Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“O MIGUEL FAZ GOLO PORQUE LHE DISSE PARA ATACAR O PRIMEIRO POSTE”

Em declarações exclusivas ao Leonino, Ricardo, guarda-redes titular do Sporting CP entre 2003 e 2007, falou sobre a caminhada europeia dos leões na temporada de 2004/2005

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Passam hoje precisamente 15 anos desde o mítico jogo das meias-finais da Taça UEFA frente ao AZ Alkmaar. Quando muitos já deitavam a toalha ao chão, Miguel Garcia, ao minuto 120, fez o golo que colocou o Sporting CP na final da prova. Em declarações exclusivas ao Leonino, Ricardo, guarda-redes titular dos leões entre 2003 e 2007, falou sobre a caminhada europeia do Clube de Alvalade nessa época.


“Foi um momento fantástico. O Miguel (Garcia) faz golo porque lhe disse para atacar o primeiro poste”, começou por contar, entre algumas gargalhadas, o antigo internacional português.


O guardião afirmou, ainda, que, se o seu companheiro não tivesse feito golo, ele próprio estava naquela zona para finalizar: “Iria sempre atrás dele para aproveitar a sobra porque, por norma, não marcam os guarda-redes e eu até tinha algum jeito para fazer golos nessas circunstâncias. Se ele não faz golo, eu já estava naquela zona para empurrar”.


Ricardo confidenciou também que sabia que Rodrigo Tello ia bater o canto para a zona do primeiro poste: “Com as condições em que estava o campo e pela forma como batíamos os cantos, o mais provável era que a bola acabasse por cair naquela zona. Foi o que acabou por acontecer. O Miguel entrou muito bem ao primeiro poste e foi feliz”.

https://www.youtube.com/watch?v=1UoFYuYJoNc


“Tínhamos pela frente um adversário fortíssimo. O CSKA era uma equipa de luxo”

O Sporting CP acabou mesmo por seguir para a final da Taça UEFA que, nesse ano, se disputou precisamente no Estádio José Alvalade. No entanto, após a turma de José Peseiro ter chegado ao intervalo a vencer (1-0, com golo de Rogério), o CSKA acabou por dar a volta ao marcador (3-1) e vencer a prova.

Relativamente a esse encontro, e sobre o que correu mal para que o Sporting não tivesse vencido, Ricardo destaca a qualidade da equipa adversária e recusa a ideia de que o fator casa tenha jogado contra a equipa: “Jogar em casa é sempre bom. Não foi por isso que perdemos. Passaram-se várias coisas, mas a principal foi o facto de termos pela frente um adversário fortíssimo, com uma equipa de luxo. Era um CSKA muito forte”.

O antigo internacional português recordou que os leões poderiam ter feito o 2-1, mas que, no contra-ataque dessa mesma jogada, os russos passaram para a frente do marcador: “Saímos para o intervalo a vencer. Após o empate, tivemos uma oportunidade flagrante para fazer o 2-1. A bola não entra e, no contra-ataque, eles fazem golo. A partir daí, foi muito difícil dar a volta ao resultado”.

Ricardo considerou também que a equipa estava muito desgastada, tanto mentalmente como fisicamente, e que isso acabou por ditar o desfecho final: “Tanto em termos anímicos como físicos, foi uma semana muito difícil porque, de facto, estávamos esgotados”.

“Foi o jogo mais épico que joguei em Alvalade”

Apesar da derrota na final frente ao CSKA, o antigo guardião leonino guarda com carinho todo o percurso realizado nesse ano, mas especialmente o jogo da segunda mão dos quartos-de-final diante do Newcastle: “Foi o jogo mais épico que me lembro de jogar em Alvalade. Estivemos a perder 1-0 e tínhamos de marcar três golos sem sofrer nenhum. Acabámos por marcar quatro. Foi fantástico. Houve uma comunhão tremenda entre a equipa e o público”.

Ricardo recordou que, na primeira mão, em que o Sporting CP saiu derrotado, por 1-0, teve um lance bastante perigoso com Shola Ameobi: “Estava uma noite muito fria e condições bastante complicadas. Lembro-me bem desse jogo porque, no final da primeira parte, tive um lance com Shola Ameobi onde ele, com uma entrada a pés juntos, praticamente me destruiu a cabeça. Fiquei com a cara toda deformada, mais especificamente o maxilar. Mesmo com bastantes dores, joguei até ao fim”.

