
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pedro Caixinha foi despedido do comando técnico do Santos, na passada segunda-feira. Depois de não ter somado qualquer vitória nas primeiras três jornadas do campeonato brasileiro, o clube de São Paulo anunciou a saída do ex-observador e ex-treinador-adjunto do Sporting. No próprio dia, Neymar, jogador do emblema paulista, fez questão de deixar uma mensagem de gratidão ao técnico.
Nas redes sociais, o internacional brasileiro partilhou uma foto em que surge abraçado a Pedro Caixinha e acrescentou a seguinte legenda: “Mister... foi um prazer enorme trabalhar consigo. Desejo-lhe muito sucesso na sua vida, obrigado por tudo!". Neymar foi pouco utilizado pelo treinador português, neste início de temporada no Brasil. A contas com problemas físicos, o avançado canarinho – contratado em janeiro, depois de ter rescindido o vínculo com o Al Hilal - esteve presente em apenas oito jogos da equipa, tendo marcado três golos, num total de 553 minutos em campo.
Recorde-se que, na passada segunda-feira, o Santos comunicou, numa nota oficial, a saída do treinador de 54 anos e da respetiva equipa técnica: “O Santos Futebol Clube informa que o técnico Pedro Caixinha não comanda mais o time profissional. Junto com ele deixam o Clube os auxiliares técnicos Pedro Malta e José Pratas, o preparador físico Guilherme Gomes e o preparador de goleiros José Belman”. O clube desejou “sucesso na continuidade da carreira” do técnico português e anunciou também a nomeação de César Sampaio como treinador interino.
Contratado pelo Santos no final de 2024, Pedro Caixinha comandou a equipa brasileira num total de 16 jogos oficiais, tendo somado seis vitórias, três empates e sete derrotas. Depois de ter chegado às meias-finais do campeonato paulista – derrota com o Corinthians por 2-1 -, o Santos somou apenas um ponto nas primeiras três rondas do Brasileirão, fruto de um empate (2-2), diante do Bahia, e dois desaires sofridos frente a Vasco da Gama (2-1) e Fluminense (1-0).
No Sporting, Pedro Caixinha desempenhou as funções de observador, na temporada 2003/04, e foi ainda treinador-adjunto nas duas épocas seguintes, integrando a equipa técnica de José Peseiro. Como treinador principal, o técnico já orientou 10 clubes, em sete países diferentes: Nacional e União de Leiria (Portugal), Santos Laguna e Cruz Azul (México), Al Gharafa (Catar), Rangers (Escócia), Al Shabab (Arábia Saudita), Talleres (Argentina) e Red Bull Bragantino e Santos (Brasil).
Antigo diretor desportivo leonino, já põe em causa o futuro de guarda-redes no clube inglês devido a uma lesão que pode afastá-lo por semanas
|
Hugo Viana, ex-diretor desportivo do Sporting, vive dias de preocupação no Manchester City, onde agora assume funções como diretor de futebol. A mais recente dor de cabeça tem nome: Ederson Moraes. O guarda-redes brasileiro saiu com queixas físicas do último jogo frente ao Crystal Palace e poderá enfrentar várias semanas de paragem, algo que pode comprometer o seu futuro no clube inglês.
O jogador foi substituído aos 72 minutos da partida, pouco depois de ter brilhado com uma assistência para o golo de James McAtee. A lesão na virilha, recorrente ao longo da temporada, reacendeu os alarmes em Manchester e para Hugo Viana, que terá de decidir se aposta na continuidade do guarda-redes que já falhou sete jogos por lesão e perdeu o lugar em outros quatro para o alemão Stefan Ortega.
A condição física do jogador será agora um fator determinante nas negociações para uma eventual renovação de contrato. Ederson termina vínculo com o City em junho de 2026, mas a consistência do seu estado físico poderá acelerar uma mudança de planos. De acordo com a imprensa inglesa, incluir um novo guarda-redes no plantel é já uma das prioridades definidas por Hugo Viana para o mercado de verão.
A ligação de Viana ao Sporting não passa despercebida aos adeptos leoninos, que seguem com atenção os passos do ex-dirigente numa das maiores potências do futebol europeu. O seu papel na questão de Ederson pode vir a ser decisivo, não só para o presente do City, como para o futuro do próprio diretor português no clube de Manchester.
Para já, Ederson foi submetido a exames médicos, e Pep Guardiola aguarda o resultado antes da deslocação ao terreno do Everton. Mas nos bastidores, o nome de Hugo Viana ganha cada vez mais peso nas decisões dos citizens e o caso Ederson poderá ser o seu primeiro grande teste. Flávio Costa e Bernardo Palmeiro, assumiram o papel de Hugo Viana após a sua saída do Sporting. Reveja aqui as próximas contratações do Clube de Alvalade.
Guarda-redes foi emprestado, em janeiro, aos polacos do Légia de Varsóvia, mas situação não tem corrido de feição ao jogador leonino
|
Vladan Kovacevic continua a dar dores de cabeça aos responsáveis do Sporting. O jogador foi emprestado no último mercado de janeiro ao Légia de Varsóvia, mas não tem correspondido às expetativas e, dessa forma, o emblema polaco não pretende prolongar a cedência do guardião, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, em março (Recorde AQUI).
O jornal Record 'confirma', esta quarta-feira, dia 16 de abril, o que o Leonino já havia adiantado no mês passado. O clube orientado por Gonçalo Feio não tem intenções de contar com o guardião na próxima temporada desportiva de 2025/26, pelo que o jogador irá regressar a Alvalade.
O futebolista bósnio até começou por assumir a titularidade na baliza da equipa polaca nos primeiros sete jogos, após a sua chegada. No entanto, as prestações do mesmo deixaram a desejar e o guarda-redes passou à condição de suplente nos seis encontros seguintes.
Assim, a SAD do Sporting, liderada por Frederico Varandas, deverá querer procurar uma solução para o jogador, apenas um ano depois da sua chegada a Portugal. Ainda não é claro que se o futuro passará pela cedência ou transferência em definitivo, mas os leões já estão atentos às oportunidades que possam surgir no mercado.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros: seis na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião de 26 anos sofreu 11 golos (quatro frente ao Porto, dois frente ao Nacional, um diante do Rio Ave, um diante do Portimonense e outro frente ao Moreirense).
Ex treinador do Clube de Alvalade pretende reforçar equipa do Manchester United no próximo mercado de verão e há um antigo atleta dos leões no topo da lista
|
João Palhinha poderá sair do Bayern Munique no próximo mercado de verão. O ex jogador do Sporting tem sentido algumas dificuldades de adaptação ao clube e os responsáveis dos bávaros estarão decididos em vender o passe do internacional português, no fim da época. Quanto ao futuro, uma das possibilidades em cima da mesa é um regresso a Inglaterra e uma mudança para o Manchester United que, a confirmar-se, significará um reencontro com Ruben Amorim.
Segundo o Caughtoffside, um site especializado no mercado de transferências, o médio de 29 anos é um dos jogadores na lista de contratações do clube de Old Trafford para reforçar o meio campo. O treinador dos Red Devils, Ruben Amorim - que está também interessado em Gonçalo Inácio - conhece bem as qualidades de João Palhinha, uma vez que o treinou em duas temporadas – entre 2020 e 2022 -, no Clube de Alvalade.
No entanto, a lista de clubes interessados no internacional português inclui também Arsenal e Liverpool. O técnico dos gunners, Mikel Arteta, também quer reforçar o meio campo da equipa, no próximo verão, e o nome de Palhinha é um dos favoritos. No caso dos reds, a situação é diferente. Apesar da qualidade de João Palhinha ser também reconhecida em Anfield, a formação orientada por Arne Slot dispõe de muitas opções para o meio-campo e, por isso, a contratação de um médio não estará no topo das prioridades.
Na presente temporada, João Palhinha tem tido dificuldades para se impor na equipa do Bayern. Contratado no início da época ao Fulham, a troco de 51 milhões de euros, o médio português soma apenas 21 jogos na equipa orientada por Vincent Kompany – apenas nove como titular -, ainda sem ter assinado qualquer golo ou assistência.
Na equipa principal do Sporting, João Palhinha esteve presente num total de 95 encontros, tendo marcado sete golos. Pelo Clube de Alvalade, o internacional português sagrou-se campeão nacional e venceu a Taça da Liga, em 2020/21, e conquistou ainda a Supertaça, na época seguinte. No verão de 2022, o médio foi vendido aos ingleses do Fulham, numa transferência que rendeu 22 milhões de euros aos cofres dos leões.