
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Luís Neto deve abandonar o Sporting no final da temporada. O experiente defesa-central termina contrato com o Clube de Alvalade, no próximo mês de junho, e ainda não tomou uma decisão quanto ao passos que vai tomar a partir dessa data.
Segundo o Record, a decisão do internacional português só será tomada depois de a época terminar, mas o mais provável é deixar Alvalade. A mesma fonte não adianta qualquer tipo de novidade quanto ao que irá suceder se for essa a escolha do central.
Vale recordar que o tema de uma eventual renovação de Luís Neto já foi muito discutido. Vários adeptos acreditam que o 'camisola 13' dos leões deve continuar no Clube, ficando com um papel na estrutura verde e branca dada a sua importância no balneário e confiança que Rúben Amorim tem no atleta.
Luís Neto chegou ao Sporting em 2019, oriundo do Zenit, da Rússia, numa a custo zero. Desde então, tem sido um dos capitães dos leões e contabiliza, até ao momento 104 encontros, nos quais marcou um golo e assistiu os companheiros em duas ocasiões.
Durante a caminhada com a Listada verde e branca, o futebolista nascido na Póvoa de Varzim conquistou um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22).
Apontado à saída mas ainda com futuro incerto no Clube de Alvalade, jogador mostra já estar a sofrer saudades por antecipação
|
Jeremiah St. Juste partilhou um momento vivido com Paulinho, famoso roupeiro do Sporting. Apesar de ter contrato com o Clube de Alvalade, o central neerlandês pode estar a sentir saudades por antecipação, visto que o seu futuro nos leões continua incerto e vai depender das propostas apresentadas neste verão.
Através de uma foto publicada na sua conta oficial de Instagram, o defesa de 28 anos mostrou um momento vivido com o técnico de equipamentos adorado pelos Sportinguistas, que foi captado nas celebrações do bicampeonato, depois da vitória por 2-0 frente ao Guimarães.
Na partida em questão, St. Juste começou no banco de suplentes, mas foi chamado a jogo quando o relógio assinalava 25 minutos, depois de uma lesão contraída por Ousmane Diomande que impediu o costa-marfinense de continuar em campo.
Com o seu futuro em aberto, a direção de Frederico Varandas procura reaver a totalidade ou pelo menos grande parte do valor investido em St Juste. O central chegou a Alvalade em 2022/23, proveniente do Mainz, tendo custado ao Sporting uma quantia a rondar os 9,5 milhões de euros, com bónus que poderiam atingir os 2,5M.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, o defesa-central contabilizou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Confira, abaixo, a foto partilhada por Jeremiah St. Juste:
Recinto leonino vai receber encontros determinantes da equipa das quinas e a Federação Portuguesa de Futebol já divulgou todos as informações
|
A Seleção Nacional vai receber República da Irlanda e Hungria, no próximo mês de outubro, no Estádio José Alvalade. O recinto do Sporting vai ser palco dos jogos da equipa das quinas referentes à terceira e quarta jornadas da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, daqui a cerca de quatro meses.
Numa nota publicada no seu site oficial, a Federação Portuguesa de Futebol informa que o encontro frente aos irlandeses está agendado para as 19h45 de dia 11 de outubro (sábado). Por sua vez, o duelo diante dos húngaros disputa-se no dia 14 (terça-feira). O Estádio José Alvalade foi o escolhido pela FPF para acolher ambos os jogos.
Nesta altura, o recinto leonino está a ser alvo de obras de requalificação. Os trabalhos decorrem a bom ritmo, mas há a possibilidade de não estarem concluídos a tempo dos primeiros jogos da nova temporada. Neste sentido, está em cima da mesa a hipótese de a equipa do Sporting realizar os primeiros jogos caseiros da Liga Portugal Betclic 2025/26 no Estádio do Jamor.
De resto, vale sublinhar que Portugal está inserido no grupo F de apuramento para o Mundial 2026 e, além de Irlanda e Hungria, vai ainda defrontar a Arménia. Os dois primeiros jogos da Seleção Nacional, nesta fase de qualificação, serão no próximo mês de setembro. No dia 6 desse mês, a equipa das quinas desloca-se ao reduto dos arménios e, três dias depois, voltam a jogar fora, diante dos húngaros.
Recorde-se que a Seleção Nacional, no início de junho, conquistou a Liga das Nações, pela segunda vez na história. Na ‘final four’ realizada em Munique, na Alemanha, Portugal começou por vencer os germânicos, nas meias finais, por 2-1. Na grande final, a equipas das quinas levou a melhor sobre a Espanha, no desempate por grandes penalidades, depois de um empate 2-2, com golos de Nuno Mendes e Cristiano Ronaldo.
Jogador nunca conseguiu afirmar-se desde a sua chegada ao Clube de Alvalade e não faz parte dos planos do treinador Rui Borges
|
O Sporting está muito perto de resolver o dossier de Sotiris Alexandropoulos. Tal como já foi anunciado através de um Exlusivo Leonino, o Clube de Alvalade pretende vender o jogador, que conta já com o interesse forte do Fortuna Dusseldorf.
Segundo informações avançadas pelo jornal O Jogo, o médio-defensivo pode rumar ao emblema da segunda divisão da Alemanha, depois do Standard Liège não exercer a opção a que tinha direito, depois de uma temporada de empréstimo no campeonato belga.
Esta foi a segunda temporada em que, apesar de ter contrato com o Sporting, o trinco grego foi cedido. Depois de não ter impressionado o então treinador dos leões, Ruben Amorim, o jogador foi cedido ao Olympiacos em 2023, de forma a ganhar mais tempo de jogo.
Na Bélgica, Sotiris Alexandropoulos contabilizou 37 participações em partidas esta temporada desportiva, apesar de apenas 11 terem sido na condição de titular. Somou um total de 1.249 minutos com a camisola do Standard de Liége esta temporada - longe de ser um absoluto.
Vale a pena recordar que este não é o único caso de excedentários do plantel a resolver pela direção de Frederico Varandas. Existem também os dossiers de Vladan Kovacevic, Koba Koindredi e Rafael Pontelo, que também não entram nas contas do treinador Rui Borges.