
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
Sporting e Rio Ave defrontam-se em Alvalade, na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, em jogo válido para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, confronto que nos leva a recordar aqueles que são os maiores 'matadores' diante deste mesmo adversário, isto depois de termos elencado 10 nomes que vestiram as duas camisolas.
Rui Jordão é o primeiro nome a surgir nesta lista que conta com grandes craques que passaram pelo Sporting, enquanto que Liedson, um nome mais recente da história do Clube, é o segundo melhor marcador. A completar a o pódio está Pedro Gonçalves, que se encontra cada vez mais perto de regressar de lesão. Da lista fazem parte ainda Bas Dost, Bruno Fernandes Iordanov e Paulo Alves, entre outros. Viktor Gyokeres, que fica de fora, já leva três golos contra este adversário e com mais um já entrará na lista.
Recorde-se que o Sporting, para chegar a esta fase da prova rainha, precisou de eliminar o Portimonense (1-2), o Amarante (6-0), o Santa Clara (2-1) e, mais recentemente, o Gil Vicente (1-0). Na final, em caso de ultrapassar os comandados de Petit, poderá vir a cruzar-se com o Benfica, que tem pela frente o Tirsense nesta eliminatória.
Rui Borges, vale notar, não poderá contar com Hidemasa Morita, João Simões, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves e Nuno Santos, todos eles lesionados, e a arbitragem ficará a cargo de António Nobre. Confira, abaixo, a lista dos melhores marcadores do Sporting frente ao Rio Ave:
Clube de Vila do Conde é o próximo adversário dos leões, comandados por Rui Borges, em partida válida para a 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal
|
O Sporting defronta, na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, a formação do Rio Ave, em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, e o histórico de confrontos entre leões e vilacondenses já vai bem longo.
Em 70 jogos que opuseram estas duas equipas, o emblema de Alvalade levou a melhor por 44 ocasiões, registos animadores para Rui Borges que, ainda assim, não devem servir para desresponsabilizar a equipa nem para aliviar a pressão de obter um bom resultado que permita seguir confortável para o derradeiro duelo.
A servir como antevisão a esta partida de grande importância para as aspirações do Sporting, o Leonino ajuda-o a recordar 10 jogadores que defenderam as cores dos dois emblemas, lista que poderá ver abaixo:
Avançado internacional sueco tem o instinto goleador mais apurado do que nunca e isso poderá significar igualar registos imbatíveis há vários anos
|
Viktor Gyokeres está a protagonizar uma época exímia com a camisola do Sporting. Com 30 golos na Liga, o avançado sueco lidera destacado a lista de melhores marcadores do campeonato, aproximando-se de um feito inesquecível que o fará igualar-se aos melhores de sempre do Clube.
Para já, o 'homem dá máscara' de Alvalade supera largamente os seus mais diretos perseguidores: Samu, internacional espanhol do Porto conta com 15 remates certeiros, enquanto que Clayton, brasileiro do Rio Ave que é alvo dos dragões, precisamente, já leva 13.
A eficácia goleadora de Gyokeres coloca-o no caminho para repetir o que fez em 2023/24, quando foi o melhor marcador da Primeira Liga, façanha essa que nenhum jogador leonino alcança por duas épocas consecutivas desde Yazalde, que o fez há exatamente 50 anos, nas épocas de 1973/74 e 1974/75.
Na primeira delas, o antigo internacional argentino acabou com 46 golos marcados, mas curioso é o facto do segundo melhor marcador do campeonato, Duda, apenas tenha conseguido chegar aos 24 remates certeiros. Um ano depois, Yazalde continuou imparável e apontou 30 tentos.
Gyokeres, com este registo, até já faz parte de um grupo muito restrito de lendas Sportinguistas, ao atingir a marca dos 30 golos numa só edição do campeonato. Apenas sete jogadores o tinham conseguido antes: os históricos Peyroteo, João Martins, Yazalde, Jordão, Manuel Fernandes, Mário Jardel e Bas Dost.
Se estendermos a análise a todas as competições disputadas nesta temporada, incluindo os jogos pela seleção sueca, o registo de Gyokeres é ainda mais surpreendente, dado que contabiliza já 51 golos em 2024/25. Destes, 42 foram marcados com a Listada verde e branca.
É, assim, natural que a cobiça pelo avançado surja e, segundo se sabe, a Premier League deverá mesmo ser o destino de Gyokeres já no próximo verão. Com um físico impressionante e uma disponibilidade bem acima da média, o jogador deseja afirmar-se naquela que é por muitos considerada a melhor liga do mundo, ainda que na Arábia Saudita também existam interessados.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 42 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.342 minutos em que esteve em campo, o sueco não só marcou 42 golos como fez, também, 11 assistências.
Médio-defensivo que vai vestir a Listada verde e branca na próxima temporada chega a Alvalade com muitas expetativas e com um desafio curioso em mãos
|
O Sporting está altamente focado em assegurar o título de campeão nacional no final da presente época, o que não impediu a Presidência de ir preparando, desde já, a equipa com que se irá apresentar já no próximo ano, assegurando Alisson Santos e Giorgi Kochorashvili como reforços.
Apesar da relação que o Clube de Alvalade tem com o Brasil ser já extensa e longa, o mesmo não se verifica no que toca à Geórgia, a nacionalidade do segundo destes nomes. O médio, que ainda está vinculado ao Levante, será o segundo jogador deste país a atuar com a Listada verde e branca, sendo que o seu antecessor não traz memórias muito relevantes aos Adeptos.
Papuna Beruashvili passou pelo Sporting entre 2022 e 2023, mas a experiência não foi a melhor e o regresso ao Dinamo Tbilisi, clube que o havia cedido, não tardou a acontecer. Sabe-se que, na equipa sub-23, o guarda-redes, de 21 anos, atuou por cinco ocasiões, ainda que tenha chegado a treinar com os sub-19 e com a equipa B.
Conhecido como apenas 'Kocho' em Espanha, o reforço do Sporting foi assegurado por 5,5 milhões de euros (com mais 2 milhões em bónus, mediante o cumprimento de objetivos) e é em Espanha que tem passado os últimos anos da sua carreira.
Na sua terceira temporada no Levante, equipa que é, atualmente, a terceira classificada do segundo escalão espanhol, Kochorashvili é considerado uma peça importante da seleção da Geórgia, sendo que esta conta, desde logo, com Kvaratskhelia, avançado recentemente contratado pelo PSG.
Avaliado em 4 milhões de euros, o internacional georgiano atua maioritariamente como médio-defensivo e vai chegar a Portugal com uma carreira já algo consolidada no 'país vizinho'. Depois de uma temporada no CF Peralada, com 28 jogos realizados, assinou pelo Levante e não é certamente pela vontade dos adeptos que irá deixar o clube.
Nestes quatro anos, já apontou nove golos e quatro assistências em 57 jogos. Servindo ainda como aviso para Rui Borges, Kochorashvili viu um cartão vermelho nestes 3.520 minutos em campo, para além de mais nove cartões amarelos.