Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"QUEM VENCER O JOGO DA TAÇA TEM MAIS CONDIÇÕES PARA GANHAR JOGO DO CAMPEONATO": EX SPORTING ELOGIA AMORIM E CRÊ QUE LEÕES VÃO AO JAMOR

Antigo defesa dos leões recordou vitória em Alvalade frente às águias e afirmou acreditar que Amorim planeia atacar na Luz

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

31 Mar 2024 | 17:21 |

Icon Comentário0

Martinho Martins Mucuana, antigo defesa do Sporting mais conhecido por Paíto, falou à agência Lusa acerca do resultado do último dérbi entre os dois clubes lisboetas (2-1), no qual considera que a vitória dos leões foi pequena, tendo em conta o desempenho dos dois emblemas rivais. Paíto presta ainda declarações sobre o próximo encontro de verdes e encarnados.


"O Sporting será igual a si próprio. Não acredito que chegue à Luz para tentar defender o resultado, até porque, com a experiência que tem, o treinador Rúben Amorim sabe muito bem que as equipas que entram para defender acabam por perder. Penso que irão jogar sempre ao ataque, procurando marcar um golo que tranquilize a equipa", admitiu o ex defesa sobre aquela que crê ser a estratégia do técnico de Alvalade para a deslocação à Luz.


Sporting e Benfica voltam a encontrar-se em campo na próxima terça-feira, 2 de abril, para disputar o acesso à final da Taça. A última partida entre o primeiro e segundo classificados foi no passado dia 29 de fevereiro (2-1), mas Paíto não esquece a "vantagem amarga" conseguida pela turma de Amorim.


"O Sporting merecia ter dilatado o resultado em casa, pois fez um belíssimo jogo e foi superior a todos os níveis. Agora, cada partida tem a sua história. Costuma-se dizer que as paragens da I Liga prejudicam quem vai na frente, mas espero que o Sporting mantenha o foco e a confiança. Tem todas as condições para seguir em frente, sabendo que será um jogo difícil e que o Benfica tem uma grande equipa", chutou o futebolista retirado.

Sporting e Benfica ocupam os primeiros lugares da tabela classificativa, com os verdes e brancos a liderar. Contudo, de momento, apenas um ponto separa as equipas. Por isso mesmo, Paíto, vice-presidente da Federação Moçambicana de Futebol, acredita que o primeiro dos dérbis disputados entre os emblemas no espaço de cinco dias terá impacto inevitável no segundo.


"Essa coincidência [de calendário] não será tão boa para a equipa que perder o primeiro jogo, porque entrará no dérbi seguinte já com algumas limitações. São provas diferentes, mas cada encontro é importantíssimo e a cara de quem ganha não é a mesma de quem perde. Quem vencer para a Taça de Portugal está em melhores condições para ganhar o dérbi do campeonato. Se o Sporting vencer esse, é o adeus do Benfica ao título", destacou Paíto.

O Benfica recebe em casa o Sporting na próxima terça-feira, 2 de abril, para disputar o acesso à final da Taça. O encontro está agendado para as 20h45, e será o primeiro de dois dérbis entre os rivais lisboetas no período de apenas cinco dias. No sábado seguinte é a vez de a formação de Rúben Amorim acolher as águias para novo confronto.


Futebol

Bruno Fernandes foi hackeado e publicações obrigam Manchester United a...

Internacional português não passou o melhor dia de domingo, com a sua conta na plataforma 'X' a ser alvo de um ataque informático

Conta de Bruno Fernandes na plataforma X foi alvo de ataque informático e Manchester United teve de justificar. Fotografia de Carl Recine/Getty Images
Conta de Bruno Fernandes na plataforma X foi alvo de ataque informático e Manchester United teve de justificar. Fotografia de Carl Recine/Getty Images

12 Jan 2026 | 09:19 |

Icon Comentário0

A noite de domingo foi particularmente atribulada para Bruno Fernandes - recentemente associado à saída -, que já vinha de um desaire na Taça de Inglaterra frente ao Brighton, em Old Trafford. Horas depois desse encontro, a conta do antigo jogador do Sporting na rede social X (antigo Twitter) foi alvo de um ataque informático, situação que levou o Manchester United a adotar medidas de precaução.


Apesar de algumas publicações terem tido um caráter aparentemente inofensivo, uma das mensagens gerou maior preocupação aos red devils. Num dos posts, foi escrita a frase: “Vamos livrar-nos da INEOS”, referência ao grupo que detém parte do controlo do clube.


Outras mensagens acabaram por causar reações mais leves entre os utilizadores, com o autor do ataque a fazer comentários irónicos sobre a seleção inglesa de cricket, oferecendo ajuda, e a anunciar, em tom de brincadeira, uma alegada transferência de Bruno Fernandes para o Macclesfield, equipa que eliminou o Crystal Palace na Taça de Inglaterra.


Houve ainda espaço para uma menção ao colega de equipa Shea Lacey, expulso de forma insólita frente ao Brighton, com o perfil do médio português a responder a um pedido de desculpas do jovem jogador, assegurando que o assunto ficava resolvido, desde que a situação não se repetisse.

As publicações acabaram por ser rapidamente removidas, mas não antes de gerarem ampla repercussão nas redes sociais, onde os conteúdos se propagaram e ficaram registados através de partilhas e capturas de ecrã dos vários utilizadores da plataforma e seguidores de Bruno Fernandes.


Confira a publicação:


Futebol

Sporting com novidades sobre Zeno Debast após vários 'atrasos'

Internacional belga segue em recuperação da lesão no joelho esquerdo sofrida a 22 de outubro frente ao Marselha na fase de grupos da Champions League

Zeno Debast deverá regressar aos trabalhos do Sporting esta semana, mas ainda é dúvida para a receção ao Casa Pia
Zeno Debast deverá regressar aos trabalhos do Sporting esta semana, mas ainda é dúvida para a receção ao Casa Pia

12 Jan 2026 | 09:05 |

Icon Comentário0

Zeno Debast deverá ser reintegrado nos trabalhos do Sporting esta semana. Depois de algumas dúvidas em torno do retorno do internacional belga, é esperado que este possa ser chamado a tempo da receção ao Casa Pia, marcada para a próxima sexta-feira, 16 de janeiro.


Para dar ainda mais força a estas notícias, o 'camisola 6' dos verdes e brancos partilhou, no último domingo, uma imagem através das suas redes sociais que estava ilustrada com uma ampulheta. Agora, dependendo da forma como reagir ao regresso aos treinos, Rui Borges apenas tomará a decisão de levar o jogador para o encontro diante dos gansos na véspera do mesmo, revela o jornal Record.


Para já, o central belga segue em recuperação da lesão no joelho esquerdo sofrida a 22 de outubro frente ao Marselha, na fase de grupos da UEFA Champions League, e ainda não voltou a treinar na Academia Cristiano Ronaldo. A expetativa no balneário leonino é a de que, após os dois dias de folga concedidos, o jogador esteja em condições de regressar às sessões de trabalho.


Além de Zeno Debast, o departamento médico continua a acompanhar a reabilitação de vários outros jogadores afastados dos relvados, incluindo Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas, Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Fotis Ioannidis. Por outro lado, Ousmane Diomande também vai estar disponível depois da eliminação na CAN.

Nesta temporada desportiva, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma 13 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga regista, até ao momento, 855 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.



Futebol

Raphinha bisa no Barcelona - Real Madrid e conquista Supertaça de Espanha (vídeo)

Antigo jogador do Sporting continua a ser um dos principais destaques do emblema da Catalunha e foi protagonista no clássico do país vizinho

Raphinha bisou no Barcelona - Real Madrid e ajudou os blaugrana a conquistarem a 16.ª Supertaça de Espanha. Fotografia de FC Barcelona
Raphinha bisou no Barcelona - Real Madrid e ajudou os blaugrana a conquistarem a 16.ª Supertaça de Espanha. Fotografia de FC Barcelona

12 Jan 2026 | 08:51 |

Icon Comentário0

Em Jeddah, na Arábia Saudita, Raphinha esteve em evidência ao apontar dois golos, aos 36 e 73 minutos, assumindo um papel decisivo na conquista da Supertaça espanhola pelo Barcelona frente ao Real Madrid, que arrecadou o troféu pela segunda época consecutiva.


Após a abertura do marcador pelo antigo jogador do Sporting, a partida conheceu um período particularmente intenso já nos descontos da primeira parte, com três golos em poucos minutos. Vinícius Júnior restabeleceu a igualdade aos 45'+2, Robert Lewandowski recolocou os catalães na frente aos 45'+4 e Gonzalo García fez o 2-2 aos 45'+6, resultado com que as equipas recolheram aos balneários.


No segundo tempo, o novo golo de Raphinha voltou a dar vantagem ao Barcelona. Já perto do final, aos 90'+1 minutos, a expulsão de Frenkie de Jong deixou os catalães reduzidos a dez jogadores, mas o Real Madrid não conseguiu tirar partido da superioridade numérica.


Raphinha acabou por sair aos 83 minutos, depois de ter sido um dos principais destaques do encontro, no qual o Barcelona consolidou a liderança no palmarés da Supertaça de Espanha (16), somando agora mais três títulos do que o Real Madrid, que conta 13 conquistas.

Nesta temporada, com a camisola blaugrana, Raphinha – avaliado em 80 milhões de euros – realizou 17 jogos: 12 na La Liga, três na Liga dos Campeões e dois na Supertaça. Nos 1.101 minutos em que esteve em campo, o esquerdino marcou 11 golos e fez quatro assistências.


Confira os melhores momentos de Raphinha no Barcelona - Real Madrid:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges já encontrou solução para a ausência de Maxi Araújo no Sporting
Futebol

Rui Borges já encontrou solução para a ausência de Maxi Araújo no Sporting

12 Jan 2026 | 08:14

Icon Comentário0
Morten Hjulmand obriga Sporting a procurar soluções para janeiro
Futebol

Morten Hjulmand obriga Sporting a procurar soluções para janeiro

12 Jan 2026 | 08:04

Icon Comentário0
Rui Borges pode ter escolha inusitada para o onze no Sporting - Casa Pia
Futebol

Rui Borges pode ter escolha inusitada para o onze no Sporting - Casa Pia

12 Jan 2026 | 07:47

Icon Comentário0