Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Pedro Gonçalves, apelidado carinhosamente de Pote pelo adeptos de futebol, tem sido um dos destaques grandes do Sporting desde que chegou a Alvalade, em 2020. Tem estado lesionado desde novembro, mas deixou agora uma pista nas redes sociais que poderá significar o regresso do extremo aos relvados.
Começar por mencionar que o último jogo de Pedro Gonçalves foi a 10 de novembro, na Pedreira, frente ao Braga - curiosamente, também o último jogo de Ruben Amorim aos comandos de Clube - o que significa que o jogador ainda não atuou desde a primeira mudança de treinador da época, nos verde e brancos.
Relembrar também que o extremo dos leões já tinha estado lesionado esta época: jogou a 17 de setembro, frente ao Lille, mas perdeu os cinco jogos seguintes da equipa, voltando à competição mais de um meio depois: a 22 de outubro, frente ao Sturm Graz. Alinhou em cinco das seis partidas quando voltou de lesão, tendo jogado os 90 minutos em apenas uma delas. A 10 de novembro chega o jogo contra o Braga e nova paragem, que desta vez já ultrapassou os dois meses de interregno.
Mas na passada sexta feira, dia 10 de janeiro, uma publicação do português nos stories da rede social Instagram deixou os adeptos intrigados. Pode-se ver apenas a cara de Pedro Gonçalves, com o equipamento do Sporting e um sorriso na cara. Os adeptos leoninos começaram quase imediatamente a conjeturar sobre se esta partilha podia significar uma surpresa do extremo para a final da Taça da Liga - este sábado, dia 11 de janeiro -, em que estaria planeado o seu regresso.
Fica, então, no ar a dúvida sobre o craque verde e branco. Destacar que, até à lesão muscular que o tem mantido afastado, Pote levava 12 jogos realizados pelo Sporting na época 24/25, em que tinha assinado já cinco golos, e realizado seis assistências.
Com o futuro do Clube de Alvalade em aberto, responsável pelo Museu do Clube de Alvalade, em Leiria, abordou situação de imprescindível do plantel
|
0Com o mercado de transferências ainda em aberto, a permanência de alguns jogadores no Sporting e a incerteza em torno de possíveis reforços continuam a gerar expetativa entre os adeptos. Em entrevista exclusiva ao jornal Leonino, José António Bernardes Dinis, responsável pelo Museu do Sporting, em Leiria, abordou a atualidade do Clube de Alvalade e diz estar confiante na permanência de Viktor Gyokeres em Alvalade.
“Estou satisfeito com a qualidade que a equipa de futebol tem. Basta ver que alguns dos jogadores que estão no plantel do Sporting, estrangeiros, foram eleitos os melhores atletas dos seus respetivos países em 2024. Isso demonstra bem a qualidade desses mesmos jogadores e não estou a falar só do Gyokeres, também me refiro a mais dois ou três”, começou por dizer.
“O plantel do Sporting, tendo qualidade, mais facilmente conseguirá conquistar troféus e títulos. Logicamente que o Rui Borges, que me parece ser uma pessoa que sabe passar a mensagem facilmente aos jogadores, é fantástico para eles interiorizarem a mensagem sobre o que devem fazer em campo”, considerou.
Perspetivando o futuro do plantel leonino, referiu quais são as posições que deveriam ser reforçadas já em janeiro. “Só como adepto e talvez o Sporting, para mim, precisava de um guarda redes, de mais um defesa direito e de mais um avançado”, disse, e justificou, “Se temos a infelicidade de Viktor Gyokeres se lesionar, não sei quem é que vai marcar golos”.
Nesse sentido, acabou por falar sobre o goleador sueco - que tem sido apontado a vários emblemas, nomeadamente o Real Madrid - até ao fim do mercado de transferências: “Quero acreditar que fica, eu quero acreditar. Mas, no mundo louco em que nós vivemos, que é o mundo louco do cifrão, que manda mais que o coração, tudo é possível. Não quero acreditar que ele sai em janeiro, eu não quero. Para sofrer já basta ver os jogos do Sporting e se o Gyokeres sai vai ser um sofrimento que não tem paralelo”, rematou.
Áudios do VAR do jogo entre Gil Vicente e Clube de Alvalade (0-0), da jornada 15 da Liga Portugal Betclic, foram recentemente divulgados
|
0O Conselho de Arbitragem divulgou, esta sexta-feira, dia 10 de janeiro, os áudios do VAR relativos dos lances mais polémicos das jornadas mais recentes a Liga Betclic no programa 'Juízo Final', da SportTV, João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem, admitiu um erro do juiz do encontro no Gil Vicente - Sporting (0-0), da jornada 15, ao ter assinalado grande penalidade e não ter esperado pela conclusão da jogada.
Lembrar que, aos 79', André Narciso assinalou grande penalidade a favor do Sporting, por suposta falta de Rúben Fernandes sobre Debast. Contudo, segundos depois, o VAR chamou o árbitro para rever o lance e o juíz da partida optou por reverter a decisão inicial. Os elementos ligados aos leões protestaram a decisão, até porque Francisco Trincão tinha introduzido a bola na baliza na sequência da jogada.
Árbitros devem acabar a jogada? "As instruções são para esperar a finalização. Aqui, o facto de ter apitado até pode ter contribuído para que os jogadores parassem. O guarda-redes também parou... Provavelmente o desfecho depois até seria o mesmo. Importa dizer que, a partir do momento em que há o apito, o jogo está interrompido. A não ser que seja uma situação de cartão vermelho. Aquilo que foi um penálti que não foi penálti, depois não deu golo", começou por dizer.
"Algo que gerou desconforto e também não gostámos muito. O que se pedia era que o André atrasasse o apito. Mas também é verdade que, na versão corrida do lance, parece que há infração. Quando vamos analisar o facto com a tal imagem próxima, percebemos que na verdade o defensor não comete infração. O atacante encolhe-se e acaba por cair em cima do defensor."
"Enquanto árbitro, posso confidenciar que também sofremos com os nossos erros. Quando erramos e não temos a intervenção do VAR para nos corrigir, sofremos com isso. E o André sofreu, não ficou nada feliz com esta decisão, com o impacto no resultado. Mas temos de olhar para o próximo jogo com a mesma responsabilidade", concluiu.
Defesa central do emblema leonino tem sido muito cobiçado no mercado e tem nova pretendente; SAD já deu a conhecer valores que pretende
|
0Borussia de Dortmund e Manchester United estão neste momento a avaliar a contratação de Gonçalo Inácio no mercado inverno. O representante do central do Sporting, inclusivamente, está a caminho da Alemanha para ouvir aquilo que o Dortmund tem a oferecer, sendo que a SAD leonina exige 35 milhões, valores abaixo da cláusula de 60.
Segundo Florian Plettenberg, jornalista da estação televisiva Sky Sports Germany, o valor apontado pela SAD, liderada por Frederico Varandas, para início de conversa são 35 milhões, mais bónus por objetivos, o que diminuiu um pouco o interesse do emblema germânico.
"Nos últimos dias houve contacto entre o Borussia Dortmund e os representantes de Gonçalo Inácio. Os alemães consideram o defesa de 23 anos do Sporting muito interessante e estão a analisar de perto sua situação. No entanto, a avaliação atual de cerca de 35 milhões mais complementos é muito cara para o Dortmund no momento", pode ler-se na rede social 'X'.
Esta temporada desportiva de 2024/25, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – soma 20 partidas disputadas, tendo sido utilizado durante 1.396 minutos. No total, o defesa central marcou três golos e fez três assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 11 de janeiro, diante do eterno rival Benfica. A final da Taça da Liga tem pontapé de saída marcado para as 19h45 e joga-se no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Os leões procuram conquistar o quinto troféu na prova.
Veja a publicação de Florian Plettenberg: