Futebol
Rui Borges admite que pilar do Sporting "teve uma quebra de rendimento" nos últimos jogos
21 Mar 2026 | 13:16
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Nov 2025 | 05:55 |
Nuno Sousa mostrou-se muito crítico do financiamento de 225 milhões de euros feito pelo Sporting. O candidato à Presidência do emblema verde e branco falou com o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, e acusou Frederico Varandas de "hipotecar o futuro" dos leões, em virtude dos "egos" que existem em Alvalade.
Nuno Sousa: "Estamos outra vez a hipotecar o futuro para sustentar ordenados principescos"
"Mais dívida a um prazo absurdo com perda de independência. Encapotadamente voltámos à era Roquette que quase destruiu o Clube associativo. Com isto volta-se a ouvir falar de reestruturações e criação de novas empresas, que levará à entrega progressiva do clube a investidores. Esta direção sempre apostou na alienação das receitas futuras e no enfraquecimento da força associativa. Estamos outra vez a hipotecar o futuro para sustentar ordenados principescos da “estrutura”, egos e a máquina de propaganda montada", começou por explicar Nuno Sousa, sobre esse financiamento de 225 milhões de euros, que, segundo fonte oficial, será utilizado nas obras no Estádio de Alvalade.
Nuno Sousa também comentou o ambiente que se vive no futebol português - tal como fez Carlos Xavier, recentemente -, com especial atenção às controvérsias com os árbitros: "Polémicas sobre arbitragem sempre houve e sempre vai haver, umas vezes serão uns outras vezes serão outros. Os que estão seriamente na discussão fazem propostas estruturantes, os que não estão falam de lances em concreto. O VAR foi e é uma medida estruturante que curiosamente desde a sua introdução nivelou o campo e já “ajudou” a sermos campeões. Quem fez força para que isso acontecesse? Bruno de Carvalho ex-presidente do Sporting. Nunca vi outros clubes interessados".
Nuno Sousa: "Frederico Varandas sempre pareceu dar-se melhor com pessoas de outros clubes do que com a massa adepta do Sporting"
"Se há quem domine a arbitragem então algo errado está. A minha proposta sempre foi a autonomização dos árbitros tal como acontece na Inglaterra. Alguém quer isso? Não me parece, pois todos querem ter o tal poder para “influenciar” nos bastidores", começou por dizer Nuno Sousa, questionado sobre qual deveria ser a posição do Sporting.
O candidato à Presidência do Sporting em 2022 acrescentou, ainda, o seguinte: "A resposta de Frederico Varandas a dizer que dominámos em número de campeonatos, parece-se tanto com as respostas que ouvi durante anos e décadas vindas dos rivais que diziam exatamente a mesma coisa, nomeadamente de Pinto da Costa que mostrava os trofeus internacionais para desmentir esse ascendente sobre a arbitragem nacional. Afinal, parece que Frederico Varandas tinha ali um modelo a seguir no tipo de resposta, o que revela a sua falta de coerência e em nada contribui para uma posição que se quer “de adulto na sala” por parte de quem lidera o Sporting".
Para terminar, Nuno Sousa comentou a reunião entre o Presidente dos leões e Rui Costa, homólogo do Benfica, na tomada de posse de Carlos Moedas, em Lisboa: "Frederico Varandas sempre pareceu dar-se melhor com pessoas de outros clubes do que com a massa adepta do Sporting, por isso não me surpreende".
Clube de Alvalade somou mais um encontro sem vencer e o quinto consecutivo sem conseguir sequer pontuar; Leões em queda livre
21 Mar 2026 | 17:46 |
A equipa sub-23 do Sporting perdeu frente ao Famalicão, por 2-0, este sábado, dia 21 de março, em partida da terceira jornada (em atraso) da fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação. Os leões somaram o décimo encontro consecutivo sem vencer, após o desaire frente ao Académico de Viseu na ronda anterior.
Num jogo disputado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, o emblema verde e branco voltou a assinar uma exibição muito desinspirada e viu a formação minhota, orientada por Nikola Popovic, chegar ao golo da vantagem pouco tempo antes do intervalo (43').
No regresso dos balneários, a turma do leonina voltou a ver os famalicenses ampliar as contas para 2-0 aos 47 minutos. Com dois golos de desvantagem, os leões não conseguiram colocar um ponto final na sequência negativa e voltaram a sofrer novo desaire.
Com esta derrota - a 15.ª em 29 jogos esta temporada - os comandados de João Santos Cardoso têm dois pontos e continuam na oitava e última posição. Os sub-23 do Sporting voltam a entrar em campo a 26 de março, quinta-feira, novamente frente ao Famalicão, pelas 14h00, no Minho.
A equipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Miguel Gouveia (Guarda-redes), Konstantin Nikitenko, Atanásio Cunha, Guilherme Silva, Miguel Alves, Guilherme Santos, Ivanildo Mendes, Rafael Camacho, Diogo Martins, Délcio Aurélio e Rayhan Momade.
Equipa da Reboleira alcançou assim o seu triunfo mais dilatado da temporada, colocando um ponto final numa série negativa de resultados
21 Mar 2026 | 15:36 |
O Estrela da Amadora voltou às vitórias na Liga, ao bater o Casa Pia por expressivos 4-0, no encontro que deu início à 27.ª jornada da competição. A equipa da Reboleira alcançou assim o seu triunfo mais dilatado da temporada, colocando um ponto final numa série negativa de resultados. José Fonte, ex central do Sporting, entrou aos 39 minutos, mas não evitou o desaire pesado.
Depois de cinco jogos consecutivos sem vencer, com três derrotas e dois empates, o conjunto tricolor respondeu com uma exibição convincente. Rodrigo Pinho foi uma das figuras da partida, ao marcar aos 12 minutos, com um remate de grande qualidade, e já em tempo de compensação da primeira parte (45+3).
Pelo meio, Abraham Marcus também fez o gosto ao pé, aos 37 minutos, contribuindo para a vantagem confortável ao intervalo. Já na segunda parte, Eddy Doué fechou as contas aos 76 minutos, confirmando a superioridade da equipa da casa ao longo do encontro. Com este resultado, o Estrela da Amadora soma 28 pontos. Já o Casa Pia atravessa um momento menos positivo, somando o quarto jogo consecutivo sem vencer. Recentemente, um médio na mira do Sporting também marcou aos gansos.
José Fonte fez a sua formação no Sporting. Começou a jogar em 1994 e abandonou o Clube em 2004. O central não chegou a ter oportunidade de se estrear pelo plantel principal dos leões, tendo apenas feito duas temporadas pela equipa B.
Em 2006, rumou ao Benfica, onde também não chegou a jogar, saindo em definitivo para Inglaterra em 2017 (jogou no Crystal Palace, Southampton e West Ham, tendo inclusive conquistado o Europeu de 2016 por Portugal), onde esteve durante 11 anos. Saiu para a China em 2018, onde esteve durante poucos meses antes de ingressar no Lille, regressando a Portugal para representar o Braga e estando agora a cumprir a segunda época no Casa Pia.
Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Alverca, técnico abordou vários temas na véspera do duelo da 27:ª jornada da Liga
21 Mar 2026 | 13:35 |
O Sporting desloca-se ao Ribatejo, este domingo, dia 21 de março, às 18h00, para enfrentar o Alverca na jornada 27 da Liga. Na véspera do encontro, Rui Borges fez a antevisão em conferência de imprensa na Academia Cristiano Ronaldo e abordou vários temas, inclusive, as críticas de Benfica e Porto ao adiamento do jogo com o Tondela.
Regresso à Liga após façanha na UEFA Champions League
"Vai ser uma tarefa difícil também pelo que é a equipa do Alverca. Tem crescido e, por isso, será um jogo difícil. Vamos ter de perceber até amanhã em termos físicos e mentais a recuperação da equipa. O mais importante é recuperá-los e ‘ligá-los’ ao máximo à exigência do próximo jogo”
Alterações em perspectiva
“Sim, é possível que possa haver algumas mudanças. Vamos ter de perceber até amanhã como vamos sentindo a equipa. Em relação à esquerda, não temos o Maxi, mas temos o Nuno Santos e o Ricardo Mangas, que está de volta. São duas soluções e qualquer uma dá-nos garantias.”
