
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Out 2024 | 08:02 |
Bruno Fernandes não vive dias fáceis. Pela primeira vez na carreira, o antigo jogador do Sporting foi admoestado com dois cartões vermelhos consecutivos: primeiro na receção do Manchester United ao Tottenham (derrota por 3-0) e, depois, frente ao Porto, para a Liga Europa (3-3). No entanto, é mesmo a primeira expulsão - entretanto revertida - que continua a dar que falar.
O antigo árbitro Howard Webb analisou o lance em questão e, na sua opinião, o mesmo acabou por se dar devido a um grave erro da equipa de arbitragem: "Sim, foi um erro. O cartão vermelho foi corretamente anulado no recurso. Ouvimos no áudio que o árbitro assistente veio com a informação de que se tratava, na sua posição, de uma infração passível de cartão vermelho e o árbitro seguiu o seu conselho e deu o vermelho", começou por referir.
"Quando olhamos para as imagens, vemos que o contacto é alto e que Bruno Fernandes escorrega primeiro e põe o pé para fora para parar Maddison. Não é uma tentativa de agarrar a bola, da posição do árbitro assistente - ele tem uma boa visão, uma boa visão aberta, um ângulo de visão melhor do que o do árbitro -, parece que há pitões a entrar na canela, e se houver seria cartão vermelho, mas é apenas um ligeiro erro de leitura", disse, antes de atirar as culpas para o VAR da partida.
"Quando o VAR verifica, forma a opinião de que a 'decisão do árbitro' não está claramente errada, porque vê a ação com o contacto elevado, sem tentativa de jogar a bola, com alguma força e, por isso, decide no seu julgamento profissional que a decisão do árbitro não está claramente errada. Penso que é errado. Penso que, por ser com a parte lateral do pé, não há absolutamente nenhum pisão, não há nenhuma entrada do pé no adversário, é mais uma ação de tropeçar. Não há força excessiva, não há perigo para a segurança de Maddison", esclareceu o antigo juíz.
"Quando se tem o benefício de ver isto da forma que podemos ver aqui, pensamos que deveria ter sido uma intervenção. O VAR apoiou a decisão em campo - a decisão do árbitro - e não o deveria ter feito, e deveria ter enviado o árbitro para o ecrã para ver este ângulo. Já falámos sobre isto, falei com o VAR. Ele aceita que a decisão do árbitro neste caso foi claramente errada. Quando ele formou a opinião, não estava nesse limiar. Este foi um erro e a aprendizagem é tirada dele. O mais importante aqui é que o contacto não tem força excessiva e não põe em perigo a segurança do adversário, embora eu compreenda porque é que os árbitros em campo pensaram, em tempo real, que tinha sido", terminou.
Em 2024/25, ao serviço do Manchester United, Bruno Fernandes – avaliado em 65 milhões de euros – alinhou em 11 partidas: sete na Premier League, duas na Liga Europa, uma na Taça da Liga inglesa e outra na Taça de Inglaterra. No total, fez quatro assistências em 860 minutos.
Antigo capitão dos red devils acredita que tempo do treinador em Old Trafford está a chegar ao fim e revela nome do sucessor preferido
11 Out 2025 | 10:42 |
Ruben Amorim é tabu em Inglaterra. O despedimento do antigo treinador do Sporting é visto como iminente e são vários os nomes apontados como próximo técnico do Manchester United. Roy Keane crê que Diego Simeone seria a escolha acertada.
Roy Keane: "Há anos que o tenho dito, gostaria que o treinador do Atlético Madrid [Diego] Simeone fosse para lá"
"Há anos que o tenho dito, gostaria que o treinador do Atlético Madrid [Diego] Simeone fosse para lá. Gostaria de vê-lo lá. Sei que o companheiro dele [Andrea Berta] foi para o Arsenal", começou por dizer o antigo médio dos red devils, no podcast Stick to Football.
Numa análise à possível chegada de Simeone a Old Trafford, Keane foi direto: "Acho que iria simplesmente fazer estragos, mas bons estragos. Iria arrasar naquele lugar. Sem garantias, mas gostaria de ver a personalidade dele, o histórico dele. As pessoas devem pensar em estilos de futebol, marcaram cinco golos contra o Real Madrid no fim de semana passado [5-2]. Ele não gosta que as equipas dele concedam muitos golos ou oportunidades, mas conseguem jogar um pouco e lutar".
Roy Keane: "Ainda diria 'deem uma oportunidade ao Ruben Amorim', absolutamente. Outra semana"
"Em Liverpool, há algumas semanas, a equipa não esteve tão bem como há uns anos, mas ainda tem espírito combativo [2-3]. Foi expulso nessa noite. Gostaria de uma grande personalidade", atirou, antes de brincar com a situação de Amorim: "Ainda diria 'deem uma oportunidade ao homem', absolutamente. Outra semana".
Vale recordar que, apesar das muitas opiniões e pedidos para o ex Sporting ser despedido, Jim Ratcliffe, proprietário do United, garantiu que não irá demitir o técnico: "Não teve a melhor das temporadas, mas precisa de demonstrar que é um bom treinador a três anos. Às vezes não compreendo a imprensa. Querem que o Ruben tenha sucesso do dia para a noite. Pensam que é como um interruptor. Que carregam no interruptor e são tudo rosas. Não se pode gerir um clube como o Manchester United a tomar decisões em cima do joelho".
Ex-futebolista internacional pela Suécia não esquece influência de jogador que passou por Alvalade e defende atleta das críticas recentes
11 Out 2025 | 10:11 |
Zlatan Ibrahimovic é admirador confesso de Rafael Leão - que viveu um momento tenso com Massimiliano Allegri. Já retirado dos relvados, o atual conselheiro do Milan lembrou a campanha do ex Sporting na Serie A em 2021/22, para responder às críticas das quais o internacional português tem sido alvo.
Zlatan Ibrahimovic: "Durante a pré-época Leão era o melhor, depois ficou dois meses de fora [por lesão], agora tem de voltar à forma"
"Em Turim, eu estava no balneário. Estavam todos zangados, todos, Allegri, porque se poderia ter ganhado. E também o Leão, que tinha falhado dois golos. Lembremo-nos de que durante a pré-época ele era o melhor, depois ficou dois meses de fora [por lesão], agora tem de voltar à forma", disse, à Gazzetta dello Sport.
"É claro que esperamos a magia, porque o Leão é magia!", assegurou Ibrahimovic, recordando grandes exibições do ex Sporting: "É claro que vamos falar sempre dele, porque é um dos melhores jogadores do mundo e não digo isto por marketing, mas porque joguei futebol. Vi-o quando era miúdo, agora tem dois filhos: é um percurso. Dizem que ele já tem 26 anos, mas eu amadureci aos 28. E, de qualquer forma, quando ganhámos o campeonato [em 2021/22], posso dizer que ele ganhou sozinho..."
Na presente temporada de 2025/26, a sétima ao serviço do Milan, Rafael Leão - avaliado em 70 milhões de euros - realizou três jogos pelo conjunto rossonero. Ao longo dos 65 minutos disputados, o ex Sporting apontou um golo e ainda procura a primeira assistência.
Rafael Leão estreou-se na equipa principal do Sporting na temporada 2017/18, por decisão de Jorge Jesus. Nesse jogo, o agora internacional português marcou um golo no Clássico frente ao Porto, no Estádio do Dragão. A sua estadia no Clube de Alvalade não acabou da melhor forma, uma vez que, no verão de 2018, acabou por rescindir unilateralmente com os verdes e brancos, após o ataque à Academia, assinando a custo zero com o Lille.
Ala e médio dos verdes e brancos estão lesionados desde a temporada passada e preparam regresso aos relvados com a camisola dos leões
11 Out 2025 | 10:00 |
Nuno Santos e Daniel Bragança estão afastados desde a temporada passada, devido a problemas físicos. A dupla prepara o regresso aos relvados e deixou os adeptos do Sporting em êxtase, ao mostrar que já realiza exercícios com bola.
Nas redes sociais, Nuno Santos partilhou um vídeo com Daniel Bragança, no qual o ala e o médio do Sporting trocam o esférico num exercício realizado num dos ginásios da Academia Cristiano Ronaldo. "É 'muita' tempo livre", escreveu o 'camisola 23'.
Vale recordar que Nuno Santos tem data de regresso prevista para o próximo mês de novembro. Apesar de já estar praticamente apto, o departamento médico do Sporting não quer arriscar, dada a gravidade da lesão. Já Daniel Bragança, tal como revelou o nosso jornal num Exclusivo Leonino, só deve voltar em 2026.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – somou apenas 10 encontros: sete na Liga Portugal Betlic, dois na Liga dos Campeões e um na Taça de Portugal. Nos 606 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta marcou um golo (Sturm Graz) e fez uma assistência (Portimonense)..
Já Daniel Bragança – avaliado em 12 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, marcou quatro golos e fez nove assistências.
Confira o vídeo: