
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
|
Foi já conhecido o acórdão do caso Taynan. O Conselho de Justiça deliberou sobre a queixa do Benfica relativa ao jogo da Taça da Liga de futsal frente ao Sporting e chegou a uma decisão final. Os vermelhos protestaram sobre "erros objetivos de arbitragem, por errada aplicação das Leis de Jogo", mas o Conselho de Justiça não caiu na 'choradeira' de Rui Costa, presidente dos encarnados.
O caso teve por base a entrada de Taynan em quadra, num momento em que era suplente. O 'camisola 33' de Nuno Dias travou um ataque das águias, que, de forma antidesportiva, seguiram a bola com Alex Merlim caído junto à baliza de Leo Gugiel. As águias acreditaram que o cartão amarelo mostrado ao jogador cazaque era insuficiente, e acharam pertinente pedir a expulsão do mesmo, sob o pretexto da interrupção da jogada em curso. Após o final do encontro, o clube da Luz quis repetir a final.
Entretanto, o Conselho de Justiça já deliberou, e declarou que "os árbitros não cometeram um erro de arbitragem quando sancionaram o jogador n.º 33 do Sporting, Taynan Rego, com advertência, exibindo-lhe o cartão amarelo, por ter entrado indevidamente na superfície de jogo, sem prévio consentimento, conforme assinalaram na Ficha de Jogo, não obstante o mesmo ter causado uma interferência no decurso do jogo e, em concreto, ter interrompido uma jogada de ataque".
O relatório que o CJ redigiu na sequência das queixas serve-se das Leis do Jogo do futsal para justificar a improcedência das alegações do Benfica. Lê-se que, de acordo com o ponto 3 da Lei 12 das Leis de Jogo do futsal, “a sanção de expulsão, prevista para a entrada na superfície de jogo, para interferir com o jogo, quando a infração é cometida por um elemento oficial da equipa, não é aplicável aos jogadores suplentes, substituídos e expulsos” e que “desta regra resulta que um jogador suplente ou substituído só deve ser expulso quando impedir a equipa adversária de marcar um golo, ou anular uma clara oportunidade de golo”.
A decisão de improcedência das queixas por parte dos vermelhos e brancos teve por base a lei supracitada. O órgão responsável pela decisão deliberou que "não obstante o movimento geral dos jogadores ser na direção da baliza do Sporting e a infração ter sido punida com um pontapé-livre, aquele jogador não impediu um golo (e independentemente de anular ou não uma clara oportunidade de golo, não o fez) quando o guarda-redes da sua equipa não estava a defender a sua baliza".
Taynan é, de momento, o melhor marcador dos leões, com 27 golos em 26 jogos, esta temporada. Pelo Clube de Alvalade, o ala cazaque venceu uma Supertaça, uma Taça da Liga, uma Taça de Portugal, um Campeonato Nacional e uma Liga dos Campeões.
Equipa nacional voltou a vencer, apoiada nos craques da equipa verde e branca. Seleção mantém registo perfeito e já carimbou acesso a grande competição
|
A seleção nacional de Futsal entrou em campo na passada quarta feira, dia 12 de março, pelas 18h30, para defrontar a equipa dos Países Baixos. O encontro, referente à sexta jornada de qualificação para o Campeonato do Mundo, decorreu em solo neerlandês, e terminou com vitória lusa por contundentes 7-4.
A seleção nacional iniciou a partida já qualificada para o próximo Mundial da modalidade. Os Países Baixos, por sua vez, lutavam ainda para alcançar a qualificação através da tabela classificativa dos melhores segundos lugares de cada grupo.
O jogo não foi fácil para a seleção de Portugal. Rocha inaugurou o marcador aos cinco minutos, mas os neerlandeses empataram três minutos depois. Através de Monteiro, e Rocha novamente, os lusos ganharam vantagem de dois golos, mas aos 15 minutos os Países Baixos reduziam para 3-2. Pany Varela, ex Sporting, voltou a pôr a diferença em dois golos, mas o adversário marcou mesmo antes do descanso, e a partida foi para intervalo com 4-3 no marcador.
A segunda parte começou com momento de magia: Bernardo Paço, guardião português do Sporting, estreou-se a marcar pela seleção nacional. Os Países Baixos voltaram a reduzir, para 5-4, mas Rocha e Maior mataram as esperanças dos neerlandeses, e carimbaram o resultado final de 7-4.
