Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

NUNO SOUSA ALERTA: "SPORTING PRECISA DE MUITO DINHEIRO PARA PAGAR O QUE DEVE"

Em comunicado, o candidato da lista C alerta para o aumento da dívida a fornecedores e ainda para o alegado incumprimento com os bancos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

03 Mar 2022 | 13:35 |

Icon Comentário0

Nuno Sousa alertou, na passada quarta-feira, 2 de março, para o estado, que considera preocupante, das finanças do Sporting. Em comunicado, o candidato da lista C afirma que, nos próximos meses, o “Sporting precisa de muito dinheiro para pagar o que deve”.


“É fundamental que os Sportinguistas percebam o que nos espera ao longo de 2022, ano em que teremos que pagar: 35M a agentes, 24M a clubes e 50M relativos a dois financiamentos que vencem em Junho e em Dezembro”, pode ler-se no comunicado da Lista C, acrescentando que “se a estes números juntarmos o exercer de opção por Pedro Porro e Rúben Vinagre, que, em conjunto, rondará os 18M, e ainda os já comunicados 7.5M referentes a Edwards, constatamos que o Sporting Clube de Portugal precisa de muito dinheiro para pagar o que deve”.


Nuno Sousa chama a atenção ainda para um alegado incumprimento dos leões para com os bancos: “Grave é, também, a constatação que o incumprimento para com os bancos que nos apoiam é de 16M e que o prazo para regularizar esse mesmo incumprimento terminou em 31 de Dezembro de 2021”.


“A sustentabilidade e o futuro do Clube estão ligados à reestruturação do passivo e à (re)compra dos VMOC. Este tema é central para a vida do Sporting e é o principal problema que o nosso Clube enfrenta, sendo de lamentar a forma quase despreocupada com que foi abordada pelo atual presidente do Sporting, no debate de dia 23 de Fevereiro”, lê-se ainda no comunicado.

Confira, na íntegra, o comunicado da lista C:


O OUTRO LADO DO LUCRO | As contas da SAD que Frederico Varandas não sabe  explicar.

Conscientes de que o próximo Conselho Diretivo, a ser eleito em Março de 2022, irá conduzir o Clube até 2026, ano decisivo para o futuro do Sporting Clube de Portugal, apontámos, desde a primeira hora, a Gestão Financeira como um dos pilares do nosso projecto.

A sustentabilidade e o futuro do Clube estão ligados à reestruturação do passivo e à (re)compra dos VMOC. Este tema é central para a vida do Sporting e é o principal problema que o nosso Clube enfrenta, sendo de lamentar a forma quase despreocupada com que foi abordada pelo atual presidente do Sporting, no debate de dia 23 de Fevereiro.

Nesse mesmo debate, quando confrontado com o duplicar das dívidas a fornecedores, Frederico Varandas escusou-se a responder, refugiando-se num silêncio que tem sido imagem de marca sempre que se lhe pede transparência para com os Sócios.

Ora, o Relatório e Contas agora tornado público, referente ao primeiro semestre do exercício 2021/2022, veio dar a resposta que o atual presidente do Sporting não deu: a dívida a fornecedores que, em 2018, se cifrava nos 40M, caminha, hoje, para os 90M, sem que exista um sinal de estratégia para estancar esta escalada.

Grave é, também, a constatação que o incumprimento para com os bancos que nos apoiam é de 16M e que o prazo para regularizar esse mesmo incumprimento terminou em 31 de Dezembro de 2021.

Partindo do princípio que, tal como ficou no ar ao longo do debate, este incumprimento não preocupa a atual direção, é fundamental que os Sportinguistas percebam o que nos espera ao longo de 2022, ano em que teremos que pagar: 35M a agentes, 24M a clubes e 50M relativos a dois financiamentos que vencem em Junho e em Dezembro. Se a estes números juntarmos o exercer de opção por Pedro Porro e Ruben Vinagre, que, em conjunto, rondará os 18M, e ainda os já comunicados 7’5M referentes a Edwards, constatamos que o Sporting Clube de Portugal precisa de muito dinheiro para pagar o que deve.

Tentando não nos alongarmos em demasia e em jeito de resumo, este R&C mostra que, no Balanço, temos um Ativo Total que subiu de 269’2M para 285’8M (+5,8%), um Passivo Total que subiu de 310’6M para 317’8M (+2,3%), ao contrário do afirmado por Frederico Varandas durante o debate, e prontamente desmentido por Nuno Sousa, e o Capital Próprio que melhorou de -41’4M para -32M, mas que continua a deixar a Sporting SAD em Falência Técnica.

