Modalidades
Sporting dá espetáculo contra o Porto (3-0) e impõe primeira derrota ao rival
18 Jan 2026 | 16:59
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Voleibol
25 Fev 2020 | 20:19 |
A equipa de voleibol do Sporting CP venceu o Pénzügyőr SE, por 3-2, com os parciais de 25-18, 22-25, 19-25, 25-22 e 15-8. Com este triunfo em solo húngaro, o conjunto de Gersinho fica, assim, mais perto das meias finais da CEV Challenge Cup. A segunda mão realiza-se dia 5 de março, quinta-feira, pelas 20h00, no Pavilhão João Rocha.
A partida até começou equilibrada, mas rapidamente o Sporting CP conseguiu descolar no marcador, chegando mesmo a uma vantagem de quatro pontos (10-6). O Pénzügyőr SE ia mostrando bastantes dificuldades no capítulo da receção, apesar de ser capaz de explorar com eficácia o centro da rede. Por sua vez, os leões pontuavam, com relativa facilidade, no serviço adversário.
Perante a superioridade leonina, e quando o marcador estava em 20-15, o treinador do Pénzügyőr SE, Zoltán Jókay, foi obrigado a pedir um desconto de tempo. Mesmo depois de dois pontos consecutivos conseguidos após o desconto de tempo, os comandados de Gersinho triunfaram, com toda a justiça, no primeiro parcial, por 25-18. Neste set, sobretudo na parte final, destaque para a qualidade do bloco verde e branco. Uma autêntica muralha.
No segundo parcial, os leões entraram com o pé esquerdo e, fruto de alguns erros na receção e também no ataque, viram-se a perder por três pontos (7-4). O Pénzügyőr SE melhorou a qualidade do seu jogo, nomeadamente subindo a agressividade do serviço e sendo mais eficaz na receção. Vendo a sua equipa a perder por 10-7, Gersinho prontamente pediu um desconto de tempo. Todavia, as indicações do treinador brasileiros pareceram não surtir o efeito desejado e os leões continuavam a deixar fugir os húngaros (15-10).
No entanto, já na parte final do segundo parcial, o Sporting CP conseguiu aproximar-se (19-16), fazendo com que Zoltán Jókay pedisse um desconto de tempo. Até final, os leões chegaram a estar a apenas dois pontos do Pénzügyőr SE, mas os húngaros acabaram mesmo por vencer o segundo set, por 25-22.
No terceiro parcial, o Pénzügyőr SE voltou a entrar melhor e, com três serviços ganhantes de Balint Magyar, colocou os húngaros a liderar por 3-0 e obrigou Gersinho a parar, desde logo, o jogo. Depois da pausa, a partida retomou alguma normalidade e os leões conseguiram aproximar-se no marcador (7-5). Por esta altura, os jogadores verdes e brancos pareciam recuperar os índices exibicionais do primeiro set, sobretudo a ligação entra a distribuição e os ataques, e continuavam a aproximar-se do Pénzügyőr SE (12-11). Contudo, os húngaros voltaram a conseguir alargar a vantagem para quatro pontos (15-11) e fizeram com que o treinador brasileiro pedisse novo desconto de tempo, mas o mesmo de pouco ou nada serviu. O Pénzügyőr SE continuava mais sólido e venceu, com segurança, o terceiro set, por 25-18. Os inúmeros erros no serviço e as dificuldades em lidar com o bloco adversário ajudam a explicar o desaire neste terceiro parcial.
No quarto set, a turma de Gersinho voltou a entrar da pior maneira e, como no terceiro parcial, perdeu os três primeiros pontos. Todavia, a reação verde e branca não se fez esperar e o Sporting CP conseguiu mesmo passar para a frente do marcador (8-7). Uma maior capacidade defensiva e um maior acerto no momento de atacar justificam a recuperação leonina. No capítulo individual, destaque para Zé Pedro Monteiro, que se exibia a excelente nível.
O set decorreu então sob a tónica do equilíbrio e os dois conjuntos iam, sem dificuldades de maior, fazendo os respetivos side-outs (16-16). No entanto, a muralha leonina haveria de voltar a erguer-se e colocar o Sporting CP a liderar por 18-16. Prontamente, Zoltán Jókay parou o jogo e conseguiu que a sua equipa encurtasse a diferença (20-19). Contudo, Ángel Dennis e Hélio Sanches decidiram dar espetáculo e contribuíram, e muito, para a conquista do quarto set, por 25-22.
Na negra, que se joga apenas até aos 15 pontos, os leões, moralizados com a vitória no quarto set, entraram melhor e adiantaram-se para 2-0, com Thiago Sens em destaque. Neste quinto parcial, o conjunto de Gersinho exibiu-se a um excelente nível e não deu quaisquer hipóteses ao Pénzügyőr SE, vencendo por 15-8.
Desta forma, o Sporting CP somou uma importante vitória e leva uma vantagem confortável para a segunda mão, que se realiza no próximo dia 5 de fevereiro, quinta-feira, pelas 20h00, no Pavilhão João Rocha.
Num duelo disputado no reduto da turma contrária, leões viram o adversário entrar mais forte e não conseguiram alcançar um bom resultado
28 Jan 2026 | 18:31 |
A equipa de voleibol do Sporting perdeu frente aos polacos do Warta Zawiercie, por 3-0, esta quarta-feira, dia 28 de janeiro, em jogo da quarta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões e, desta forma, continua sem pontuar na prova, após uma série de cinco jogos a vencer.
Num duelo disputado na Arena Sosnowiec, os leões viram o adversário entrar mais forte e perderam o primeiro set (25-21). A turma adversária manteve a superioridade e voltaram a triunfar no parcial seguinte, mantendo a mesma tendência (25-21). No terceiro set, os leões voltaram a não ser felizes (25-22).
Com esta derrota - a quinta em 22 jogos esta temporada - os comandados de João Coelho voltam a sair derrotados na competição europeia. O Warta Zawiercie é assim primeiro classificado com 12 pontos, seguido de Luneberg (seis), Asseco Resovia (seis) e Sporting (zero).
O próximo encontro do emblema verde e branco está marcado para o próximo domingo, dia 1 de fevereiro, frente ao São Mamede, em jogo a contar para o Campeonato Nacional. O encontro da 17.ª jornada da Liga jogar-se-á às 18h00, no Pavilhão João Rocha.
Equipa apresentada pelo Sporting: Armando Velásquez, Jonas Aguenier, Kelton Tavares, Edson Valencia, Jan Pokeršnik, Lourenço Martins, Sergey Grankin, Gonçalo Sousa, Nicolás Perrén, Tiago Barth, Li Yongzhen, Mads Kyed Jensen, Tiago Pereira e Jan Galabov.
Num duelo disputado da turma contrária, leões viram o adversário entrar mais forte e não conseguiram alcançar um bom resultado
21 Jan 2026 | 18:24 |
A equipa de voleibol do Sporting perdeu frente aos polacos do Asseco Resovia por 3-0, esta quarta-feira, dia 21 de janeiro, em jogo da terceira jornada do Grupo D da Liga dos Campeões e, desta forma, continua sem pontuar na prova, após uma série de quatro jogos a vencer.
Num duelo disputado na Hala Podpromie, os leões viram o adversário entrar mais forte e perderam o primeiro set (25-9). A turma adversária manteve a superioridade e voltaram a triunfar no parcial seguinte (25-23). No terceiro set, os leões voltaram a não ser felizes (25-18).
Com esta derrota - a quarta em 20 jogos esta temporada - os comandados de João Coelho voltam a sair derrotados na competição europeia. O Warta Zawiercie é assim primeiro classificado com nove pontos, seguido de Asseco Resovia (seis), Luneberg (três) e Sporting (zero).
O próximo encontro do emblema verde e branco está marcado para o próximo sábado, dia 24 de janeiro, frente ao Castêlo da Maia, em jogo a contar para o Campeonato Nacional. O encontro da 16.ª jornada da Liga jogar-se-á às 17h00, no Pavilhão do Castêlo da Maia Ginásio Clube.
Equipa apresentada pelo Sporting: Armando Velásquez, Jonas Aguenier, Kelton Tavares, Edson Valencia, Jan Pokeršnik, Lourenço Martins, Sergey Grankin, Gonçalo Sousa, Nicolás Perrén, Tiago Barth, Li Yongzhen, Mads Kyed Jensen, Tiago Pereira e Jan Galabov.
Clube de Alvalade não deu hipóteses ao rival azul e branco e somou triunfo categórico, em casa, imponde primeiro desaire ao adversários nas competições internas
19 Jan 2026 | 10:28 |
Após o triunfo da equipa de voleibol feminino do Sporting frente ao Porto (3-0), Rui Silva, treinador da equipa leonina, analisou a categórica vitória e mostrou-se muito satisfeito com a prestação da formação verde e branca, que impôs a primeira derrota da época ao rival na Liga.
R. Silva: "Foi um excelente espetáculo e a atitude da equipa foi extraordinária"
“Foi um excelente espetáculo e a atitude da equipa foi extraordinária. Era importante termos intensidade, muito energia, mas muita tranquilidade ao mesmo tempo. Conseguimos manter a nossa invencibilidade em casa e quebrar a invencibilidade do Porto. Primeiro toque, serviço e defesa foram extraordinários. Fomos constantes no serviço, o que era importante”, destacou o técnico que elogiou os adeptos.
“A atitude da equipa juntamente com o grande apoio dos nossos adeptos proporcionou esta grande vitória”. Um triunfo que considerou “muito importante”, embora se tenha tratado de “mais um jogo da fase regular”, onde o Sporting segue no terceiro lugar com 38 pontos, atrás de Braga (39) e Porto (41).
R. Silva: "Continuo a achar que somos uns outsiders muito fortes perante adversários que se reforçaram imenso, como o Porto"
Ainda assim, Rui Silva não escondeu o valor desta demonstração de força deixada no Pavilhão João Rocha: “Mostrámos que somos uma equipa forte no campeonato, com uma palavra a dizer. Continuo a achar que somos uns outsiders muito fortes perante adversários que se reforçaram imenso, como o Porto”, realçou.
O próximo encontro está marcado para domingo, dia 25 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 16.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma de Diogo Botto jogar-se-á pelas 16h00, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.
Sporting dá espetáculo contra o Porto (3-0) e impõe primeira derrota ao rival
18 Jan 2026 | 16:59
Sporting apanha grande susto frente ao último classificado, mas ganha 3-2
17 Jan 2026 | 16:01
Sporting espeta 3-0 no Vit. de Guimarães e fica com mais quatro pontos do que o segundo classificado
11 Jan 2026 | 19:06