Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“O MIGUEL FAZ GOLO PORQUE LHE DISSE PARA ATACAR O PRIMEIRO POSTE”

Em declarações exclusivas ao Leonino, Ricardo, guarda-redes titular do Sporting CP entre 2003 e 2007, falou sobre a caminhada europeia dos leões na temporada de 2004/2005

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Passam hoje precisamente 15 anos desde o mítico jogo das meias-finais da Taça UEFA frente ao AZ Alkmaar. Quando muitos já deitavam a toalha ao chão, Miguel Garcia, ao minuto 120, fez o golo que colocou o Sporting CP na final da prova. Em declarações exclusivas ao Leonino, Ricardo, guarda-redes titular dos leões entre 2003 e 2007, falou sobre a caminhada europeia do Clube de Alvalade nessa época.


“Foi um momento fantástico. O Miguel (Garcia) faz golo porque lhe disse para atacar o primeiro poste”, começou por contar, entre algumas gargalhadas, o antigo internacional português.


O guardião afirmou, ainda, que, se o seu companheiro não tivesse feito golo, ele próprio estava naquela zona para finalizar: “Iria sempre atrás dele para aproveitar a sobra porque, por norma, não marcam os guarda-redes e eu até tinha algum jeito para fazer golos nessas circunstâncias. Se ele não faz golo, eu já estava naquela zona para empurrar”.


Ricardo confidenciou também que sabia que Rodrigo Tello ia bater o canto para a zona do primeiro poste: “Com as condições em que estava o campo e pela forma como batíamos os cantos, o mais provável era que a bola acabasse por cair naquela zona. Foi o que acabou por acontecer. O Miguel entrou muito bem ao primeiro poste e foi feliz”.

https://www.youtube.com/watch?v=1UoFYuYJoNc


“Tínhamos pela frente um adversário fortíssimo. O CSKA era uma equipa de luxo”

O Sporting CP acabou mesmo por seguir para a final da Taça UEFA que, nesse ano, se disputou precisamente no Estádio José Alvalade. No entanto, após a turma de José Peseiro ter chegado ao intervalo a vencer (1-0, com golo de Rogério), o CSKA acabou por dar a volta ao marcador (3-1) e vencer a prova.

Relativamente a esse encontro, e sobre o que correu mal para que o Sporting não tivesse vencido, Ricardo destaca a qualidade da equipa adversária e recusa a ideia de que o fator casa tenha jogado contra a equipa: “Jogar em casa é sempre bom. Não foi por isso que perdemos. Passaram-se várias coisas, mas a principal foi o facto de termos pela frente um adversário fortíssimo, com uma equipa de luxo. Era um CSKA muito forte”.

O antigo internacional português recordou que os leões poderiam ter feito o 2-1, mas que, no contra-ataque dessa mesma jogada, os russos passaram para a frente do marcador: “Saímos para o intervalo a vencer. Após o empate, tivemos uma oportunidade flagrante para fazer o 2-1. A bola não entra e, no contra-ataque, eles fazem golo. A partir daí, foi muito difícil dar a volta ao resultado”.

Ricardo considerou também que a equipa estava muito desgastada, tanto mentalmente como fisicamente, e que isso acabou por ditar o desfecho final: “Tanto em termos anímicos como físicos, foi uma semana muito difícil porque, de facto, estávamos esgotados”.

“Foi o jogo mais épico que joguei em Alvalade”

Apesar da derrota na final frente ao CSKA, o antigo guardião leonino guarda com carinho todo o percurso realizado nesse ano, mas especialmente o jogo da segunda mão dos quartos-de-final diante do Newcastle: “Foi o jogo mais épico que me lembro de jogar em Alvalade. Estivemos a perder 1-0 e tínhamos de marcar três golos sem sofrer nenhum. Acabámos por marcar quatro. Foi fantástico. Houve uma comunhão tremenda entre a equipa e o público”.

Ricardo recordou que, na primeira mão, em que o Sporting CP saiu derrotado, por 1-0, teve um lance bastante perigoso com Shola Ameobi: “Estava uma noite muito fria e condições bastante complicadas. Lembro-me bem desse jogo porque, no final da primeira parte, tive um lance com Shola Ameobi onde ele, com uma entrada a pés juntos, praticamente me destruiu a cabeça. Fiquei com a cara toda deformada, mais especificamente o maxilar. Mesmo com bastantes dores, joguei até ao fim”.

O guarda-redes, hoje comentador da SportTV, confessou que, nessa mesma noite, foi ao hospital e quase não conseguia regressar com a equipa para Lisboa: “No final do jogo, fui para o hospital e não me queriam deixar viajar devido aos traumatismos que tinha, mas lá consegui que me deixassem regressar com a equipa”.

https://www.youtube.com/watch?v=2OFDtWk5_6E

 


Futebol

Será Cristiano Ronaldo? Otávio revela melhor jogador português da história (vídeo)

Médio do Al Nassr foi desafiado a eleger um top de lendas que envergaram a camisola da seleção nacional e resposta pode surpreender

Otávio e Cristiano Ronaldo jogam juntos no Al Nasr
Otávio e Cristiano Ronaldo jogam juntos no Al Nasr

  |

Icon Comentário0

Num vídeo divulgado nas redes sociais da Liga saudita, Otávio revelou o seu top cinco de melhores jogadores lusos de sempre. O médio do Al-Nassr escolheu Cristiano Ronaldo como o maior futebolista da história de Portugal, algo que já era esperado.