Alguns considerandos importantes relativos ao balanço no geral:

  1. O Ativo Total melhorou, muito por força do aumento de caixa e seus equivalentes derivado maioritariamente dos prémios da UEFA (+43M), do novo empréstimo obrigacionista (+40M) e da antecipação de receitas de TV (+23M), descontando,naturalmente, os pagamentos com financiamentos anteriores de -51’7M (empréstimo obrigacionista anterior e outros), pagamentos a pessoal (-22’8M), fornecedores (-18M) e Estado (-15M);
  2. De notar que, à exceção dos valores recebidos da UEFA, os valores em caixa foram obtidos através de financiamentos externos onde essencialmente se pagaram as dívidas de curto prazo gerando dívidas de médio/longo prazo – como aliás se viu na redução do Passivo Corrente e aumento do Passivo não corrente;
  3. O Capital Próprio melhorou fruto do Resultado Positivo do exercício, mas continua negativo, o que nos mantém no cenário de Falência Técnica pois, na teoria, os bens e direitos da Sporting SAD não são suficientes para fazer cumprir todas as suas obrigações, ou seja, os passivos são superiores aos ativos;
  4. A autonomia financeira atual é negativa, fruto dos Capitais Próprios negativos;
  5. O Fundo de Maneio (Working Capital) atual é de -129’5M (!) calculado através do Ativo Corrente (de curto prazo) subtraindo o Passivo Corrente (de curto prazo). No fundo é o mesmo que dizer que mesmo que a Sporting SAD convertesse o seu Ativo Corrente em cash (dinheiro) ainda ficaria a dever perto de 130M€ a liquidar até 31.12.2022;
  6. O Fundo de Maneio deste exercício melhorou face ao anterior (a 30.06.2021 era de -155M€), muito pelo explicado acima, ou seja, aumento do Ativo feito através dos financiamentos recebidos e da conversão de dívida de curto prazo em dívida de médio/longo prazo – um encapuzar, portanto, da melhoria tão propalada. Obviamente que consideramos positivo o facto da Sporting SAD ter obtido um lucro de 9,52M de euros, no primeiro semestre do exercício 2021/2022, embora saibamos que muitos dos proveitos não se repetirão no 2º semestre, mas jamais poderemos ficar descansados quando o outro lado desse lucro nos coloca perante um cenário tão cinzento chumbo;

Menos descansados ficamos, ainda, quando quem dirige os destinos do Sporting Clube de Portugal se escusa a esclarecer as dúvidas dos Sócios e resume as explicações sobre qual o plano para inverter estes números a um “está a ser tratado”.

Resta saber de que forma, pois “o caminho faz-se caminhando” inscrito no seu programa não é estratégia aceitável a quem se candidata a um cargo tão importante.


Clube

Sporting revela surpresa de Natal das grandes para os adeptos

Novidade foi lançada nas plataformas oficiais do Clube de Alvalade nesta sexta-feira, dia 28 de novembro, já a pensar nas festividades

Sporting e Nike apresentaram, esta sexta-feira, 28 de novembro, o Christmas Kit, um equipamento em edição de Natal
Sporting e Nike apresentaram, esta sexta-feira, 28 de novembro, o Christmas Kit, um equipamento em edição de Natal

28 Nov 2025 | 10:59 |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou, esta sexta-feira, dia 28 de novembro, uma edição especial de Natal em colaboração com a Nike. A novidade, que conta com uma nova camisola, foi apresentada e explicada nos meios de comunicação oficiais dos verdes e brancos.


Este produto é intitulado como 'Christmas Kit' e, de acordo com o comunicado dos leões, "pretende homenagear simultaneamente a quadra festiva e a identidade única do Sporting", mostrando que a época natalícia "vai além das luzes e dos presentes".


"Este equipamento especial reflete o calor dos reencontros familiares, o brilho das memórias partilhadas e a ligação que, de geração em geração, une os Sportinguistas em torno do seu Clube", pode ainda ler-se na explicação dada pela turma leonina.


De resto, o Sporting anunciou que o Christmas Kit em questão já se encontra disponível para venda e poderá ser adquirido em lojaverde.pt, na Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo, Almada, e nos quiosques do Vasco da Gama, Ubbo e Cascais.

O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 30 de novembro, frente ao Estrela da Amadora, em jogo relativo à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Nuno jogar-se-á às 18h00, em Alvalade.


Confira:


Clube

Varandas despede-se de figura histórica do Sporting: "Perdemos um amigo"

Glória do Clube de Alvalade morreu aos 83 anos; Além do Presidente leonino, também Salgado Zenha e André Bernardo marcaram presença no velório

Frederico Varandas, Presidente dos leões, prestou uma última homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente do Sporting
Frederico Varandas, Presidente dos leões, prestou uma última homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente do Sporting

24 Nov 2025 | 19:49 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se, este domingo, dia 24 de novembro, à Basílica da Estrela para marcar presença no velório de Júlio Rendeiro, antigo hoquista e figura histórica do emblema de Alvalade e da Seleção Nacional, que faleceu na última quarta-feira, aos 83 anos.


Além do presidente da Direção, marcaram presença Francisco Salgado Zenha, André Bernardo e vários elementos do Conselho Diretivo e dos restantes Órgãos Sociais do Sporting. Aos canais do Clube, Frederico Varandas prestou uma homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente leonino.


F. Varandas: "Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting"


"Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting. É um desportista de eleição que representou o Sporting e a Seleção Nacional ao mais alto nível. Foi duas vezes Campeão do Mundo, cinco vezes Campeão da Europa, Campeão Europeu pelo nosso Sporting, ganhou vários títulos nacionais. Dentro do clube, foi um atleta de eleição, treinador, vice-presidente. Parte uma das grandes glórias da nossa história", disse.

F. Varandas: "Perdemos um amigo"


Frederico Varandas recordou a convivência com o ex-atleta: "Do ponto de vista pessoal, perdemos um amigo. Era uma pessoa que vivia o Sporting intensamente, mas sempre com muita racionalidade. Tinha bom senso, era inteligente. Tivemos a sorte de nos cruzarmos com ele quando decidimos avançar para este projeto e foi uma pessoa que apoiou este Sporting deste 2018. Foi nosso mandatário nas duas eleições e, mesmo antes de partir, sei que estava muito orgulhoso e feliz por ver o Sporting como está. Era o grande amor da sua vida. Colocava o Sporting acima de qualquer outra coisa".

Nascido no Porto, Júlio Rendeiro chegou ao Sporting em 1971 e passou sete anos de leão ao peito. Foi tetracampeão nacional, venceu duas Taça de Portugal e uma Liga dos Campeões. Ao serviço de Portugal foi bicampeão mundial e pentacampeão europeu.


Clube

Movimento Hoje e Sempre Sporting deixa aviso sobre eleições dos leões: "Vigilantes"

Grupo de Sócios do Clube de Alvalade alertou sobre as suas opções no mais recente comunicado, lançado na última terça-feira, 18 de novembro

Movimento Hoje e Sempre Sporting lançou um novo comunicado no qual esclarece que ainda não tomou qualquer decisão de apresentar um candidato para as eleições
Movimento Hoje e Sempre Sporting lançou um novo comunicado no qual esclarece que ainda não tomou qualquer decisão de apresentar um candidato para as eleições

19 Nov 2025 | 08:24 |

Icon Comentário0

Depois da notícia a revelar que Frederico Varandas não iria concorrer às próximas eleições do Sporting sozinho, uma vez que o Movimento 'Hoje e Sempre Sporting' se preparava para apresentar um candidato para março de 2026, o grupo fez um esclarecimento.


Com Sócios do Sporting como Afonso Pinto Coelho, Vitor Afonso e Roberto Carvalho a porta-vozes, o Movimento lançou um comunicado no qual explicou que tem três hipóteses em vista: apresentar um nome, apoiar uma das listas ou manter uma equidistância "muitíssimo vigilante", tal como sucedeu em 2022.


Confira o comunicado na íntegra:


1 - O MHSS é constituído por uma base alargada de sócios, pese embora os comunicados emitidos sejam apenas assinados pelos membros fundadores em nome do MHSS, por razões de orgânica interna de funcionamento.

2 - O MHSS é um movimento agregador, que conversa regularmente com muitos outros sócios extra-Movimento e que está sempre disponível para falar com todos os sócios e grupos de associados que queiram falar com o Movimento, como aconteceu no período pré-eleitoral às eleições para os Órgãos Sociais do SCP de 2022, e como está a acontecer relativamente às eleições para os Órgãos Sociais do SCP de 2026.


3 - Oportunamente, o Movimento Hoje e Sempre Sporting tomará uma posição pública sobre o seu posicionamento em relação ao próximo ato eleitoral do nosso clube, sendo que estão em aberto, atualmente, três cenários possíveis:

A) Apresentação de um candidato a emergir do seio do Movimento Hoje e Sempre Sporting

B) O eventual aparecimento de outras candidaturas, poderá levar a que o MHSS se reveja num determinado projeto para o Clube e, em função do mesmo, decidir formalizar o apoio a essa candidatura.

C) À semelhança do processo eleitoral de 2022, no qual o MHSS recebeu convites para integrar duas das três listas candidatas poderemos, também, manter-nos equidistantes, embora muitíssimo vigilantes no que respeita à gestão financeira e desportiva do Grupo Sporting.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting de luto; Leões manifestam nota de pesar pela morte de...
Clube

Sporting de luto; Leões manifestam nota de pesar pela morte de...

18 Nov 2025 | 19:48

Icon Comentário0
Organizador da Gala do Sporting deixa certeza sobre Frederico Varandas: "Vai responder"
Clube

Organizador da Gala do Sporting deixa certeza sobre Frederico Varandas: "Vai responder"

14 Nov 2025 | 16:53

Icon Comentário0
Vice-Presidente do Sporting detalha mudanças para o futuro do Clube: "Vão ter o direito de..."
Clube

Vice-Presidente do Sporting detalha mudanças para o futuro do Clube: "Vão ter o direito de..."

13 Nov 2025 | 16:57

Icon Comentário0