summary_large_image
CRESCER GANHANDO TÍTULOS!
Varandas continua assim a ganhar força para uma eventual reeleição.
Imagem de destaque25 Jan 2021, 09:00

​Este fim-de-semana o palmarés do Sporting aumentou. Pela terceira vez, a Taça da Liga foi conquistada, quebrando definitivamente a ideia de que esta competição era a coutada privada de um rival, que por sinal já não a conquista há quatro anos. Tal como afirmei na semana passada, no artigo “Dinâmica de Vitória” (1), este é um bem mais importante que a troca de um ou dois jogadores, por lesão ou castigo. Evidência disso mesmo, foi a “vitamina de moral” que começou a ser administrada, logo na terça-feira, frente ao Porto. Num jogo que aos 85 minutos parecia sentenciado, o Sporting logrou “virar a mesa”, com Jovane a administrar duas estocadas, a última aos 94 minutos, provocando muito salto dos sofás nos lares Sportinguistas. Uma vitória “à campeão” que muito ânimo deu aos de verdes e brancos, tanto pelo acesso à final, como pela “azia” demonstrada pelos principais rostos azuis e brancos. Um corte na série negativa de dois jogos com resultados negativos. Já no sábado, num relvado muito “pesado”, o Sporting levou de vencido o Braga, num jogo de grande atitude competitiva. Sim, pode ter-se perdido Pedro Gonçalves para os próximos jogos, mas esta equipa “cresceu vários centímetros”, pois, sendo relativamente jovem, afirmou incontestavelmente o seu estatuto no panorama futebolístico, com ex-libris nas declarações de Luís Neto, no pós-jogo (2).​

​Rúben Amorim, agora suportado por um título de verde e branco, reforça também o seu estatuto, tanto no universo Sportinguista, como no restante panorama nacional. A forma simples, mas inteligente, como comunica e se esquiva às “cascas de banana” que alguma comunicação social lhe lança, deveria ser realçado e interiorizado pelos Sportinguistas, de forma a replicarem o seu comportamento, num ambiente competitivo como é o desporto do séc. XXI (3). Espera-se, à semelhança da equipa que lidera, que ele próprio continue a crescer como treinador e, quiçá, possa juntar mais um título ao seu palmarés pessoal já esta época. Todos torcemos por ele…e por nós!

​Frederico Varandas também emerge como um dos grandes vencedores desta semana. Ao conquistar a sua segunda Taça da Liga, iguala o número de troféus do anterior presidente (4). Se as circunstâncias de um e de outro foram diferentes, o que é facto é que, no futebol, o que conta são os resultados, sendo a memória coletiva dos adeptos moldada pelas conquistas, olvidando as partes negativas. Varandas continua assim a ganhar força para uma eventual reeleição.

​Sendo que apreciei o facto de Varandas ter marcado posição, na terça-feira, após a vitória sobre o Porto, acerca do folhetim dos exames Covid da Unilabs (5), reforço que todos os cuidados são poucos no futebol português. Como se viu, tem de se estar atento a todos os fatores que podem “desequilibrar a balança” para um dos competidores, mesmo que se trata dum “insuspeito” laboratório de análises. Daí apelo a que esta vitória não suba à cabeça de jogadores, staff e dirigentes, pois o “big prize”, os milhões da Champions, ainda está em disputa contra os rivais. Pela amostra e ferocidade com que tentaram condicionar o Sporting, tanto no jogo com o Rio Ave para o campeonato, bem como na meia-final com o Porto, vai valer quase tudo!

Diretor Leonino

  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
Imagem de destaque
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
Imagem de destaque
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
Imagem de destaque
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
Imagem de destaque
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
Imagem de destaque
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.