Na quinta posição, colocou Rui Costa, seguido por Bruno Fernandes em quarto. Deco ficou em terceiro lugar, enquanto Luís Figo, formado no Sporting e vencedor da Bola de Ouro, ocupou o segundo posto, ficando apenas atrás do eterno 'camisola 7'.


Otávio e Cristiano Ronaldo jogam juntos no Al-Nassr desde o verão de 2023, quando o luso-brasileiro se transferiu do Porto para o clube saudita por 60 milhões de euros. Já Cristiano chegou a Riade em janeiro do mesmo ano, após sua saída do Manchester United.


Cristiano Ronaldo – depois de ter realizado 51 partidas ao serviço do Al Nassr - com uns impressionantes 50 golos e 13 assistências em 2023/24 –, contabiliza nove encontros na nova temporada desportiva e já soma oito golos e três assistências pela equipa de Riade.

Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, entrou assim em grande, em termos individuais, apesar dos resultados coletivos menos positivos. O Al Nassr vira agora atenções para o jogo da sétima jornada do campeonato frente ao Al Shabab da próxima sexta-feira, dia 18 de outubro, às 19h00.


Confira o vídeo:


Futebol

Nuno Farinha 'confirma' saída do Sporting: "A informação que tenho é..." (vídeo)

Antigo assessor de imprensa do Benfica garante ter informações sobre o futuro e deixa delineada possível mudança nos verdes e brancos

Nuno Farinha diz que Amorim vai sair do Sporting
Nuno Farinha diz que Amorim vai sair do Sporting

  |

Icon Comentário0

Nuno Farinha 'confirmou' a saída de Rúben Amorim para o Manchester City. O antigo assessor de imprensa do Benfica garantiu ter informação sobre o futuro de Pep Guardiola e que o treinador do Sporting é o candidato ideal à sucessão do espanhol.


"Acho que vai. Só não sei se vai este ano. A informação que tenho é que, durante o mês de novembro, Guardiola desfará o tabu (de uma renovação) e, a partir daí, vamos perceber se Rúben Amorim vai mais cedo ou mais tarde", começou por dizer, na CNN.


"A minha convicção, sem ter nenhuma informação privilegiada sobre o tema, é que Rúben Amorim acabará por seguir os passos de Hugo Viana e será treinador do Manchester City. Resta saber se será em 25/26 ou 26/27, porque a informação que também tenho é que se Guardiola renovar, será apenas por uma temporada", terminou Nuno Farinha.


Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 224 encontros, tendo vencido 157, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.

Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.


Assista às declarações:


Futebol

Suplente do Sporting lamentou falta de minutos e levou resposta: "Conto os treinos pelos dedos"

Futebolista comandado por Rúben Amorim mostrou vontade de ser mais chamado a jogo, mas justificação para a pouca utilização já é conhecida

Maxi Araújo quer jogar mais no Sporting
Maxi Araújo quer jogar mais no Sporting

  |

Icon Comentário0

Maxi Araújo lamentou a falta de minutos no Sporting. O 'camisola 20' dos verdes e brancos admitiu que ainda não está totalmente ambientado na ideia de jogo de Rúben Amorim, mas que não iria dar desculpas. O técnico leonino mencionou a falta de treinos como justificação para tal.


"Maxi? Não tem tido muitos minutos, mas se calhar conto pelos dedos os treinos que tem tido. Como tivemos o Marcus lesionado, o Maxi está sempre a mudar de posição. Às vezes o contexto determina muito o que acontece em jogo e treino", começou por dizer o técnico, em antevisão ao duelo com o Portimonense.


"Basta vê-lo tocar na bola, a forma como arranca, para perceber que tem qualidade. É titular de uma seleção com muita qualidade. Tem mais minutos na seleção porque já conhece todas as rotinas, connosco é diferente. Campeonato diferente, vida diferente. Se vai jogar o Nuno, o Maxi ou o Geny, é um problema muito bom. Com o número de jogos que temos até à paragem, toda a gente vai jogar e ter espaço", terminou Amorim.


Maxi Araújo avaliado em 12 milhões de euros - fez dois golos em cinco jogos esta época pelo Toluca. Na temporada passada marcou dois golos e fez cinco assistências em 39 partidas. O internacional uruguaio destacou-se na Copa América, juntamente com Manuel Ugarte e Franco Israel, sendo um dos melhores jogadores da seleção celeste.

Apesar de poder jogar também a ala, o 'camisola 20' dos leões leva já seis encontros jogados - num total de 194 minutos disputados -, maioritariamente numa posição mais avançada. O canhoto tem jogado a extremo, papel que faz quando é chamado por Marcelo Bielsa.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Vive momento menos bom no Sporting, mas Amorim está confiante: "É um jogador especial"
Futebol

Vive momento menos bom no Sporting, mas Amorim está confiante: "É um jogador especial"

 

Icon Comentário0
Onze provável do Portimonense - Sporting: Regresso à titularidade e surpresa de Rúben Amorim
Futebol

Onze provável do Portimonense - Sporting: Regresso à titularidade e surpresa de Rúben Amorim

 

Icon Comentário0
Portimonense - Sporting: Transmissão, onze provável, horários e muito mais...
Futebol

Portimonense - Sporting: Transmissão, onze provável, horários e muito mais...

 

Icon Comentário0