Futebol
Morten Hjulmand, capitão do Sporting, volta a babar-se para jogador do Porto
09 Jan 2026 | 14:56
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Dez 2024 | 11:03 |
O Sporting atravessa um mau momento de forma, tendo perdido três dos últimos quatro encontros. Manuel Moura dos Santos analisou os desaires frente a Santa Clara, Arsenal e Moreirense, de forma a explicar o que correu mal aos verdes e brancos.
“A derrota com o Arsenal, face às atuais circunstâncias, até parece a menos problemática, embora o meu clube não possa sofrer cinco golos em Alvalade contra equipa alguma. A fragilidade do lado esquerdo da defesa foi a principal razão, mas não a única, para o resultado negativo do Sporting", disse, ao jornal O Jogo.
“O pior estava para acontecer. O Sporting foi derrotado em Alvalade pelo Santa Clara, fazendo um jogo sofrível, mas foi sobretudo derrotado pelo árbitro Cláudio Pereira e pelo VAR Hélder Carvalho. Estas duas personagens devem ser despedidas”, acrescentou.
“No caso do primeiro penálti cometido sobre Geny Catamo, é impossível que tanto o árbitro como o VAR não tenham visto a falta sofrida pelo jogador do Sporting. No segundo penálti, admito que o árbitro não se tenha apercebido da falta cometida pelo jogador da equipa açoriana, mas já não consigo entender por que razão o VAR não tenha intervindo, comunicando ao árbitro a existência de um penalti a favor do Sporting", atirou.
“A derrota contra o Moreirense é muito preocupante, porque estivemos a ganhar e permitimos a reviravolta no marcador. Um erro de marcação e, sobretudo, um lance inadmissível de Geny Catamo num lançamento de linha lateral construíram o resultado favorável ao Moreirense”, concluiu Manuel Moura dos Santos.
Leões entram numa fase decisiva da temporada com vários desafios pela frente, entre compromissos nacionais e internacionais
09 Jan 2026 | 16:10 |
A derrota frente ao Vitória de Guimarães, por 2-1, impediu a equipa de Rui Borges de disputar a final da Allianz Cup e abriu um intervalo raro no calendário que podia ser aproveitado para disputar o jogo dos quartos de final da Taça de Portugal frente ao AVS. Porém, os leões preferem o adiamento do encontro da prova rainha.
O principal motivo para a decisão do Clube prende-se com as ausências no plantel. Rui Borges tem atualmente oito jogadores lesionados — Zeno Debast, Eduardo Quaresma, Nuno Santos, Ricardo Mangas, Fotis Ioannidis, Geovany Quenda, Pote e Salvador Blopa —, a que se soma Ousmane Diomande, ao serviço da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas. Ter este tempo extra permitirá que mais atletas estejam disponíveis para compromissos futuros.
Outro fator em consideração envolve a transmissão televisiva. O Sporting e o AVS estão a negociar com a Federação e as operadoras de TV (RTP ou SportTV) para definir a data do jogo, sendo o dia 4 de fevereiro apontado como a hipótese mais forte, poucos dias antes do clássico com o Porto no Estádio do Dragão.
Com estas variáveis, o Sporting prepara-se para abordar a fase decisiva da Taça de Portugal com mais opções e maior equilíbrio, garantindo que a equipa possa competir em condições ideais quando chegar a hora do duelo com os avenses.
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Antigo guarda-redes do Sporting mostrou-se profundamente surpreendido e crítico com medida do Manchester United em relação ao português
09 Jan 2026 | 15:44 |
Peter Schmeichel, dono da baliza dos leões entre 1999 e 2000, não consegue entender e critica o despedimento de Ruben Amorim, técnico português, nesta fase da temporada, por parte da direção dos red devils, clube que também representou.
“Não consigo compreender”
“Foi a decisão errada despedir Ruben Amorim, a esta altura, quando não tens outro plano. Fiquei realmente surpreendido, não vi isso a chegar. Não consigo compreender, ainda não consigo compreender a razão”, questionou, em declarações ao viaplay.
O dinamarquês, que representou o clube inglês em quase toda a década de 1990, defendeu que se fosse para despedir o ex-técnico dos leões devia ter ser despedido há mais tempo, e não neste início de ano. “Porquê agora? Porque não em outubro, por exemplo?” .
“Não é o ego que determina ou decide quem é o treinador”
“Se o Jason Wilcox sente que foi insultado, não é o seu ego que determina ou decide quem é o treinador. Colocar o clube nesta situação novamente não faz sentido”, criticando duramente a direção do clube, que decidiu escolher Darren Fletcher para ocupar o cargo de treinador interino.
Ao serviço do emblema de Old Trafford, Ruben Amorim orientou a equipa em 63 jogos oficiais, somando 25 vitórias, 15 empates e 23 derrotas. A irregularidade dos resultados e a pressão constante acabaram por ditar o despedimento do antigo treinador do Sporting, no dia 5 de janeiro.
Plantel verde e branco regressou à Academia Cristiano Ronaldo nesta sexta-feira, dia 9 de janeiro, com novidades para o técnico campeão nacional
09 Jan 2026 | 15:35 |
O Sporting retomou esta quinta-feira os trabalhos, em Alcochete, depois de dois dias de descanso concedidos por Rui Borges na sequência da derrota frente ao Vitória de Guimarães (1-2), nas meias-finais da Allianz Cup. No regresso aos treinos, o treinador contou com uma novidade no plantel.
Geny Catamo voltou a integrar a sessão, após ter estado ao serviço da seleção de Moçambique na Taça das Nações Africanas. Apesar de a equipa africana não ter conseguido o apuramento para os oitavos de final, o extremo leonino somou minutos na competição.
Tal como tem sido habitual, Rui Borges voltou a recorrer à equipa B, chamando aos trabalhos os jovens Daniel Ciesielski, Guilherme Silva, Rodrigo Dias e Flávio Gonçalves, tal como foi revelado pelo próprio Sporting através dos seus meios oficiais.
Quem ainda não marcou presença no relvado foi Zeno Debast. O central belga encontra-se praticamente recuperado da lesão no joelho esquerdo sofrida a 22 de outubro, no encontro frente ao Marselha, da terceira jornada da UEFA Champions League, sendo expectável que possa estar disponível para o próximo jogo do campeonato, frente ao Casa Pia, marcado para o dia 16.
No boletim clínico mantêm-se Salvador Blopa, Eduardo Quaresma, Mangas, Quenda, Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Fotis Ioannidis. Ausente esteve igualmente Ousmane Diomande, que continua a representar a seleção da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas.
Morten Hjulmand, capitão do Sporting, volta a babar-se para jogador do Porto
09 Jan 2026 | 14:56