summary_large_image
REMANDO EM PRIMEIRO
Visar somente as equipas de arbitragem é “atirar” à arraia-miúda, quando a caça grossa está dentro dos gabinetes de associações e federações.
Imagem de destaque04 Jan 2021, 00:09

Com a vitória de sábado, o Sporting manteve-se na liderança, agora com 32 pontos. No entanto, não foi uma vitória fácil. O SC Braga deslocou-se à capital com a lição bem estudada e, não fora Adán com uma belíssima exibição, podia ter-se colocado em vantagem, algumas vezes. Assim, deu espaço a que se verificasse uma das poucas verdades do futebol: “Quem não marca, sofre”. Pedro Gonçalves e Matheus Nunes selaram o destino dos arsenalistas, permitindo que os três pontos permanecessem em Lisboa. Se, durante a primeira parte, Carvalhal levou a melhor no plano tático, Amorim conseguiu trocar-lhe as voltas na segunda parte, contribuindo assim para uma vitória, plena de oportunismo e astúcia.

No fim do jogo, verificou-se o habitual esgrimir de argumentos no “campeonato da arbitragem”. Nesta vertente é bom lembrar que não se deve deixar ao deus-dará este tipo de post-match mas o carregar excessivo e, a toda a hora, na arbitragem poderá ser um erro que se pagará caro lá mais para frente. Tal como na fábula de Esopo d’O Jovem Pastor e o Lobo (1). Visar somente as equipas de arbitragem é “atirar” à arraia-miúda, quando a caça grossa está dentro dos gabinetes de associações e federações. Como tenho vindo a escrever ao longo do tempo, é ai que se devia concentrar os nossos esforços, pois ao longo dos anos, os árbitros no campo vão mudando mas os males permanecem. Infere-se então, usando de racionalidade, que o problema está a montante. Como sempre esteve….

Soube-se na semana passada, através dos próprios atletas, que o Sporting irá acabar com a canoagem (2). Lembra-se que a canoagem é uma modalidade olímpica e, através de Emanuel Silva, uma das esperanças para ganhar medalha este ano em Tóquio. O Sporting é um clube eclético onde o futebol é apenas uma parte de si. É também o clube português com mais medalhas olímpicas dadas pelos seus atletas: 2 de ouro, 6 de prata e 1 de bronze (3). Com mais de uma centena de atletas olímpicos, apenas superado pelo Barcelona (3). Torna-se pois importante que alguém venha explicar, de viva voz, qual o plano para os jogos de Tóquio 2021 após estas saídas, bem como a de Nelson Évora (4). Os pergaminhos olímpicos do Clube e, por arrasto, da representação olímpica portuguesa, assim o exigem.

PS: A ansiedade e nervosismo demonstrado (e postada!) por alguns, enquanto não foram conhecidos todos os nomeados dos Prémios Leoninos 2020 (5) foi entendida com benevolência. Num momento em que a esmagadora maioria torce para que as coisas continuem a correr bem no futebol, ninguém quer perturbações. Como se verificou. Registo e lamento que alguns, que até conheço pessoalmente, tenham preferido “postar” sentenças e considerações sem procurarem informar-se primeiro. A fraternidade e o decoro entre Sportinguistas é algo que qualquer um de nós tem o dever de praticar. Só assim podemos exigir o mesmo a dirigentes, comentadores e ilustres Sportinguistas.

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Pastor_Mentiroso_e_o_Lobo
  2. https://leonino.pt/fim-da-canoagem-em-alvalade/
  3. https://www.sporting.pt/pt/clube/historia/recordes/olimpicos
  4. https://leonino.pt/nelson-evora-de-saida-do-sporting-cp/
  5. https://leonino.pt/premios-leonino-2020/
  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
Imagem de destaque
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
Imagem de destaque
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
Imagem de destaque
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
Imagem de destaque
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
Imagem de destaque
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.