
Futebol
Exclusivo Leonino - Marco Costa aponta momento-chave para a conquista do título do Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pedro Gonçalves não viveu uma época fácil no Sporting. Apesar da conquista do bicampeonato nacional, o médio português esteve afastado dos relvados durante muito tempo, devido a lesão. Recentemente, concedeu uma entrevista ao Canal 11, onde abordou, entre outros temas, as alterações feitas por Rui Borges a meio da temporada.
O treinador tentou, inicialmente, aplicar o seu 4x4x2, solução que não funcionou, e obrigou ao reimplementar do 3x4x3 de Amorim. Pedro Gonçalves explicou: "Não senti [a equipa desconfortável]... Mas senti que o grupo já estava muito formatado para a base do 3x4x3. Falámos todos entre nós e o míster teve o mérito de ceder. Acabou por correr bem", começou por dizer.
Sobre a possibilidade de jogar nesse 4x4x2, ou até num 4x3x3, com Rui Borges, na próxima temporada, Pedro Gonçalves disse o seguinte: "Pode correr bem, mas não sei se tão bem como na posição que estou agora", explicou o médio português.
Falou, ainda, sobre alguns ajustes a meio do ano, depois de confessar o ligeiro "receio" no arranque da época, devido à boa equipa do Benfica e a algumas saídas no plantel: "A meio sentimos que nos estava a faltar alguma liderança. A equipa uniu-se e correu bem. Toda a gente tentou liderar, e o Morten começou a aparecer. Já disse que ele me surpreendeu muito. Tem o discurso certo no momento certo. Antes dos jogos fala sempre em inglês, mas no dia a dia fala em português", partilhou.
Por último, falou dos festejos no Marquês: "Não estava assim tão mal. Foi o soltar de uma época complicada, mas o ano passado não tive de soltar nada e estava igual. Um bocado mais bêbado falo ainda mais e solto umas piadas. Disse alguns palavrões, peço desculpa aos pais que levaram os filhos, mas foi na brincadeira", rematou Pedro Gonçalves, jogador do Sporting, bicampeão nacional.
Clube de Alvalade garantiu mais uma cara nova para a próxima temporada e apenas ficam a faltar os exames médicos para a confirmação da transferência
|
Rayan Lucas já está em Lisboa e, nos próximos dias, deverá ser oficializado como reforço do Sporting. O médio brasileiro chega ao Clube de Alvalade por empréstimo do Flamengo, válido por uma temporada. Numa primeira fase, o atleta de 20 anos vai integrar a equipa B verde e branca, mas deverá ser observado atentamente por Rui Borges.
Segundo o jornal Record, Rayan Lucas aterrou, na última madrugada, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, proveniente do Rio de Janeiro. Nos próximos dias, o internacional sub-20 brasileiro - que tem gerado controvérsia no 'mengão' - vai realizar os habituais exames médicos e conhecer o Estádio José Alvalade e a Academia Cristiano Ronaldo, antes de assinar contrato com o Sporting.
Vale sublinhar que o Clube de Alvalade e o Flamengo chegaram a acordo para o empréstimo de Rayan Lucas, em 2025/26. O Sporting reservou a possibilidade de exercer a cláusula de opção de compra de 4 milhões de euros para contratar o jogador em definitivo. O valor corresponde a 70% do médio de 20 anos, sendo que os restantes 30% ficarão sempre na posse do emblema brasileiro.
De resto, Rayan Lucas vai iniciar a sua aventura no Sporting na equipa que vai disputar a Segunda Liga, em 2025/26. Ainda assim, os responsáveis leoninos depositam grandes esperanças no atleta e admitem a possibilidade de o jovem ser integrado nos trabalhos de pré-temporada da formação principal verde e branca, que começam na próxima terça-feira, dia 1 de julho, em Alcochete.
No ano civil de 2025, ao serviço do Flamengo, Rayan Lucas disputou um total de 23 jogos: 19 pelos sub-20 e quatro pela equipa principal. O médio marcou um golo, mas tem sido destaque, sobretudo, pela imponência física que demonstra dentro de campo.
Guarda-redes chegou aos leões para assumir titularidade na baliza, mas não convenceu nenhum dos três técnicos que passaram por Alvalade
|
É negócio fechado. Vladan Kovacevic vai ser reforço do Norwich City. O guarda-redes está prestes a deixar de fazer parte dos quadros do Sporting e é menos uma dor de cabeças por resolver, tal como a provável saída de Sotiris Alexandropoulos rumo à Alemanha.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o guardião bósnio já realizou, com sucesso, os habituais exames médicos na equipa da segunda divisão inglesa e já terá assinado contrato com os 'cannaries', num negócio que irá render aos cofres leoninos 2,4 milhões de euros, com a possibilidade de mais 2M por objetivos.
Desta forma, Vladan Kovacevic termina a sua curta ligação contratual com o Clube de Alvalade. O ex-Raków surpreendeu Frederico Varandas nos dois encontros com o Sporting para a Liga Europa, em 2023/24 e rumou ao plantel então liderado por Ruben Amorim, a troco de 4,8 milhões de euros.
Vale a pena recordar que este não é o único caso de excedentários do plantel a resolver pela direção de Frederico Varandas. Existem também os dossiers de Sotiris Alexandroupolos, Koba Koindredi e Rafael Pontelo, que também não entram nas contas do treinador Rui Borges.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 3 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião sofreu 11 golos. Pelo Légia Varsóvia, o guardião somou nove jogos e 14 golos consentidos.
Equipa de Rui Borges está no mercado em busca de reforços para a próxima temporada desportiva; Leões à procura de caras novas
|
O Sporting já sabe os valores exigidos por Breno Bidon. Depois do negócio com o Corinthians por Yuri Alberto para o Clube de Alvalade se ter complicado, a formação de São Paulo exige cerca de 15 milhões de euros para libertar o internacional jovem brasileiro.
Segundo informações avançadas pelo portal UOL Notícias, a direção do 'timão' precisa de vender futebolistas para colmatar a má situação financeira em que se encontra e exige aos potenciais interessados e espera fazer uma grande venda com o atleta de 20 anos.
Para o Corinthians, transferir jogadores será um passo importante a tomar para equilibrar as contas do clube e apenas três figuras centrais não fazem parte dos 'dispensáveis', sendo eles Rodrigo Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto - que já foi equacionado como substituto de Viktor Gyokeres.
Vale recordar que, no início de 2025, Breno Bidon renovou contrato com o Corinthians. O novo vínculo do médio é válido até dezembro de 2029 e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros para clubes estrangeiros e cerca de 58M para emblemas brasileiros.
No ano civil de 2025, com a camisola do Corinthians, Breno Bidon - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - disputou 26 partidas. Durante os 1.592 minutos em que foi utilizado, o médio canarinho marcou um golo e fez uma assistência para os companheiros.