Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“O MIGUEL FAZ GOLO PORQUE LHE DISSE PARA ATACAR O PRIMEIRO POSTE”

Em declarações exclusivas ao Leonino, Ricardo, guarda-redes titular do Sporting CP entre 2003 e 2007, falou sobre a caminhada europeia dos leões na temporada de 2004/2005

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Passam hoje precisamente 15 anos desde o mítico jogo das meias-finais da Taça UEFA frente ao AZ Alkmaar. Quando muitos já deitavam a toalha ao chão, Miguel Garcia, ao minuto 120, fez o golo que colocou o Sporting CP na final da prova. Em declarações exclusivas ao Leonino, Ricardo, guarda-redes titular dos leões entre 2003 e 2007, falou sobre a caminhada europeia do Clube de Alvalade nessa época.


“Foi um momento fantástico. O Miguel (Garcia) faz golo porque lhe disse para atacar o primeiro poste”, começou por contar, entre algumas gargalhadas, o antigo internacional português.


O guardião afirmou, ainda, que, se o seu companheiro não tivesse feito golo, ele próprio estava naquela zona para finalizar: “Iria sempre atrás dele para aproveitar a sobra porque, por norma, não marcam os guarda-redes e eu até tinha algum jeito para fazer golos nessas circunstâncias. Se ele não faz golo, eu já estava naquela zona para empurrar”.


Ricardo confidenciou também que sabia que Rodrigo Tello ia bater o canto para a zona do primeiro poste: “Com as condições em que estava o campo e pela forma como batíamos os cantos, o mais provável era que a bola acabasse por cair naquela zona. Foi o que acabou por acontecer. O Miguel entrou muito bem ao primeiro poste e foi feliz”.

https://www.youtube.com/watch?v=1UoFYuYJoNc


“Tínhamos pela frente um adversário fortíssimo. O CSKA era uma equipa de luxo”

O Sporting CP acabou mesmo por seguir para a final da Taça UEFA que, nesse ano, se disputou precisamente no Estádio José Alvalade. No entanto, após a turma de José Peseiro ter chegado ao intervalo a vencer (1-0, com golo de Rogério), o CSKA acabou por dar a volta ao marcador (3-1) e vencer a prova.

Relativamente a esse encontro, e sobre o que correu mal para que o Sporting não tivesse vencido, Ricardo destaca a qualidade da equipa adversária e recusa a ideia de que o fator casa tenha jogado contra a equipa: “Jogar em casa é sempre bom. Não foi por isso que perdemos. Passaram-se várias coisas, mas a principal foi o facto de termos pela frente um adversário fortíssimo, com uma equipa de luxo. Era um CSKA muito forte”.

O antigo internacional português recordou que os leões poderiam ter feito o 2-1, mas que, no contra-ataque dessa mesma jogada, os russos passaram para a frente do marcador: “Saímos para o intervalo a vencer. Após o empate, tivemos uma oportunidade flagrante para fazer o 2-1. A bola não entra e, no contra-ataque, eles fazem golo. A partir daí, foi muito difícil dar a volta ao resultado”.

Ricardo considerou também que a equipa estava muito desgastada, tanto mentalmente como fisicamente, e que isso acabou por ditar o desfecho final: “Tanto em termos anímicos como físicos, foi uma semana muito difícil porque, de facto, estávamos esgotados”.

“Foi o jogo mais épico que joguei em Alvalade”

Apesar da derrota na final frente ao CSKA, o antigo guardião leonino guarda com carinho todo o percurso realizado nesse ano, mas especialmente o jogo da segunda mão dos quartos-de-final diante do Newcastle: “Foi o jogo mais épico que me lembro de jogar em Alvalade. Estivemos a perder 1-0 e tínhamos de marcar três golos sem sofrer nenhum. Acabámos por marcar quatro. Foi fantástico. Houve uma comunhão tremenda entre a equipa e o público”.

