summary_large_image
LEÕES RUGEM, CARNEIROS CALAM-SE!
Quem diria que, nas convocatórias das AG’s, Vieira ganhava a Varandas no que toca a submeter-se ao escrutínio dos sócios, mesmo em tempo de COVID-19
21 Set 2020, 09:00

Iniciada a 1.ª jornada da Liga NOS este fim-de-semana, o Sporting-Gil Vicente não se jogou. Devido aos casos de COVID-19, em ambas as equipas, o jogo foi adiado para a semana de 12 a 16 de Outubro de 2020 (1). Em virtude do 4.º lugar alcançado na época passada, está marcado para esta quinta-feira o jogo de acesso à Liga Europa, frente ao Aberdeen. Causou alguma celeuma o meu artigo da semana passada, em que alertava, atempadamente, para os riscos que o Sporting estava a correr, se não tomasse medidas draconianas, que poderiam eliminar o Sporting, sem jogar (2). Dois dias após a publicação do meu artigo, o Sporting ia de emergência para o Algarve tentar estancar a propagação do contágio (3). Torcemos todos para que as medidas (tardias) de contingência tenham sortido efeito e que possamos levar de vencida os escoceses, esta semana, em Alvalade. É, tal como afirmei na semana passada, impensável que o Sporting, presidido por alguém que é médico militar, seja eliminado de uma competição europeia, sem jogar, perdendo até nos “derbys sanitários”, para os presidentes rivais que são licenciados na “universidade da vida”. Aos que perderam tempo a lançar-me impropérios, nas redes sociais, por acharem que temos de apoiar cegamente, mesmo que a caminho dum precipício, lembro que os Leões marcam posição, sendo o seguidismo mais próprio de carneiros. O Derby County pode ser uma opção para os referidos (4).

Na semana passada foi também conhecida a data para a Assembleia Geral Comum Ordinária do Sporting: dia 26 de Setembro, das 14h as 20h, com a votação do orçamento 20/21 e o relatório de contas 19/20 em cima da mesa (5). Estranhou-se, aquando da convocatória tornada publica na passada quinta-feira, o formato da mesma, em estilo eleitoral, sem forma de os sócios questionarem ou expor as suas dúvidas. Mais estranho é Rogério Alves ter escrito a convocatória da AG assim, sabendo perfeitamente que a mesma poderia ser impugnada. Pergunta então o leitor: Como é que os sócios podem ser esclarecidos, dados os constrangimentos práticos do COVID-19? É com pesar que respondo que os rivais da segunda circular encontraram uma forma bem simples, fazendo-a constar logo na convocatória da sua AG de 25 de Setembro (6). Os sócios encarnados foram logo informados que poderiam enviar um email para a MAG com as suas questões e que as respostas a todas as essas questões seriam publicadas, no site do clube, um dia antes da Assembleia Geral, conforme constava da convocatória do clube da Luz (6). Quem diria que, nas convocatórias das AG’s, Vieira ganhava a Varandas no que toca a submeter-se ao escrutínio dos sócios, mesmo em tempo de COVID-19… Depois de mais esta falta de consideração para com os sócios do Sporting, ontem à noite lá surgiu um comunicado, no site do Sporting, a tentar emendar a mão (7), pegando na ideia dos rivais que aqui expus, facultando forma de os sócios poderem submeter sugestões e perguntas. Cabe pois aos sócios do Sporting, cujo símbolo é um Leão e não um carneiro, mostrarem o seu agrado (ou não) por todo este tratamento, tendo para isso o voto ao seu dispor no próximo dia 26.

Quiçá desiludido pelo resultado na Grécia, um “paoko” aquém das expectativas, António Costa deixou de constar na comissão de honra de apoio a Vieira. Com Marcelo Rebelo de Sousa à espreita, Vieira retirou António Costa e todos os titulares de cargos públicos (8). Uma enorme vergonha que a classe politica e judicial passou ao serem usados e “deitados fora” por um individuo que é arguido na operação Lex (9) e no caso saco azul (10). Vergonha essa agravada com a exposição do conteúdo das mensagens entre Vieira e Rangel, através de intermediário, que a TVI revelou (11), demonstrando bem o que é o submundo do futebol e dos interesses. No entanto, há um silêncio que incomoda. O Sporting continua espantosamente sem tecer qualquer comentário público sobre isto. Varandas disse, em campanha eleitoral, que ia contar tudo sobre o campeonato 15/16, afirmando inclusive que “esse campeonato é nosso” (12). Não toma posição porquê? Este não é o tempo para um Presidente se “fazer de morto”, não esclarecendo este e outros temas que interessam ao universo Sportinguista. Um Leão é rei da selva, não porque se encolhe, mas porque ruge!

Pedro Geada, Diretor Leonino

  1. https://www.ligaportugal.pt/pt/epocas/20202021/noticias/institucional/sporting-cp-gil-vicente-fc-adiado/
  2. https://leonino.pt/opiniao/coisas-quem-nem-nos-livros-do-asterix/
  3. https://www.abola.pt/nacional/2020-09-16/sporting-leao-refugia-se-no-algarve-para-fugir-ao-surto-de-covid-19/860666
  4. https://pt.wikipedia.org/wiki/Derby_County_Football_Club
  5. https://scpconteudos.pt/sites/default/files/ag_2020_09_26_conv_versao_final_16.09_13_30.pdf
  6. https://media.slbenfica.pt/-/media/benficadp/Images/generic_content_pages/slb/SAD/convocatorias/ConvAssGeral-20200925
  7. https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2020-09-20/comunicado-sporting-clube-de-portugal
  8. https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/vieira-retira-antonio-costa-e-fernando-medina-da-comissao-de-honra
  9. https://tribunaexpresso.pt/atualidade/2020-09-18-Operacao-Lex.-Luis-Filipe-Vieira-entre-os-17-acusados.-Tres-sao-juizes
  10. https://observador.pt/2020/07/14/luis-filipe-vieira-constituido-arguido-no-caso-saco-azul/
  11. https://tvi24.iol.pt/videos/exclusivo-tvi-luis-filipe-vieira-sob-suspeita-na-operacao-lex/5f625e080cf24a36a369eb30
  12. https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/varandas-lagrimas-em-201516-e-garante-vou-contar-tudo-o-que-vi-em-11-anos-de-futebol-9619828.html
  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.