
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting regressou aos treinos, esta quinta-feira, dia 1 de fevereiro, depois de ter fechado o mercado de transferências em Portugal. Rúben Amorim já pôde contar com Koba Koindredi, única contratação dos verdes e brancos no 'deadline day'.
O médio chegou a Alvalade, proveniente do Estoril, assinando contrato - que contempla uma cláusula de rescisão na ordem dos 60 milhões de euros - até 2028. Este foi o primeiro 'teste' do internacional jovem francês ao lado dos novos companheiros de equipa, numa sessão de trabalhos que contou com três jovens chamados por Rúben Amorim: Vando Félix, Mauro Couto e Tiago Ferreira.
Fora das contas continuam Iván Fresneda e Jeremiah St. Juste. O jovem lateral-direito espanhol sofreu uma lesão e teve de ser operado ao ombro, ainda em 2023. A data de previsão do regresso do defesa de 19 anos aponta para inícios de março, segundo as últimas informações disponíveis. Já o defesa central neerlandês, apesar de ter estado a recuperar a bom ritmo, "voltou a sentir algo no pé", como confirmou Rúben Amorim, após a vitória de 8-0, aplicada ao Casa Pia, na jornada anterior.
Os comandados de Rúben Amorim regressam aos trabalhos na sexta-feira, dia 2 de fevereiro, de forma a afinar os últimos detalhes para a próxima partida. O treino decorre na Academia Cristiano Ronaldo, pelas 10h30, à porta fechada, com o treinador dos leões a fazer a habitual antevisão ao encontro, perto das 12h15.
O Sporting desloca-se ao reduto do Famalicão no próximo sábado, 3 de fevereiro em jogo relativo à 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O pontapé de saída do embate entre os verdes e brancos e a turma minhota está agendado para as 18h00.
Confira aqui mais um momento de Koba Koindredi com a camisola do Sporting:
Antigo goleador do conjunto verde e branco, com passagem pelo Clube no século passado, concedeu entrevista e falou da equipa dos leões
|
Beto Acosta é um dos grandes nomes da história do Sporting. O avançado argentino, com passagem em Alvalade entre 1998 e 2000, concedeu uma entrevista à Antena 1, onde abordou a forma da grande figura da equipa verde e branca, Viktor Gyokeres.
"Os dados deste grande goleador são impressionantes. Há uns anos ninguém o conhecia e agora tem estado muito bem no Sporting, a marcar golos e feliz", começou por explicar Beto Acosta na antena da rádio portuguesa.
Relembrou, de seguida, a luta de Viktor Gyokeres pela Bota de Ouro. Relembrar que o sueco lidera, neste momento, esse ranking, com 58 pontos, seguido bem de perto por Mbappé e Salah, dois dos maiores nomes do futebol mundial, que somam 57 pontos neste momento.
"É um grande jogador, mas acima de tudo um grande goleador. Fico muito feliz por estar perto de fazer história no Sporting e de conquistar a Bota de Ouro do futebol europeu", explicou Beto Acosta, o argentino que também foi um grande goleador em Alvalade.
O antigo jogador do Sporting revelou ainda estar confiante para a conquista do bicampeonato que foge aos leões há mais de 70 anos. Relembrar que Beto Acosta realizou 99 partidas de leão ao peito nos dois anos que passou em Alvalade, nas quais conseguiu o registo de 44 golos marcados com a Listada verde e branca.
Defesa central dos leões chegou muito jovem a Alvalade, mas teve oportunidade de aprender com vários jogadores muito experientes
|
Ousmane Diomande, jovem defesa central do Sporting, cumpriu, recentemente, a mítica marca dos 100 jogos de leão ao peito. O costa marfinense concedeu uma entrevista aos canais oficiais dos leões, onde, entre outros temas, lembrou Luís Neto e Seba Coates, e destacou os ensinamentos que os dois lhe passaram.
Começou por falar das primeiras impressões no Sporting: "A primeira coisa foi o estádio, claro. Eu costumava jogar em estádios mais pequenos e, por isso, fiquem muito impressionado, tal como fiquei na minha estreia. Quando vi os adeptos só pensava: uau! Já sabia que era um clube muito grande, mas ainda mais quando os vi a apoiar a equipa", atirou.
Lembrou, de seguida, os ensinamentos dos elementos mais experientes do plantel: "No início, o Seba [Coates] estava sempre a dar-me conselhos, embora eu já olhasse sempre para ele, claro, porque sabia que era um jogador de topo. Como defesa, ele foi muito importante para a equipa, aprendi com ele e, também, com os conselhos do Neto. Aprendi muito com ambos, porque são muito calmos e acho que isso foi importante para mim", explicou Ousmane Diomande.
Depois, falou dos momentos mais marcantes com a Listada verde e branca: "Acho que estou a viver o meu melhor momento agora. Como se vê, os adeptos estão por todo o lado e querem ser bicampeões. Estão muito motivados e nós também. Vemo-los nas ruas, é espetacular e acho que este é o momento mais especial. Agora, claro que temos de vencer o último jogo para que a alegria seja ainda maior. O meu primeiro golo foi contra o Benfica. Excelente ambiente, contra uma grande equipa, por isso festejei como um maluco!", revelou o defesa central.
Por último, destacou a presença na Liga dos Campeões: "Todas as crianças sonham com isso e, além disso, foi em casa. Só pensava em quando, antes, eu via os jogos e ouvia o hino. Foi muito especial e vou sempre recordar esse momento", rematou Ousmane Diomande, central do Sporting.
Dupla de jovens das camadas de formação dos leões tem estado em bom plano nas equipas secundárias e foram recompensados recentemente
|
Prosseguiu, esta quinta feira, dia 16 de maio, a preparação do Sporting para o encontro contra o Guimarães, que pode dar o título nacional aos leões. Rui Borges teve cinco ausências no treino, e chamou uma dupla de jovens para colmatar os indisponíveis.
Rui Borges não pode contar com os três jogadores que se lesionaram gravemente e que estão de fora até ao fim da época: Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões. Os três tiveram lesões que precisaram de cirurgia, e não devem voltar a pisar os relvados até ao início da temporada 25/26.
Para além destas três ausências, que já eram anunciadas, juntam-se mais dois jogadores indisponíveis para a importante partida com o Guimarães: Morten Hjulmand e Ricardo Esgaio. O capitão verde e branco e o lateral português vão falhar o encontro devido à acumulação de cartões amarelos.
Para colmatar estas cinco ausências, importantes para as dinâmicas da equipa do Sporting, Rui Borges chamou dois jogadores das camadas jovens dos leões: foram eles João Muniz, jovem central que já tinha sido chamado pelo técnico na semana da preparação para o dérbi, e Eduardo Felicíssimo, médio defensivo que tem feito parte dos trabalhos da equipa principal praticamente desde a chegada de Rui Borges ao Clube, devido às limitações que se fizeram sentir no meio campo durante grande parte da época.
Na próxima sexta feira, dia 16 de maio, os leões voltam a treinar na Academia Cristiano Ronaldo. Pelas 12h30, Rui Borges vai falar com os jornalistas em conferência de imprensa, e de seguida a equipa vai partir para o estágio antes do jogo com o Guimarães.