Gonçalo Fernandes
Biografiado Autor

14 Mai 2020 | 11:08

Icon Comentário 1
Gonçalo Fernandes

Em palavras nuas e cruas; uma vida foi destruída, terá a sua imagem para todo o sempre chamuscada.

Nota Prévia:


Nesta narrativa, não irei fazer juízos de valor sobre o trabalho do Ex- Presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, mas sim sobre o cidadão Bruno de Carvalho.

Irei fazê-lo, para que mais ninguém, independentemente do cargo que ocupa, seja vilipendiado na sua honra, no seu bom nome, e seja protegido enquanto cidadão num estado democrático.


Uma nota sucinta e clara: nunca foi feito este linchamento na nossa sociedade, a ninguém, fossem pedófilos, serial killers ou qualquer outro padrão criminoso igualmente desprezível.

O acontecimento que despoletou esse linchamento, foi o pior capítulo da grandiosa história do Sporting Clube de Portugal, contudo apelidar como um caso de terrorismo, é simplesmente inarrável e incompreensível.


Conjugar esta melindrosa palavra, que se traduz em inúmeras vítimas mortais, com o que se passou em Alcochete, é altamente irresponsável e desrespeitoso para as vítimas de terrorismo e respetivos familiares.

Incompreensível também é saber que um cidadão, agora retirado de autor moral pelo crime que havia sido acusado, foi num domingo à noite, detido, em frente à sua família, acontecimento esse que nunca mais será esquecido e apagado, deixa-me e devia deixar-nos a todos; perplexos - e só por o caso ter essa denominação “terrorista”, foi possível esta situação calabrosa ter sucedido.

Incompreensível também assistir durante dois meses consecutivos, programas sucessivos de linchamento ao cidadão, e tivesse de alguma forma ficado com a sensação, que este assassinato político ao caráter de alguma forma tenha pressionado a justiça, que é e terá de ser sempre o pilar da democracia.

Foram feitos comentários irresponsáveis não sobre o seu mandato, mas sim sobre a sua conduta pessoal, por uma mão cheia de opinadores, e também por altos membros do nosso estado, eleitos para nos representarem.

Em palavras nuas e cruas; uma vida foi destruída, terá a sua imagem para todo o sempre chamuscada.

Incompreensível também, que depois de dois meses non-stop, onde as televisões e jornais, destruíram a imagem de um cidadão, que agora, depois do ministério público ter pedido a sua absolvição, não haja mais do que uma notícia de rodapé, rápida e fugaz!  É tremendamente imoral!

Repito, o que rege um estado de direito; a nossa democracia, a nossa liberdade são espelhadas nas opiniões plurais e no trabalho da nossa comunicação social que se quer livre e independente, e por fim os nossos tribunais e a nossa justiça!

Acontece, que essa liberdade, muitas vezes é suplantada pelas audiências, e é aqui que começam as entropias.

Seria de bom tom, a publicidade ao facto de o ministério público, ter pedido a absolvição deste cidadão, fosse no mesmo teor e exaustão, que foram feitos os linchamentos.

Seria de bom tom, que os altos responsáveis aqueles que nos governam, tivessem a rapidez que tiveram na hora de sentenciar, agora na hora do pedido de absolvição do Ministério Público.

Seria de bom tom, que integrem novamente o cidadão como sócio do Sporting, visto que neste momento, não existe nada a assinalar para a continuação da manutenção da expulsão.

Que sirva de exemplo, e que a nossa comunicação social, a nossa democracia e a nossa justiça trabalhem em prol de todos nós, e não em prol de audiências e de interesses.

A justiça é o nosso pilar, a nossa segurança enquanto cidadãos.

+ opinião
+ opinião
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0
João Duarte
João Duarte

Sporting: um mercado de janeiro sem sentido

O Clube de Alvalade fez um mercado de janeiro fraco, com poucos reforços e um plantel cheio de indisponíveis e esgotado fisicamente.

05 Fev 2025 | 13:04

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER