Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

NUNO SOUSA ALERTA: "SPORTING PRECISA DE MUITO DINHEIRO PARA PAGAR O QUE DEVE"

Em comunicado, o candidato da lista C alerta para o aumento da dívida a fornecedores e ainda para o alegado incumprimento com os bancos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Nuno Sousa alertou, na passada quarta-feira, 2 de março, para o estado, que considera preocupante, das finanças do Sporting. Em comunicado, o candidato da lista C afirma que, nos próximos meses, o “Sporting precisa de muito dinheiro para pagar o que deve”.


“É fundamental que os Sportinguistas percebam o que nos espera ao longo de 2022, ano em que teremos que pagar: 35M a agentes, 24M a clubes e 50M relativos a dois financiamentos que vencem em Junho e em Dezembro”, pode ler-se no comunicado da Lista C, acrescentando que “se a estes números juntarmos o exercer de opção por Pedro Porro e Rúben Vinagre, que, em conjunto, rondará os 18M, e ainda os já comunicados 7.5M referentes a Edwards, constatamos que o Sporting Clube de Portugal precisa de muito dinheiro para pagar o que deve”.


Nuno Sousa chama a atenção ainda para um alegado incumprimento dos leões para com os bancos: “Grave é, também, a constatação que o incumprimento para com os bancos que nos apoiam é de 16M e que o prazo para regularizar esse mesmo incumprimento terminou em 31 de Dezembro de 2021”.


“A sustentabilidade e o futuro do Clube estão ligados à reestruturação do passivo e à (re)compra dos VMOC. Este tema é central para a vida do Sporting e é o principal problema que o nosso Clube enfrenta, sendo de lamentar a forma quase despreocupada com que foi abordada pelo atual presidente do Sporting, no debate de dia 23 de Fevereiro”, lê-se ainda no comunicado.

Confira, na íntegra, o comunicado da lista C:


O OUTRO LADO DO LUCRO | As contas da SAD que Frederico Varandas não sabe  explicar.

Conscientes de que o próximo Conselho Diretivo, a ser eleito em Março de 2022, irá conduzir o Clube até 2026, ano decisivo para o futuro do Sporting Clube de Portugal, apontámos, desde a primeira hora, a Gestão Financeira como um dos pilares do nosso projecto.

A sustentabilidade e o futuro do Clube estão ligados à reestruturação do passivo e à (re)compra dos VMOC. Este tema é central para a vida do Sporting e é o principal problema que o nosso Clube enfrenta, sendo de lamentar a forma quase despreocupada com que foi abordada pelo atual presidente do Sporting, no debate de dia 23 de Fevereiro.

Nesse mesmo debate, quando confrontado com o duplicar das dívidas a fornecedores, Frederico Varandas escusou-se a responder, refugiando-se num silêncio que tem sido imagem de marca sempre que se lhe pede transparência para com os Sócios.

Ora, o Relatório e Contas agora tornado público, referente ao primeiro semestre do exercício 2021/2022, veio dar a resposta que o atual presidente do Sporting não deu: a dívida a fornecedores que, em 2018, se cifrava nos 40M, caminha, hoje, para os 90M, sem que exista um sinal de estratégia para estancar esta escalada.

Grave é, também, a constatação que o incumprimento para com os bancos que nos apoiam é de 16M e que o prazo para regularizar esse mesmo incumprimento terminou em 31 de Dezembro de 2021.

Partindo do princípio que, tal como ficou no ar ao longo do debate, este incumprimento não preocupa a atual direção, é fundamental que os Sportinguistas percebam o que nos espera ao longo de 2022, ano em que teremos que pagar: 35M a agentes, 24M a clubes e 50M relativos a dois financiamentos que vencem em Junho e em Dezembro. Se a estes números juntarmos o exercer de opção por Pedro Porro e Ruben Vinagre, que, em conjunto, rondará os 18M, e ainda os já comunicados 7’5M referentes a Edwards, constatamos que o Sporting Clube de Portugal precisa de muito dinheiro para pagar o que deve.

Tentando não nos alongarmos em demasia e em jeito de resumo, este R&C mostra que, no Balanço, temos um Ativo Total que subiu de 269’2M para 285’8M (+5,8%), um Passivo Total que subiu de 310’6M para 317’8M (+2,3%), ao contrário do afirmado por Frederico Varandas durante o debate, e prontamente desmentido por Nuno Sousa, e o Capital Próprio que melhorou de -41’4M para -32M, mas que continua a deixar a Sporting SAD em Falência Técnica.

