Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O APOEL, de Ricardo Sá Pinto, perdeu, por 2-1, na visita ao Aris Limassol em jogo a contar para a terceira do grupo para decidir o campeão da Liga do Chipre e vê o segundo classificado aproximar-se do primeiro lugar do campeonato.
A equipa adversária foi a primeira a inaugurar o marcador, à passagem dos 23 minutos, com Yannick Gomis a fazer o 1-0 no encontro. Aos 32 minutos, novo revés para a equipa do ex-jogador e técnico do Sporting, já que Mihlali Mayambela ampliou as contas para 2-0.
Aos 42 minutos, Radosav Petrovic, antigo médio do Clube de Alvalade, viu o cartão vermelho direto e deixou a equipa do treinador português reduzida a 10 unidades. Ainda assim, o APOEL conseguiu reduzir a desvantagem aos 63 minutos com Giorgi Kvilitaia a fechar as contas finais. De referir que Wilson Eduardo não saiu do banco de suplentes do APOEL. Desta forma, a turma de Ricardo Sá Pinto continua em primeiro lugar (63), mas vê o Aris (60), segundo classificado, reduzir a distância para três pontos.
Ao serviço do Clube de Alvalade, Ricardo Sá Pinto, enquanto jogador, realizou 228 jogos e marcou 49 golos. Conquistou um Campeonato Nacional (2001/02), duas Taças de Portugal (1994/95 e 2001/02) e três Supertaças Cândido de Oliveira (1995, 2000 e 2002). No total, como treinador da equipa principal dos leões, Sá Pinto orientou os verdes e brancos em 30 jogos, somando 15 vitórias, sete empates e oito derrotas.
Já Radosav Petrovic foi jogador do Clube de Alvalade entre 2016 e 2019. Pela equipa principal dos leões, o médio sérvio de 35 anos participou em 39 jogos, sem qualquer golo ou assistência. Venceu uma Taça de Portugal (2018/19) e duas Taças da Liga (2017/18 e 2018/19).
Antigo futsalista do Benfica foi bastante repreendido por opinião polémica, inclusive por vários adeptos do emblema encarnado
|
0A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ficou indignada com a publicação de Geovany Quenda nas redes sociais, após ter sido humilhado por Roberto Martínez. A partilha do ala do Sporting foi vista como provocatória ao espanhol e Ricardinho, antigo jogador do Benfica, menosprezou a situação.
"Não entendo todo este alvoroço em volta do Quenda não ter feito ainda a estreia pela seleção. Vai jogar 'mil' jogos pela nossa seleção se continuar a trabalhar e jogar como tem feito e continuar a evoluir.. não entendo a pressa! É por causa de um recorde?", escreveu, nas redes sociais.
Vários foram os comentários, inclusive de adeptos encarnados, arrasando a opinião do futsalista. O desrespeito do selecionador nacional para com um jovem atleta de 17 anos que poderia ter batido um recorde histórico depois de ser chamado de emergência foi reconhecido mesmo pelos rivais.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, com o jogador a ser uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 18 partidas na presente temporada, nas quais disputou 1.228 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, uma assistência e dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão.
Confira a publicação:
Selecionador nacional seguiu passos do antigo treinador dos leões e também adiou a estreia de destaque do Clube de Alvalade na presente época
|
0Geovany Quenda foi chamado a dois estágios da seleção nacional. O jovem extremo do Sporting poderia, se tivesse entrado em campo, tornar-se no jogador mais jovem de sempre a representar a camisola das quinas, mas Roberto Martínez decidiu não lançar o jogador – afirmando depois que não tem pressa em estrear um atleta que pode chegar à centena de internacionalizações.
Um comportamento semelhante ao de... Ruben Amorim. Foi o agora técnico do Manchester United que lançou Quenda na equipa principal do Sporting – mas teve oportunidade de utilizar o jovem mais cedo, na reta final da temporada 2023/24.
Já com o título nacional garantido, Ruben Amorim promoveu algumas estreias de jovens jogadores nas últimas jornadas do campeonato. Quenda era um dos candidatos, mas não chegou a ser utilizado pelo técnico, que já perspetivava um futuro risonho ao ala.
“Poderá haver uma ou outra situação, de um ou outro miúdo que cresceu aqui, estrear-se. Não será o Quenda, porque acreditamos muito que ele eventualmente será campeão no Sporting. Temos mais atenção aos miúdos que nos ajudaram muito nos treinos e se calhar não tiveram a visibilidade de outros e que, se calhar, também não estarão cá... Quem? O Menino vai ser convocado, Quenda não. Ele terá tempo para isso...”, disse Amorim, à data.
E o treinador português parece ter acertado: Miguel Menino seguiu, no início desta época, para o Farense, a título definitivo. Já Geovany Quenda foi chamado à equipa A do Sporting e tornou-se em aposta regular dos leões: desde o início da época participou em todos os jogos da turma de Alvalade – um total de 18 – marcou dois golos e fez duas assistências, e tem sido um dos grandes destaques da época dos verdes e brancos.
Futebolista do Clube de Alvalade garantiu ter sonho de alinhar por outro emblema e estaria capaz de se mudar já nos próximos dias
|
0Maxi Araújo esteve em destaque pela seleção do Uruguai, fazendo uma assistência no empate (1-1) diante do Brasil. Antes do duelo, o ala do Sporting assistiu a um jogo da segunda divisão do seu país natal, entre o Cerrito - clube que apoia - e o Tacuarembó, revelando que, futuramente, deseja alinhar pelo emblema de Montevidéu e que o faria de imediato, se os leões deixassem.
"Venho desde miúdo ao Maracaná. Traz-me milhões de recordações muito boas. Tinha um desejo muito grande de voltar e de desfrutar do jogo. Oxalá um dia possa jogar no Cerrito, por que não? Sonhava estar ali dentro e consegui-o quando jogava no Wanderers [como adversário]. Depois, a minha carreira foi crescendo, mas oxalá um dia possa jogar aqui, nunca se sabe... Quando era criança vi jogar o Yoel Burgueño, o Bam-Bam Foletti... Jogadores muito bons", disse.
Com a vitória (3-1), o Cerrito garantiu acesso aos encontros de subida à primeira divisão e Maxi garantiu: "Se me deixarem em Portugal, venho para jogar os playoffs!". "Sporting, devolvemo-lo em dezembro", escreveu o clube uruguaio, nas redes sociais, aproveitando as palavras do 'camisola 20' dos verdes e brancos.
Maxi Araújo – avaliado em 12 milhões de euros - leva já 12 encontros jogados com a camisola do Sporting. No total, o canhoto disputou 594 minutos, tendo feito dois golos - Estrela da Amadora e Manchester City - e apontando ainda uma assistência.
O futebolista de 24 anos chegou a Alvalade no mercado de verão, oriundo do Toluca. Os leões pagaram ao emblema mexicano uma verba a rondar os 13,6 milhões de euros, tendo acordado ainda um bónus de 50% do valor pago pela FIFA aos verdes e brancos, mediante participação de Maxi no Mundial de 2026.
Confira as declarações do jogador: