Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"Não o deveria ter feito" - Expulsão de Bruno Fernandes, ex Sporting, é tema e culpas vão parar a...

Cartão vermelho ao internacional português já foi revertido, no entanto, a decisão continua a fazer correr muita tinta nos últimos dias

Howard Webb atirou as culpas ao VAR no que toca à injusta expulsão de Bruno Fernandes, ex Sporting
Howard Webb atirou as culpas ao VAR no que toca à injusta expulsão de Bruno Fernandes, ex Sporting

  |

Icon Comentário0

Bruno Fernandes não vive dias fáceis. Pela primeira vez na carreira, o antigo jogador do Sporting foi admoestado com dois cartões vermelhos consecutivos: primeiro na receção do Manchester United ao Tottenham (derrota por 3-0) e, depois, frente ao Porto, para a Liga Europa (3-3). No entanto, é mesmo a primeira expulsão - entretanto revertida - que continua a dar que falar.


O antigo árbitro Howard Webb analisou o lance em questão e, na sua opinião, o mesmo acabou por se dar devido a um grave erro da equipa de arbitragem: "Sim, foi um erro. O cartão vermelho foi corretamente anulado no recurso. Ouvimos no áudio que o árbitro assistente veio com a informação de que se tratava, na sua posição, de uma infração passível de cartão vermelho e o árbitro seguiu o seu conselho e deu o vermelho", começou por referir.


"Quando olhamos para as imagens, vemos que o contacto é alto e que Bruno Fernandes escorrega primeiro e põe o pé para fora para parar Maddison. Não é uma tentativa de agarrar a bola, da posição do árbitro assistente - ele tem uma boa visão, uma boa visão aberta, um ângulo de visão melhor do que o do árbitro -, parece que há pitões a entrar na canela, e se houver seria cartão vermelho, mas é apenas um ligeiro erro de leitura", disse, antes de atirar as culpas para o VAR da partida.


"Quando o VAR verifica, forma a opinião de que a 'decisão do árbitro' não está claramente errada, porque vê a ação com o contacto elevado, sem tentativa de jogar a bola, com alguma força e, por isso, decide no seu julgamento profissional que a decisão do árbitro não está claramente errada. Penso que é errado. Penso que, por ser com a parte lateral do pé, não há absolutamente nenhum pisão, não há nenhuma entrada do pé no adversário, é mais uma ação de tropeçar. Não há força excessiva, não há perigo para a segurança de Maddison", esclareceu o antigo juíz.

"Quando se tem o benefício de ver isto da forma que podemos ver aqui, pensamos que deveria ter sido uma intervenção. O VAR apoiou a decisão em campo - a decisão do árbitro - e não o deveria ter feito, e deveria ter enviado o árbitro para o ecrã para ver este ângulo. Já falámos sobre isto, falei com o VAR. Ele aceita que a decisão do árbitro neste caso foi claramente errada. Quando ele formou a opinião, não estava nesse limiar. Este foi um erro e a aprendizagem é tirada dele. O mais importante aqui é que o contacto não tem força excessiva e não põe em perigo a segurança do adversário, embora eu compreenda porque é que os árbitros em campo pensaram, em tempo real, que tinha sido", terminou.


Em 2024/25, ao serviço do Manchester United, Bruno Fernandes – avaliado em 65 milhões de euros – alinhou em 11 partidas: sete na Premier League, duas na Liga Europa, uma na Taça da Liga inglesa e outra na Taça de Inglaterra. No total, fez quatro assistências em 860 minutos.


Futebol

Ainda nem recuperou, mas Amorim já tem plano: Craque do Sporting com data para jogar

Plantel verde e branco encontra-se a aproveitar a data FIFA para recuperar várias lesões e preparar o regresso à competição na máxima força

Amorim quer que Pote tenha minutos no Portimonense - Sporting, mas não só
Amorim quer que Pote tenha minutos no Portimonense - Sporting, mas não só

  |

Icon Comentário0

Apesar de ainda não ter regressado aos trabalhos da equipa do Sporting, é expectável que Pedro Gonçalves seja integrado nos treinos no decorrer desta semana e, ao que tudo indica, já deverá somar minutos frente ao Portimonense, para a Taça de Portugal, a 18 de outubro.


Depois de Marcus Edwards ter sido a novidade no treino dos leões da última terça-feira, dia 8 de outubro, Rúben Amorim espera agora pelo seu 'camisola 8', para quem tem algum tempo de jogo guardado no regresso dos verdes e brancos à competição após esta paragem para compromissos internacional, revela o jornal A Bola.


Fora isso, o diário desportivo escreve, ainda, que depois de Pote somar os seus primeiros minutos após lesão na prova rainha, o plano do técnico leonino para o jogador passa pela titularidade frente ao Sturm Graz, em partida válida para a terceira jornada da Liga dos Campeões, a 22 de outubro.


Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já cinco golos e cinco assistências em sete partidas, nas quais disputou um total de 611 minutos.

Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 185 partidas, 81 golos, 48 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.



Futebol

Efeito Rúben Amorim é real: Sporting valorizou quase 300 milhões de euros com o técnico

Transfermarkt atualizou os valores de mercado dos jogadores e clubes da Liga Portugal Betclic e o Clube de Alvalade está em claro destaque

Desde a chegada de Rúben Amorim ao Sporting que os valores de mercado sobem de forma estratosférica
Desde a chegada de Rúben Amorim ao Sporting que os valores de mercado sobem de forma estratosférica

  |

Icon Comentário0

O Transfermarkt, portal especializado em valores de mercado, atualizou os seus números na última terça-feira, dia 8 de outubro, colocando o Sporting como o clube mais valioso da Liga Portugal Betclic, com um valor global de 443,5 milhões de euros. Além deste feito, é possível provar o quanto o plantel leonino valorizou desde a chegada de Rúben Amorim: quando assinou pelo Clube de Alvalade, a equipa estava nos 175,53M.


Contas feitas, em cerca de cinco anos, a subida dos valores verdes e brancos atinge quase os 300 milhões de euros, mais precisamente o total de 267,97 milhões desde que o treinador português assumiu o comando técnico do Sporting.


Na verdade, uma das valorizações que em muito contribui para estes valores acaba por ser a ascensão de Viktor Gyokeres que, neste momento, é o jogador mais valioso não só do plantel leonino, como do campeonato português, estando avaliado em 70 milhões de euros, mas não é o único. Entre os onze jogadores deste top, são cinco os que atuam no Sporting: além do internacional sueco, vemos ainda Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Morten Hjulmand e Pedro Gonçalves.


Fora isso, o Clube de Alvalade também conta com oito dos onze jogadores que tiveram maior valorização no último ano: Geovany Quenda, Conrad Harder, Eduardo Quaresma, Gyokeres, Geny Catamo, Zeno Debast, Maxi Araújo e Daniel Bragança.

Posto isto, os leões acabam por 'esmagar' a concorrência e, entre os três grandes, avaliando no cômputo geral, a diferença de plantéis torna-se notória: em primeiro lugar, Sporting com 443,5 milhões; seguindo-se o Porto (351,75 M) e o Benfica (335,50 M).



Futebol

Gigante inglês prepara-se para concorrência por pilar do Sporting: United e Newcastle na luta

Grandes emblemas da Premier League podem vir a entrar em guerra por uma das principais caras do futebol verde e branco

Apesar da recente cobiça do City, Newcastle e United também têm Hugo Viana, do Sporting, nas suas listas
Apesar da recente cobiça do City, Newcastle e United também têm Hugo Viana, do Sporting, nas suas listas

  |

Icon Comentário0

Apesar de o nome de Hugo Viana estar a ser colocado em cima da mesa do Manchester City como forte possibilidade para suceder a Txiki Begiristain como diretor desportivo do emblema da Premier League, o gigante inglês bem se pode preparar para a concorrência. Newcastle e Manchester United também têm o responsável do Sporting nas suas listas.


A verdade é que, bem antes deste rumor lançado por Fabrizio Romano, especialista em assuntos do mercado de transferências, em março passado Viana havia sido alvo de cobiça por parte dos dois emblemas já referidos. Antes disso, em abril de 2023, Frederico Varandas, Presidente do Clube de Alvalade, chegou mesmo a revelar que já o pilar dos leões já tinha "recebido convites para ir para as melhores ligas da Europa", mas que acabou por "recusar".


"Hugo Viana, é o candidato favorito do Manchester City para substituir Txiki Begiristain. Depois de um excelente trabalho no Sporting com várias contratações importantes, incluindo Gyokeres, Diomande, Hjulmand e outros, ele está no topo da lista do Manchester City como novo diretor", escreveu o jornalista italiano na rede social 'X', antigo Twitter.


Begiristain já planeava sair do Manchester City quando completasse 55 anos, mas o empenho no projeto dos citizens e no trabalho com Pep Guardiola fizeram com que estendesse este prazo até ao seu 60.º aniversário. Em agosto deste ano, Begiristain atingiu os 60 anos e, como tal, vai deixar o cargo livre.

No entanto, o Manchester City parece não estar apenas de olho em Viana: também Rúben Amorim está a ser associado como um possível sucessor de Pep Guardiola caso o diretor de futebol dos verdes e brancos acabe por rumar a Inglaterra.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"Caso mais delicado" - Espera-se o pior quanto a lesão no Sporting (e não é sobre St Juste)
Futebol

"Caso mais delicado" - Espera-se o pior quanto a lesão no Sporting (e não é sobre St Juste)

 

Icon Comentário0
Amorim espera boas notícias no Sporting: Depois de Edwards, há mais um jogador perto de voltar
Futebol

Amorim espera boas notícias no Sporting: Depois de Edwards, há mais um jogador perto de voltar

 

Icon Comentário0
Afinal, não é só Hugo Viana: Manchester City pode levar mais um peso pesado do Sporting
Futebol

Afinal, não é só Hugo Viana: Manchester City pode levar mais um peso pesado do Sporting

 

Icon Comentário0