Alguns considerandos importantes relativos ao balanço no geral:

  1. O Ativo Total melhorou, muito por força do aumento de caixa e seus equivalentes derivado maioritariamente dos prémios da UEFA (+43M), do novo empréstimo obrigacionista (+40M) e da antecipação de receitas de TV (+23M), descontando,naturalmente, os pagamentos com financiamentos anteriores de -51’7M (empréstimo obrigacionista anterior e outros), pagamentos a pessoal (-22’8M), fornecedores (-18M) e Estado (-15M);
  2. De notar que, à exceção dos valores recebidos da UEFA, os valores em caixa foram obtidos através de financiamentos externos onde essencialmente se pagaram as dívidas de curto prazo gerando dívidas de médio/longo prazo – como aliás se viu na redução do Passivo Corrente e aumento do Passivo não corrente;
  3. O Capital Próprio melhorou fruto do Resultado Positivo do exercício, mas continua negativo, o que nos mantém no cenário de Falência Técnica pois, na teoria, os bens e direitos da Sporting SAD não são suficientes para fazer cumprir todas as suas obrigações, ou seja, os passivos são superiores aos ativos;
  4. A autonomia financeira atual é negativa, fruto dos Capitais Próprios negativos;
  5. O Fundo de Maneio (Working Capital) atual é de -129’5M (!) calculado através do Ativo Corrente (de curto prazo) subtraindo o Passivo Corrente (de curto prazo). No fundo é o mesmo que dizer que mesmo que a Sporting SAD convertesse o seu Ativo Corrente em cash (dinheiro) ainda ficaria a dever perto de 130M€ a liquidar até 31.12.2022;
  6. O Fundo de Maneio deste exercício melhorou face ao anterior (a 30.06.2021 era de -155M€), muito pelo explicado acima, ou seja, aumento do Ativo feito através dos financiamentos recebidos e da conversão de dívida de curto prazo em dívida de médio/longo prazo – um encapuzar, portanto, da melhoria tão propalada. Obviamente que consideramos positivo o facto da Sporting SAD ter obtido um lucro de 9,52M de euros, no primeiro semestre do exercício 2021/2022, embora saibamos que muitos dos proveitos não se repetirão no 2º semestre, mas jamais poderemos ficar descansados quando o outro lado desse lucro nos coloca perante um cenário tão cinzento chumbo;

Menos descansados ficamos, ainda, quando quem dirige os destinos do Sporting Clube de Portugal se escusa a esclarecer as dúvidas dos Sócios e resume as explicações sobre qual o plano para inverter estes números a um “está a ser tratado”.

Resta saber de que forma, pois “o caminho faz-se caminhando” inscrito no seu programa não é estratégia aceitável a quem se candidata a um cargo tão importante.


Clube

SAD do Sporting fecha 2023/24 com lucro; Varandas atinge resultado histórico

Emblema verde e branco apresentou um resultado líquido positivo pelo terceiro ano de forma consecutiva, cenário inédito em Alvalade

Sporting fecha contas de 2023/24 com lucro; Varandas alcança resultado histórico
Sporting fecha contas de 2023/24 com lucro; Varandas alcança resultado histórico

  |

Icon Comentário0

A SAD do Sporting fechou a temporada 2023/2024 com um resultado líquido de 12,1 milhões de euros. Além disso foram reforçados os capitais próprios positivos (fixados nos 21 milhões), sendo este um resultado histórico para o Clube de Alvalade, pois foi a primeira vez em que os leões apresentaram contas positivas em três exercícios consecutivos.


"Pela primeira vez em mais de 20 anos, a auditora responsável pela certificação legal das contas e relatório de auditoria removeu do seu parecer a incerteza material relacionada com a continuidade da Sporting SAD", salienta o presidente Frederico Varandas na mensagem que abre o documento.


Olhando para alguns dos pontos relativos ao relatório e contas, nota para alguns que fizeram sorrir a Direção verde e branca. O volume de negócios da sociedade foi de 246,7 milhões de euros, o maior de sempre, mesmo sem participação na Liga dos Campeões.


O rendimento com transação de jogadores foi de 143,5 milhões de euros, sendo que os leões gastaram 65,9 milhões de euros no reforço do plantel, verba que subiu para 72,6 na presente temporada. Em termos de vendas, o Sporting fez 129,9 milhões em 2023/24 e no presente mercado de verão, já contabilizado em 2024/25, 41,9 milhões de euros.

A SAD aumentou o ativo em 56,5 milhões de euros, para um valor de 374,4 milhões de euros, registando capitais próprios positivos de 21 milhões de euros. O passivo aumentou 44,4 milhões. Em termos de merchandising, os leões tiveram um volume de negócios recorde de 15,2 milhões de euros, o valor mais alto de sempre. O valor de bilheteira ascendeu a 20,1 milhões.



Clube

Oficial: Varandas fecha acordo e Muller tem presença garantida no Sporting

Presidente do Clube de Alvalade anunciou parceria, esta segunda-feira, dia 9 de setembro; Nicholas Rudaz saudou negócio entre as partes

Franck Muller assina parceria com o Sporting, de Varandas
Franck Muller assina parceria com o Sporting, de Varandas

  |

Icon Comentário0

É oficial: O Sporting anunciou uma nova parceria com a Franck Muller, reputada marca de relojoaria. Frederico Varandas, presidente dos leões, e Nicholas Rudaz, CEO da marca, marcaram presença num evento, que decorreu na Tribuna Presidencial do Estádio José Alvalade.


André Bernardo, vice-presidente, expressou toda a sua satisfação pelo acordo: “Tudo o que fazemos é para deixar uma marca que perdure e a Franck Muller era o melhor intérprete do tempo que podíamos ter para, como timekeeper, deixar uma marca à sua maneira”, disse em declarações aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.


Nicholas Rudaz diz-se “muito entusiasmado” pelo desafio e “mais do que feliz por integrar a família Sporting”. “É a primeira vez que somos o timekeeper de um clube de tanto prestígio como o Sporting. Estamos felizes por poder contribuir para o seu sucesso”, sublinhou.


A Franck Muller deu a conhecer a sua mais recente criação dedicada ao emblema verde e branco: uma edição limitada a 24 unidades do 'Franck Muller Vanguard Sporting Campeão Nacional 2023-2024', um relógio comemorativo do último título conquistado pela equipa de Rúben Amorim.

“Não se pode voltar atrás no tempo. A única forma é através da memória e estas peças servem precisamente para isso: têm um significado e permitem-nos recordar os bons momentos, neste caso o título de Campeão de 2023/2024”, justificou André Bernardo, salientando ainda o acordo entre o Sporting, a Franck Muller e a Watchers, representante em Portugal de algumas das maiores marcas do setor.


Não perca este grande momento dos adeptos do Sporting:



Clube

RICARDO OLIVEIRA: "SÓCIOS SÃO SOBERANOS"

Candidato da Lista B, que ficou em terceiro lugar, mostrou-se disponível para colaborar com a Direção do Sporting para este novo mandato

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Ricardo Oliveira, líder da Lista B, que foi a menos votada nas eleições do Sporting - com 2,95% dos votos - comentou o resultados e mostrou-se disponível para colaborar com a Direção leonina.


"Sócios são soberanos"



  • "Os Sócios são soberanos e têm sempre razão. Estarei, evidentemente, à disposição desta Direção para contribuir com propostas e soluções, sempre e quando entendam que a minha ajuda e colaboração seja útil e necessária para o Sporting. O meu desejo é que o Sporting seja, a partir de hoje, melhor e mais forte, e que caminhe no sentido da transparência, do diálogo e do estreitar das relações com os sócios. Quero agradecer todos os que tiveram a coragem de, num momento difícil, fazer esta caminhada a meu lado, merecendo a minha admiração e gratidão".


"Vou continuar por aqui"

  • "Para todos aqueles que hoje votaram na Lista B, deixo uma garantia: vou continuar por aqui, sempre atento, e empenhado na defesa intransigente dos interesses do Sporting Clube de Portugal".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"ATÉ A TERRA ABANA" - SPORTING APROVEITA SISMO E 'PICA-SE' COM O BENFICA DEPOIS DE SENDA VITORIOSA
Clube

"ATÉ A TERRA ABANA" - SPORTING APROVEITA SISMO E 'PICA-SE' COM O BENFICA DEPOIS DE SENDA VITORIOSA

 

Icon Comentário0
“NUNCA DEIXOU DE CRITICAR” - VARANDAS, PRESIDENTE DO SPORTING, RECORDOU DIRIGENTE OLÍMPICO
Clube

“NUNCA DEIXOU DE CRITICAR” - VARANDAS, PRESIDENTE DO SPORTING, RECORDOU DIRIGENTE OLÍMPICO

 

Icon Comentário0
SPORTING GARANTE 'CONTRATAÇÃO' E FAZ ANÚNCIO NAS REDES SOCIAIS (COM IMAGEM)
Clube

SPORTING GARANTE 'CONTRATAÇÃO' E FAZ ANÚNCIO NAS REDES SOCIAIS (COM IMAGEM)

 

Icon Comentário0