Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rafael Soares diz que há um dirigente do Sporting que deveria explicar mudança para o Man City

Jornalista defende que existem questões que Rúben Amorim não pode responder e atira responsabilidades para diretor do Clube de Alvalade

Hugo Viana vai abandonar o Sporting, de Varandas, e assinar pelo Manchester City
Hugo Viana vai abandonar o Sporting, de Varandas, e assinar pelo Manchester City

  |

Icon Comentário0

No seguimento das recentes questões sobre a saída de Hugo Viana para o Manchester City, o treinador do Sporting, Rúben Amorim, voltou a ser confrontado sobre o tema na última conferência de imprensa. No entanto, o jornalista Rafael Soares, durante a sua análise no programa Record na Hora, destacou que a responsabilidade de clarificar esta situação recaiu em Rúben Amorim e tal não deveria ter acontecido, referindo que Hugo Viana deveria manifestar-se.


"Viana ainda não se pronunciou sobre a sua saída para o Manchester City e há questões para as quais Rúben Amorim não tem resposta". O jornalista sublinhou que "falar-se, por exemplo, de um eventual conflito de interesses ou da divisão de foco de Viana até ao final da época são temas que só Hugo Viana, enquanto superior hierárquico, podem abordar. Não cabe propriamente a Rúben Amorim esclarecer essas questões".


Rafael Soares também acrescentou que "outra questão que será sempre associada a Rúben Amorim é o seu possível futuro no Manchester City, enquanto Pep Guardiola não definir o que vai fazer. Qualquer adepto do Sporting gostaria que Guardiola anunciasse que vai continuar, o que talvez retirasse alguma pressão sobre Amorim. Contudo, enquanto isso não acontecer, é natural que surjam perguntas sobre o futuro de Amorim noutros clubes". O jornalista referiu ainda que "quanto maior for o sucesso de Amorim, mais forte será a especulação sobre a sua saída para clubes estrangeiros".


Ainda assim, o jornalista acredita que "não há muitas dúvidas de que, pelo mediatismo e sucesso que Rúben Amorim tem alcançado, seja o treinador preferido de Hugo Viana para suceder a Guardiola. E, quanto maior for o sucesso do Sporting, mais vezes o nome de Amorim será associado a um possível futuro no Manchester City". Rafael Soares também afirmou que "se Guardiola não decidir o seu futuro em breve, o Sporting pode continuar a ser confrontado com questões sobre o futuro de Amorim, especialmente à medida que os clubes ingleses se preparam para possíveis mudanças nos seus comandos".

Rafael Soares concluiu destacando que, embora este tipo de especulação seja inevitável, "não acredito que a saída de Hugo Viana vá influenciar o rendimento do Sporting esta temporada". O jornalista reconheceu que o ambiente mediático pode trazer pressão extra, mas reiterou que "Rúben Amorim já demonstrou ter resistência a esse tipo de questões, especialmente após a temporada passada, onde enfrentou uma série de desafios, mas conseguiu manter a equipa focada.



Futebol

Cristiano Ronaldo e Zidane podem voltar a encontrar-se na Arábia Saudita

Francês surge como o favorito para assumir o cargo no Médio Oriente; Ligação com o capitão português iniciou-se em Espanha, no Real Madrid

Cristiano Ronaldo pode reencontrar Zidane
Cristiano Ronaldo pode reencontrar Zidane

  |

Icon Comentário0

A Federação da Arábia Saudita está a negociar a contratação de Zinédine Zidane, antigo treinador de Cristiano Ronaldo no Real Madrid, para novo selecionador. Roberto Mancini tem sido alvo de críticas devido aos maus resultados no apuramento para o Mundial de 2026, com a equipa a ocupar apenas o terceiro lugar no Grupo C da zona asiática, atrás do Japão. A federação saudita está determinada a trazer um nome de peso para reverter a situação, e o francês surge como o principal candidato.


A possível chegada de Zidane à Arábia Saudita reforça a ligação com Cristiano Ronaldo, já que ambos têm uma história de sucesso partilhada no Real Madrid. Juntos, conquistaram diversos títulos, incluindo três Ligas dos Campeões consecutivas, entre 2016 e 2018.


A presença de Ronaldo na liga saudita tem ajudado a atrair atenção internacional e grandes investimentos no futebol do país. Com a possível chegada de Zidane, o campeonato e a seleção poderiam ganhar ainda mais projeção global. A relação entre ambos, construída sobre uma base de respeito e sucesso mútuo, poderia ser um ponto decisivo para a aceitação do francês no comando da seleção.


Além de Zidane, outros nomes como o argentino Ramón Díaz e o francês Hervé Renard também estão a ser considerados pela federação saudita. No entanto, é o nome de Zidane que gera mais entusiasmo, tanto entre os adeptos como entre as figuras influentes do futebol local.

Roberto Mancini, que assumiu o cargo no início de 2024, tem sido criticado por não conseguir traduzir o elevado investimento em resultados concretos. Com apenas cinco vitórias em 12 jogos este ano, o técnico italiano está sob intensa pressão para melhorar o desempenho da equipa. 



Futebol

Revelados motivos para Leonardo Jardim e Abel Ferreira terem recusado Sporting

Presidente do Clube concedeu uma entrevista à RTP3 na qual anunciou os cinco treinadores que foram opção em 2020, para substituir Jorge Silas

Abel Ferreira e Leonardo Jardim foram opção para o Sporting
Abel Ferreira e Leonardo Jardim foram opção para o Sporting

  |

Icon Comentário0

Foi no passado domingo, dia 21 de outubro, que Frederico Varandas concedeu uma entrevista à RTP3, revelando em exclusivo, o conjunto de cinco jogadores que tentou contratar em 2020, para substituir Jorge Silas, antigo treinador do Sporting. Alguns dos nomes não eram de todo estranhos ao emblema verde e branco.


“Posso dizer aqui, sem qualquer problema, que Leonardo Jardim, Abel Ferreira, Rui Jorge, Quique Sétien, Unai Emery, com quem o Viana tinha uma ótima relação. Todos, por diferentes razões, agradeceram, mas não queriam vir. Estamos a falar de 2018 a 2020, e, de facto, em 2020, quando desponta Rúben Amorim”, afirmou o Presidente.


Embora Leonardo Jardim tenha sido uma das primeiras opções do Sporting para liderar os leões, o técnico revelou que o principal motivo pelo qual recusou o convite foi a sua intenção em não 'manchar' a boa imagem que havia deixado durante a sua passagem na temporada de 2013/14, e depois, porque tinha outro tipo de ambições, que o acabaram por levar ao Al Hilal, em 2021.


Frederico Varandas confessou também que não tentou contratar Abel Ferreira apenas uma vez, mas duas, remontando a setembro de 2018, quando havia sido eleito Presidente. Foi então, que perante o despedimento de Silas do comando técnico dos leões houve uma nova tentativa para fechar com o antigo jogador do Sporting, que na altura estava no PAOK, mas o valor de seis milhões de euros fez com que o Clube desistisse. Ironicamente, os leões acabaram por desembolsar um valor ainda maior em Rúben Amorim, pagando cerca de dez milhões de euros, pelo montante da cláusula de rescisão com o Sporting de Braga.

Abel Ferreira jogou com a Listada verde e branca entre 2005 e 2011. Enquanto treinador, esteve ao serviço do Clube de Alvalade entre 2012 e 2014, liderando os juniores (onde foi campeão) e a equipa B do Sporting. O técnico português que está no comando do Palmeiras desde 2020, conquistou as duas últimas edições do Brasileirão (2022 e 2023), duas Taças Libertadores (2020 e 2021), além de uma Supertaça sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça brasileira (2023) e três campeonatos paulistas (2022, 2023 e 2024).



Futebol

Titular do Sporting espreita renovação após início de época arrebatador

Jogador dos leões tem sido um dos destaques da equipa de Amorim e foi o único que participou em todos os jogos da temporada 2024/2025

Francisco Trincão chegou ao Sporting em 2022
Francisco Trincão chegou ao Sporting em 2022

  |

Icon Comentário0

A carreira de Francisco Trincão tem sido marcada por altos e baixos, não só no Sporting, mas o início da temporada 2024/25 tem sido um dos melhores períodos da sua trajetória, especialmente após as suas passagens discretas pela La Liga e Premier League.


Francisco Trincão tem contrato válido com o Sporting até junho de 2026, pelo que é possível esperar uma abordagem para renovar em breve. O avançado pegou de estaca no onze da equipa verde e branca e é um dos intocáveis para Rúben Amorim nas opções iniciais.


Depois de ser suplente em grande parte dos jogos da temporada passada, Francisco Trincão é agora o único jogador a ter sido titular em todas as partidas dos leões desde a Supertaça contra o Porto, em agosto. Ao contrário de Viktor Gyokeres, a quem Rúben Amorim deu algum descanso após a pausa internacional pela Suécia, Trincão jogou os 90 minutos contra o Portimonense e consolidou-se como o único titular indiscutível do plantel.


Embora isso já evidencie a importância de Trincão para Amorim, uma análise mais detalhada revela as razões pelas quais o treinador dos leões confia tanto no jogador. Nos 12 jogos do Sporting esta temporada, Trincão marcou três golos e fez cinco assistências. Já superou o número de assistências da sua temporada de estreia em Alvalade (quatro) e já igualou metade da quantidade que alcançou em 2023/24, quando fez nove assistências no total. Comparando com as suas passagens pelo Wolverhampton e pelo Barcelona, em ambas as equipas ele marcou apenas três golos, a mesma quantidade que já fez em 12 jogos pelos leões nesta época.

Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão – avaliado em 23 milhões de euros – leva 111 jogos disputados, ao longo dos quais apontou um total de 26 golos e 18 assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Reforços a caminho do Sporting; Amorim de olho em…
Futebol

Exclusivo Leonino - Reforços a caminho do Sporting; Amorim de olho em…

 

Icon Comentário0
UEFA oficializa: Giorgi Kruashvili terá mão no Sturm Graz - Sporting
Futebol

UEFA oficializa: Giorgi Kruashvili terá mão no Sturm Graz - Sporting

 

Icon Comentário0
Cronista atira após polémica de Gyokeres no Sporting: “Porque não perguntam ao Benfica?”
Futebol

Cronista atira após polémica de Gyokeres no Sporting: “Porque não perguntam ao Benfica?”

 

Icon Comentário0