O guarda-redes, hoje comentador da SportTV, confessou que, nessa mesma noite, foi ao hospital e quase não conseguia regressar com a equipa para Lisboa: “No final do jogo, fui para o hospital e não me queriam deixar viajar devido aos traumatismos que tinha, mas lá consegui que me deixassem regressar com a equipa”.

https://www.youtube.com/watch?v=2OFDtWk5_6E

 


Futebol

FABRIZIO ROMANO DÁ LUZ VERDE A TRANSFERÊNCIA DE UGARTE PARA O MAN UNITED: EX SPORTING FAZ CEDÊNCIAS

Internacional uruguaio é um dos alvos prioritários dos red devils neste mercado de transferências

Ugarte, antigo craque do Sporting, está a caminho do Man United e até Fabrizio Romano já confirmou
Ugarte, antigo craque do Sporting, está a caminho do Man United e até Fabrizio Romano já confirmou

  |

Icon Comentário0

Manuel Ugarte está cada vez mais perto de trocar o PSG pelo Manchester United neste verão. O antigo jogador do Sporting terá sido autorizado pelo emblema francês a negociar a sua transferência para a Premier League e deverão haver mais novidades nos próximos dias.


Fabrizio Romano, especialista em notícias do mercado de transferências, avançou, ainda, que o jogador já aceitou os termos pessoais com os red devils e, mesmo sem participar na Champions League, o internacional uruguaio está interessado em rumar a Inglaterra, com Jorge Mendes, seu agente, a dar uma mãozinha.


De acordo com a mesma fonte, o PSG e o Manchester United irão prosseguir com as negociações para finalizarem um acordo que agrade ambas as partes, sendo que o antigo jogador do Clube de Alvalade pode mesmo vir a ser colega de equipa de Bruno Fernandes.


Manuel Ugarte - avaliado em 45 milhões de euros, depois de descida acentuada nos últimos meses - levou, na última época desportiva, com a camisola do PSG, 37 jogos disputados. Ao longo dos 2.451 minutos em que alinhou dentro das quatro linhas, o médio uruguaio contabilizou apenas duas assistências e não marcou qualquer golo ao serviço dos parisienses.


A partida do antigo 'camisola 15' dos leões, deixou muitas saudades à comunidade leonina, uma vez que era um dos jogadores mais acarinhados pelo público. No total, com a Listada verde e branca, fez 85 partidas, com apenas um golo e duas assistências. É ainda importante destacar que venceu uma Taça da Liga ao serviço do Sporting.

Confira a publicação:


Futebol

HÁ QUEM DIGA QUE SPORTING PODE VIR A "ESTENDER PROPOSTA" POR AVANÇADO... E NÃO É IOANNIDIS

Clube de Alvalade continua à procura de reforçar a sua frente de ataque para a próxima temporada

Rúben Amorim tem Ioannidis como alvo prioritário, mas nome de Mateo Cassierra voltou à tona
Rúben Amorim tem Ioannidis como alvo prioritário, mas nome de Mateo Cassierra voltou à tona

  |

Icon Comentário0

Apesar de ter sido desmentido o interesse do Sporting em Mateo Cassierra, a imprensa russa está avançar que os responsáveis verde e brancos pretendem mesmo fazer uma proposta pelo jogador do Zenit, de modo a garantir a sua contratação para a equipa de Rúben Amorim em 2024/25.


De acordo com as mais recentes informações, uma eventual saída de Viktor Gyokeres pode vir a "financiar" a transferência do jogador colombiano, isto apesar de o jornal Record já ter referido que o nome avançado não entra na shortlist dos verdes e brancos para a frente de ataque.


Ainda assim, a mesma fonte revela que o Zenit não está disponível a deixar sair Cassierra por menos de 20 milhões de euros. O avançado está na Rússia há quatro temporadas, rumando ao Sochi, em 2021/22, proveniente da B SAD. Em Portugal, Cassierra marcou 15 golos, chegando a gelar o Estádio José Alvalade, na temporada 2020/21. O ponta de lança marcou dois golos, no empate (2-2) diante dos leões, sendo que a turma de Rúben Amorim esteve a perder por 2-0, até Sebastián Coates (83') e Jovane Cabral (90+6') restabelecerem a igualdade.


Na temporada de 2023/24, Mateo Cassierra - atualmente avaliado em 11 milhões de euros - fez a melhor época da carreira. Ao serviço do emblema de São Petersburgo, o jogador fez o gosto ao pé por 24 vezes, contribuindo ainda com sete assistências, ao longo de 37 jogos, nos quais disputou 2.721 minutos.


O grande alvo para o ataque continua a ser Fotis Ioannidis, que tem dado grandes 'dores de cabeça' à SAD leonina. No caso, notícias recentes revelam que o Sporting voltou a levar uma nega por parte do Panathinaikos, depois de nova proposta de 20 milhões de euros mais bónus, mas que não pretende desistir da contratação do jogador, apesar de já andarem no mercado à procura de novos alvos.

Confira a publicação:


Futebol

GONÇALO ESTEVES NÃO SERVIU PARA RÚBEN AMORIM NO SPORTING, MAS CHEGOU AO AZ ALKMAAR E TEM BRILHADO (COM VÍDEO)

Ala português de 19 anos até começou por ser aposta do técnico português, porém, acabou por perder espaço nas escolhas do mesmo

  |

Icon Comentário0

Chegou, viu e venceu! Esta expressão aplica-se na perfeição ao caso de Gonçalo Esteves, que, desde que se mudou de armas e bagagens para o AZ Alkmaar, tem brilhado a olhos a vistos, isto depois de ter perdido muito espaço nas opções de Rúben Amorim no Sporting.


Num jogo de logos, que acabou com seis golos e só ficou decidido nas grandes penalidades, o AZ Alkmaar acabou por levar a melhor sobre o Quick Boys. Gonçalo Esteves entrou ainda no primeiro tempo, aos 43 minutos, e foi a tempo de assistir Ernest Poku.


Gonçalo Esteves chegou a estrear-se na equipa principal na época 2021/22, somando 10 jogos na equipa A e demonstrando qualidades que deixaram os adeptos leoninos com ‘água na boca’. No entanto, Rúben Amorim não ficou satisfeito com a evolução do atleta, que terminava contrato no final da época.


O jogador tinha apenas um jogo realizado em 2023/24, ao serviço da equipa B, numa derrota da turma de Filipe Çelikkaya por 3-1 frente ao Caldas, o que demonstra a escassez de tempo de jogo com a Listada verde e branca, algo que pretende encontrar nesta nova etapa.

Vale reforçar que o jovem internacional português reforça o emblema dos Países Baixos por empréstimo, que contempla uma opção de compra no valor de 2 milhões de euros, ficando o Sporting com 30% de uma possível futura venda.


Em 2021, o ala trocou o Porto pelos leões, numa transferência que deu muito que falar. Agora, o jovem tenta a sua sorte no estrangeiro e está focado em relançar a sua carreira.

Confira a assistência de Gonçalo Esteves:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


OFICIAL: VILLAS-BOAS APRESENTA REFORÇO PARA O PORTO, MAS QUEM GANHA GRANDE FATIA... É O SPORTING
Futebol

OFICIAL: VILLAS-BOAS APRESENTA REFORÇO PARA O PORTO, MAS QUEM GANHA GRANDE FATIA... É O SPORTING

 

Icon Comentário0
NEM TUDO É MAU: SPORTING PODE DESPACHAR 'PESO MORTO' DE AMORIM COM OPÇÃO DE COMPRA À MISTURA
Futebol

NEM TUDO É MAU: SPORTING PODE DESPACHAR 'PESO MORTO' DE AMORIM COM OPÇÃO DE COMPRA À MISTURA

 

Icon Comentário0
AVANÇADO FORÇA SAÍDA PARA O PSG E SPORTING MANTÉM-SE ATENTO ÀS CONSEQUÊNCIAS PARA A TURMA DE AMORIM
Futebol

AVANÇADO FORÇA SAÍDA PARA O PSG E SPORTING MANTÉM-SE ATENTO ÀS CONSEQUÊNCIAS PARA A TURMA DE AMORIM

 

Icon Comentário0