
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A história entre Eduardo Quaresma e o Sporting é uma história de amor. O jovem defesa central apareceu na equipa principal com apenas 17 anos, chamado para Marcel Keizer, e tem tido presença irregular nessa equipa desde essa altura. Esta época, finalmente, confirmou-se merecedor de um lugar, já depois de ter recusado uma proposta para sair e triplicar o salário.
É já um percurso longo de Eduardo Quaresma no Sporting. Mudou-se para Alvalade com 10 anos, proveniente do Elétrico de Fabril. Keizer chamou-o para um estágio com 17 anos, e Ruben Amorim lançou-o e deu-lhe futebol regular em 20/21, quando os leões se sagraram campeões nacionais pela primeira vez em quase 20 anos.
Mas logo na época seguinte perdeu espaço no Sporting. Somou dois empréstimos, no Tondela, da Liga Portuguesa, e no Hoffenheim, da Bundesliga. Foi nessa altura, quando estava na Alemanha, em 22/23, que surgiu o convite por parte de outro clube alemão - uma proposta para um contrato de longo termo, onde iria triplicar o salário: passava de 500 mil euros para um milhão e meio por ano.
Eduardo Quaresma recusou a proposta que lhe foi feito pelo clube alemão. O defesa central preferiu continuar de leão ao peito, e lutar por uma última oportunidade de regressar a Alvalade e fazer parte da equipa principal, que experimentou em 2019, mas onde apenas se assumiu em 2024.
A aposta parece ter corrido bem. Em 24/25, Eduardo Quaresma finalmente assumiu um estatuto maior no Sporting, sendo, neste momento, parte do 11 titular de Rui Borges. Está a ser recompensado pelo seu esforço com minutos, num clube que lhe dá estabilidade, e que o valoriza muito, como fica provado pela cláusula de rescisão situada nos 80 milhões de euros.
Médio do conjunto verde e branco sofreu um grave lesão já sob os comandos de Rui Borges, e foi obrigado a parar até ao fim da temporada
|
Daniel Bragança deu boas notícias aos adeptos do Sporting! Numa publicação que partilhou com os seus seguidores nas redes sociais, o médio dos leões detalhou o processo de recuperação da grave lesão que contraiu ao serviço do Clube de Alvalade, e que o tirou dos relvados até ao fim da temporada.
A publicação vem depois de uma marca importante que já foi ultrapassado por Daniel Bragança, em relação ao seu processo de recuperação. O jogador começa mesmo a sua mensagem com a frase "10 semanas pós operação", atirou o médio verde e branco.
Contou, depois, as boas notícias aos adeptos: "Finalmente sem muletas e já sem tempo para lamentações. O foco deixa de ser procurar respostas que o silêncio ainda guarda e passa a ser naquilo que ainda se pode construir. Privilegiado por ter do meu lado gente boa que me faz manter o equilíbrio emocional para seguir em frente, forte e firme", partilhou Daniel Bragança.
Prosseguiu, com a expetativa de algumas dificuldades: "Muito trabalho se adivinha, físico e mental. Quem vence uma vence duas, é esse o meu foco. Agradeço por todo o carinho e por todas as mensagens que recebi ao longo deste tempo difícil".
Depois, já perto do fim, alguns agradecimentos a quem o acompanha: "Por último, aproveitar este post para agradecer ao Dr. Noronha, à sua equipa, e aos profissionais do hospital Ordem de São Francisco pelo cuidado e trabalho de excelência que tiveram para comigo".
Mesmo no fim, uma mensagem de auto motivação para atacar as últimas fases da recuperação com força: "Sigo, dia a dia. Sem pressa mas com propósito de voltar saudável para fazer aquilo que mais gosto", atirou Daniel Bragança, na rede social Instragram.
Médio defensivo dinamarquês não começou a partida de início, por receios disciplinares, mas ainda foi muito a tempo de ser importante para os leões
|
Foi uma das figuras de destaque no Sporting, na preparação do encontro frente ao Gil Vicente. Morten Hjulmand começou o encontro de fora frente a formação de Barcelos, entrou durante a segunda parte, e demonstrou toda a sua qualidade ao ajudar a garantir a reviravolta. Teve tremenda importância na vitória, tendo estado em constante diálogo com os colegas.
Já durante a primeira parte do encontro, se pode ver o capitão do Sporting, do banco de suplentes, constantemente dar indicações aos jogador que estavam em campo, situação na qual está bem mais habituado a estar.
Ao intervalo, voltou a ser interventivo. Os jogadores do Sporting recolheram aos balneários quando perdiam 1-0, e Morten Hjulmand fez uso da palavra para aconselhar "calma" e "concentração" à equipa verde e branca, uma vez que ainda existia muito tempo para recuperar o marcador. Aproveitou também para dar uma injeção de confiança aos companheiros.
Entrou aos 64', e, novamente, esteve muito interventivo. Falou com Conrad Harder antes dos dois entrarem em campo ao mesmo tempo, e quando pisou o terreno de jogo, foi possível ver o medio leonino a pedir "cabeça" aos companheiros de equipa.
No final do encontro, para além de não ter sido amarelado por Tiago Martins, teve o discernimento de evitar qualquer tipo de confusão, ao dirigir-se imediatamente para os balneários do estádio de Alvalade, deixando os restantes companheiros de equipa a agradecer a todos os adeptos que estiveram presentes no apoio à equipa.
Treinador verde e branco tem muitas decisões a tomar na aproximação ao jogo mais importante do campeonato, que se joga este sábado, dia 10 de maio
|
Depois da vitória frente ao Gil Vicente, Rui Borges e o plantel do Sporting viram todas as atenções para a próxima partida - o jogo grande da Liga Portugal Betclic, que vai ser decisivo para as contas finais do campeonato - o dérbi com o Benfica. Rui Borges já prepara o encontro e Ousmane Diomande deve voltar diretamente para o 11 titular dos leões.
O defesa central costa marfinense não disputou a partida contra o Gil Vicente devido a uma suspensão por acumulação de amarelos, não precisando, assim, de uma gestão semelhante à que Morten Hjulmand teve com o Gil Vicente.
Volta a estar disponível depois desse encontro frente aos gilistas, e deve retornar diretamente para a equipa titular que será lançada no sábado. Rui Borges sabe que o costa marfinense é uma figura basilar do eixo defensivo dos leões, e não considera que o jogador tenha perdido o lugar, ou que algum outro o tenha ganho.
Quem parece ter ganho o lugar é mesmo Eduardo Quaresma. Os desempenhos do defesa central português nos últimos jogos - coroados com o grande golo frente ao Gil Vicente - não passam ao lado de Rui Borges, que vai voltar a apostar no jogador formado na Academia de Alcochete.
Quem deve salta do 11, é, então, Jeremiah St. Juste, que cometeu grande penalidade contra o Gil Vicente. Diomande deve ocupar a posição central do trio, com Inácio à esquerda e Quaresma à direita. Quem também vai ser opção é Matheus Reis, que a ser lançado, cumpre o jogo 200 de leão ao peito.