
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
Esta época de 2024 têm dado que falar - e muito - a quantidade de grandes penalidades assinaladas a favor do Sporting, número que aumentou para 19 no jogo desta última quinta-feira, dia 3 de abril, durante o jogo que opôs os leões ao Rio Ave, no Estádio José Alvalade.
O encontro da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal foi ganho pelo emblema da casa, por 2-0, sendo que o segundo golo, apontado ao minuto 45+1, foi apontado por Viktor Gyokeres, na conversão de uma grande penalidade, assinalada na sequência de uma falta de Aguilera sobre Geny Catamo.
As estatísticas não mentem e, apesar de algumas críticas em torno do elevado número de castigos máximos de que tem beneficiado desde o início da época, o Sporting ainda se encontra afastado do recorde de penáltis ganhos num só ano, tendo como primeira referência o ano de 2000.
Em 2001/02, com Laszlo Boloni a orientar a equipa, o Sporting beneficiou de 24 grandes penalidades ao todo, sendo que 17 delas foram para o campeonato. Nessa época, os leões foram campeões nacionais, com 75 pontos, mais cinco do que o Boavista, o segundo classificado.
Também na temporada 2018/19, o Sporting obteve um maior número de grandes penalidades a favor do que aquele que soma até este momento. Nesse ano, foram assinaladas 20, com o Clube verde e branco a fixar-se na terceira posição, com 74 pontos.
Veja, abaixo, a lista de épocas em que se registou um maior número de penáltis a favor do Sporting:
Leões não precisam de qualquer ajuda para fazerem golos diante dos famalicenses e prova disso é a lista dos maiores 'matadores' diante deste adversário
|
Sporting e Rio Ave defrontam-se em Alvalade, na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, em jogo válido para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, confronto que nos leva a recordar aqueles que são os maiores 'matadores' diante deste mesmo adversário, isto depois de termos elencado 10 nomes que vestiram as duas camisolas.
Rui Jordão é o primeiro nome a surgir nesta lista que conta com grandes craques que passaram pelo Sporting, enquanto que Liedson, um nome mais recente da história do Clube, é o segundo melhor marcador. A completar a o pódio está Pedro Gonçalves, que se encontra cada vez mais perto de regressar de lesão. Da lista fazem parte ainda Bas Dost, Bruno Fernandes Iordanov e Paulo Alves, entre outros. Viktor Gyokeres, que fica de fora, já leva três golos contra este adversário e com mais um já entrará na lista.
Recorde-se que o Sporting, para chegar a esta fase da prova rainha, precisou de eliminar o Portimonense (1-2), o Amarante (6-0), o Santa Clara (2-1) e, mais recentemente, o Gil Vicente (1-0). Na final, em caso de ultrapassar os comandados de Petit, poderá vir a cruzar-se com o Benfica, que tem pela frente o Tirsense nesta eliminatória.
Rui Borges, vale notar, não poderá contar com Hidemasa Morita, João Simões, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves e Nuno Santos, todos eles lesionados, e a arbitragem ficará a cargo de António Nobre. Confira, abaixo, a lista dos melhores marcadores do Sporting frente ao Rio Ave:
Clube de Vila do Conde é o próximo adversário dos leões, comandados por Rui Borges, em partida válida para a 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal
|
O Sporting defronta, na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, a formação do Rio Ave, em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, e o histórico de confrontos entre leões e vilacondenses já vai bem longo.
Em 70 jogos que opuseram estas duas equipas, o emblema de Alvalade levou a melhor por 44 ocasiões, registos animadores para Rui Borges que, ainda assim, não devem servir para desresponsabilizar a equipa nem para aliviar a pressão de obter um bom resultado que permita seguir confortável para o derradeiro duelo.
A servir como antevisão a esta partida de grande importância para as aspirações do Sporting, o Leonino ajuda-o a recordar 10 jogadores que defenderam as cores dos dois emblemas, lista que poderá ver abaixo:
Avançado internacional sueco tem o instinto goleador mais apurado do que nunca e isso poderá significar igualar registos imbatíveis há vários anos
|
Viktor Gyokeres está a protagonizar uma época exímia com a camisola do Sporting. Com 30 golos na Liga, o avançado sueco lidera destacado a lista de melhores marcadores do campeonato, aproximando-se de um feito inesquecível que o fará igualar-se aos melhores de sempre do Clube.
Para já, o 'homem dá máscara' de Alvalade supera largamente os seus mais diretos perseguidores: Samu, internacional espanhol do Porto conta com 15 remates certeiros, enquanto que Clayton, brasileiro do Rio Ave que é alvo dos dragões, precisamente, já leva 13.
A eficácia goleadora de Gyokeres coloca-o no caminho para repetir o que fez em 2023/24, quando foi o melhor marcador da Primeira Liga, façanha essa que nenhum jogador leonino alcança por duas épocas consecutivas desde Yazalde, que o fez há exatamente 50 anos, nas épocas de 1973/74 e 1974/75.
Na primeira delas, o antigo internacional argentino acabou com 46 golos marcados, mas curioso é o facto do segundo melhor marcador do campeonato, Duda, apenas tenha conseguido chegar aos 24 remates certeiros. Um ano depois, Yazalde continuou imparável e apontou 30 tentos.
Gyokeres, com este registo, até já faz parte de um grupo muito restrito de lendas Sportinguistas, ao atingir a marca dos 30 golos numa só edição do campeonato. Apenas sete jogadores o tinham conseguido antes: os históricos Peyroteo, João Martins, Yazalde, Jordão, Manuel Fernandes, Mário Jardel e Bas Dost.
Se estendermos a análise a todas as competições disputadas nesta temporada, incluindo os jogos pela seleção sueca, o registo de Gyokeres é ainda mais surpreendente, dado que contabiliza já 51 golos em 2024/25. Destes, 42 foram marcados com a Listada verde e branca.
É, assim, natural que a cobiça pelo avançado surja e, segundo se sabe, a Premier League deverá mesmo ser o destino de Gyokeres já no próximo verão. Com um físico impressionante e uma disponibilidade bem acima da média, o jogador deseja afirmar-se naquela que é por muitos considerada a melhor liga do mundo, ainda que na Arábia Saudita também existam interessados.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 42 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.342 minutos em que esteve em campo, o sueco não só marcou 42 golos como fez, também, 11 assistências.