Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“O MIGUEL FAZ GOLO PORQUE LHE DISSE PARA ATACAR O PRIMEIRO POSTE”

Em declarações exclusivas ao Leonino, Ricardo, guarda-redes titular do Sporting CP entre 2003 e 2007, falou sobre a caminhada europeia dos leões na temporada de 2004/2005

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Mai 2020 | 09:00 |

Icon Comentário0

Passam hoje precisamente 15 anos desde o mítico jogo das meias-finais da Taça UEFA frente ao AZ Alkmaar. Quando muitos já deitavam a toalha ao chão, Miguel Garcia, ao minuto 120, fez o golo que colocou o Sporting CP na final da prova. Em declarações exclusivas ao Leonino, Ricardo, guarda-redes titular dos leões entre 2003 e 2007, falou sobre a caminhada europeia do Clube de Alvalade nessa época.


“Foi um momento fantástico. O Miguel (Garcia) faz golo porque lhe disse para atacar o primeiro poste”, começou por contar, entre algumas gargalhadas, o antigo internacional português.


O guardião afirmou, ainda, que, se o seu companheiro não tivesse feito golo, ele próprio estava naquela zona para finalizar: “Iria sempre atrás dele para aproveitar a sobra porque, por norma, não marcam os guarda-redes e eu até tinha algum jeito para fazer golos nessas circunstâncias. Se ele não faz golo, eu já estava naquela zona para empurrar”.


Ricardo confidenciou também que sabia que Rodrigo Tello ia bater o canto para a zona do primeiro poste: “Com as condições em que estava o campo e pela forma como batíamos os cantos, o mais provável era que a bola acabasse por cair naquela zona. Foi o que acabou por acontecer. O Miguel entrou muito bem ao primeiro poste e foi feliz”.

https://www.youtube.com/watch?v=1UoFYuYJoNc


“Tínhamos pela frente um adversário fortíssimo. O CSKA era uma equipa de luxo”

O Sporting CP acabou mesmo por seguir para a final da Taça UEFA que, nesse ano, se disputou precisamente no Estádio José Alvalade. No entanto, após a turma de José Peseiro ter chegado ao intervalo a vencer (1-0, com golo de Rogério), o CSKA acabou por dar a volta ao marcador (3-1) e vencer a prova.

Relativamente a esse encontro, e sobre o que correu mal para que o Sporting não tivesse vencido, Ricardo destaca a qualidade da equipa adversária e recusa a ideia de que o fator casa tenha jogado contra a equipa: “Jogar em casa é sempre bom. Não foi por isso que perdemos. Passaram-se várias coisas, mas a principal foi o facto de termos pela frente um adversário fortíssimo, com uma equipa de luxo. Era um CSKA muito forte”.

O antigo internacional português recordou que os leões poderiam ter feito o 2-1, mas que, no contra-ataque dessa mesma jogada, os russos passaram para a frente do marcador: “Saímos para o intervalo a vencer. Após o empate, tivemos uma oportunidade flagrante para fazer o 2-1. A bola não entra e, no contra-ataque, eles fazem golo. A partir daí, foi muito difícil dar a volta ao resultado”.

Ricardo considerou também que a equipa estava muito desgastada, tanto mentalmente como fisicamente, e que isso acabou por ditar o desfecho final: “Tanto em termos anímicos como físicos, foi uma semana muito difícil porque, de facto, estávamos esgotados”.

“Foi o jogo mais épico que joguei em Alvalade”

Apesar da derrota na final frente ao CSKA, o antigo guardião leonino guarda com carinho todo o percurso realizado nesse ano, mas especialmente o jogo da segunda mão dos quartos-de-final diante do Newcastle: “Foi o jogo mais épico que me lembro de jogar em Alvalade. Estivemos a perder 1-0 e tínhamos de marcar três golos sem sofrer nenhum. Acabámos por marcar quatro. Foi fantástico. Houve uma comunhão tremenda entre a equipa e o público”.

Ricardo recordou que, na primeira mão, em que o Sporting CP saiu derrotado, por 1-0, teve um lance bastante perigoso com Shola Ameobi: “Estava uma noite muito fria e condições bastante complicadas. Lembro-me bem desse jogo porque, no final da primeira parte, tive um lance com Shola Ameobi onde ele, com uma entrada a pés juntos, praticamente me destruiu a cabeça. Fiquei com a cara toda deformada, mais especificamente o maxilar. Mesmo com bastantes dores, joguei até ao fim”.

O guarda-redes, hoje comentador da SportTV, confessou que, nessa mesma noite, foi ao hospital e quase não conseguia regressar com a equipa para Lisboa: “No final do jogo, fui para o hospital e não me queriam deixar viajar devido aos traumatismos que tinha, mas lá consegui que me deixassem regressar com a equipa”.

https://www.youtube.com/watch?v=2OFDtWk5_6E

 


Futebol

Mais de 70 milhões! Craque do Sporting é um dos mais valiosos do mundo

Jogador que tem vindo a dar frutos em Alvalade garantiu um lugar de destaque entre os principais ativos do futebol mundial da atualidade

Geovany Quenda, do Sporting, figura entre os 100 jogadores mais valiosos do mundo, segundo lista criada pelo CIES
Geovany Quenda, do Sporting, figura entre os 100 jogadores mais valiosos do mundo, segundo lista criada pelo CIES

07 Jan 2026 | 15:48 |

Icon Comentário0

Geovany Quenda continua a quebrar barreiras e a surpreender os analistas de mercado. De acordo com a mais recente lista do Observatório do Futebol (CIES) sobre o valor de mercado dos jogadores profissionais, o jovem talento formado no Sporting garantiu um lugar entre os 100 futebolistas mais valiosos da atualidade.


O craque de apenas 18 anos encontra-se no 78.º lugar com um valor de mercado de 70,1 milhões de euros. Está à frente de Rodrigo Mora, do Porto, que se encontra nas últimas posições, no 94.º lugar, com uma cotação avaliada em 64,1 milhões.


Neste lote de 100 atletas, destaca-se também Nuno Mendes, que representou o Sporting entre 2019 e 2021, e atualmente é um dos melhores jogadores do mundo, está avaliado em 85,5 milhões de euros, encontrando-se no 44.º lugar. Esta lista é liderada por Lamine Yamal, do Barcelona, com um valor astronómico de 343 milhões.


Este crescimento exponencial de Geovany Quenda reflete não só o rendimento desportivo do extremo ao serviço do Sporting, mas também o impacto da sua transferência para o Chelsea. Embora continue a defender as cores do clube leonino, a operação financeira que selou a sua mudança para Londres, avaliada em cerca de 50 milhões de euros fixos, podendo atingir valores superiores mediante objetivos, catapultou a sua cotação para patamares de elite.

A pérola leonina, na atual temporada, estava a destacar-se na equipa de Rui Borges, com cinco golos e oito assistências num total de 22 jogos disputados. Porém, o atleta não joga desde inícios de dezembro devido a uma fratura no pé, à qual já foi operado, e é um dos vários jogadores indisponíveis nesta altura.



Futebol

José Calado 'pica' Sporting e Frederico Varandas sobre arbitragem: "Encheu o peito"

Leões falharam o acesso à final da Taça da Liga e permanência de Rui Borges é posta em causa nesta fase da temporada desportiva

Frederico Varandas é alvo de críticas de José Calado, comentador desportivo, após a mais recente derrota do Sporting
Frederico Varandas é alvo de críticas de José Calado, comentador desportivo, após a mais recente derrota do Sporting

07 Jan 2026 | 15:16 |

Icon Comentário0

Após a derrota do Sporting diante do Vitória de Guimarães, José Calado, antigo jogador do Benfica e atual comentador desportivo, criticou Frederico Varandas sobre a situação atual dos leões que pode levar ao desgaste do treinador Rui Borges.


Fruto da eliminação dos verdes e brancos da Taça da Liga, começou a surgir a hipótese de Ruben Amorim suceder Rui Borges no cargo de técnico leonino. Calado comentou esta situação, comparando ao que já se passou nos encarnados: “Sei o que aconteceu no Benfica, quando foi o caso Jorge Jesus. Cada vez que as coisas não corriam bem a um treinador no clube, o nome de Jorge Jesus pairava em cima da mesa”.


José Calado considera que o mesmo poderá acontecer a Rui Borges e que poderá levar a um “grande desgaste”. Recordar que o Sporting não vence há dois jogos consecutivos na temporada, série que começou com o empate (1-1) em Barcelos, frente ao Gil Vicente, na 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic.


José Calado: "Varandas encheu o peito"

Além disso, de seguida, o comentador afeto aos encarnados criticou Frederico Varandas, afirmando que o presidente leonino não tem moral nenhuma para comentar alguma coisa sobre arbitragem. “Encheu o peito. Agora não tem moral nenhuma para falar de arbitragens. Mesmo que haja erros, ele não pode dizer nada porque disse que erros são humanos e para deixar os árbitros trabalhar”.


No final, Calado desafiou o Presidente do Sporting a tomar uma decisão sobre Rui Borges. “É altura de chegar-se à frente e para não deixar desestabilizar a sua equipa e o seu treinador, precisa de dizer que aconteça o que acontecer, Rui Borges é o seu treinador até ao final do seu contrato”.


Futebol

Mesmo em má fase, Gyokeres vale novo encaixe aos cofres do Sporting

Internacional sueco foi vendido ao Arsenal no último mercado de verão, por um valor inicial de 65,7 milhões de euros, mas dividendos continuam a chegar

Sporting continua a encher os bolsos com a transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal, desta vez devido a um objetivo no contrato
Sporting continua a encher os bolsos com a transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal, desta vez devido a um objetivo no contrato

07 Jan 2026 | 14:27 |

Icon Comentário0

Menos de seis meses depois de ter sido vendido ao Arsenal por um valor inicial de 65,7 milhões de euros, Viktor Gyokeres continua a render dividendos ao Sporting. No passado fim de semana, chegaram de Inglaterra novidades que agradaram à SAD liderada por Frederico Varandas.


Mikel Arteta voltou a apostar no avançado sueco como titular na vitória dos gunners frente ao Bournemouth (3-2), no Vitality Stadium, substituindo-o aos 66 minutos por Gabriel Jesus. Com essa utilização, Gyokeres atingiu a marca dos 20 jogos oficiais pelo Arsenal em que cumpriu, pelo menos, 45 minutos em campo.


Segundo revelou esta quarta-feira o portal britânico Football.London, este registo ativou o pagamento de mais 1,25 milhões de euros ao Sporting, uma vez que o acordo entre os clubes prevê um prémio desse valor por cada bloco de 20 jogos com tempo mínimo de utilização, até ao limite máximo de 5 milhões de euros.


A próxima tranche poderá ser desbloqueada ainda durante a temporada 2025/26, já que o Arsenal tem garantidos pelo menos mais 23 jogos entre Premier League, Liga dos Campeões, Taça de Inglaterra e Taça da Liga, número que poderá aumentar caso os londrinos avancem nas competições.

Com este novo encaixe, o negócio de Gyokeres já rendeu cerca de 67 milhões de euros ao Sporting, montante que pode chegar aos 76 milhões no cenário mais favorável, caso todos os bónus previstos sejam acionados. O contrato contempla ainda um prémio adicional de 500 mil euros por cada 20 participações diretas em golos (golos ou assistências), até um máximo de um milhão de euros - um objetivo mais exigente, tendo em conta que o sueco soma, para já, sete golos e nenhuma assistência.


Por fim, os leões terão também direito a 1 milhão de euros sempre que o Arsenal garantir o apuramento para a fase de liga da Liga dos Campeões, até um máximo de quatro milhões. Um cenário bastante plausível, tendo em conta que os gunners lideram a Premier League, com seis pontos de vantagem sobre Manchester City e Aston Villa.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Atenção! Jogador do Sporting pode ser operado já...
Futebol

Atenção! Jogador do Sporting pode ser operado já...

07 Jan 2026 | 13:41

Icon Comentário0
Marlon Gomes ou Javi Guerra: Sporting com indecisão no mercado
Futebol

Marlon Gomes ou Javi Guerra: Sporting com indecisão no mercado

07 Jan 2026 | 13:04

Icon Comentário0
Sporting não desiste de 'roubar' colega de Cristiano Ronaldo e existem novos detalhes
Futebol

Sporting não desiste de 'roubar' colega de Cristiano Ronaldo e existem novos detalhes

07 Jan 2026 | 12:42

Icon Comentário0