
Futebol
Troy Deeney sem dúvidas na crítica a craque do Sporting: "Se fosse por aí já o tinham contratado..."
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Muito se tem falado, nos últimos dias, acerca do mais recente reforço do Sporting, Giorgi Kochorashvili. Natural da Georgia e proveniente do Levante, de Espanha, o médio internacional pelo seu país chega aos leões para ser um misto entre Morten Hjulmand e Hidemasa Morita.
Depois da sua oficialização, Rui Borges finalmente falou do jogador e das suas qualidades - aquilo que fez o Sporting avançar para a sua contratação. Em conferência de imprensa de antevisão à partida com o Rio Ave, mencionou o médio para quem até já tem alcunha - 'Gio'.
Um jogador "um pouco à imagem do Sporting", que é "competitivo, com golo e chegada à baliza", começou por explicar Rui Borges. De resto, partilhou o porquê de não estar já em Alvalade: "Porque é que não foi contratado em janeiro? Pagámos 5 milhões e em janeiro se calhar pediam 15. Ninguém deixa sair jogadores em janeiro, principalmente a lutar pela subida. O valor dos melhores jogadores aumenta em demasia em janeiro", atirou o treinador verde e branco.
A estatística parece mesmo confirmar as palavras de Rui Borges. Fazendo o comparativo entre Giorgi Kochorashvili e os dois médios que mais vezes têm sido opção no Sporting, Morten Hjulmand e Hidemasa Morita, o georgiano tem mais participações em golos, mais passes e conduções progressivas, pese ser um médio com boas qualidades defensivas.
O Sporting, que pagou 5,5 milhões ao Levante, que podem acrescer mais dois milhões mediante o cumprimento de objetivos, para poder contar com Giorgi Kochorashvili a partir de 25/26, ganha assim um misto entre os dois médios do plantel que estão agora às ordens de Rui Borges. Relembrar que é uma possibilidade forte em Alvalade a saída de Morita no verão.
Treinador verde e branco não quer ignorar a Taça de Portugal e aposta na melhor equipa que consegue montar para defrontar o Rio Ave
|
O Sporting entra em campo esta quinta feira, dia 3 de abril, para defrontar a formação do Rio Ave, em partida a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal. Rui Borges, treinador dos leões, tem a prova rainha como um dos objetivos da equipa e vai promover dois regressos ao onze: Morten Hjulmand e Maxi Araújo.
Os dois jogadores estiveram fora do último jogo do Sporting, frente ao Estrela da Amadora, por terem visto o quinta cartão amarelo na Liga Portugal Betclic. Antes disso, ambos tinham estado ao serviço das suas respetivas seleções. Voltam, agora, a alinhar de início com a Listada verde e branca.
As entradas de Morten Hjulmand e Maxi Araújo na equipa titular dos leões abre a porta a duas saídas do 11 de Rui Borges. Em principio, esses dois nomes serão Eduardo Felicíssimo, jovem das camadas de formação que tem jogado no meio campo verde e branco; e Matheus Reis, lateral brasileiro que até vinha a ser mais usado como defesa central.
De resto, a equipa do Sporting não deverá alterar muito do que Rui Borges apresentou na última partida, com o Estrela da Amadora: a defesa deve manter-se, com Rui Silva; Inácio, Diomande e Quaresma no eixo defensivo; Fresneda do lado direito; e Zeno Debast no meio campo, ao lado de Morten Hjulmand.
Na frente de ataque, Rui Borges ainda se pode decidir por lançar, ou não, Conrad Harder, aquele que tem sido o homem golo do Sporting na Taça de Portugal. No entanto, o mais provável é que alinhe com o trio habitual, composto por Geovany Quenda, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres.
Presidente dos verdes e brancos vai avaliar situação do atleta até ao final da temporada e decidir futuro em sintonia com Rui Borges e a sua equipa técnica
|
Biel poderá deixar o Sporting no mercado de verão. Tal como revela o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, o extremo brasileiro tem o futuro algo indefinido e a permanência em Alvalade irá depender do que resta jogar esta temporada e da resposta do futebolista às adversidades.
Segundo informação apurada, junto de fonte próxima do processo, Biel tem as próximas semanas para mostrar a Rui Borges e toda a estrutura do Clube de Alvalade que, apesar da adaptação complicada, foi uma aposta acertada e merece um lugar no plantel para 2024/25.
Biel tem tido vida bastante complicada em Alvalade, raramente saindo do banco. O técnico leonino já justificou, em mais do que uma ocasião, que é apenas opção e não há qualquer problema com o avançado. Recentemente, foi noticiado que o Gremio estaria interessado num empréstimo do jogador, mas a SAD leonina poderá equacionar mesmo uma transferência a título definitivo, caso o canarinho não agarre o lugar.
O jogador de 24 anos custou aos cofres do Sporting um valor de 6,425 milhões de euros, aos quais acrescem ainda mais 2M mediante o cumprimento de objetivos pessoais e coletivos. O emblema canarinho ficou ainda com direito de 30% de uma mais-valia futura, que poderá baixar para os 20%.
Biel - avaliado em 5 milhões de euros - soma uma assistência em três jogos disputados em 2025 ao serviço do Bahia. Pelo Sporting, o extremo brasileiro de 23 anos foi lançado em quatro partidas: diante do Dortmund, em Alvalade (17 minutos) e na Alemanha (56 minutos), frente ao Arouca (cinco minutos) e com o Estrela da Amadora (um minuto)
Figura ligada ao universo leonino concedeu, recentemente, uma entrevista, onde falou do mercado dos leões este verão, e apontou um nome à porta de saída
|
Pedro Palma Rodrigues, gestor desportivo e adepto do Sporting, concedeu recentemente uma entrevista ao Jornal Record, onde, entre outros temas, abordou o mercado de verão em Alvalade, e atirou mesmo Ousmane Diomande, jovem defesa central costa marfinense, para a porta de saída do Clube verde e branco.
Pedro Palma Rodrigues começou por explicitar como os objetivos da época impactam o ataque ao mercado: "Um primeiro lugar no campeonato abre perspetivas mais prósperas, pelo consequente apuramento direto para a Champions League (...) Estrategicamente, a garantia de Champions não tem nada a ver com a preparação de uma época que arranca com uma pré-eliminatória para a fase de Liga (...) Esse fator, aliado ao encaixe financeiro proveniente dos negócios de Geovany Quenda para o Chelsea e, provavelmente, de Gyökeres para Inglaterra serão circunstâncias suficientemente seguras para permitir a tão desejada estabilidade no plantel leonino", explicou inicialmente.
Prosseguiu com esta ideia: "Depois de uma época com tantos altos e baixos e sucessivas mudanças na equipa técnica e na própria estrutura do futebol é importante o Sporting ser campeão nacional, para impor-se no mercado como uma equipa vencedora e afastar 'fantasmas' do passado (...) O título daria tempo ao Sporting para recriar um novo projeto, até há pouco assente na figura do treinador, cuja ausência tem vindo a ser disfarçada pelo rendimento daquele que é, a par de Mário Jardel, o jogador com maior rendimento na história recente do Sporting", atirou o gestor desportivo.
De seguida, falou dos jogadores, de forma individual, que podem deixar o Sporting no próximo mercado de verão. Para além de Quenda e Essugo, aponta a saída de Gyokeres - de quem já tinha falado no passado - e fala numa lista de intocáveis com cinco nomes: Gonçalo Inácio, Morten Hjulmand, Francisco Trincão, Rui Silva e Pote. Ousmane Diomande, por outro lado, é um caso diferente.
Pedro Palma Rodrigues admite que o jovem costa marfinense não é um jogador tão importante na equipa como os restantes: "Um jogador com mercado, cujo o rendimento não é suficientemente proveitoso" para o Clube abdicar de "uma proposta que ronde os valores da cláusula", rematou o gestor desportivo.