
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pedro Proença, antigo árbitro e antigo Presidente da Liga de Clubes, venceu as eleições para a Presidência da Federação Portuguesa de Futebol, e apesar de ainda não ter tomado posse, já se sabe que um dos primeiros passos será o afastamento de José Couceiro, antigo treinador do Sporting, do organismo.
José Couceiro ocupava a posição de Diretor Técnico Nacional. Este é um cargo exigido pela UEFA nas Federações nacionais de Futebol, e que implica também a detenção do nível máximo de formação para um treinador. O antigo técnico dos leões estava no cargo há cinco anos, onde o seu adjunto era José Guilherme Oliveira.
Para além de ocupar esta posição na antigo estrutura da FPF, José Couceiro era também o vice presidente do organismo, tendo lugar de destaque durante a presidência de Fernando Gomes, que chegou ao fim, também devido a se terem atingido o número máximo de mandatos para o anterior responsável máximo da Federação.
De resto, apesar das informações ainda não serem oficiais, uma vez que Pedro Proença ainda não tomou posse como novo Presidente da FPF, o jornal 'A Bola' avança que há outros membros da atual direção da Federação que, ao contrário de José Couceiro, vão permanecer na estrutura, agora comandada pelo antigo árbitro.
Fala-se, especificamente, de João Vieira Pinto e Pauleta. Os dois antigos jogadores da seleção nacional não poderão fazer parte dos órgãos sociais para FPF, devido a terem atingido o número máximo de mandatos, mas fazem parte dos planos de Pedro Proença para o organismo, e vão-se manter como peças importantes da instituição.
Jornalista português assinou o seu espaço de opinião no jornal 'A Bola', acerca dos erros que foram cometidos durante o jogo dos leões em Vila das Aves
|
O Sporting entrou em campo no passado domingo, dia 23 de fevereiro, para partida a contar para a 23ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões não foram além de um empate a duas bolas, com o destaque negativo a recair sobre Ousmane Diomande, que apesar de ter marcado o primeiro golo, cometeu um penálti, e foi expulso pouco depois. Rogério Azevedo, jornalista do jornal 'A Bola', aproveitou o seu espaço de opinião para falar sobre os erros do costa marfinense.
"Diomande anda a dar passos maiores do que as pernas. Gonçalo Inácio diz (e bem) que Diomande não fez por mal. Era o que faltava ter feito por mal, caro Gonçalo. Porém, depois da cena no Dragão face a Fábio Vieira, surge a estalada em Piazón e o pisão em Mendonça. Tudo em sete minutos", começou por escrever.
Prosseguiu: "Há algo que, seja em que profissão for, é preciso ter: controlo emocional. Todos, por vezes, a perdemos, a não ser quem tem sangue de barata. Raro é um jogador que viu um cartão amarelo sete minutos antes não tenha o cuidado necessário para não cometer segundo erro. Rui Borges não quis castigar o jogador na conferência de imprensa pós-jogo. Percebe-se. Mas tem de dar corretivo ao costa-marfinense", atirou Rogério Azevedo.
O jornalista português lembrou, de seguida, que os leões levam, agora, cinco jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória. Relembrou também que uma sequência pior remonta a 2012/2013, com Ricardo Sá Pinto, Oceano Cruz e Franky Vercauteren.
Terminou, com alguma reflexões sobre o que falta do campeonato: "Perdeu em três jogos os seis pontos que tinha de vantagem sobre o Benfica e vê o FC Porto com francas possibilidades de reentrar na luta. Se ganhar hoje ao V. Guimarães, fica a quatro pontos dos dois de Lisboa. E receberá o Benfica (jornada 28), sabendo que Benfica e Sporting se defrontarão no final (33.ª). E o SC Braga, a seis pontos da liderança e ainda jogando com os três? Terá perna para este passo?", rematou Rogério Azevedo.
Jogador verde e branco tem sido um dos destaques desde a sua chegada a Alvalade, mas nas últimas semanas vinha a lidar com várias dificuldades físicas
|
O Sporting entrou em campo no passado domingo, dia 23 de fevereiro, para defrontar o AFS em jogo a contar para a 23ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões não foram além de um empate a dois golos, mas apesar de terem perdido pontos, há boas notícias acerca do Viking de Alvalade, Viktor Gyokeres.
O avançado sueco dos leões tem vindo a ser um dos destaques do Clube desde que chegou a Alvalade, mas nos últimos tempos tem lidado com várias dificuldades físicas que condicionaram a sua utilização e obrigaram a uma gestão de minutos por parte da equipa técnica do Sporting.
Ora, os condicionamentos parecem estar ultrapassados para Viktor Gyokeres - o que são ótimas notícias para os adeptos Sportinguistas, tendo em conta a importância do sueco na equipa. No passado domingo, contra o AFS, o ponta de lança voltou a marcar um golo, e quebrou uma seca de mais de um mês, apontando também, assim, ao retorno da sua melhor forma física.
O atleta verde e branco não marcava golo desde 22 de janeiro, na partida que o Sporting disputou contra o Leipzig, para a Liga dos Campeões. Nesse jogo tinha saltado do banco para fazer o único golo dos leões, que não impediu a derrota por 2-1 na Alemanha. Voltou a marcar a 23 de fevereiro, num jogo em que cumpriu os 90 minutos, mas em que o Sporting voltou a perder pontos.
Há mais boas notícias para os aficionados verdes e brancos. O jogo frente ao AFS marcou a primeira vez em mais de um mês e meio que Viktor Gyokeres cumpriu os 90 minutos de uma partida do Sporting. O último jogo em que o sueco tinha alinhado durante toda a partida havia sido a 11 de janeiro, frente ao Benfica, em jogo a contar para a final da Taça da Liga.
Antigo capitão do Sporting ouviu das boas por parte de lenda a Premier League, após mais um resultado negativo para o Manchester United
|
O Manchester United empatou (2-2) frente ao Everton na 26,ª jornada da Premier League. Ruben Amorim vive dias terríveis na Premier League, mas não é o único a ser criticado. Bruno Fernandes, antigo capitão do Sporting, ouviu das boas de Alan Shearer, melhor marcador da história do campeonato inglês.
"Vejam o Man United, vejam isto, quer dizer, isto é patético. Há jogadores que estão a andar. Vejam o espaço que o Everton tem para jogar. Vejam o Harrison, vejam o Garner. Ambos querem receber a bola. E se a recebem, Dalot está a oito metros de distância. Por que é que não estás a um metro e, se eles a recebem, fazes uma entrada? Depois há a corrida de Garner, à vontade", disse, após o encontro.
A antiga lenda do Newcastle apelida o plantel de "confusos.com" explicando que, "de repente, eles estão na nossa defesa. A mesma coisa outra vez, vais da esquerda para a direita, dás dois toques, três toques, levantas a cabeça, fazes o passe, vais para onde quiseres porque é muito fácil para ti, porque ninguém está a trabalhar... Não sei bem se eles sabem o que estão a fazer ali. Vejam o esforço ou a falta dele".
O ex-capitão do Sporting acabou a ser muito visado, no lance que valeu o 2-0 por parte do emblema de Merseyside: "O segundo golo do Everton é o pior de todos. Vejam isto do Bruno Fernandes, quando o Doucouré recebe a bola. A sério que isto é o melhor que podes fazer?", atirou, visivelmente irritado. "Dá um toque, joga para trás e o Everton consegue o golo que realmente merece. Portanto, a diferença entre as duas equipas, e durante 72 minutos o Man United não teve qualquer hipótese. Olho para alguns dos jogadores e vejo que estão a ter muitas dificuldades", disse.
O emblema de Manchester volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 26 de fevereiro, num duelo contra o Ipswich Town (17.º classificado com 17 pontos). A partida, que contará para a 27.ª jornada da Premier League, jogar-se-á às 19h30, em Old Trafford.