Lesão de Luis Guilherme
“A paragem pode estar à volta de quatro a seis semanas, tem que ver com o tornozelo. Foi no último momento do treino, sozinho… Há coisas que não conseguimos controlar. Desgaste acumulado? Faz parte da grandeza e da exigência do Clube. Claro que houve um desgaste emocional e físico fora do normal, mas temos de saber lidar com isso. Não é agora, vem desde sempre. Temos feito muitos jogos e vamos entrar num mês de abril preenchidíssimo de jogos. Faz parte de estar onde estamos, mas temos de arranjar soluções para continuar a dignificar muito bem o Sporting”.
Abril com jogos em todas as frentes e vários jogadores chamados às seleções
“São muitos, mas é o que é. Não conseguimos fugir a isso. Eles também querem jogar nas suas seleções, estão à porta de um Mundial. Fico feliz, acima de tudo, por vê-los nas seleções, a concretizar mais um objetivo e sonhos, mas não é por aí que vamos deixar de dar resposta em Abril. As semanas são quase apenas a recuperar, não a treinar e a malta que precisa de tempo é difícil adquiri-lo. Por exemplo, o Zeno teve uma paragem longa e dá para 30 minutos, porque se o puser de início não vai ter essa resposta. A capacidade física não vai acompanhar. Tem mais que ver com pagar a ‘fatura’ do que tem sido toda a época, não tem apenas que ver com o mês de Abril. Vão ser jogos intensos e de grau de dificuldade elevada, mas os jogadores querem muito disputar esses jogos. Temos de arranjar estratégias entre todos para chegar na melhor forma e continuar a dar uma boa resposta”.
Adiamento do jogo com o Tondela e críticas de Benfica e Porto
“Nenhum arrependimento. Era um direito regulamentar que tínhamos e acionámo-lo. Ainda bem que o fizemos, porque se tivéssemos o jogo não tínhamos conseguido dar a resposta física e mental que demos contra o Bodø/Glimt. Demos uma resposta fantástica durante 120 minutos. Vamos ter de pôr o jogo nalgum sítio. Dizemos que os outros campeonatos é que são bons e nos outros acontece exatamente o mesmo. Rivais? É ruído, faz parte, mas era um direito que tínhamos".
‘Descer à Terra’ após a passagem histórica na UEFA Champions League
“É importante arranjar formas de ligar os jogadores e puxar a sua energia. Não será a mesma, porque muito que queiramos, mas é impossível. O tempo de repouso não é o mesmo, a recuperação também não, mas temos de puxar a energia para um patamar de exigência bom. Vamos encontrar uma equipa que em 2026 ainda não perdeu em casa, tem crescido bastante e defende bem. Vai exigir muito de nós. O jogo pode entrar nas transições e temos de perceber que resposta podemos dar”.
Sobre a eventual renovação de contrato com o Sporting
“Estou muito tranquilo em relação a isso. Sei bem como é a interacção e a confiança mútua com a estrutura do Sporting. Tenho contrato com o Sporting e o que tiver de acontecer, vai acontecer a seu tempo”.
Opções para a posição de central
“Se calhar é a posição mais difícil de gerir. Tenho quatro centrais fabulosos, todos merecem jogar e isso dá dores de cabeça. O Edu tem respondido bem e, se calhar, com quem tem mais minutos é comigo. O Diomande teve esta quebra com o Ramadão, é natural, o Zeno está a voltar e muito bem, e o Inácio tem feito uma época fantástica. Tenho quatro centrais de grande qualidade e qualquer um pode ser titular”.
Desgaste de Luis Suárez sem poder contar com a concorrência de Fotis Ioannidis
“Não acredito que o Ioannidis esteja nas próximas semanas. Em relação ao Luis, é muito particular. Nós também apelamos ao bom sendo dos selecionadores, para que percebam o desgaste dos jogadores e aquilo que ainda vão ter pela frente. Espero que isso também aconteça, porque tem sido um jogador muito sacrificado para dar tudo à equipa e nota-se. Fisicamente tem sido estrondoso, mas não é uma máquina e vai ter quebras, como já teve”.
Rui Borges admite que pilar do Sporting "teve uma quebra de rendimento" nos últimos jogos
21 Mar 2026 | 13:16
Rui Borges foi questionado sobre renovação com o Sporting e resposta deixou dúvida no ar
21 Mar 2026 | 12:59
Rui Borges dá mais detalhes sobre lesionado do Sporting: "Paragem é entre quatro a seis semanas"
21 Mar 2026 | 12:43