Portugal concluiu, assim, a qualificação perfeita, com seis vitórias em seis jogos, 18 pontos conquistados, 31 golos marcados e nove sofridos. Já os Países Baixos conseguiram a qualificação através da classificação dos segundos de cada grupo.
Confira, aqui, o golo de Bernardo Paço:
Equipa das quinas, que já tem o apuramento para o Euro 2026 assegurado, venceu tranquilamente na quinta jornada da Ronda Principal de qualificação
|
A seleção de futsal, que já tem o apuramento para o Euro 2026 assegurado, venceu Andorra por 5-0, na quinta jornada da Ronda Principal de qualificação. No Multiusos de Paredes, a equipa das quinas, bicampeã europeia em título, já ganhava ao intervalo por 2-0. Diogo Santos, ala do Sporting bisou no encontro.
Além do pupilo de Nuno Dias, Pedro Santos (emprestado pelo Sporting ao Leões de Porto Salvo), Pany Varela, Afonso Jesus marcaram para a equipa das quinas. Já apurado para a fase final do Euro'2026, Portugal defronta depois os Países Baixos, a 12 de março, em Amesterdão (18h30 em Portugal Continental) no encerramento desta fase de qualificação.
Portugal lidera o Grupo 7 de qualificação para o Euro com 15 pontos, mais sete que os Países Baixos. Andorra soma três e Macedónia do Norte tem um. Os vencedores de cada agrupamento juntar-se-ão aos anfitriões Lituânia e Letónia na fase final do Europeu.
Os oito melhores segundos classificados terão de passar por uma playoff, agendado para setembro de 2025. A fase final do Campeonato da Europa de 2026 será organizada pela Letónia e Lituânia, e decorrerá entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026.
O Clube de Alvalade - que venceu a última partida - continua com todas as atenções na Liga Placard. Os verdes e brancos vão defrontar o Dínamo Sanjoanense. O encontro, a contar para a 16.ª jornada da fase regular, está marcado para o próximo sábado, dia 15 de março, às 16h00, no reduto adversário.
Desportiva leonino em destaque na sessão da manhã do segundo dia dos Campeonatos da Europa, que se estão a realizar nos Países Baixos
|
João Coelho foi o atleta do Sporting em maior destaque na sessão da manhã do segundo dia dos Campeonatos da Europa de atletismo em pista curta que se estão a realizar, nos Países Baixos. Nos 400 metros, o corredor leonino brilhou ao vencer a terceira série da primeira ronda com grande categoria e com o tempo de 46''01, a sua melhor marca da temporada, isto depois de ter sido operado a um tumor, em novembro.
O recordista nacional assegurou a qualificação direta para as semi-finais. "Foi uma corrida difícil. Senti os meus adversários a correrem demasiado rápido nos primeiros 200 metros, por isso tentei relaxar no início. Penso que controlei a corrida e acelerei nos últimos 100 metros para terminar em primeiro", começou por dizer na zona de entrevistas rápidas, citado pela European Athletics.
O atleta falou ainda sobre as recentes dificuldades que teve de superar: "Em novembro, fui operado a um tumor na tiroide e foi um período muito complicado. A nível psicológico, foi muito difícil lidar com a cirurgia e com o facto de ter de parar os treinos. Participar nestes Campeonatos é fantástico e estou muito grato por estar aqui. Consegui preservar o meu espírito mental com a corrida, que me fez não pesar em mais nada. Sinto-me confiante para a semi-final", garantiu.
No triplo salto, Tiago Pereira garantiu o apuramento para a final ao ser quarto classificado da qualificação com 16,50 metros, a sua melhor marca do ano. Apesar de não ter chegado à marca de qualificação direta (16,70 metros), o saltador português foi um dos melhores da prova e assegurou a presença na luta pelas medalhas.
A final, que vai contar com oito atletas, está marcada para as 17h40 deste sábado. De volta aos 400 metros, Carina Vanessa Pereira foi a primeira a entrar em prova neste segundo dia e foi sexta classificada da quarta série da primeira ronda com 53''54, marca que lhe valeu a 23.ª posição geral, não seguindo para as semi-finais. Nelson Évora, do Sporting, brilha em Belgrado e revalida título europeu no triplo salto. Recorde a prestação de Nelson Évora que revalidou título europeu no triplo salto, em 2015.