Futebol
Sporting - Famalicão: Rui Borges atrás de registo histórico em Alvalade
13 Fev 2026 | 16:23
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
01 Nov 2020 | 11:13 |
O Presidente do Rio Ave FC confirmou, este domingo, 1 de novembro, que Nuno Santos chegou ao Sporting CP com autorização de Luís Filipe Vieira. Em entrevista ao jornal Record, António Silva Campos confirmou notícia avançada pelo Leonino no passado mês de agosto (LER AQUI), em que o nosso jornal dava conta de que o Presidente encarnado autorizou a chegada do extremo a Alvalade, deixando cair a cláusula anti-rivais de Nuno Santos. “Sim, cedeu em relação ao Sporting CP, mas não em relação ao FC Porto, mas isso é do conhecimento de todos. Foi a solução possível e que, conforme disse, terminou tudo em bem”, afirmou o Presidente do Rio Ave FC. António Silva Campos disse ainda que “é um assunto que nem poderei muito desenvolver. Há certas situações e conversas que devem ficar entre nós. Eu gostaria muito de divulgar, mas o melhor, e pensando bem no futuro e mantendo a relação cordial entre todos, é isso ficar entre nós. Esta cláusula anti-rivais nunca mais deve acontecer. É muito triste e cria graves problemas. É anticonstitucional”.
“Tinha definido 10 milhões de euros para venda do Nuno Santos”Relativamente ao negócio propriamente dito, o Presidente do Rio Ave FC revelou que pretendia receber 10 milhões de euros pelo extremo: “Posso dizer, e sem ofender o Sporting CP, que, se não fosse a pandemia, apareceria um clube estrangeiro que ia pagar o que nós tínhamos como objetivo. Tinha definido 10 milhões de euros para a venda do Nuno Santos. Lutei sempre para que isso acontecesse”. António Silva Campos não tem dúvidas de que, no futuro, tal verba vai ser alcançada: “Fazendo bem as contas, o Geraldes, o Dala e o Mané – uma parte da percentagem que ainda não nos pertencia –, juntando ao valor do Nuno Santos, uma futura venda do Geraldes e do Dala, acho que nós teremos aqui um valor muito bom no futuro e acho que vamos conseguir os tais 10 milhões”.
Fotografia de Sporting CP
Em recentes declarações à imprensa, futebolista descreveu o seu atual estado de saúde, explicando o recente diagnóstico que recebeu
13 Fev 2026 | 18:18 |
O antigo avançado chileno Mauricio Pinilla, de 42 anos, revelou ter sido diagnosticado com um cancro de pele em fase inicial. O ex Sporting, que representou o Clube de Alvalade entre 2004 e 2005, já iniciou os tratamentos e chegou a estar internado durante quatro dias.
Mauricio Pinilla: "Fizeram-me vários exames e detetaram um cancro de pele"
"Fizeram-me vários exames por causa de umas manchas que apareceram na minha pele e detetaram um cancro de pele", comunicou recentemente, durante uma entrevista à estação de rádio La Metro. O antigo internacional chileno explicou que o diagnóstico surgiu após ter sido internado devido a uma prostatite.
"Passei quatro dias na clínica onde me fizeram todos os exames. Imaginem, a minha contagem de glóbulos brancos disparou", afirmou, acrescentando pormenores sobre o tratamento: "Esta é apenas a primeira parte, estas manchas precisam de ser queimadas e devem desaparecer em pouco tempo".
Mauricio Pinilla: "Estou a fazer a terapia adequada para que isto se resolva"
"Estou a fazer o tratamento, sim, estou a fazer a terapia adequada para que isto se resolva", revelou Mauricio Pinilla. O antigo ponta de lança do Sporting - que aposta 'fichas' noutro goleador - associou a condição à "muita exposição ao sol e aos treinos" ao longo da sua carreira.
Além da curta passagem por Alvalade, onde apontou sete golos em 28 encontros, Mauricio Pinilla é recordado por muitos pelo remate à barra da baliza brasileira nos minutos finais do prolongamento dos oitavos de final do Mundial 2014, um lance que poderia ter eliminado a seleção anfitriã. Nesse torneio, o avançado, então suplente utilizado por Jorge Sampaoli, participou em três jogos sem marcar golos.
Em relação à partida deste domingo frente aos famalicenses, que contará para a Liga Portugal Betclic, Clube aposta 'fichas' noutro protagonista
13 Fev 2026 | 17:51 |
Pote reencontra no domingo um adversário marcante no seu percurso. O médio do Sporting volta a defrontar o Famalicão, clube onde se afirmou no futebol português e deu o salto para Alvalade, num jogo em que os leões recebem os minhotos sem a presença de Luis Suárez, principal referência ofensiva da equipa de Rui Borges.
A ausência do avançado colombiano aumenta o peso ofensivo do 'camisola 8' leonino, numa fase em que a sua influência no jogo tem sido determinante. Apesar de uma temporada marcada por lesões, adaptações táticas e maior concorrência interna, Pote continua a ser um dos jogadores mais produtivos do plantel.
Os números sustentam essa importância. Em 24 jogos realizados na presente época, soma 11 golos e seis assistências, sendo o segundo melhor marcador do Sporting, apenas atrás de Suárez. Mesmo em momentos de menor fulgor exibicional, mantém um impacto direto nos resultados da equipa.
Após o encontro europeu em Bilbao, Rui Borges - que persegue recorde - não escondeu a confiança no internacional português, sublinhando o que a equipa ganha com a sua presença. A mensagem do treinador tem sido clara e passa também por devolver a Pote o conforto posicional que melhor potencia o seu rendimento.
Depois da experiência no Dragão, com Pote mais por dentro e Francisco Trincão no corredor esquerdo, o técnico deverá regressar à fórmula habitual. O camisola 8 leonino deverá voltar a partir da esquerda, enquanto o 'camisola 17' jogará mais próximo do avançado, posição que deverá ser ocupada por Faye.
Para além da organização ofensiva, espera-se que Pedro Gonçalves volte a assumir responsabilidades na finalização. Desde que chegou a Alvalade, o médio verde e branco soma 93 golos em 222 jogos oficiais, um registo expressivo e que ajuda a explicar o estatuto que conquistou no Clube.
Recorde-se que o emblema verde de branco volta a entrar em campo no domingo, dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Internacional colombiano não poderá entrar nas escolhas de Rui Borges para a partida diante do Famalicão, no próximo domingo, 15 de fevereiro
13 Fev 2026 | 17:14 |
Ausente da receção ao Famalicão, agendada para domingo, às 20h30, no Estádio José Alvalade, devido a castigo por acumulação de cartões, mas também condicionado por um problema na perna direita, Luis Suárez - recentemente considerado o melhor jogador de janeiro - recorreu às redes sociais para partilhar uma reflexão, evidenciando a sua fé.
"Mesmo quando passamos por momentos complicados e testes, é importante dizer 'Graças a Deus'", escreveu o internacional colombiano, de 28 anos, numa publicação no Instagram, deixando ainda uma mensagem aos seguidores para que, perante qualquer adversidade, "se mantenham sempre alegres".
Esta será apenas a segunda vez na temporada que Rui Borges não poderá contar com o 'camisola 97' entre as palavras de Rui Borges, que participou em 35 dos 36 encontros oficiais realizados até ao momento pelo Clube de Alvalade.
Com Fotis Ioannidis ainda indisponível, a escolha para substituir o sul-americano deverá recair entre Souleymane Faye e Rafael Nel, embora o reforço proveniente do Granada parta, nesta fase, em vantagem sobre o jovem avançado da equipa B.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 35 encontros: 21 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.769 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 26 golos e fez quatro assistências.