Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

“PARECE QUE FREDERICO VARANDAS NÃO ESTÁ EM FUNÇÕES”

Em declarações exclusivas ao Leonino, Nuno Sousa, do movimento “Sou Sporting”, considera que o Sporting CP vive, atualmente, um vazio de liderança

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Nuno Sousa, do movimento “Sou Sporting”, considera que as questões levantadas pelo movimento no final do mês de março sobre uma alegada violação dos Estatutos do Clube por parte de Frederico Varandas são, hoje, ainda mais evidentes. Em declarações exclusivas ao Leonino, Nuno Sousa abordou a atualidade leonina e defendeu também que a atuação do Presidente da Mesa da Assembleia Geral (PMAG), Rogério Alves, tem deixado muito a desejar.


“As perguntas que levantámos naquele momento pareceram-nos legitimas e, ao dia de hoje, mais legitimas se tornam uma vez que parece cada vez mais evidente que o Presidente do Sporting CP não está em plenas funções devido à sua situação profissional”, disse Nuno Sousa reafirmando a importância da posição defendida pelo “Sou Sporting” no final do mês de março.


Recorde-se que, no dia 21 de março, o movimento publicou um comunicado no qual defendia que, devido ao decretar do estado de emergência e ao facto de Frederico Varandas ter, consequentemente, passado ao ativo, o Presidente do Sporting CP estava a incorrer numa violação dos Estatutos.


Questionado sobre se, em algum momento, obteve alguma resposta por parte de Rogério Alves, Nuno Sousa revela que tal nunca aconteceu e recorda que, na altura, o PMAG referiu que existia uma “questão”. No entanto, o membro do “Sou Sporting” entende que, de acordo com as recentes declarações de Rogério Alves, parece que o mesmo considera não existir nenhum problema. Todavia, Nuno Sousa não tem dúvidas em afirmar que “não me parece que nenhum Sportinguista tenha ficado esclarecido”.

“Democracia não está suspensa”


Relativamente a algumas críticas de que o “Sou Sporting” foi alvo devido ao panorama atual ser de exceção, Nuno Sousa argumenta que existem exemplos de outras empresas que continuam a reunir regularmente de forma alternativa: “Tem ou não havido AGs nas empresas, por exemplo, cotadas no PSI 20? A resposta é sim. Têm sido presenciais? Não. O que aconteceu foi que muitas dessas empresas não ficaram paradas e adaptaram-se aos tempos que vivemos, cumprindo aquilo que está na lei e seguindo as diretrizes da Direção Geral de Saúde”.

Um dos responsáveis do movimento recorda que, tal como António Costa referiu, “a democracia não está suspensa” e, na sua opinião, a solução não pode passar por ignorar os estatutos e “fazer de conta que temos um Presidente em funções”.

“Parece que Rogério Alves assumiu presidência do Conselho Diretivo do Sporting”

Nuno Sousa acredita também que a confirmação da indisponibilidade de Frederico Varandas em liderar o Clube é comprovada pelo recente protagonismo de Rogério Alves: “Tivemos a confirmação disto mesmo quando vemos o Presidente da MAG a assumir a presidência do Clube, falando de temas diretivos que não estão na sua esfera de atuação. É quase como a figura do Presidente do Conselho Diretivo não existisse e, neste momento, esteja a ser ocupado pelo Presidente da MAG. Só desta forma é que se pode entender toda esta situação”.

Quanto à atuação de Rogério Alves, Nuno Sousa mostra-se bastante crítico: “O Dr. Rogério Alves anula os Estatutos nas partes que não lhe interessam e expande os mesmos nas partes que lhe são convenientes. O que vemos é que o PMAG opina sobre tudo e mais alguma coisa, gere pessimamente as AGs e recusa a marcação de uma AG que era legítima”.

“Sporting está ao abandono”

Sobre a atualidade do Clube, um dos responsáveis do “Sou Sporting” começou por deixar uma “palavra de solidariedade para todos os trabalhadores do Clube que estão nesta situação” e estranhou que o “Sporting, que é um Clube estruturalmente atrasado relativamente aos seus rivais, não aproveite uma situação destas e põe em lay-off95% dos seus trabalhadores. É difícil de entender”.

Quanto à polémica relativa a Rúben Amorim, Nuno Sousa defende que o Conselho Diretivo “tem toda a liberdade para, em cada momento, escolher o treinador que entender. No entanto, o que o Sporting não pode fazer é avançar para uma operação desta dimensão, dizer que tem de pagar o contrato no dia seguinte e, depois, falhar esse pagamento. Sabe-se agora, de acordo com as notícias que vieram a público, que tudo se deveu ao falhanço de uma operação de factoring. Isto é de um amadorismo total”.

Por fim, o membro do movimento recordou algumas promessas feitas pela atual direção, mas que ainda não viram a luz do dia: “Relembro que esta direção prometeu que, durante o primeiro trimestre, apresentariam uma proposta aos sócios sobre a implementação do voto eletrónico. Onde é que está? Nada. Foi prometido que a APP do Sporting CP seria lançada durante o primeiro trimestre. Onde é que está? Nada. Foi prometido que iria ser implementado um software de gestão que iria revolucionar o Sporting. Onde é que está? Nada”.

Perante este cenário, Nuno Sousa remata que “o Sporting CP está a ser gerido como uma microempresa ou pior até porque conheço algumas dessas empresas que são geridas com mais profissionalismo. O Sporting CP está ao abandono”.


Clube

Sporting avança com nova renumeração de sócios: processo arranca já este mês

Clucomeça a 21 de abril e prolonga-se até 31 de maio, numa atualização regular que permite reorganizar a base associativa

Sporting vai avançar com a remuneração de sócios já a partir do dia 21 de abril, processo que se estende até 31 de maio
Sporting vai avançar com a remuneração de sócios já a partir do dia 21 de abril, processo que se estende até 31 de maio

  |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou esta sexta-feira que vai avançar com o processo de remuneração de sócios, um procedimento que acontece de cinco em cinco anos. A iniciativa terá início no próximo dia 21 de abril e vai se prolongar até 31 de maio, sendo enviada uma versão digital do novo cartão de associado até ao final do processo. O cartão físico será entregue no início da época 2026/27. 


A última renumeração aconteceu em 2020, no âmbito da campanha “Eu Sou – Renumeração 2020”, e permitiu ao Clube recuperar 8.141 sócios, ao mesmo tempo que angariou cerca de dois milhões de euros em quotizações. Um sinal claro da importância deste processo para a vitalidade financeira e institucional do clube.


Em março de 2024, o Sporting contava com 146.292 associados, dos quais 109.110 eram efetivamente pagantes, números que representam um recorde absoluto para o universo leonino. Estes dados mostram o crescimento sustentado da massa adepta sportinguista, num momento em que o clube atravessa uma fase desportiva positiva. A renumeração tem como objetivo atualizar a base de dados dos sócios e refletir a realidade atual do clube, tendo impacto direto, por exemplo na ordem numérica atribuída a cada associado. Este processo também contribui para a organização de futuras eleições e assembleias gerais. 


O Sporting apela à participação de todos os sócios no processo, reforçando o papel de cada um na vida do clube. Com mais de 146 mil associados registados, os leões reforçam a sua posição como uma das maiores instituições desportivas de Portugal. 

A equipa liderada por Rui Borges vê-se no segundo lugar da tabela classificativa, apenas a dois pontos do seu eterno rival. Com o apoio crescente e sentido dos adeptos nas últimas temporadas, o Sporting prepara-se para os próximos encontros e acredita na conquista do bicampeonato. É de recordar que o apoio dos adeptos tem sido cada vez mais notório nas últimas temporadas. O avançado sueco de 26 anos, Viktor Gyokeres, é a peça-chave da equipa liderada por Rui Borges, e tem vários clubes europeus interessados. O mais certo é que saia este verão de Alvalade. 



Clube

Já há data para funeral de Aurélio Pereira; Lenda do Sporting faleceu aos 77 anos

Figura história do Clube de Alvalade foi responsável pela carreira de várias das maiores figuras do futebol nacional nos últimos 40 anos

Aurélio Pereira, figura icónica do Sporting, foi responsável pela carreira de várias das maiores figuras do futebol nacional nos últimos 40 anos
Aurélio Pereira, figura icónica do Sporting, foi responsável pela carreira de várias das maiores figuras do futebol nacional nos últimos 40 anos

  |

Icon Comentário0

Aurélio Pereira morreu esta terça-feira, dia 8 de abril, aos 77 anos. O funeral da figura histórica do Clube de Alvalade realiza-se esta quinta-feira, dia 10 de abril, com missa marcada para as 13h15 na Igreja de São João Baptista, no Lumiar. A cremação decorre pelas 15h00 no Cemitério dos Olivais.


O velório está marcado para a véspera, quarta-feira, com abertura às 17h00 e fecho às 22h00, também na Igreja de São João Baptista. De todos os quadrantes e cores clubísticas chegam mensagens de despedida: Desde Cristiano Ronaldo Quaresma, Paulo Futre, João Palhinha, Ricardo, entre outros.


Irmão mais velho de Carlos Pereira, antigo jogador e treinador do Sporting, Aurélio também foi atleta leonino, mas nos escalões de formação. Seguiu depois a carreira de coordenador, e foi nesse papel que voltou ao clube verde e branco, para trabalhar nas camadas jovens, onde conquistou vários títulos.


Aurélio Pereira tornou-se assim uma figura incontornável e consensual da história do Clube de Alvalade, mas também do futebol português, tendo em conta o contributo que inúmeros jogadores - e muitos outros - deram à Seleção Nacional ao longo dos últimos anos.

"O 'Senhor Formação' será para sempre recordado como um dos maiores nomes da história do futebol nacional e, acima de tudo, da história do Sporting Clube de Portugal", sublinha o Sporting num comunicado lançado ao início da tarde desta terça-feira, dia 8 de abril.



Clube

Sporting manifesta nota de pesar pela morte de Pedro Batalha Ribeiro

Sócio n.º 1208-0 do Clube de Alvalade integrou a direção dos leões entre 1999 e 2000; Leões emitiram comunicado a lamentar falecimento

Pedro Batalha Ribeiro, sócio n.º 1208-0 do Sporting, integrou direção dos leões entre 1999 e 2000; Leões emitiram comunicado a lamentar falecimento
Pedro Batalha Ribeiro, sócio n.º 1208-0 do Sporting, integrou direção dos leões entre 1999 e 2000; Leões emitiram comunicado a lamentar falecimento

  |

Icon Comentário0

O Sporting emitiu uma nota informativa no site oficial, esta terça-feira, dia 8 de abril, para manifestar o seu pesar pela morte de Pedro Batalha Ribeiro. O sócio n.º 1208-0 do Clube de Alvalade integrou a direção dos leões na condição de diretor geral e de diretor de projetos imobiliários.


De recordar que Pedro Batalha Ribeiro foi “Diretor Geral e Diretor de Projetos Imobiliários do Sporting entre 1999 e 2009”, um período que compreendeu as direções de José Roquette, Dias da Cunha e de Filipe Soares Franco e faleceu assim aos 63 anos de idade.


"Aos familiares e amigos, o Sporting endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação e devoção ao Clube", pode ler-se no comunicado emitido pelo emblema verde e branco, num dia marcado também pelo desaparecimento de Aurélio Pereira.


O antigo responsável pelo departamento de formação do Sporting, que 'descobriu', entre outros Cristiano Ronaldo, morreu esta terça-feira, aos 77 anos. O Sporting emitiu um comunicado, onde lembrou alguns dos talentos do futebol português descobertos por Aurélio Pereira.

"De Paulo Futre, a Luís Figo ou a Cristiano Ronaldo, mas também a talentos mais recentes, Aurélio Pereira é o grande responsável pela carreira de várias das figuras do futebol nacional nos últimos 40 anos", recordaram os verdes brancos (Recorde AQUI).



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting despede-se de Aurélio Pereira e fala no enorme legado deixado pelo 'Senhor Formação'
Clube

Sporting despede-se de Aurélio Pereira e fala no enorme legado deixado pelo 'Senhor Formação'

 

Icon Comentário0
Há mais uma modalidade do Sporting que vai sofrer com fecho do fosso
Clube

Há mais uma modalidade do Sporting que vai sofrer com fecho do fosso

 

Icon Comentário0
Modalidade do Sporting prejudicada devido ao fecho do fosso: "Um dia triste..."
Clube

Modalidade do Sporting prejudicada devido ao fecho do fosso: "Um dia triste..."

 

Icon Comentário0