Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

“PARECE QUE FREDERICO VARANDAS NÃO ESTÁ EM FUNÇÕES”

Em declarações exclusivas ao Leonino, Nuno Sousa, do movimento “Sou Sporting”, considera que o Sporting CP vive, atualmente, um vazio de liderança

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Nuno Sousa, do movimento “Sou Sporting”, considera que as questões levantadas pelo movimento no final do mês de março sobre uma alegada violação dos Estatutos do Clube por parte de Frederico Varandas são, hoje, ainda mais evidentes. Em declarações exclusivas ao Leonino, Nuno Sousa abordou a atualidade leonina e defendeu também que a atuação do Presidente da Mesa da Assembleia Geral (PMAG), Rogério Alves, tem deixado muito a desejar.


“As perguntas que levantámos naquele momento pareceram-nos legitimas e, ao dia de hoje, mais legitimas se tornam uma vez que parece cada vez mais evidente que o Presidente do Sporting CP não está em plenas funções devido à sua situação profissional”, disse Nuno Sousa reafirmando a importância da posição defendida pelo “Sou Sporting” no final do mês de março.


Recorde-se que, no dia 21 de março, o movimento publicou um comunicado no qual defendia que, devido ao decretar do estado de emergência e ao facto de Frederico Varandas ter, consequentemente, passado ao ativo, o Presidente do Sporting CP estava a incorrer numa violação dos Estatutos.


Questionado sobre se, em algum momento, obteve alguma resposta por parte de Rogério Alves, Nuno Sousa revela que tal nunca aconteceu e recorda que, na altura, o PMAG referiu que existia uma “questão”. No entanto, o membro do “Sou Sporting” entende que, de acordo com as recentes declarações de Rogério Alves, parece que o mesmo considera não existir nenhum problema. Todavia, Nuno Sousa não tem dúvidas em afirmar que “não me parece que nenhum Sportinguista tenha ficado esclarecido”.

“Democracia não está suspensa”


Relativamente a algumas críticas de que o “Sou Sporting” foi alvo devido ao panorama atual ser de exceção, Nuno Sousa argumenta que existem exemplos de outras empresas que continuam a reunir regularmente de forma alternativa: “Tem ou não havido AGs nas empresas, por exemplo, cotadas no PSI 20? A resposta é sim. Têm sido presenciais? Não. O que aconteceu foi que muitas dessas empresas não ficaram paradas e adaptaram-se aos tempos que vivemos, cumprindo aquilo que está na lei e seguindo as diretrizes da Direção Geral de Saúde”.

Um dos responsáveis do movimento recorda que, tal como António Costa referiu, “a democracia não está suspensa” e, na sua opinião, a solução não pode passar por ignorar os estatutos e “fazer de conta que temos um Presidente em funções”.

“Parece que Rogério Alves assumiu presidência do Conselho Diretivo do Sporting”

Nuno Sousa acredita também que a confirmação da indisponibilidade de Frederico Varandas em liderar o Clube é comprovada pelo recente protagonismo de Rogério Alves: “Tivemos a confirmação disto mesmo quando vemos o Presidente da MAG a assumir a presidência do Clube, falando de temas diretivos que não estão na sua esfera de atuação. É quase como a figura do Presidente do Conselho Diretivo não existisse e, neste momento, esteja a ser ocupado pelo Presidente da MAG. Só desta forma é que se pode entender toda esta situação”.

Quanto à atuação de Rogério Alves, Nuno Sousa mostra-se bastante crítico: “O Dr. Rogério Alves anula os Estatutos nas partes que não lhe interessam e expande os mesmos nas partes que lhe são convenientes. O que vemos é que o PMAG opina sobre tudo e mais alguma coisa, gere pessimamente as AGs e recusa a marcação de uma AG que era legítima”.

“Sporting está ao abandono”

Sobre a atualidade do Clube, um dos responsáveis do “Sou Sporting” começou por deixar uma “palavra de solidariedade para todos os trabalhadores do Clube que estão nesta situação” e estranhou que o “Sporting, que é um Clube estruturalmente atrasado relativamente aos seus rivais, não aproveite uma situação destas e põe em lay-off95% dos seus trabalhadores. É difícil de entender”.

Quanto à polémica relativa a Rúben Amorim, Nuno Sousa defende que o Conselho Diretivo “tem toda a liberdade para, em cada momento, escolher o treinador que entender. No entanto, o que o Sporting não pode fazer é avançar para uma operação desta dimensão, dizer que tem de pagar o contrato no dia seguinte e, depois, falhar esse pagamento. Sabe-se agora, de acordo com as notícias que vieram a público, que tudo se deveu ao falhanço de uma operação de factoring. Isto é de um amadorismo total”.

Por fim, o membro do movimento recordou algumas promessas feitas pela atual direção, mas que ainda não viram a luz do dia: “Relembro que esta direção prometeu que, durante o primeiro trimestre, apresentariam uma proposta aos sócios sobre a implementação do voto eletrónico. Onde é que está? Nada. Foi prometido que a APP do Sporting CP seria lançada durante o primeiro trimestre. Onde é que está? Nada. Foi prometido que iria ser implementado um software de gestão que iria revolucionar o Sporting. Onde é que está? Nada”.

Perante este cenário, Nuno Sousa remata que “o Sporting CP está a ser gerido como uma microempresa ou pior até porque conheço algumas dessas empresas que são geridas com mais profissionalismo. O Sporting CP está ao abandono”.


Clube

Godinho Lopes declara: "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting, exigindo apenas que..."

Antigo Presidente do emblema verde e branco também foi inquirido e confirmou algumas informações ao Ministério Público

Godinho Lopes, ex-presidente do Sporting, inquirido sobre Álvaro Sobrinho
Godinho Lopes, ex-presidente do Sporting, inquirido sobre Álvaro Sobrinho

  |

Icon Comentário0

O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado - para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). São ainda reveladas as declarações de Godinho Lopes.


O antigo Presidente do Sporting e da SAD, entre 2011 e 2013, afirmou ao Ministério Público que "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting Clube de Portugal, exigindo apenas que estivesse garantido por passes de jogadores, sendo que se o SCP vendesse os jogadores e não tivesse dinheiro para saldar o valor em dívida podia substituir os passes destes jogadores pelos passes de outros jogadores", pode ler-se.


De resto, o ex-líder dos leões ainda terá confirmado que o dinheiro que entrou em Alvalade "pertencia à sociedade Holdimo e que, nesta altura [à data dos contactos], com ligação à Holdimo apenas conheceu Álvaro Sobrinho", ainda assim, "anos mais tarde, foi-lhe dito que o dinheiro recolhido para emprestar ao Sporting Clube de Portugal tinha origem em várias pessoas de nacionalidade angolana, não tendo sido identificado qualquer nome", detalha o DCIAP. De resto, Godinho reiterou "desconhecer que o dinheiro pertencia ao BESA, e, no seu entender, este dinheiro pertencia à sociedade Holdimo".


Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.

De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.



Clube

Varandas faz 'ultimato' a Álvaro Sobrinho por ações na Sporting SAD

Presidente dos verdes e brancos terá contactado a Holdimo para recuperar os 9% do capital social detidos pela empresa angolana

Sporting de Varandas quer recomprar parte da SAD detida por Álvaro Sobrinho
Sporting de Varandas quer recomprar parte da SAD detida por Álvaro Sobrinho

  |

Icon Comentário0

O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado -  para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).


"[Francisco Salgado Zenha] Esclareceu também que, ao longo das conversas que manteve com Álvaro Sobrinho manifestou àquele, de forma informal, o possível interesse do Grupo Sporting em adquirir, no futuro, a totalidade da participação social da sociedade Holdimo, se aquela quisesse vender. Contudo, frisou que, não houve nenhuma sequência formal a esta abordagem e, para além desta, não tem conhecimento de mais nenhuma intenção de venda da participação social por parte da sociedade Holdimo", escreve o DCIAP.


"Nesta matéria, esclareceu que, caso a sociedade Holdimo pretenda vender no mercado a sua participação social, face à lei da oferta e da procura, pode obter, por cada ação, um valor superior ou inferior ao valor unitário de €1,00 que atualmente lhe está atribuído", pode ler-se no documento, que conclui o resumo da inquirição a Zenha referindo que o dirigente leonino "disse desconhecer a origem do dinheiro aplicado pela sociedade Holdimo na Sporting SAD e no Sporting Clube de Portugal", pode ler-se no despacho.


Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.

De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.



Futebol

EXCLUSIVO LEONINO: NUNO SOUSA DÁ ‘DESCASCA’ A LÍDER DO SPORTING: “NÃO ENTRAR EM EXAGEROS, COMO VARANDAS”

Antigo candidato à presidência do Clube de Alvalade mostra-se confiante a poucas horas da Supertaça

Nuno Sousa, antigo candidato à presidência do Sporting, aborda, em exclusivo ao Leonino, a Supertaça, sem hesitar chamar à atenção de Frederico Varandas.
Nuno Sousa, antigo candidato à presidência do Sporting, aborda, em exclusivo ao Leonino, a Supertaça, sem hesitar chamar à atenção de Frederico Varandas.

  |

Icon Comentário0

Sporting e Porto enfrentam-se na Supertaça Cândido de Oliveira. O Clássico abre a temporada 2024/25 e terá João Pinheiro como árbitro principal. Nuno Sousa, antigo candidato à Presidência do Clube de Alvalade acredita que a "humildade" terá um papel crucial no desenrolar do encontro e que a escolha do Conselho de Arbitragem da FPF não poderá 'amedrontar' os verdes e brancos, apesar do histórico negativo.


"Temos de fazer o nosso trabalho. Sabemos que historicamente o Sporting não tem boas memórias de muitos árbitros, não apenas desse. Mas diria que abençoado seja o VAR, que, de facto, curiosamente desde que entrou em vigor, o Sporting foi Campeão”, explica, em Exclusivo, ao Leonino.


“Será coincidência ou não? Acho que não é. Acho que com o VAR a coisa ficou muito mais equilibrada, o campo deixou de estar tão inclinado e os árbitros deixaram de ter tanta influência. Mas, fundamentalmente, o que o Sporting tem é de ter bons jogadores, boa preparação de jogo, ser altamente competitivo e não se preocupar assim tanto com o árbitro”, acrescenta.


Para o ex-candidato, o importante para entrar de cabeça fria no encontro é mesmo “respeitar sempre o adversário acima de tudo, independentemente de qual seja. Não entrar em exageros, como por exemplo Frederico Varandas entrou da outra vez, que era para ‘esmagá-los’ e depois perdemos. Acho que humildade é sempre precisa, respeitar sempre o adversário, independentemente de nós na teoria, termos melhores jogadores e termos a melhor equipa. Isso na prática tem de ser verificado, porque de outra forma a vitória foge-nos”.

Para terminar, Nuno Sousa garante que o Sporting parte como “favorito”, isto porque “de facto manteve o seu treinador e é Campeão Nacional”. No entanto, considera ser necessário “provar dentro do campo. Não é com grandes discursos, mas sim temos de correr mais, trabalhar mais, demonstrar que, de facto, somos superiores dentro do campo e não cá fora”.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"Uma mensagem em nome do Sporting" - craque dos leões deixa nota em momento duro
Clube

"Uma mensagem em nome do Sporting" - craque dos leões deixa nota em momento duro

 

Icon Comentário0
Ministério Público acusa Álvaro Sobrinho de falcatrua milionária na SAD do Sporting
Clube

Ministério Público acusa Álvaro Sobrinho de falcatrua milionária na SAD do Sporting

 

Icon Comentário0
Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026
Clube

Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026

 

Icon Comentário0