Ricardo recordou que, na primeira mão, em que o Sporting CP saiu derrotado, por 1-0, teve um lance bastante perigoso com Shola Ameobi: “Estava uma noite muito fria e condições bastante complicadas. Lembro-me bem desse jogo porque, no final da primeira parte, tive um lance com Shola Ameobi onde ele, com uma entrada a pés juntos, praticamente me destruiu a cabeça. Fiquei com a cara toda deformada, mais especificamente o maxilar. Mesmo com bastantes dores, joguei até ao fim”.

O guarda-redes, hoje comentador da SportTV, confessou que, nessa mesma noite, foi ao hospital e quase não conseguia regressar com a equipa para Lisboa: “No final do jogo, fui para o hospital e não me queriam deixar viajar devido aos traumatismos que tinha, mas lá consegui que me deixassem regressar com a equipa”.

https://www.youtube.com/watch?v=2OFDtWk5_6E

 


Futebol

TRANSFERÊNCIA MAIS CARA DA HISTÓRIA E AINDA 20% DE UMA FUTURA VENDA: SPORTING APOSTA TUDO EM...

Estrutura verde e branca está decidida em trazer futebolista para Alvalade ainda este verão

Estrutura verde e branca está decidida em trazer futebolista para o Sporting ainda este verão
Estrutura verde e branca está decidida em trazer futebolista para o Sporting ainda este verão

  |

Icon Comentário0

O Sporting terá subido a parada por Fotis Ioannidis. A última proposta do Clube de Alvalade havia sido no valor de 20 milhões de euros, aos quais acresciam mais 3M por objetivos e ainda 15% de uma futura-venda. No entanto, a intransigência do Panathinaikos obrigou a SAD a aumentar a oferta.


Segundo informação avançada pelo Football Market, os leões apresentaram aos gregos 25 milhões de euros, com objetivos, o que tornaria o avançado na contratação mais cara da história do Sporting. A percentagem anteriormente posta em cima da mesa também aumentou, para 20%.


Ao que parece, já existe um acordo entre o Sporting e o jogador para que o mesmo assine até 2029, enquanto os leões seguem as negociações com o Panathinaikos. No entanto, recentemente a Lazio parece ter voltado à carga pelo ponta de lança internacional pela Grécia.


Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – que está avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.

Contas feitas, em média, o internacional grego de 24 anos – que tem contrato até junho de 2027 – conta com uma finalização certeira a cada 128 minutos. Se juntarmos os passes para golo, este número é ainda melhor, com Fotis Ioannidis a contribuir para balançar as redes adversárias a cada 89 minutos, o que é visto com bons olhos pela estrutura do Sporting.


Confira a publicação:



Futebol

"SPORTING DEU-ME TUDO. FOI O CLUBE PERFEITO": INDISCUTÍVEL DE AMORIM DESPEDE-SE DE ALVALADE

Atleta deixa os verdes e brancos após várias épocas e já se sabe onde vai jogar

Atleta deixa o Sporting de Rúben Amorim após várias épocas e já se sabe onde vai jogar
Atleta deixa o Sporting de Rúben Amorim após várias épocas e já se sabe onde vai jogar

  |

Icon Comentário0

Sebastián Coates deu a última grande entrevista aos meios de comunicação do Sporting. O central deixa Alvalade com um legado histórico, ficando no coração de todos os adeptos. Antes da despedida oficial - marcada para o próximo sábado, dia 27, durante o Troféu Cinco Violinos -, o uruguaio fez um balanço do percurso com a Listada verde e branca e ainda elegeu o melhor 11 com quem jogou.


"(Quem deu mais) Sem dúvida que foi o Sporting ao Coates. Quando cheguei não tinha atingido o que queria na minha carreira e este foi o Clube perfeito para mim por todas as razões. Conheci gente perfeita, muitas pessoas que trabalham connosco na Academia e aqui no Estádio", começou por dizer.


"Assim como os adeptos e não só os Sportinguistas. Todos os portugueses foram sempre respeitosos comigo e trataram-me da melhor amaneira. Isso, para mim, tem um significado muito grande", terminou o agora ex 'camisola 4' dos leões, que vai regressar ao Nacional de Montevideu, emblema que o formou.


Na temporada que terminou (2023/24), Sebastián Coates – avaliado em 3,5 milhões de euros – somou 44 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga Europa, seis na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Ao todo, 3.350 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o capitão do Sporting marcou seis golos e fez uma assistência.

Ao todo, Sebastián Coates realizou 369 jogos de leão ao peito, tendo, ao todo, 37 golos, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22), deixando um legado histórico com a Listada verde e branca. O capitão deixa Alvalade como o estrangeiro com mais jogos na história dos leões.



Futebol

GONÇALO ESTEVES NÃO SERVIU PARA RÚBEN AMORIM NO SPORTING, MAS CHEGOU AO AZ ALKMAAR E TEM BRILHADO (COM VÍDEO)

Ala português de 19 anos até começou por ser aposta do técnico português, porém, acabou por perder espaço nas escolhas do mesmo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Chegou, viu e venceu! Esta expressão aplica-se na perfeição ao caso de Gonçalo Esteves, que, desde que se mudou de armas e bagagens para o AZ Alkmaar, tem brilhado a olhos a vistos, isto depois de ter perdido muito espaço nas opções de Rúben Amorim no Sporting.


Num jogo de logos, que acabou com seis golos e só ficou decidido nas grandes penalidades, o AZ Alkmaar acabou por levar a melhor sobre o Quick Boys. Gonçalo Esteves entrou ainda no primeiro tempo, aos 43 minutos, e foi a tempo de assistir Ernest Poku.


Gonçalo Esteves chegou a estrear-se na equipa principal na época 2021/22, somando 10 jogos na equipa A e demonstrando qualidades que deixaram os adeptos leoninos com ‘água na boca’. No entanto, Rúben Amorim não ficou satisfeito com a evolução do atleta, que terminava contrato no final da época.


O jogador tinha apenas um jogo realizado em 2023/24, ao serviço da equipa B, numa derrota da turma de Filipe Çelikkaya por 3-1 frente ao Caldas, o que demonstra a escassez de tempo de jogo com a Listada verde e branca, algo que pretende encontrar nesta nova etapa.

Vale reforçar que o jovem internacional português reforça o emblema dos Países Baixos por empréstimo, que contempla uma opção de compra no valor de 2 milhões de euros, ficando o Sporting com 30% de uma possível futura venda.


Em 2021, o ala trocou o Porto pelos leões, numa transferência que deu muito que falar. Agora, o jovem tenta a sua sorte no estrangeiro e está focado em relançar a sua carreira.

Confira a assistência de Gonçalo Esteves:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


COMEÇA BEM... ENTORSE LIGAMENTAR AFASTA TITULAR DO SPORTING DO ARRANQUE DO CAMPEONATO
Futebol

COMEÇA BEM... ENTORSE LIGAMENTAR AFASTA TITULAR DO SPORTING DO ARRANQUE DO CAMPEONATO

 

Icon Comentário0
EDUARDO QUARESMA DESESPERA! A POUCOS DIAS DA SUPERTAÇA, CENTRAL DO SPORTING OUVE O QUE NÃO QUER
Futebol

EDUARDO QUARESMA DESESPERA! A POUCOS DIAS DA SUPERTAÇA, CENTRAL DO SPORTING OUVE O QUE NÃO QUER

 

Icon Comentário0
NÃO QUEREM MAIS NADA? HISTÓRICO MUNDIAL TENTA TIRAR HJULMAND AO SPORTING
Futebol

NÃO QUEREM MAIS NADA? HISTÓRICO MUNDIAL TENTA TIRAR HJULMAND AO SPORTING

 

Icon Comentário0