Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

PARA CASA! CONSELHO DE JUSTIÇA NÃO CAI NA CHORADEIRA DE RUI COSTA, PRESIDENTE DO BENFICA, SOBRE ARBITRAGENS E DÁ RAZÃO AO SPORTING

Encarnados reclamaram de atitude antidesportiva dos leões e pediram repetição do jogo... sem sucesso

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Foi já conhecido o acórdão do caso Taynan. O Conselho de Justiça deliberou sobre a queixa do Benfica relativa ao jogo da Taça da Liga de futsal frente ao Sporting e chegou a uma decisão final. Os vermelhos protestaram sobre "erros objetivos de arbitragem, por errada aplicação das Leis de Jogo", mas o Conselho de Justiça não caiu na 'choradeira' de Rui Costa, presidente dos encarnados.


O caso teve por base a entrada de Taynan em quadra, num momento em que era suplente. O 'camisola 33' de Nuno Dias travou um ataque das águias, que, de forma antidesportiva, seguiram a bola com Alex Merlim caído junto à baliza de Leo Gugiel. As águias acreditaram que o cartão amarelo mostrado ao jogador cazaque era insuficiente, e acharam pertinente pedir a expulsão do mesmo, sob o pretexto da interrupção da jogada em curso. Após o final do encontro, o clube da Luz quis repetir a final.


Entretanto, o Conselho de Justiça já deliberou, e declarou que "os árbitros não cometeram um erro de arbitragem quando sancionaram o jogador n.º 33 do Sporting, Taynan Rego, com advertência, exibindo-lhe o cartão amarelo, por ter entrado indevidamente na superfície de jogo, sem prévio consentimento, conforme assinalaram na Ficha de Jogo, não obstante o mesmo ter causado uma interferência no decurso do jogo e, em concreto, ter interrompido uma jogada de ataque".


O relatório que o CJ redigiu na sequência das queixas serve-se das Leis do Jogo do futsal para justificar a improcedência das alegações do Benfica. Lê-se que, de acordo com o ponto 3 da Lei 12 das Leis de Jogo do futsal, “a sanção de expulsão, prevista para a entrada na superfície de jogo, para interferir com o jogo, quando a infração é cometida por um elemento oficial da equipa, não é aplicável aos jogadores suplentes, substituídos e expulsos” e que “desta regra resulta que um jogador suplente ou substituído só deve ser expulso quando impedir a equipa adversária de marcar um golo, ou anular uma clara oportunidade de golo”.

A decisão de improcedência das queixas por parte dos vermelhos e brancos teve por base a lei supracitada. O órgão responsável pela decisão deliberou que "não obstante o movimento geral dos jogadores ser na direção da baliza do Sporting e a infração ter sido punida com um pontapé-livre, aquele jogador não impediu um golo (e independentemente de anular ou não uma clara oportunidade de golo, não o fez) quando o guarda-redes da sua equipa não estava a defender a sua baliza".


Taynan é, de momento, o melhor marcador dos leões, com 27 golos em 26 jogos, esta temporada. Pelo Clube de Alvalade, o ala cazaque venceu uma Supertaça, uma Taça da Liga, uma Taça de Portugal, um Campeonato Nacional e uma Liga dos Campeões.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Veio para colmatar vaga de Pany Varela no Sporting e garante: "Podem contar comigo"
Modalidades

Veio para colmatar vaga de Pany Varela no Sporting e garante: "Podem contar comigo"

 

Icon Comentário0
Novo reforço já fala à Sporting: “O maior Clube do Mundo, que luta por todos os títulos”
Modalidades

Novo reforço já fala à Sporting: “O maior Clube do Mundo, que luta por todos os títulos”

 

Icon Comentário0
Oficial! Sporting contrata ala que marcou 46 golos na Liga: Varandas fecha negócio
Modalidades

Oficial! Sporting contrata ala que marcou 46 golos na Liga: Varandas fecha negócio

 

Icon Comentário0