, tal como Álvaro Sobrinho, sócio minoritário, algo que acabou por não se materializar.
Clube de Alvalade comunicou que concretizou a criação de um medida que gerou alguma controvérsia recentemente, com acusações à mistura
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O Sporting constituiu, oficialmente, a Sporting Entertainment. A empresa, criada pelo Clube de Alvalade, gerou bastante polémica nos círculos verdes e brancos recentemente, existindo até acusações de que os responsáveis leoninos estariam a desviar dinheiro do Clube.
A Sporting Entertainment foi criada com o intuito de gerir e explorar as instalações de Alvalade. A Sociedade Anónima foi criada a 17 de junho, e registada na última quarta-feira, dia 9 de julho, com o capital social de 50 mil euros, e apresentando ativos no valor de 146,97 milhões de euros.
O Clube de Alvalade confirma, assim, a criação da empresa que muito deu que falar recentemente, e que obrigou, até, a uma explicação na Assembleia Geral do Sporting. Os responsáveis leoninos nomearam Frederico Varandas, Francisco Salgado Zenha e André Bernardo como administradores da noa entidade.
Relembrar que a história da Sporting Entertainment foi avançada pelo portal 24Horas, como o que seria um "plano financeiro secreto" de Frederico Varandas. Afonso Pinto Coelho, sócio dos leões, explicou nessa investigação o seguinte: "O direito de superfície do estádio vai passar para esta sociedade, como muitos dos contratos celebrados pelo Sporting. A mim, como sócio, parece-me muito estranho uma alteração estrutural no sporting sem que seja feita uma comunicação oficial por parte do Clube".
Na altura, os responsáveis leoninos defenderam-se da seguinte forma: "Visa reforçar a área de negócio dedicada ao entretenimento, cujo investimento tem vindo a ser intensificado (...) Nesse contexto, torna-se relevante reorganizar o grupo, de forma a melhor evidenciar e autonomizar o potencial dessa unidade de negócio. Importa referir que esta operação não altera a leitura nem a análise consolidada da Sporting SAD ou do Grupo Sporting, mas permite uma avaliação mais aprofundada e segmentada do negócio de entretenimento".
Marca fornecedora do material desportivo do Clube de Alvalade repetiu a receita que tem aplicado nas camisolas leoninas, desde 2021
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Os equipamentos do Sporting voltaram a ser reaproveitados. Muitos dos adeptos leoninos fizeram esta observação nas redes sociais e mostraram o seu desagrado para com a Direção leonina. A medida que tem sido aplicada desde 2021, ano em que a Nike começou a ser a fornecedora oficial do material desportivo do Clube. Desta vez, está em causa as mais recentes camisolas alternativas dos leões.
Os dois kits secundários do emblema verde e branco têm o mesmo modelo daquele utilizado na camisola alternativa do Friburgo, desta temporada. Esta acaba por ser uma solução que a marca americana já aplicou em épocas anteriores e como exemplos existem os equipamentos dos leões para a Liga dos Campeões 2021/22 e o ‘verve’ de 2024/25.
O que pode deixar os Sportinguistas mais descontentes com esta decisão foi o que facto de que, na apresentação dos novos equipamentos nas redes sociais, o Clube de Alvalade mencionou que o padrão presente no novo material tinha como inspiração a típica calçada portuguesa, quando na verdade, a Nike aplicou um template do seu catálogo.
Não é só com o Friburgo que a marca tenta aplicar os seus modelos pré-feitos. O mesmo já se tinha sucedido com a camisola principal do Clube de Alvalade de 2021/22, que também foi aplicada ao Granada. Já na temporada passada, foi dito que a Listada verde e branca seria em homenagem a Francisco Stromp, para depois ter sido utilizado o mesmo kit na formação do Vorskla Poltava.
Vale a pena lembrar que, em colaboração com a Nike, o Sporting já apresentou os seus equipamentos principais, alternativos, de treino e aquecimento, existindo ainda a possibilidade de ser lançada a Stromp, habitual camisola utilizada pelos leões na Taça de Portugal e Taça da Liga.
Confira, abaixo, as semelhanças entre as camisolas do Sporting e Friburgo:
Clube de Alvalade acabou por oficializar os novos kits, através de uma campanha onde o padrão no tecido é uma homenagem à arte urbana das ruas nacionais
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O Sporting revelou, esta quarta-feira, dia 2 de julho, os equipamentos alternativos para a próxima temporada desportiva de 2025/26. Duas camisolas, uma branca com traços verdes e outra verde com padrões pretos são inspiradas nos padrões da calçada portuguesa.
Com detalhes que homenageiam a icónica arte urbana das ruas de Lisboa e de todo o país, os dois equipamentos destacam-se pela elegância e pela ligação às raízes culturais de Portugal. Os novos kits já estão disponíveis para os adeptos verdes e brancos.
"Este ano, apresentamos um equipamento inspirado na calçada portuguesa, que, assim como a nossa história, foi construída com arte e resiliência, pedra a pedra, e que os portugueses levaram ao mundo, como um símbolo que se tornou imagem de marca. Com ele, vestimos a nossa identidade - um clube de Portugal, cidadão do mundo", explica a mensagem oficial do Clube.
O emblema foi trocado por um leão. "Ao peito, o leão na sua forma mais pura, mais destemida. O símbolo maior da nossa coragem, da nossa glória, da nossa história", adiciona a mensagem do emblema verde e brancos. "Um equipamento para desfrutar a dobrar, num mesmo orgulho que, de forma pioneira, apresentamos com duas opções à tua escolha, em celebração do Bicampeonato e Dobradinha", pode ler-se.
Recentemente, o Sporting apresentou os novos equipamentos principais que os jogadores leoninos vão vestir nos exercícios de aquecimento antes dos jogos, na época 2025/26. Ao contrário do que aconteceu nas últimas temporadas, a equipa verde e branca tem agora duas opções à disposição: camisola verde ou preta.
Veja a publicação do Sporting: